Curiosidades do Dia

DataCuriosidades do dia
31 de Dezembro

A prova feminina da São Silvestre começou a ser disputada em 1975. A primeira campeã foi a alemã ocidental Christa Valensieck, com o tempo de 28 minutos e 39 segundos. A brasileira Marta Fuhrman ficou em quinto. Mas foi a segunda edição da prova feminina que chamou mais atenção. A mexicana Veronica Martinez ficou com o quarto lugar, mesmo tendo apenas 13 anos.

30 de Dezembro

A corrida de São Silvestre acontece em São Paulo desde 1924. O idealizador da prova, o jornalista Cásper Líbero, assistiu a uma corrida em Paris que acontecia durante a noite e era iluminada por tochas que os participantes levavam. No mesmo ano, ele criou a corrida de São Silvestre. A primeira prova era de 8.800 metros e teve 48 inscritos. Ela começou à meia-noite do dia 31 de dezembro e terminou no dia 1º de janeiro de 1925. Em 1989, a corrida passou a ser realizada no período da tarde e, dois anos depois, o percurso passou para 15 quilômetros.

29 de Dezembro

É muito comum ver nas praias brasileiras, durante a virada do ano, as pessoas pulando sete ondas. Essa tradição vem do candomblé. O número sete é considerado cabalístico na religião e simboliza Exu, filho de Iemanjá, entidade que abre os caminhos.

28 de Dezembro

O dia 1º de janeiro foi instituído como o primeiro dia de um novo ano, quando o calendário gregoriano foi adotado pela França, Espanha, Portugal e Itália, em 1582. Ele ficou tão popular que mesmo os países que não eram cristãos acabaram adotando o calendário para o uso civil.

27 de Dezembro

O primeiro lugar habitado do mundo a receber o ano novo é a Ilha de Pitt, na costa da Nova Zelândia, que tem apenas 55 habitantes. O último, por outro lado, é a Ilha de Samoa, que fica no Oceano Pacífico.

26 de Dezembro

O branco, que simboliza a paz, é a cor que predomina no Reveillon, mas cada cor tem seu significado na chegada de um novo ano. Muitas mulheres escolhem a cor da calcinha de acordo com o que querem alcançar no ano que está chegando. Vestir uma peça vermelha, por exemplo, significa mais paixão, a rosa, amor. Para quem está sem dinheiro, a mais recomendada é a amarela. A laranja atrai bons negócios enquanto a verde, traz saúde.

25 de Dezembro

Para visitar todas as casas com crianças à espera de um presente, Papai Noel teria que se deslocar a uma velocidade de 5,8 mil quilômetros por segundo, de acordo com um estudo sueco. Entre os dias 24 e 25 de dezembro, o bom velhinho teria que passar por 2,5 milhões de casas. Os estudiosos concluíram também que a melhor localização para a casa do Papai Noel seria o Quirquistão, local ideal para otimizar as entregas, que devem demorar somente 34 milésimos de segundo.

24 de Dezembro

O amigo-secreto, ou amigo-oculto, teria sido criado por donos de fábricas norte-americanas. No fim do ano, os operários eram obrigados a participar de uma confraternização em que trocavam presentes. O problema era que os empregados mais chatos não recebiam nada dos colegas. Para resolver a situação, os presenteados passaram a ser escolhidos por sorteio.

23 de Dezembro

Existem muitas versões para a invenção do panetone. Uma delas afirma que o tradicional bolo recheado com frutas secas foi criado no ano de 900 por um italiano chamado Toni. O nome do padeiro teria originado o nome de sua criação, que ficou conhecida inicialmente como pane-di-Tone. No Brasil, o panetone ficou popular graças a Carlos Bauducco, que trouxe uma receita da Itália e vendia o produto em sua doceria.

22 de Dezembro

Os duendes são criaturas encantadas alegres e bagunceiros que vivem em colônias debaixo da terra. Amam festas, músicas e danças. Escolhem crianças como companheiros. O duende é um elemental noturno, que desaparece ao amanhecer. Gosta de despertar quem está dormindo profundamente. A melhor maneira de acalmar um duende é deixar um copo de leite no criado-mudo para que ele possa tomar um golinho.

21 de Dezembro

Antes da se dedicar à carreira de músico, Frank Zappa, que hoje faria aniversário, foi designer de cartões comemorativos. No início dos anos 90, ele anunciou que estava com câncer e parou de fazer apresentações ao vivo. Seu último show foi na Tchecoslosváquia, a convite do presidente Vaclav Havel, que era seu fã.

20 de Dezembro

Quem assistiu ao filme O Gladiador (2000) certamente não sabia dos efeitos afrodisíacos da arena. No livro A Arte do Amor, escrito há cerca de 2 mil anos, Ovídio observa que as mulheres ficavam mais dispostas e atenciosas quando viam os gladiadores disputando a vida no meio das feras. Um estudo científico confirmou o efeito desta descarga de estimulante cardíaco. Uma injeção de adrenalina pode levar alguém a se sentir apaixonado por qualquer pessoa atraente que esteja perto.

19 de Dezembro

Ben Affleck é amigo do ator Matt Damon há vários anos. Eles ganharam o Oscar de Melhor Roteiro Original em 1997, por “Gênio Indomável”. O roteiro do filme foi vendido por 600 mil dólares. Matt e Ben conheceram-se em Cambridge, Estados Unidos. Eles chegaram a dividir pelo menos dez apartamentos. Mais curiosidades sobre atores de Hollywood.

18 de Dezembro

De acordo com um estudo genealógico feito em 2008 pela Sociedade Histórica Genealógica da Nova Inglaterra, Brad Pitt e Barack Obama são primos de nono grau. Angelina Jolie, sua esposa desde 2005, também seria prima de nono grau de Hillary Clinton. Mais curiosidades sobre atores de Hollywood.

17 de Dezembro

Um Conto de Natal (A Christmas Carol) foi escrito por Charles Dickens em 1843 em uma tentativa de cobrir algumas de suas dívidas. O “livrinho de Natal”, apelido dado pelo autor, acabou se tornando um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos. Nos primeiros dias, foram comercializadas mais de 6 mil cópias.

16 de Dezembro

Hoje seria aniversário do compositor Ludwig van Beethoven. Para criar suas músicas, ele despejava água gelada sobre a cabeça. Garantia que isso estimulava o cérebro. Ele era totalmente surdo quando compôs a sua Nona sinfonia. Sofreu perda parcial da audição aos 32 anos e aos 46 não podia ouvir mais nada.

15 de Dezembro

Criador da língua Esperanto, o oftalmologista e linguista polonês Lejzer Ludwik Zamenhof nasceu em 15 de dezembro de 1859. A convivência com pessoas de várias nacionalidades em sua cidade natal, Bialystok, o inspirou a elaborar uma língua universal, que pudesse ser usada por todos os povos. Ele apresentou o Esperanto em 1887. Zamenhof morreu em 1917.

14 de Dezembro

A história do filme“Monstros S.A.” se desenrola em Monstrópolis. A cidade está à beira de um “apagão”, pois sua energia vem de gritos de crianças assustadas, mas elas se assustam cada vez menos. Para resolver o problema, a Monstros S.A. treina bichos-papões para assustar os pequenos e sanar o problema energético. Os monstros chegam às suas vítimas pelas portas de armários de crianças do mundo inteiro. O herói da história é Sullivan, que se parece com um Abominável Homem das Neves manchado. Ele é o maior provocador de sustos e anda na companhia de Mike, seu treinador, que se parece com um limão gigante com um olhão bem no meio da cara. Clique aqui e conheça monstros famosos do cinema, da literatura e da crendice popular.

13 de Dezembro

Hoje Ana Néri faria aniversário. Ela foi a primeira enfermeira do Brasil. Casou-se aos 23 anos com Isidoro Antônio Néri. Ele era capitão-de-fragata da Marinha e estava sempre no mar. Dessa forma, Ana acostumou-se a ter a casa sob sua responsabilidade. Ficou viúva aos 29 anos, cuidando dos três filhos. Em 1865, o Brasil entrou na Tríplice Aliança, começou a Guerra do Paraguai e os filhos de Ana foram convocados. Ela escreveu ao presidente da província oferecendo-se para cuidar dos feridos de guerra enquanto o conflito durasse. Logo partiu para o Rio Grande do Sul, onde aprendeu noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo.

12 de Dezembro

Hoje é Dia da América Latina! É o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira das Américas, lembrada em 12 de dezembro. A santa apareceu pela primeira vez em 1531, em visão, para o noviço Juan Diego, numa estrada próxima à Cidade do México.

11 de Dezembro

Hoje é Dia do Tango! A data é uma homenagem a Carlos Gardel, o maior cantor de tangos da história. Ele nasceu na França, no dia 11 de dezembro de 1890, e imigrou com sua mãe para a Argentina aos três anos de idade. Gardel ficou conhecido pela maneira sensual como interpretava o tango. Compôs vários tangos famosos, como “Mi Buenos Aires Querido”. Morreu em 24 de junho de 1935, num acidente de avião em Medellin, Colômbia. A data é comemorada na Argentina desde 1977.

10 de Dezembro

O Prêmio Nobel consiste em uma medalha de ouro, um diploma e uma soma variável em dinheiro. O químico sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite, deixou uma fortuna de 6 milhões de dólares, cujos juros anuais são divididos entre aqueles que tenham se destacado e prestado bons serviços à humanidade. Além de medicina, as outras categorias são: física, química, literatura, economia e paz. A cerimônia de premiação acontece sempre em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

09 de Dezembro

Haia Lispector nasceu na cidade de Tchetchelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, enquanto sua família, de origem judia, fazia uma longa viagem em direção à América. Em 1922 o pai de Haia conseguiu na Rússia passaportes para toda a família, e os Lispector embarcam no navio “Cuyaba” em direção a Maceió, capital de Alagoas. Chegando ao Brasil, toda a família mudou de nome, para facilitar a adaptação na nova terra. Assim, Haia tornou-se Clarice.

08 de Dezembro

Hoje é o Dia Nacional da Família. A data foi criada em 1963 pelo presidente da República, João Goulart. Antigamente era feriado religioso no Brasil, por ser também o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

07 de Dezembro

Comemora-se hoje, 7 de dezembro, o Dia Internacional da Aviação Civil. Nesse dia, em 1944, foi aberta a Convenção da Aviação Civil Internacional, em Chicago, Estados Unidos. O documento foi aprovado no Brasil pelo decreto-lei nº 7.952, de 11 de setembro de 1945.

06 de Dezembro

Os primeiros microscópios simples, limitados à ampliação de uma única lente, foram construídos na metade do século XV e utilizados inicialmente para investigar o mundo dos insetos. Por causa da dificuldade em produzir vidro puro na época, as lentes dos microscópios distorciam as imagens e as contornavam com halos e espectros de cores.

05 de Dezembro

Hoje é Dia da Cruz Vermelha Brasileira. Em 5 de dezembro de 1908, foi fundada a organização, que segue os preceitos estabelecidos pelas Convenções de Genebra e os Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha Internacional. Seu primeiro presidente foi Oswaldo Cruz, médico e patrono da Saúde Pública no Brasil.

04 de Dezembro

Hoje é Dia dos Fundidores de Metal. É comemorado no Dia de Santa Bárbara, padroeira dos fundidores. Quando se converteu ao cristianismo, a garota foi denunciada pelo próprio pai, Dioscorus. Ela conseguiu escapar, mas ele a perseguiu, e acabou torturando-a e matando-a, no ano 235. Nesse momento, Dioscorus foi atingido por raios e por fogo, que caíam do céu. Por isso, a santa é associada à artilharia e a outros equipamentos militares.

03 de Dezembro

Hoje é Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O dia foi escolhido durante uma Assembleia Geral da ONU, realizada em 14 de outubro de 1992, e coincide com a data da adoção do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembleia Geral da ONU, em 1982. As entidades mundiais da área criaram o dia visando gerar conscientização, compromisso e ações que transformem a situação dos deficientes no mundo.

02 de Dezembro

O Dia Nacional da Astronomia é comemorado em 2 de dezembro. Segundo Ednilson Oliveira, doutorando do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, a data está relacionada ao aniversário de D.Pedro II. Ele nasceu em 2 de dezembro de 1825, no Palácio de São Cristóvão, Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro. Embora não fosse astrônomo, o imperador brasileiro foi um grande incentivador da atividade no país. Amante das artes e das ciências, o imperador criou o Observatório Nacional. D. Pedro II morreu em 5 de dezembro de 1891.

01 de Dezembro

Hoje é Dia Mundial de Combate à Aids. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde – OMS -, em outubro de 1997, com o apoio da Organização das Nações Unidas – ONU -, com o objetivo de reforçar a solidariedade, tolerância e compaixão em relação às pessoas infectadas pelo vírus HIV. O Dia Mundial de Combate à Aids foi adotado no Brasil em 1998, ao ser aprovado pelo Ministério da Saúde.

30 de Novembro

Hoje é o Dia do Evangélico. Desde 2011 o dia 30 de novembro entrou para o calendário nacional como o Dia do Evangélico. A ideia nasceu na Câmara dos Deputados Distritais de Brasília – tanto que hoje é feriado na capital federal. O projeto de lei foi apresentado na Câmara Distrital em 1995 pelo deputado Carlos Xavier (foto), que estava no primeiro dos seus três mandatos como distrital. Ao longo de quase 10 anos na função ele apresentou outros projetos que demonstravam sua fé como o que obrigava o ensino religioso nas escolas do Distrito Federal ou o que ampliava as áreas públicas para construção de templos religiosos. Seu terceiro mandato, no entanto, não chegou ao fim: em 2004 ele foi cassado como suspeito de ser o mandante do assassinato do jovem Ewerton da Rocha Ferreira. Xavier suspeitava que o rapaz de 16 anos estava namorando sua ex-esposa. Ewerton foi morto com dois tiros na cabeça, segundo o Ministério Público, a mando do deputado. Xavier não passou um dia sequer na cadeia pois conseguiu sucessivas vezes recorrer em liberdade. Em abril o Superior Tribunal Federal mais uma vez lhe concedeu a liberdade provisória.

29 de Novembro

Os chifres dos alces levam 6 anos para atingir seu desenvolvimento pleno. Pesam 20 quilos e a abertura entre suas pontas chega a medir quase 2 metros. Em certas regiões da Ásia, as fêmeas dos alces são ordenhadas como as vacas. Conheça outros mamíferos curiosos.

28 de Novembro

Em 13 de janeiro de 2005, um grupo de cientistas da Universidade de Jena, na Alemanha, divulgou que haviam descoberto o fóssil de um inseto de 39 milhões de anos. O bicho é o mais antigo já encontrado na Terra. Ele mede oito milímetros de comprimento, tem dentes para se alimentar e asas em forma de leque. Os estudiosos o batizaram de Protoxenos Janzeni. Mais curiosidades sobre insetos.

27 de Novembro

Hoje é Dia do Técnico de Segurança do Trabalho. Marca a data da lei que regulamentou a profissão, em 1985. Os técnicos são responsáveis pela orientação dos funcionários para evitar acidentes, e desenvolvem projetos para diminuir riscos. Eles também são responsáveis pela prevenção de incêndios e pelas questões ambientais da empresa.

26 de Novembro

Sabe como surgiu o estrogonofe? Os soldados russos costumavam transportar pedaços de carne em barris, usando sal grosso e aguardente como conservantes. Para preparar a refeição, eles juntavam cebola à carne. No reinado de Pedro, o Grande, o prato foi aperfeiçoado por um cozinheiro chamado Stroganov e acabou sendo batizado com seu nome. Em 1800, o chef francês Thierry Costet, trabalhando na Rússia, adicionou os ingredientes nobres: champignons, mostarda, páprica e molho inglês.

25 de Novembro

Em 25 de novembro de 1960, três miltantes dominicanas, as irmãs Minerva, Pátria e Maria Teresa Mirabal, foram brutalmente assassinadas por ordem do ditador Rafael Leonidas Trujillo. Em homenagem a “Las Mariposas”, codinome das irmãs, foi criado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, no I Encontro Feminista da América Latina e Caribe, realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981. A data foi oficialmente reconhecida pela ONU em 17 de dezembro de 1999, como forma de auxiliar as mulheres que têm a vida abalada pela violência e por maus tratos no mundo todo.

24 de Novembro

O futebol brasileiro começou com um craque. Artilheiro habilidoso e oportunista, Charles William Miller, aniversariante do dia, era um mestre na arte de jogar bola. Obstinado, não sossegou enquanto o novo esporte não estivesse sacramentado no Brasil. Filho de um inglês e de uma brasileira, nasceu rico, na rua Monsenhor Andrade, perto da estação de trem do Brás, na época um bairro nobre de São Paulo. Aos 9 anos, foi estudar na Europa. Desembarcou em Southampton, no extremo sul das ilhas britânicas, e aprendeu a jogar futebol na Bannister Court School.

23 de Novembro

O corredor tcheco Emil Zatopek foi o único atleta de longa distância a conquistar três medalhas de ouro numa única Olimpíada. Depois que foi expulso do Partido Comunista de seu país, trabalhou como gari. As pessoas o reconheciam nas ruas e o ajudavam a carregar o lixo. Ele e sua mulher, Dana (que foi medalha de ouro no arremesso de dardo em 1952), nasceram na mesma cidade (Koprivnice) da Tchecoslováquia, no mesmo dia do mesmo mês do mesmo ano: 19 de setembro de 1922.

22 de Novembro

O dia do músico é comemorado em 22 de novembro. Neste dia, a Igreja Católica homenageia Santa Cecília. Ela viveu em Roma, no século III, e é considerada a padroeira dos músicos, da música e do canto. De família nobre, Cecília participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano nas catacumbas da via Ápia. Cecília decidiu viver na castidade, mas seu pai casou-a com Valeriano. Ela contou ao marido sua condição de virgem consagrada a Deus e conseguiu convencê-lo. Segundo a tradição, Cecília teria cantado para ele a beleza da castidade e ele acabou decidindo respeitar o voto da esposa. Além disso, Valeriano converteu-se ao catolicismo.

21 de Novembro

A homeopatia no Brasil foi introduzida por um discípulo de Samuel Hahnemann, o pai da homeopatia. O francês Benoit-Jules Mure chegou ao Brasil no dia 21 de novembro de 1844. Bento Mure, como ficou conhecido, veio ao país para implantar uma colônia de sócios que tinha como objetivo formar a base de uma comunidade industrial de máquinas a vapor. No pouco tempo que ficou no Rio, no bairro da Lapa, o dr. Mure clinicou e difundiu a homeopatia através de curas “miraculosas”. O francês recebeu licença do Governo Imperial para montar sua colônia e partiu com cem famílias a bordo do navio Caroline para colonizar a península do Sahy, na divisa do Paraná com Santa Catarina.

20 de Novembro

Hoje é o Dia da Declaração dos Direitos da Criança. O documento foi aprovado por unanimidade pelas 78 nações membros durante a Assembléia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de novembro de 1959. É uma adaptação de algumas partes da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 1948. Seus dez princípios mencionam direitos e liberdades de toda e qualquer criança, enfatizando que ela deve viver “num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal”.

19 de Novembro

A primeira bandeira nacional foi criada em 18 de setembro de 1822, mas o modelo do atual pavilhão brasileiro foi projetado em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. A esfera azul substituiu a antiga coroa imperial, e dentro dela estava representado o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, exatamente como apareceu às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889, que marcou a Proclamação da República. A nova bandeira foi aprovada no dia 19 de novembro do mesmo ano.

18 de Novembro

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, perdeu os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho e por isso só trabalhava escondido, com os cinzéis amarrados ao antebraço. Além de entalhar em pedra e madeira, pintava e projetava igrejas. Tudo o que ganhava dividia com seu escravo Maurício. Executou o conjunto do santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG), que reúne 66 imagens esculpidas em madeira e os 12 profetas feitos em pedra-sabão, e é considerado um dos mais importantes do período colonial brasileiro.

17 de Novembro

Heitor Villa-Lobos estreou como músico modernista na Semana de Arte Moderna de 1922, realizada no Teatro Municipal de São Paulo. Apresentou “Sonata nº 2”, “Danças Características Africanas”, “Quarteto Simbólico” e “Impressões da Vida Mundana” em meio a vaias e urros da plateia. Em um dos concertos, entrou de casaca e de chinelos, porque estava com gota em um dos pés.

16 de Novembro

O Viaduto do Chá, no centro de São Paulo, tem esse nome porque ali, por volta de 1820, ocorreu uma das primeiras tentativas de se cultivar chá no Brasil. Erguido por uma empresa privada em 1892, sua estrutura metálica foi toda importada da Alemanha. Como a obra custou caro, a construtora decidiu cobrar pedágio dos pedestres que passavam por ali (três vinténs, moeda portuguesa usada na época). No início, ninguém reclamou. Antes da abertura do viaduto, transpor o Rio Anhangabaú era uma aventura arriscada. Quem saísse da Praça do Patriarca em direção ao Teatro Municipal, que nem existia naquele tempo, tinha que descer até o fundo do vale, passando por uma plantação de chá, cruzar uma pinguela sobre o rio e subir o empinado Morro do Chá. Por quase quatro anos houve protestos, até que a Prefeitura decidiu encampá-lo, liberando sua travessia.

15 de Novembro

Ao proclamar a República, em 1889, Deodoro da Fonseca estava com um ataque de dispnéia. Ele foi tirado da cama no meio da noite para comandar o cerco ao Ministério. Foi sem a espada porque seu ventre estava muito dolorido. O cavalo baio número seis que usou não foi mais montado até a sua morte, em 1906.

14 de Novembro

Hoje é Dia Nacional da Alfabetização! Comemora a fundação do Ministério da Educação, em 14 de novembro de 1930, ainda com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública. Sua criação foi uma das primeiras resoluções do governo de Getúlio Vargas, que havia tomado posse no dia 3 de novembro. O objetivo do ministério era promover o ensino primário e combater o analfabetismo. Mais tarde, a pasta criou normas para instituir o ensino secundário e as universidades.

13 de Novembro

O anão Dunga foi cogitado pelos estúdios Disney para viver o papel do feiticeiro em Fantasia (1940). Isso porque, na época, o desenho da Branca de Neve estava no auge de sua popularidade. Walt Disney, no entanto, não teve dúvidas em sua preferência por Mickey Mouse. Yen Sid, nome do feiticeiro de “O Aprendiz de Feiticeiro”, é “Disney” escrito ao contrário. O sonho de Walt Disney era fazer não só uma, mas várias sequências de Fantasia. Ele desenvolveu material suficiente para 8 novos filmes da série. O projeto só saiu do papel, no entanto, em 1999, com Fantasia 2000.

12 de Novembro

O serial killer Charles Manson e seu bando elegeram a música “Helter Skelter“, dos Beatles, como hino, e culparam a letra pelos assassinatos que cometeram em 1969. A batida da música é tão intensa que Ringo Starr sangrou as mãos ao gravar a bateria.

11 de Novembro

Em 11 de novembro de 1918, selou-se o acordo que pôs fim à Primeira Guerra Mundial. Dois grupos entraram em confronto: de um lado, a Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro e, do outro, a Tríplice Entente, da França, Inglaterra e Rússia. Mais tarde, o Japão e os Estados Unidos entraram na guerra como aliados da Entente, e a Itália mudou de lado. A Alemanha e seus aliados foram derrotados.

10 de Novembro

Martinho Lutero, autor da Reforma Protestante do século 16, é citado por parte dos historiadores como o iniciador da tradição da árvore de natal. Ele teria montado um pinheiro enfeitado com velas em sua casa, para mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

09 de Novembro

Foi o americano Henry Ford (1863-1947) que construiu o primeiro carro movido a gasolina (1893). Dez anos depois, ele passou a fabricar carros em série na sua fábrica em Detroit, reduzindo seus custos drasticamente e tornando o automóvel um meio de transporte acessível. Os primeiros foram os modelos T, construídos de 1908 a 1927. Venderam mais de 15 milhões de unidades. “Faço carros de qualquer cor, desde que sejam pretos” dizia ele. Explicação técnica: a tinta preta era mais barata e secava mais rápido. Clique aqui e saiba mais sobre a história do automóvel.

08 de Novembro

Fadas, segundo a crendice popular, são pequeninas criaturas que não gostam de ser vistas pelas pessoas. Podem aparecer e desaparecer num piscar de olhos. Mudam de forma quando sentem vontade. Deixam sorte e felicidade por onde passam. Um aviso: jamais espie o banho das fadas na cachoeira. É um ritual mágico e secreto. Quem desobedecer mergulhará no mundo da fantasia e não conseguirá mais voltar para a vida real.

07 de Novembro

Hoje é Dia Nacional do Tribunal de Contas! A ideia da criação de um Tribunal de Contas surgiu, pela primeira vez no Brasil, em 23 de junho de 1826 e foi proposta por Felisberto Caldeira Brandt, visconde de Barbacena, e José Inácio Borges, que apresentaram o projeto de lei ao Senado do Império. Quase um século depois, com a queda do Império, as reformas político-administrativas da República tornaram realidade o Tribunal de Contas da União. Ele foi criado em 7 de novembro de 1890, por iniciativa do ministro da Fazenda, Rui Barbosa, por meio do decreto n. 966-A. A Constituição de 1891, a primeira republicana, ainda por influência de Rui Barbosa, institucionalizou definitivamente o Tribunal de Contas da União, inscrevendo-o no seu artigo 89. A instalação definitiva do Tribunal só ocorreu em 17 de janeiro de 1893, por empenho de Serzedello Corrêa, ministro da fazenda do governo de Floriano Peixoto.

06 de Novembro

A expressão “homem não chora” veio de uma regra de sobrevivência dos homens esquimós. É deles a responsabilidade de enfrentar o frio rigoroso. Para encarar as baixas temperaturas, eles tomam alguns cuidados como evitar correr. O suor poderia congelar e, conseqüentemente, lhes causar hipotermia. O mesmo princípio se aplica ao choro. As lágrimas congeladas poderiam obstruir os canais dos olhos e prejudicar permanentemente a visão. Por isso, os esquimós ensinam a seus filhos: “homem não chora”. Conheça a origem de outras expressões da nossa língua.

05 de Novembro

Hoje é Dia Nacional da Cultura! Trata-se de uma homenagem a Rui Barbosa (1849-1923), nascido em 5 de novembro. O jornalista, político e jurista baiano foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e participou de todas as grandes questões de sua época, como a Campanha Abolicionista, a defesa da Federação, a própria fundação da República e a Campanha Civilista.

04 de Novembro

Hoje é Dia do Inventor. Um dos maiores inventores da história foi Thomas Alva Edison. Ele registrou seu primeiro invento – uma máquina de votar, pela qual ninguém se interessou – quando tinha 21 anos. Dois anos mais tarde, inventou um indicador automático de cotações da bolsa de valores. Vendeu-o por 40 mil dólares e tomou a decisão de trabalhar em um laboratório próprio, num subúrbio de Nova York.

03 de Novembro

Apesar de ser um grande fã da caça, Santo Humberto acabou escolhido como o patrono dos guardas florestais, e é homenageado no dia 3 de novembro. Nascido na Holanda por volta do ano de 656, Humberto descobriu sua missão religiosa ao ver um crucifixo entre os chifres de um cervo que tentava caçar. Ele foi bispo de Maestricht e também de Liège. Morreu na Bélgica, de causas naturais, no dia 30 de maio de 727.

02 de Novembro

Dia de Finados, comemorado hoje, é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram. Já no século I os cristãos rezavam pelos mortos. No século IV, eram celebradas missas em memória dessas pessoas. A partir do século V a Igreja passou a dedicar um dia para essa comemoração. E desde o século XIII se comemora Dia de Finados em 2 de novembro. A data foi escolhida porque 1º de novembro é Dia de Todos os Santos.

01 de Novembro

Em 1490, as prostitutas andavam pelas ruas de Roma, na Itália, em companhia de sacerdotes. A explicação é simples. A cidade, que era habitada essencialmente por homens, tinha cerca de 7 mil “mulheres públicas”. Elas se alojavam em casas pertencentes a mosteiros e igrejas, por isso ficavam amigas dos padres da “cidade eterna”.

31 de Outubro

No século XVI, baseando-se na mitologia do povo celta, o cartógrafo genovês Angel Dalorto desenhou uma ilha em um de seus mapas. A porção de terra cercada estava a oeste do sul da costa da Irlanda. Para o cartógrafo, era ali o lugar que São Brandão, um monge irlandês que se aventurou para o alto-mar no ano de 565, descreveu como a Terra abençoada, onde havia abundância, clima ameno e igualdade entre seus habitantes. Curiosamente, no mapa de Dalorto essa ilha se chamava Ilha do Brasil.

30 de Outubro

Hoje é o Dia do Protestante. O fundador do protestantismo foi Martinho Lutero. Para restaurar a catedral de São Paulo, o papa Leão X passou a vender indulgências, que diminuiriam a punição do pecador. Indignado com isso, em 31 de outubro de 1517 Lutero denunciou a prática. O papa o chamou de “alemão bêbado”.

29 de Outubro

O Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, comemora a fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil. O acervo tinha 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., tudo acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro. Em 29 de outubro de 1810, a biblioteca foi transferida e essa passou a ser a data oficial de sua fundação. Até o ano de 1814, os estudiosos precisavam de uma autorização prévia para consultá-la.

28 de Outubro

O jogador de futebol Garrincha faria aniversário hoje. Seu verdadeiro nome era Manuel dos Santos, e não Manuel Francisco dos Santos. Ele passou a assinar assim depois que o chefe da seção da fábrica onde trabalhou acrescentou o nome em uma ficha para evitar confusões com outros “manuéis”. Garrincha era operário da América Fabril e jogava no Esporte Clube Pau Grande, em 1952, quando recebeu convite para treinar no Botafogo. Mas só apareceu no clube quase um ano depois para fazer o teste. “Sabe como é”, justificou. “Quem trabalha em fábrica não pode sair a qualquer hora, não. O patrão manda a gente embora.”

27 de Outubro

O escritor Graciliano Ramos nasceu em 27 de outubro de 1892. Seu romance “Angústia” foi publicado durante os nove meses em que esteve preso por motivos políticos, entre 1936 e 1937. Mas “Memórias do Cárcere”, que relata a experiência do escritor na prisão, só foi lançado no ano de sua morte (1953).

26 de Outubro

Antes do estouro do vôlei, durante os anos 80, a Seleção Brasileira se resumia num único grande jogador. A dinastia de Antônio Carlos Moreno durou 21 anos e 366 jogos. Uma trajetória exemplar, iniciada aos 17 anos, em que ele disputou sete campeonatos sul-americanos e quatro Jogos Pan-americanos. Participou também de quatro Mundiais e quatro Olimpíadas.

25 de Outubro

Hoje é o Dia da Democracia. As primeiras eleições no Brasil foram marcadas por uma série de irregularidades. Não havia tribunal eleitoral. Ninguém sabia ao certo quanto dos 17 milhões de brasileiros estavam aptos a votar. As mulheres, os analfabetos e os menores de 21 anos não tinham direito de votar. Na eleição de 1990, o voto foi aberto aos analfabetos e maiores de 16 anos e menores de 18 anos, embora facultativo. Confira, eleição a eleição, quem podia votar, clicando aqui.

 

24 de Outubro

A Turma do Pererê, de Ziraldo, foi a primeira revista de história em quadrinhos feita por um só autor a ser publicada no Brasil. A figura do Pererê é inspirada no saci. Seus amigos são a onça Galileu, o tatu Pedro Vieira, o jabuti Moacir Floriano, o macaco Alan Viviano, a coruja General Nogueira e o coelho Geraldinho Alves. Há ainda o caçador Compadre Tonico, o fazendeiro Neném e a Boneca de Piche, namorada de Pererê, além dos índios Tininim e Tuiuiu.

23 de Outubro

Em 23 de outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos-Dumont (1873-1932) fez o primeiro voo de avião do mundo. O 14-Bis era uma engenhoca de bambu revestida de linho, com 12 metros de envergadura e 10 metros de comprimento, com uma hélice instalada na ré e um motor Antoinette de 50 cavalos. A bordo desse avião, depois de uma corrida de 100 metros, ele levantou voo diante de uma comissão do Aeroclube da França. O conjunto pesava 160 quilos. Foi um voo de 60 metros, a uma altura entre 2 e 3 metros do chão. Depois de sete segundos, o avisão desabou sobre os campos de Bagatelle, em Paris.

22 de Outubro

Hoje é Dia do Paraquedista! Em 22 de outubro de 1797, foi realizado o primeiro salto bem-sucedido de paraquedas. O autor da façanha foi o francês André Jacques Garnerin (1769-1823). Ele pulou de uma altura de 914 metros no Parque Monceau, em Paris.

21 de Outubro

Hoje se comemora o Dia do Lixeiro. A cada 24 horas, o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo — sujeira que seria suficiente para lotar 1.160 aviões cargueiros do tipo Boeing 747. Em 1996, cada brasileiro jogava fora meio quilo de lixo por dia. Em 2012, a média pulou para 1,06 kg por pessoa, levando em conta todos os tipos de lixo.

20 de Outubro

Joachimsthaler era o nome de uma região da Boêmia de onde era retirada a prata para cunhar moedas. A moeda, que estava circulando por todos os lados, antes chamada pelo mesmo nome da região, passou a ser mais conhecida por “thaler”. Em dinamarquês e num alemão mais vulgar, a primeira consoante da palavra soava um pouco diferente, parecendo ser “daler”. O inglês adotou essa pronúncia, que aos poucos mudou sua escrita para “dollar” (“dólar”, em português).

19 de Outubro

A atriz Glória Menezes está fazendo aniversário. Em “Cavalo de Aço”, novela em que contracenou com seu marido, o ator Tarcísio Meira, o casal gravava uma cena num barco, em que haveria uma explosão e eles escapariam. Mas o barco alagou, afundou e o diretor, Walter Avancini, fascinado com a cena, não parou de filmar. Só chamou os bombeiros quando o casal estava quase morrendo afogado.

18 de Outubro

Hoje se comemora o Dia do Médico em homenagem a São Lucas, padroeiro desse profissional. O santo nasceu em Antioquia (atual Turquia), numa família pagã e converteu-se ao cristianismo. Era médico e curou muitas pessoas pelos locais por onde passou. Morreu aos 80 anos e seus restos mortais estão na Basílica de Santa Justina, em Pádua, na Itália.

17 de Outubro

Hoje é Dia Nacional da Música Popular Brasileira! Em 2012, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei de criação da data, que homenageia o nascimento de Chiquinha Gonzaga. Francisca Edwiges Neves Gonzaga, natural do Rio de Janeiro, é considerada a primeira compositora popular do Brasil. Explorando ritmos como polca, tango, marcha e rancho, ela fazia uma espécie de ponte entre a música erudita e a música popular. É dela “Ó Abre Alas”, a primeira marchinha de Carnaval registrada no país.

16 de Outubro

Hoje é Dia dos Endividados! É comemorado na data que homenageia Santa Edwiges, padroeira dos endividados. Ela viveu na Bavária (Alemanha) e, ao se casar com o duque Henrique I, recebeu um polpudo dote. Generosa, usou o dinheiro para ajudar os mais necessitados. Edwiges foi canonizada em 1627.

15 de Outubro

Hoje é Dia do Professor! A data é comemorada em 15 de outubro porque nesse dia, no ano de 1827, D. Pedro I propôs a criação das escolas primárias no Brasil. As “Escolas de Primeiras Letras” deveriam ensinar os meninos a ler e escrever, a fazer as quatro operações básicas de matemática e a ter noções de geometria.

14 de Outubro

Hoje é aniversário de Roger Moore. Ele foi o ator que mais vezes representou o papel do agente 007: foram sete filmes. Outros cinco atores já passaram pelo papel. Sean Connery foi James Bond seis vezes; Pierce Brosnan, três vezes; Timothy Dalton, duas vezes; Daniel Craig, duas vezes; e George Lazenby, uma vez. Mas não estão contados os dois filmes fora da série original: “Casino Royale” (1967) e “Nunca mais outra vez” (1983).

13 de Outubro

Hoje se comemora o Dia Nacional do Dinheiro. Nos primeiros tempos da civilização, ninguém precisava de dinheiro. Os problemas começaram a surgir quando os homens passaram a viver em sociedade. Valia tudo: sal, tijolos, dentes de cachorro ou pedaços de bambu. Há 2 mil anos, na Lídia, um pequeno país da Ásia Menor, alguém iniciou a cunhagem da moeda, em ouro, prata, cobre, bronze e outros metais. Outros países copiaram e aperfeiçoaram o sistema. Grécia e Roma colocaram símbolos nacionais nas moedas. A primeira moeda de prata de valor e peso definidos surgiu no século VII a.C. na ilha grega de Egina.

12 de Outubro

Hoje o imperador D. Pedro I faria aniversário. Ele foi aclamado imperador em 12 de outubro de 1822 numa cerimônia no Campo de Santana (atual Praça da República), no Rio de Janeiro. Numa missa realizada em 1º de dezembro do mesmo ano, recebeu a coroa imperial, benzida com óleo santo, numa cerimônia que havia sido abolida pelos portugueses. Ele foi influenciado pela sagração e coroação de Napoleão Bonaparte, em 1804. Pela constituição de 1824, o cargo passou a se chamar Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.

11 de Outubro

Doze chimpanzés atuaram nos filmes de Tarzã. O mais famoso deles chamava-se Jiggs e atuou ao lado de Johnny Weissmüller. Nos anos 60, já aposentado, passou a se dedicar ao seu hobby predileto: a pintura. Em 2008, foi lançado o livro “Mim, Chita”, autobiografia fictícia do macaco. Escrito por James Lever, mas assinado por Chita, o livro concorreu ao prêmio Booker Prize. Na véspera do Natal de 2011, Chita, que desde 2001 era considerada o macaco mais velho do mundo, morreu aos 81 anos, vítima de insuficiência renal. Mais bichos que brilharam nas telas.

10 de Outubro

A Oktoberfest, maior e mais conhecida festa popular da Alemanha, nasceu em 1811. Tudo começou com uma corrida de cavalos em homenagem ao casamento do príncipe-herdeiro Ludwig da Baviera com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghaunsen. O príncipe decidiu dividir sua alegria e deu uma festa para o povo.

09 de Outubro

O cantor e compositor John Lennon, ex-Beatle, faria aniversário hoje. A banda começou tocando em um clube alemão, sob o comando do empresário Bruno Korschnider. O nome do clube era Indra e tinha um elefante grande voltado para a rua para simbolizar a Índia. Eles tocaram lá por quase um ano. Ficavam instalados nos fundos de um velho cinema, o Bambi Kino. O quarto ficava numa antiga lojinha, em uma região cheia de travestis, prostitutas e gângsteres. No dormitório não havia nada além de paredes de concreto e dois beliches. Sem aquecimento nem cobertas, os integrantes da banda que se tornaria uma das mais famosas no mundo ficavam gelados. Mais curiosidades sobre The Beatles.

08 de Outubro

Hoje é Dia do Nordestino. Padre Cícero é uma das figuras mais admiradas pelo povo nordestino. Em abril de 1872, Jesus apareceu no sonho desse padre cearense e recomendou sua ida a Juazeiro do Norte para cuidar de uma aldeota com apenas cinco casas de telha, 30 casas de palha e uma capelinha, a 10 quilômetros de Crato, sua terra natal. Zelando pelos pobres, o padre Cícero ganhava fama de benfeitor por toda a região.

07 de Outubro

Hoje se comemora o Dia do Compositor. Quando gravava com Tom Jobim a música Corcovado, o compositor João Gilberto engasgava sempre no mesmo verso: Um cigarro e um violão/Este amor, uma canção…. Até que sugeriu trocar a palavra cigarro por cantinho. O maestro Jobim, que fumava perto de três maços de cigarro por dia, aceitou a ideia do ex-fumante. Aliás, João tem tanto horror a qualquer tipo de fumo que atribui a isso o fracasso no início de sua carreira.

06 de Outubro

O paulista Ulysses Guimarães, aniversariante do dia, é o recordista de vitórias em eleições para a Câmara Federal. Ele exerceu 11 mandatos, de 1950 a 1992, quando morreu num trágico acidente de helicóptero. Afastou-se apenas uma vez, em 1961, para assumir o cargo de Ministro da Indústria e Comércio no regime parlamentarista instituído depois da renúncia de Jânio Quadros. Ulysses também é famoso por ter sido um dos fundadores do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que existe até hoje.

 

05 de Outubro

O personagem Forrest Gump, vivido pelo ator Tom Hanks, ficou famoso por correr sem parar por bastante tempo. O norte-americano David Kunst fez mais ou menos como Forrest, só que na vida real. Ele foi a primeira pessoa a dar uma volta ao mundo a pé. Em 4 anos de corrida, Kunst usou 21 pares de sapatos.

04 de Outubro

Hoje é Dia do Cão. As raças de cachorro fila brasileiro, mastim inglês, rottweiler e pitbull são as que têm as mordidas mais fortes. A mordida desses quatro cachorros é entre oito e 10 vezes mais forte que a do homem. A mordida do pitbull tem 200 quilos de pressão, cinco vezes menor que a do rottweiler, que chega a uma tonelada. Para saber mais sobre o melhor amigo do homem, clique aqui.

03 de Outubro

A música de maior sucesso da banda brasileira Los Hermanos foi “Anna Júlia”. Só em janeiro de 2004, ela foi executada 4.074 vezes. Mas Ana Júlia, ao contrário do que alguns pensam, não foi o grande amor de nenhum dos integrantes da banda. Na verdade, o apaixonado da história era o produtor Alex Werner, que tinha um amor platônico por uma colega chamada Anna Júlia Werneck. Em homenagem ao amigo, Marcelo Camelo escreveu a canção. Conheça as histórias de outras musas inspiradoras da MPB.

02 de Outubro

A marca registrada do cantor Wando era sua coleção de calcinhas. Ele tinha 17 mil peças íntimas – a maior coleção do tipo no Brasil – reunidas ao longo de mais de 20 anos. Desde 1990, Wando as levava a seus shows e as atirava ao público. O cantor tinha outras extravagâncias: distribuía convites de motel e, no auge de suas loucuras, instalou uma banheira no palco do Canecão (casa de shows no Rio de Janeiro), para que uma mulher nua se banhasse enquanto acontecesse o show.

01 de Outubro

Hoje é Dia Mundial da Terceira Idade! A data, comemorada em 1 de outubro, foi aprovada pela ONU em 1990, como forma de promover um envelhecimento saudável e com mais qualidade de vida e integração social para os idosos. Essa foi uma das medidas do Plano de Ação Internacional de Viena sobre o Envelhecimento, criado durante a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, que aconteceu na capital austríaca em 1982.

30 de Setembro

A norte-americana Lilian Sholes foi a primeira mulher a datilografar em público, em 1867, durante a segunda fase da Revolução Industrial. Filha de Christopher Sholes, um dos inventores da máquina de escrever, Lilian tornou-se um ícone numa sociedade essencialmente machista. Fazia aniversário em 30 de setembro, e, no centenário de seu nascimento, em 1950, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram comemorações e concursos para eleger a melhor datilógrafa. Muitas secretárias participavam dos concursos, que passaram a ser repetidos todos os anos, no dia 30 de setembro e, assim, a data tornou-se conhecida como o “Dia das Secretárias”.

29 de Setembro

Machado de Assis era bisneto de escravos e filho de Joaquim, um pintor de paredes mulato, e de Maria Leopoldina, uma lavadeira. Ele nasceu no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, ficou órfão de mãe aos 3 anos e de pai, aos 11. Não frequentou escola e tornou-se vendedor de balas na rua para a tia doceira.

28 de Setembro

Hoje a atriz Gwyneth Paltrow faz aniversário. Em dezembro de 2000, um juiz de Los Angeles determinou que um perseguidor dela ficasse longe da atriz. O entregador de pizza Dante Michael Soiu enviou centenas de cartas a Gwyneth e chegou a ir à casa dos pais da moça. Ela chorou ao ouvir a sentença. Para conhecer outras histórias de gente famosa que já foi perseguida por fãs, clique aqui.

27 de Setembro

27 de setembro é a data da morte, em 1952, de um dos maiores fenômenos da história da música popular brasileira, Francisco Alves. Conhecido como o “rei da voz”, apelido dado pelo radialista César Ladeira, Francisco Alves apareceu em uma época em que as técnicas de gravação se aprimoravam, os discos se popularizavam, o rádio se desenvolvia e o samba se consagrava como estilo musical. Estima-se que vendeu cerca de 5 milhões de discos. Sua primeira gravação aconteceu em 1919, com três composições de Sinhô, o “rei do samba”: “Pé de Anjo”, “Fala, meu Louro” e “Alivia estes Olhos”. Foi responsável pela consgração de diversos compositores negros de samba, como Cartola, Heitor dos Prazeres e Ismael da Silva. Quando morreu, em um acidente de carro, ainda estava no auge da carreira. Sua morte provocou comoção popular em todo o país. Alguns dos sucessos mais importantes são “Boa Noite, Amor”, “É Bom Parar”, “Foi Ela”, “A Mulher que Ficou na Taça”, “Serra da Boa Esperança”, “Se Você Jurar”, “Fita Amarela”, “Aquarela do Brasil” e “Onde o Céu Azul é Mais Azul”.

26 de Setembro

Hoje é Dia do Surdo! A data lembra a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES – em 26 de setembro de 1857, ainda durante o governo de d. Pedro II. Com o apoio do imperador, o professor francês Hernest Huet, que era surdo, fundou o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro. Na época, o Instituto era uma espécie de asilo e só aceitava surdos do sexo masculino. Eles vinham de vários pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.

25 de Setembro

Hoje é Dia Nacional do Rádio! Considerado o “pai do rádio brasileiro”, Edgard Roquette Pinto nasceu em 25 de setembro de 1884, no Rio de Janeiro. Ele foi responsável pela implantação da primeira estação de rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. A emissora foi instalada na Academia Brasileira de Letras. Roquette Pinto propunha o uso da radiofonia e da televisão no Brasil como meios de difundir a cultura. Ele morreu na capital carioca, em 1954.

24 de Setembro

Os primeiros modelos de tesouras surgiram na Europa há cerca de 5 mil anos e tinham as lâminas unidas por uma mola. Na antiga Roma, assim como na China, no Japão e na Coreia, os artesãos utilizavam tesouras de eixo feitas de bronze ou de ferro, parecidas com as de hoje. Até o século XIX, eram fabricadas à mão e muito mais ornamentadas. O uso doméstico se iniciou no século XVI. A partir de 1761, com a manufatura de tesouras de aço pelo inglês Robert Hinchliffe, o utensílio tornou-se realmente popular.

10 grandes invenções da moda.

 

23 de Setembro

Hoje é Dia Nacional do Sorvete! O país que mais toma sorvete no mundo é a Nova Zelândia: cada habitante saboreia em média 26,3 litros de sorvete por ano. Os EUA aparecem em seguida, com 22,5 litros, seguidos pelos canadenses e seus 17,8 litros. O Brasil ocupa o 11º lugar no ranking: 4,7 litros por ano. Explicação: o brasileiro considera o sorvete uma “sobremesa de verão”, consumindo pouco o produto em outras épocas do ano. Mais curiosidades sobre sorvetes.

22 de Setembro

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro. A data foi criada em 1997, na França, como parte de uma iniciativa para incentivar a sociedade a refletir a respeito do uso excessivo do carro. Desde então, no dia 22 de setembro a população é encorajada a deixar o carro na garagem e utilizar meios de transporte mais sustentáveis (ônibus, metrô, bicicleta) para garantir sua mobilidade. Na década de 2000, outros países aderiram à campanha, que chegou ao Brasil em 2003, quando cicloativistas organizaram uma “bicicletada” em São Paulo para dar visibilidade à data. Em 2005, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente passou a apoiar a iniciativa, que foi oficializada em 2007 com a aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo.

21 de Setembro

Uma das línguas consideradas mais difíceis é o basco, falado nos Países Bascos, na Espanha. Ela não tem relação com nenhuma outra língua do mundo e sua estrutura gramatical é bastante complicada. Já a Somália é o único país africano em que toda a população fala apenas uma língua, o somali. Existem mais de mil línguas na África.

20 de Setembro

A primeira lista telefônica, publicada no ano de 1878 em New Haven, Estados Unidos, continha apenas 50 nomes. Não havia números, só os nomes dos donos de aparelhos. Quem quisesse informação deveria ligar para a telefonista e dizer o nome da pessoa com quem desejava falar. Em 1906, apareceram pela primeira vez as Páginas Amarelas numa lista telefônica de Detroit. Elas traziam anúncios classificados.

19 de Setembro

Esfinges são monstros com cabeça humana e corpo de leão. A mais conhecida é a esfinge de Gizé, nas proximidades de Mênfis, no Egito, a pouco mais de cem metros das pirâmides e junto à foz do rio Nilo. Ela é mais antiga que as pirâmides e teria sido construída por Quéfren. Mede 39 metros de comprimento e 17 metros de altura. A palavra “esfinge”, em grego, significa “monstro que estrangula quem não adivinhar os seus enigmas”. Mais curiosidades sobre o Egito Antigo.

18 de Setembro

Nosso primeiro símbolo nacional, a bandeira, foi criado no dia 18 de setembro de 1822, por um decreto de D. Pedro I e, apesar de ter mudado bastante, ainda mantém o losango amarelo sobre o retângulo verde. A versão mais recente foi criada quatro dias após a proclamação da República e alterada somente em 1922, quando uma lei propôs que os estados brasileiro e o Distrito Federal fossem representados pelas estrelas. Os outros símbolos nacionais são as Armas Nacionais ou o Brasão Nacional, o Selo Nacional e o Hino Nacional, oficializado em 1922.

17 de Setembro

A 8 quilômetros de Manaus, o rio Solimões se encontra com o rio Negro, afluente do Rio Amazonas, produzindo o fenômeno do Encontro das Águas. As duas grandes massas de água não se misturam porque têm temperaturas diferentes. Apesar do nome, as águas do Rio Negro são cristalinas. A impressão de escuridão surge do contraste provocado pelo encontro com as águas barrentas do rio Solimões. Mais curiosidades sobre o Rio Amazonas.

16 de Setembro

O gás clorofluorcarbono – CFC – é considerado o maior responsável pela destruição da camada de ozônio na estratosfera. Para evitar que o problema se agravasse ainda mais, em 16 de setembro de 1987, 46 países assinaram o Protocolo de Montreal, no que se comprometiam a reduzir a fabricação de CFC até encerrá-la totalmente. Assim, a data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas – ONU – para celebrar o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

15 de Setembro

Entre 1915 e 1918, Agatha Christie trabalhou em uma farmácia preparando remédios e venenos. Muito do conhecimento que obteve nesse período a ajudou a escrever suas histórias de mistério. Seus livros venderam mais de 1 bilhão de cópias ao redor do mundo. A marca só é superada pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare.

 

14 de Setembro

A spice girl Victoria Adams confidenciou que seu namorado, o famoso jogador de futebol David Beckhman, gostava de vestir suas calcinhas. Uma pesquisa mostrou que um em cada sete ingleses tem esse costume. A maioria, no entanto, disse que não teria coragem de usar calcinhas ao sair de casa. Motivo: medo de sofrer um acidente e terem seu segredo descoberto.

13 de Setembro

Os animais e plantas que habitam os desertos têm capacidades especiais para manter a umidade interna. Escorpiões e outros insetos têm o exoesqueleto (a carapaça) mais duro que o normal. Ele funciona como um tanque, mantendo o calor fora. Mamíferos e pequenos répteis ficam entocados o dia todo. Só saem para se alimentar durante a noite, quando é mais frio. Além de não se queimarem no sol, dentro da toca o ambiente é mais úmido, devido ao abafamento da respiração dos animais. Mais curiosidades sobre desertos.

12 de Setembro

Em 12 de setembro de 1911, foi inaugurado o Teatro Municipal de São Paulo, após 9 anos de obras. Na verdade, a festa estava marcada para o dia 11 de setembro, mas teve de ser adiada, já que o cenário da ópera Hamlet, de Thomas Ambroise, chegou atrasado ao Brasil. A partir de então, o Teatro passou a receber as grandes companhias de ópera e de teatro europeias que passavam pelo Brasil em suas turnês latino-americanas.

11 de Setembro

Em 11 de setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados por terroristas afegãos nos Estados Unidos. Dois deles foram lançados contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, que acabaram desabando. Morreram 2.819 pessoas. Foram recolhidos 65.000 objetos pessoais dos escombros. Entre eles estavam: 144 anéis, 437 relógios, 77 colares, 119 brincos e 80 pulseiras. As cédulas de dólares recolhidas nos destroços encheram 60 sacos de lixo de 100 litros cada.

10 de Setembro

Rin-Tin-Tin, o famoso pastor alemão que, ao lado de seu dono Rusty, vivia grandes aventuras no velho-oeste, foi encontrado por seu dono e treinador, sargento Lee Duncan, no final da Primeira Guerra Mundial, na França. O soldado encontrou uma cadela abandonada na estação de cães de guerra alemães com cinco filhotes. Com medo de que os animais fossem mortos, Duncan adotou dois cachorrinhos: Rin-tin-tin e uma fêmea, Nannette. O primeiro filme de Rin-tin-tin, “Onde Começa o Norte”, foi lançado em 1919. O animal era apenas um coadjuvante, mas seu sucesso foi tão grande que o cachorro se tornou personagem principal, dando nome a uma série de televisão e a diversos longas-metragens.

09 de Setembro

Hoje é Dia do Médico Veterinário! Embora as escolas de medicina veterinária existissem no Brasil desde 1910, a profissão só foi regulamentada em 1933, com um decreto do então presidente Getúlio Vargas, no dia 9 de setembro. Os médicos dos bichinhos só iriam contar com órgãos que os representassem em 1968, quando uma lei criou o Conselho Federal de Medicina Veterinária e os conselhos regionais.

08 de Setembro

O ator e comediante Peter Sellers foi o primeiro homem a aparecer na capa da revista masculina Playboy (abril de 1964). Para fazer Al Capone de “Os Intocáveis” (1987), em aparições que somam apenas 18 minutos, Robert De Niro recebeu 1,5 milhão de dólares. Mais curiosidades sobre atores de Hollywood.

07 de Setembro

O filme “AI – Inteligência Artificial” é baseado no livro “Super-toys Last All Summer Long”, do escritor inglês Brian Aldiss. Era um projeto antigo do cineasta Stanley Kubrick. Em 1985, pela primeira vez ele falou de sua ideia para o cineasta Steven Spielberg. Depois de assistir a “O Parque dos Dinossauros”, Kubrick percebeu que para fazer o sonhado filme sobre inteligência artificial precisaria de alta tecnologia e muito dinheiro. Spielberg seria o homem ideal para isso e foi convidado para dirigir o filme, do qual Kubrick só participaria como produtor.

06 de Setembro

Hoje é Dia da Oficialização do Hino Nacional! Escrito originalmente por Joaquim Osório Duque Estrada (letra) e Francisco Manoel da Silva (música), o hino nacional já teve três letras diferentes. A primeira, de 1831, comemorava a abdicação de Dom Pedro I e seu retorno a Portugal. A segunda, de 1841, celebrava a coroação de Dom Pedro II. Com a proclamação da República, em 1889, a letra perdeu totalmente o sentido, mas só foi mudada no dia 6 de setembro de 1922. A partir de então, o hino ficou definitivamente pronto, como o conhecemos hoje.

05 de Setembro

A primeira convenção dos oficiais de farmácia – outro nome para os responsáveis técnicos de uma drogaria – aconteceu no dia 5 de setembro de 1953, na Biblioteca Municipal de São Paulo. Por isso, o farmacêutico Cid César do Amaral teve a ideia de homenagear a categoria nessa data.

04 de Setembro

Em janeiro de 2012, uma nova espécie de mosca foi batizada de Scaptia beyoncea. O nome é uma homenagem à cantora Beyoncé – assim como ela, o inseto tem um traseiro avantajado. Além disso, a mosca foi encontrada em 1981, mesmo ano em que Beyoncé nasceu, e possui pelos dourados no abdômen, que remetem à roupa usada por ela no clipe da música “Bootylicious”. O nome é criativo e chamou a atenção de muita gente, mas que critérios são levados em conta para batizar seres vivos? Descubra no Blog do Curioso.

03 de Setembro

No último jogo do Brasil na Copa 2014 – a disputa pelo 3º lugar contra a Holanda – o goleiro Júlio César levou o centésimo gol da Seleção em Copas e se sagrou o goleiro brasileiro mais vazado da história dos Mundiais. Foram 18 gols sofridos em duas edições do torneio.

02 de Setembro

Hoje é Dia do Pastor! Trata-se de uma homenagem ao dia da ordenação do reverendo Eduardo Carlos Pereira (1855 – 1923), em 1881, da Igreja Presbiteriana. Para fortalecer sua Igreja, o pastor incitou a criação de seminários, fundou a Sociedade Brasileira de Tratados Evangélicos, em 1883, com o objetivo de produzir literatura evangélica, e também concebeu o Plano de Missões Nacionais, buscando condições para sustentar pastores, professores e evangelistas sem ajuda estrangeira.

01 de Setembro

O termo “Corinthian” era utilizado na Inglaterra no início do século XIX. Ele era aplicado aos cavalheiros e nobres que patrocinavam esportes. Quem sugeriu esse nome para o clube paulistano criado em 1 de setembro de 1910 foi Joaquim Ambrósio, um dos fundadores.

31 de Agosto

Feijão de corda é um tipo de feijão que cresce em trepadeiras (daí a expressão “de corda”). Os grãos são maiores do que o normal e são muito usado em pratos do interior de São Paulo, Minas Gerais e Nordeste. Já o feijão tropeiro, típico de Minas Gerais, é preparado com farinha de mandioca e couve e vem acompanhado de torresminho e bisteca de porco.

30 de Agosto

O então casal de namorados Cameron Diaz e Justin Timberlake foi processado por uma dupla de fotógrafos em novembro de 2004. De acordo com os paparazzi, a atriz avançou sobre eles e tomou suas câmeras, enquanto Justin gritava: “Venham e lutem, covardes!”.
10 brigas de artistas com paparazzi

29 de Agosto

O primeiro hit solo de Michael Jackson foi “Ben”, canção que concorreu ao Oscar em 1973. Com apenas 14 anos, o cantor se apresentou na cerimônia e emocionou a plateia. Foi ao som do sucesso “Billie Jean”, que originalmente se chamava “Not My Lover” — frase que está no refrão —, que Jackson imortalizou uma de suas marcas mais famosas: o passo de dança batizado como moonwalk, quando escorrega para trás como se tivesse rodinhas nos sapatos.

28 de Agosto

Martin Luther King foi um dos organizadores da marcha pelos direitos civis em Washington (Estados Unidos), em 28 de agosto de 1963. Na ocasião, Luther King emocionou a multidão de 200 mil pessoas com o seu mais famoso discurso, “I Have a Dream” (“Eu tenho um sonho”). Um dos trechos dizia: “Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação que não os julgará pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter.” Leia mais sobre discursos que mudaram a história.

27 de Agosto

Uma greve de condutores de bonde serviu de inspiração para Lupicínio Rodrigues compor o hino do Grêmio. Por isso, a música começa com a frase “Até a pé nós iremos”. O samba “Vingança”, um de seus maiores sucessos, tem uma história engraçada. Lupicínio se apaixonou por uma prostituta carioca e a levou para morar em seu sítio. Viajou e, ao voltar, descobriu que ela havia seduzido o caseiro. Mais curiosidades sobre sambistas.

26 de Agosto

Macaulay Culkin tornou-se um sucesso em Hollywood com Esqueceram de mim, versões 1 e 2, mas teve sua carreira destruída pelo pais, que lutavam pela custódia dele. Isto o manteve quatro anos longe das telas. Culkin foi a primeira criança de Hollywood a ganhar um milhão de dólares, pela atuaçao em Meu Primeiro Amor (1991). O ator era muito amigo de Michael Jackson. Ele, inclusive, é padrinho de dois de seus filhos: Prince Michael e Paris Jackson.

25 de Agosto

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, faria aniversário hoje. Ele é o patrono do Exército Brasileiro. Nasceu na fazenda São Paulo, em Tuquaru, Vila de Porto da Estrela, na capitania do Rio de Janeiro. A região pertence hoje ao Parque Histórico Duque de Caxias, localizado no município de mesmo nome. Filho de Francisco de Lima e Silva, marechal-de-campo do Exército, e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, o menino Luís recebeu o título de Cadete de 1ª Classe aos cinco anos.

24 de Agosto

O escritor Paulo Coelho é um dos aniversariantes do dia. Em 1965, quando tinha 18 anos, ele foi levado a um hospital psiquiátrico. O pai suspeitava que o filho estivesse com algum problema mental, já que ele havia repetido de ano duas vezes seguidas e queria fazer teatro e se tornar escritor. Ele permaneceu ali um mês, até que conseguiu fugir. No ano seguinte, o pai resolveu interná-lo de novo. Dessa vez, foram dois longos meses de reclusão, durante os quais recebia a visita da namorada, uma aspirante a atriz chamada Renata Sorrah. Desesperado, Paulo Coelho fugiu novamente.

23 de Agosto

O ator River Phoenix faria aniversário hoje. Ele morreu no dia 31 de outubro de 1993, aos 23 anos, vítima de overdose de drogas. O incidente aconteceu em frente à Viper Room, uma boate de Los Angeles que havia sido comprada meses antes pelo ator Johnny Depp. Para conhecer outras pessoas famosas que também morreram muito jovens, clique aqui.

22 de Agosto

O arqueólogo inglês William John Thoms (1803 – 1885), criador do termo “folclore”, enviou uma carta à revista The Atheneum, de Londres, em 1846, sob o pseudônimo Ambrose Merton. Na carta, ele pedia apoio para o levantamento de informações sobre tradições e lendas daquele país. O documento foi publicado no dia 22 de agosto e, por isso, a data foi escolhida como o Dia Mundial do Folclore. A palavra “folclore” deriva do inglês folk-lore: folk (povo), lore (conhecimento empírico, sabedoria) – ou seja, o termo designa a sabedoria de um povo.

21 de Agosto

O apelido de infância de Raul Seixas era Raulzito. Certa vez, a mãe dele, Maria Eugênia Santos Seixas, chegou em casa e o encontrou dentro da geladeira com o nariz sangrando. Era uma aposta entre ele e seu irmão Plínio para ver quem conseguia ficar mais tempo dentro do refrigerador. Raulzito não gostava de estudar. Repetiu cinco vezes a 2ª série do ginásio.

20 de Agosto

Hoje é Dia do Maçom! A comemoração marca o dia em que, no ano de 1822, vários grupos da maçonaria se reuniram no Rio de Janeiro para discutir – e aprovar – a Independência do Brasil. O próprio Dom Pedro I e seu conselheiro, José Bonifácio, eram maçons. Nessa data, a assembleia uniu as comunidades Comércio e Arte, União e Tranquilidade e Esperança de Niterói. Para os maçons, o grito de independência do dia 7 de setembro seria apenas um eco do que já havia sido decidido durante essa reunião.

19 de Agosto

A estilista Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883. Apesar disso, ela mentia a idade: dizia que havia nascido 10 anos depois, em 1893. O apelido de Chanel, “Coco”, significa “queridinha”. Ela começou a ser chamada assim na época em que era cantora de cafés, entre os anos de 1905 e 1908. A palavra era o refrão de uma das músicas que Chanel cantava.

18 de Agosto

O livro A Comédia Humana consumiu 20 anos da vida de Honoré de Balzac, e tem mais de 2.500 personagens. É uma compilação de 89 obras do escritor francês. Para não cometer erros nem se perder em sua própria trama, à medida que criava novos personagens Balzac os incluía numa árvore genealógica que desenhava nas paredes de sua casa. Ao morrer, a árvore ocupava três aposentos.

17 de Agosto

O ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet faz aniversário hoje. Seu filho Nelson Ângelo Piquet também é piloto e estreou na Fórmula 3 em agosto de 2001. Aos 16 anos, o garoto terminou a prova da sexta etapa do Campeonato Sul-americano em segundo lugar. A corrida também marcou o lançamento da equipe Piquet Sports. O primeiro lugar foi conquistado pelo gaúcho Juliano Moro, da equipe Amir Nars.

16 de Agosto

A cantora Madonna está fazendo aniversário. Na noite de 28 de dezembro de 1988, ela passou nove horas aprisionada e foi torturada pelo ex-marido, o ator Sean Penn. Ele chegou embriagado. Pegou Madonna pelos braços, bateu e amordaçou ela. A estrela foi amarrada numa cadeira. Sean colocou a cabeça dela no forno e ligou o gás. Ela desmaiou. Sean desligou o forno, abriu as janelas e desapareceu.

15 de Agosto

A data da criação do primeiro computador foi escolhida para comemorar o Dia da Informática. No final da Segunda Guerra Mundial, os esforços de todos os pesquisadores norte-americanos estavam voltados para a construção da bomba atômica. A tarefa demandava a realização de inúmeros cálculos e, em 15 de agosto de 1946, os engenheiros John William Mauchly e John Presper Eckart Jr. apresentaram uma máquina capaz de realizar o trabalho. O Eniac pesava 30 toneladas, ocupava 163 metros quadrados, funcionava por meio de válvulas e processava dados com grande eficiência. Caiu em desuso 10 anos depois.

14 de Agosto

Earvin Johnson ganhou o apelido de “Magic Johnson” depois de uma partida em que marcou 36 pontos, conseguiu 18 rebotes e fez 16 assistências. Considerado o melhor atleta do circuito universitário de sua época, Magic Johnson, de 2,06 metros de altura, estreou no Los Angeles Lakers em 1979. Magic Johnson conquistou o título da NBA cinco vezes, ajudou sua equipe a chegar a nove finais e foi eleito três vezes como o melhor jogador de basquete dos Estados Unidos. Ele detém o recorde americano de assistências – 9.921 até o final da temporada 1990-91.

13 de Agosto

Durante as filmagens de O Inquilino Sinistro, em 1926, um extra faltou e o próprio diretor Alfred Hitchcock entrou em seu lugar. Gostou tanto da experiência que passou a fazer isso em seus outros filmes. Foram 35 no total, incluindo os trailers, que eram apresentados por ele.

12 de Agosto

O registro médico mais antigo de um tipo de prevenção feminina contra a gravidez é de 1.850 a.C.: uma receita num papiro recomendava aplicar na vagina uma mistura de mel e carbonato de sódio. O Velho Testamento menciona mulheres que não engravidam quando tinham relações sexuais nas vésperas da menstruação. No Egito, a rainha Cleópatra usava esponjas marinhas embebidas em vinagre. As egípcias também usavam excrementos de crocodilo, compressas vegetais e emplastros de linho. Nenhum desses métodos, contudo, têm validade científica.

11 de Agosto

A primeira transmissão de TV aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1926, quando o escocês John Logie Baird, considerado o pai do aparelho, apresentou um modelo mecânico de TV em Londres, Inglaterra. No entanto, a data dedicada à televisão é 11 de agosto, dia de Santa Clara, padroeira da TV. Nascida em Assis, Itália, em 1194, Clara abandonou a família rica para seguir São Francisco de Assis, e, como o mosteiro não permitia mulheres, se enclausurou no Convento de São Damião, onde criou a Ordem das Clarissas. De acordo com a história, em 1252 (um ano antes de sua morte), ela já estava velha e doente demais para ir à missa. No entanto, podia acompanhá-la de seu quarto, já que as imagens da cerimônia se projetavam nas paredes, e este teria sido o primeiro “programa de TV” da história.

10 de Agosto

Você conhece o filme Final Fantasy? Durante quatro anos, 200 artistas gráficos dos Estados Unidos, Japão e Europa trabalharam no projeto para dar vida aos personagens, fazendo-os parecerem reais com os movimentos de corpo, cabelos, expressões faciais e textura de pele. Chegaram até a criar programas para conseguir personagens tão realistas. Alec Baldwin e James Woods participaram da dublagem do longa. O processo funcionava da seguinte forma: as falas eram gravadas e só depois se definiam os movimentos dos personagens.

09 de Agosto

Hoje o técnico de futebol Zagallo está fazendo aniversário. Em 1950, ele foi convocado pelo Exército. Como soldado da Polícia do Exército, fez o policiamento do Maracanã na final da Copa do Mundo, disputada entre a Seleção Brasileira e a uruguaia. O Uruguai derrotou o Brasil por 2 a 1 e levou o título de campeão mundial.

08 de Agosto

Dentro do mesmo ano, as datas 4/4, 6/6, 8/8, 10/10 e 12/12 caem no mesmo dia da semana, que é também o dia da semana do último dia de fevereiro – o chamado “Doomsday”. Assim, é possível calcular com antecedência o dia da semana que cairá qualquer dia do ano.

07 de Agosto

Aos 4 anos de idade, Caetano Veloso compôs sua primeira canção. Antes de se dedicar definitivamente à música, Caetano trabalhou como crítico de cinema para o Diário de Notícias na década de 60. Seu chefe era ninguém menos que Glauber Rocha. Foi com os contatos do jornal que conseguiu seu primeiro trabalho musical: compor a trilha sonora da peça Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues.

06 de Agosto

Hoje é Dia da Bomba Atômica. Em 6 de agosto de 1945, a cidade japonesa de Hiroshima foi a primeira vítima da guerra nuclear. O piloto Paul Tibbets, no comando de um avião B-29, batizado de Enola Gay em homenagem à sua mãe, recebeu ordens dos Estados Unidos de detonar a primeira bomba atômica. O número de mortos e feridos chegou a 100 mil.

05 de Agosto

Em 24 de novembro de 1998, Marilyn Monroe foi eleita a mulher mais sexy do século XX. A eleição foi promovida pela revista Playboy americana. Marilyn foi a capa da primeira edição da revista, em 1953. As fotos haviam sido tiradas em 1944, quando tinha 22 anos. Hugh Hefner, dono da Playboy, comprou um jazigo ao lado de onde ela está enterrada.

 

04 de Agosto

Comemora-se o Dia do Padre em 4 de agosto em homenagem ao Dia de São João Maria Vianney, santo padroeiro dos sacerdotes. Ele nasceu na França, no ano de 1786, e depois de passar por muitas dificuldades por causa das poucas habilidades, foi ordenado sacerdote. Apesar de suas limitações, era um homem bom e converteu muitos fiéis. Se a princípio a Igreja não permitiu que ele confessasse pois não confiava em sua capacidade de dar conselhos, logo ele se tornou um dos mais famosos dos confessores. Em 1929, foi proclamado patrono dos padres.

03 de Agosto

Hoje se comemora o Dia do Tintureiro porque é Dia da Santa Lídia, a padroeira desse profissional. Ela foi uma das primeiras cristãs na Europa. Judia comerciante de púrpura, se converteu ao cristianismo batizada por São Paulo. Sua cidade, Tiatira, na Ásia, se notabilizou pelos famosos tecidos de púrpura e pela indústria de tinta. A púrpura também é uma matéria corante vermelho-escura muito usada antigamente para tingir tecidos.

02 de Agosto

A gripe, doença febril que provoca infecção principalmente nas vias respiratórias, é causada pelo potente vírus Influenza, nome popular do Ortomixo vírus. A palavra influenza surgiu na Itália, de uma crença que dizia que a doença era influenciada pelas estrelas ou pelo frio. A palavra gripe é francesa e significa capricho, gosto passageiro. Caracteriza-se principalmente pelas dores de cabeça, febre, arrepios, dores nos músculos, tosse e dor de garganta. E é epidêmica, ou seja, atinge várias pessoas ao mesmo tempo, e pode durar cerca de cinco dias.

01 de Agosto

O Dia do Selo é comemorado hoje, 1º de agosto, porque nesta data, no ano de 1843, foram emitidos os primeiros selos brasileiros. Chamados de Olho-de-Boi por causa de suas semelhanças ao olho do animal, tinham os valores de 30, 60 e 90 réis. O Brasil foi o terceiro país do mundo a implantar o novo sistema, pouco depois de um selo lançado em Zurique, na Suíça.

31 de Julho

Hoje é Dia do Orgasmo! A data foi criada por uma rede de sex shops da Inglaterra em 1999, para debater a necessidade de uma vida sexual mais satisfatória. O primeiro slogan comemorativo da data foi “Atinja, não finja”, pois, de acordo com pesquisa realizada na Inglaterra, pelo menos 80% das inglesas não conseguiam chegar ao orgasmo.

30 de Julho

Para fazer O Exterminador do Futuro 2, Arnold Schwarzeneger recebeu 15,3 milhões de dólares. Nesse filme, ele grunhiu cerca de 700 palavras — o que dá algo como 21.860 dólares por palavra. Assim, só a famosa frase “Hasta la vista, baby” valeu 87.440 dólares.

29 de Julho

Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, ganhou esse apelido antes da formação dos Trapalhões, em 1965. O humorista participou do programa Bairro Feliz, da TV Globo. Na época, ainda servia ao Exército e se apresentava escondido, pois seus superiores não aprovavam sua carreira de humorista. Estava sempre barbeado e com a cabeça raspada e, por isso, recebeu o apelido de “mussum”, um peixe escuro e sem escamas.

28 de Julho

Johann Sebastian Bach se casou duas vezes, e teve 20 filhos. Apesar de nenhum deles ter saído do anonimato, a maioria seguiu os passos artísticos do pai. Mais de 100 descendentes de Bach foram organistas de igrejas. Apesar de hoje ser considerado um dos gênios da música clássica, Bach sofreu com a rejeição a seu trabalho. Enquanto ele estava vivo, só 12 de suas 1100 composições foram replicadas.

27 de Julho

Para os hinduístas, a alma se liga a este mundo por meio de pensamentos, palavras e atitudes. Quando o corpo morre ocorre a transmigração. A alma passa para o corpo de outra pessoa ou para um animal. Na filosofia hindu dos Uphanishads, a alma do homem é imortal e livre da ação do tempo. Depois da morte, a alma de um indivíduo pode renascer numa casta diferente ou até mesmo no corpo de um animal. Para entender a morte em outras religiões, clique aqui.

26 de Julho

Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones é o aniversariante do dia. Ele confessou que teve um caso amoroso com a mãe de seu colega Brian Jones. A ex-mulher dele, Jerry Hall, apareceu nua no espetáculo “A Primeira Noite de um Homem”, que estreou em Londres no segundo semestre de 2000. “Recusei uma proposta de 1 milhão de dólares para posar nua e, na peça, os fotógrafos conseguem as imagens de graça”, disse Jerry Hall.

25 de Julho

Hoje é Dia do Motorista porque também é Dia de São Cristóvão, o padroeiro desse profissional. “Cristóvão” significa “aquele que carrega Cristo”. Ele era um gigante que queria servir ao mais poderoso de todos os homens. Diz a história que a princípio, Cristóvão serviu a Satanás, mas quando soube que o mais poderoso era Jesus, converteu-se e foi viver na margem de um rio. Lá, carregava pessoas de uma margem a outra. Certa vez, foi carregar um menino e como a criança ficava cada vez mais pesada, ele disse que parecia que carregava o mundo nas costas. O menino, então, falou: “Não carregas o mundo, e sim seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves”. Como o trabalho de Cristóvão era transportar os viajantes através dos rios, tornou-se padroeiro dos viajantes. Em épocas mais recentes, encontrou uma nova popularidade como padroeiro dos motoristas.

24 de Julho

A atriz neozelandesa Anna Paquin está fazendo aniversário. Em 1994, ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, mas teria problemas para assistir ao filme de que participou, “O Piano”, em seu país. Na Nova Zelândia, a obra é proibida para menores de 16 anos. Na ocasião em que recebeu o prêmio, ela estava somente com 11. Curiosidades sobre mais atores mirins de Hollywood.

23 de Julho

O site “When Will Amy Winehouse Die?” desafiava os internautas a adivinharem o dia da morte da autodestrutiva cantora. O “vencedor” ganharia um Ipod Touch. Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa no distrito de Camden, em Londres, no dia 23 de julho de 2011. Quatro internautas acertaram a data, e a aposta mais antiga, de 21 de dezembro de 2007, levou o prêmio. Depois da morte, Amy Winehouse se juntou ao “Clube dos 27”, lista de músicos que morreram aos 27 anos.

22 de Julho

Ginger Rogers e Fred Astaire tinham uma química inigualável no palco (fizeram juntos 10 filmes), mas fora dele os dois se odiavam. Fred dizia que Ginger era caipira demais, e que a moça não conseguia executar passos mais complicados. Mais curiosidades sobre atores de Hollywood.

21 de Julho

Hoje é aniversário de Galvão Bueno! Antes da fama, Galvão trabalhou em uma fábrica de plásticos. O narrador começou sua carreira televisiva na Rádio Gazeta de São Paulo, em 1974. Sua estreia na Rede Globo aconteceu em 1981. Ele narrou o jogo do Flamengo contra o Jorge Wilstermann pela Taça Libertadores.

20 de Julho

Em 1969, o homem pisou na Lua pela primeira vez. O primeiro passo na Lua foi dado com um pé tamanho 41. Este era o número da bota azul do astronauta Neil Armstrong, então com 38 anos. Isso aconteceu no dia 20 de julho de 1969, às 23h56min31 (hora de Brasília). O passo foi dado com o pé esquerdo.

19 de Julho

Hoje é Dia do Futebol. Um jogo disputado na China, no ano 2500 a.C., é considerado o tataravô do futebol. O imperador Huang Tse criou uma maneira de treinar seus soldados. Eles precisavam chutar uma pelota de couro entre duas estacas cravadas no chão. Outro jogo bastante parecido, o epyskiros, era praticado em Esparta no século I a.C. por equipes de 15 atletas. Chutavam uma bexiga de boi cheia de areia. Ao iniciar a Era Cristã, Roma apresentou um jogo chamado harpastum.

18 de Julho

Gilson de Castro, um dos mais importantes estudiosos da trova brasileira, na verdade tinha uma profissão bem distante da poesia: ele era um dos mais renomados cirurgiões-dentistas do país. O Dia do Trovador homenageia sua data de nascimento, 18 de julho de 1916, no Rio de Janeiro. Após adotar o pseudônimo literário Luiz Otávio, ele publicou, em 1956, Meus Irmãos, os Trovadores, uma coletânea de mais de duas mil trovas de 600 autores brasileiros. Em 1966, Luiz Otávio fundou a União Brasileira de Trovadores – UBT -, com sede no Rio de Janeiro. Ele morreu em Santos, no ano de 1977.

17 de Julho

Os três primeiros submarinos usados no Brasil entraram em funcionamento no dia 17 de julho de 1914. Chamados de F1, F3 e F5, eles foram construídos no estaleiro da Fiat, em Torino, na Itália, e entregues a autoridades brasileiras entre 1913 e 1914, como parte do Programa de Construção Naval criado pelo ministro da Marinha. A “Flotilha de Submersíveis” ficou em atividade por 20 anos, e foi usada principalmente no treinamento da população.

16 de Julho

José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido como visconde de Cairu, foi um grande incentivador da abertura dos portos brasileiros ao comércio. Nascido no dia 16 de julho de 1756, em Salvador (BA), Lisboa atuou como político, advogado e publicista e, em 1801, publicou em Portugal do livro Princípio de Direito Mercantil, primeira obra de um brasileiro sobre economia política. Quando dom João VI passou pela Bahia, o Visconde lhe apresentou as vantagens que o país teria com a abertura dos portos, tendo grande influência sobre a Carta Régia de 24 de janeiro de 1808, que autorizou o comércio entre o Brasil e outros países. Lisboa morreu em 1835, no Rio de Janeiro, e o Dia do Comerciante, em homenagem a seu nascimento, foi instituído pela lei Federal n. 2048, publicada em 26 de outubro de 1953.

15 de Julho

O holandês Rembrandt pintou o quadro Os síndicos da guilda dos fabricantes de tecido em 1662. Não agradou aos clientes que o haviam encomendado. Disseram que a obra não tinha sido “decentemente pintada”. Hoje o quadro é considerado uma das obras-primas do artista holandês. Ele fez mais de 75 auto-retratos e, dessa forma, registrou praticamente todos as fases de sua vida. Conheça 15 pintores curiosos.

14 de Julho

Hoje seria aniversário de William Hanna, que faleceu em março de 2001. Hanna-Barbera é uma dupla de cartunistas — William Hanna e Joseph Barbera. Eles se conheceram em 1937, mas só foram trabalhar juntos 20 anos mais tarde. Na década de 1940, enviaram seus desenhos para Walt Disney, que prometeu viajar até Nova York na semana seguinte para contratá-los, mas não apareceu.

13 de Julho

Hoje é o Dia Mundial do Rock. Em 1967 aconteceram em estúdios vizinhos as gravações dos discos “Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band”, dos Beatles, e “The Pipers at Gates of Dawn”, primeiro do Pink Floyd. John Lennon e Syd Barret ficaram amigos e dizem que muitas das ideias do disco de um foram sugestões do outro.

12 de Julho

O Museu de Arte Moderna da Bahia foi inaugurado em 1960 e tem mil peças em seu acervo. Em 1966, foi transferido para o Solar do Unhão, conjunto arquitetônico do século XVI. Em 1997, o governo criou naquela área o Parque das Esculturas, com obras de Tunga, Siron Franco, Emanoel Araújo, entre outros.

11 de Julho

Hoje é aniversário de Maguila. Populares na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, as lutas de boxe com as mãos descobertas eram brutais. O esporte foi reformado em 1867 com as Regras de Quensberry, que previam rounds de três minutos e o uso de luvas. Entraram em vigor em 1872. Leia 10 curiosidades sobre o boxe.

10 de Julho

Hoje comemora-se o Dia da Pizza. A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam as massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico, assadas em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. Era um alimento de pobres do Sul da Itália.

09 de Julho

O médico Carlos Chagas nasceu em 1879. Em 1907, ele descobriu as causas, os sintomas e o meio de propagação de uma doença que recebeu o seu nome, o Mal de Chagas. O parasita é transmitido por um inseto chamado barbeiro, freqüente em casas de taipa, com chão e paredes de barro e teto de palha. Dois em cada três casos registrados no Brasil ocorrem em regiões rurais do Nordeste, Centro-Oeste e no Vale do Jequitinhonha.

08 de Julho

Por ser dia de Santa Isabel, a data de hoje foi escolhida para homenagear os panificadores. Quando a moça era rainha de Portugal, costumava distribuir, contra a vontade do rei, pães para os pobres. Certo dia, foi pega em flagrante e negou veementemente o ato, dizendo que carregava flores no saiote. O monarca quis ver para crer e na hora que Isabel soltou o vestido, caíram dele dezenas de pétalas. O Dia do Padeiro foi instituído em 1955 durante o II Congresso Nacional de Panificação.

07 de Julho

O nome verdadeiro de Cazuza era Agenor de Miranda Araújo Neto. A palavra “Cazuza” quer dizer, no Nordeste, moleque. Já o dicionário a define como “vespídeo solitário, de ferroada dolorosa”. Em 1989, o cantor assumiu publicamente que era portador do vírus HIV, se tornando o primeiro artista brasileiro a fazê-lo.

06 de Julho

Hoje é aniversário do Dalai Lama Tenzin Gyatso. Ele é filho agricultores da aldeia de Takster, situada no leste do Tibete. Seu nome é Lhamo Thondup e foi reconhecido como a 14ª reencarnação do príncipe Cherezig quando tinha 2 anos. Aos 4 anos, deixou a família e mudou-se para Lhasa, no palácio de Potala. Recebeu o nome de Jampel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso e passou a ser preparado para se tornar um Dalai Lama. O título é dado aos líderes religiosos do Tibete e eles são considerados os chefes do budismo.

05 de Julho

Há 2 mil anos, na Lídia, um pequeno país da Ásia Menor, alguém iniciou a cunhagem da moeda, em ouro, prata, cobre, bronze e outros metais. Outros países copiaram e aperfeiçoaram o sistema. Grécia e Roma colocaram símbolos nacionais nas moedas. A primeira moeda de prata de valor e peso definidos surgiu no século VII a.C. na ilha grega de Egina. Clique aqui e conheça outras curiosidades sobre dinheiro.

04 de Julho

O arroz doce, tradicional de Portugal, é uma sobremesa preparada com arroz, leite e açúcar, perfumada com casca de limão e canela. Entre as famílias ricas de Portugal, ele era presença obrigatória em dias de festa. Daí a expressão “arroz-de-festa” para aquela pessoa que não falta em nenhum evento.

03 de Julho

Hoje é Dia de São Tomé. Um dos 12 apóstolos de Jesus, ele é conhecido por duvidar da ressurreição de Cristo. A ele é atribuída a frase “só acredito vendo”. Por isso, o dia da festa do santo é também conhecido como o Dia dos Incrédulos. Segundo o Evangelho, ao encontrar Tomé durante uma reunião com os discípulos, Jesus disse: “Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!”. E, assim, Tomé tocou as chagas de Jesus e percebeu que ele tinha realmente ressuscitado.

02 de Julho

Em 2 de julho de 1945, foi inaugurado o hospital mais antigo do Brasil, a Santa Casa da Misericórdia de Santos (SP), pelo presidente Getúlio Vargas. Na verdade, a festa marcou a abertura do prédio mais recente da Santa Casa, originalmente criada por Braz Cubas em 1543, quando a cidade de Santos ainda era o povoado de Enguaguaçu. Chamado de Hospital de Todos os Santos, o local teve seu nome inspirado no maior hospital de Lisboa da época, e a data da sua fundação – 1o de novembro, o Dia de Todos os Santos – e acabou por batizar a futura cidade.

01 de Julho

A rainha Elizabeth, por ocasião do anúncio de noivado entre Diana e Charles, levou a garota ao seu ginecologista para comprovar se ela era virgem. Pouco antes de se casar, Lady Di sofreu de bulimia. Ela chegou ao altar 7 quilos e meio abaixo do peso. Charles e Diana não puderam dizer o famoso “Enfim, sós”. Eles passaram a lua-de-mel a bordo do iate real “Britannia”, numa viagem pelo mar Mediterrâneo. Estavam acompanhados de 21 oficiais e 256 marinheiros.

30 de Junho

Em toda a sua vida, Chico Xavier, o maior médium do Brasil, escreveu 412 obras. Depois de sua morte, mais 39 livros psicografados por ele foram publicados. Chico nunca admitiu ser o autor dessas obras, dizendo que apenas escrevia o que os espíritos ditavam. Por isso, não aceitava o dinheiro arrecadado com os livros. O médium psicografou também cerca de 10 mil cartas de falecidos a familiares. Chico Xavier morreu às 19h30 do dia 30 de junho de 2002, aos 92 anos, em Uberaba (MG). No mesmo dia, o Brasil conquistou pela quinta vez a Copa do Mundo. Amigos do médium contam que ele pedia a Deus para morrer em um dia em que o país estivesse em festa.

29 de Junho

O apresentador de TV Serginho Groisman faz aniversário hoje. No início dos anos 70, quando ele estudava no colégio Equipe, em São Paulo, promovia eventos musicais no teatro do local. Levava para lá músicos como Arrigo Barnabé, Gilberto Gil e Paulinho da Viola. Ele estreou na Rede Globo em 1982, numa reportagem para o “Fantástico”. Entrevistou o então piloto de kart Christian Fittipaldi. Mas só sua mão apareceu no vídeo.

28 de Junho

O maluco beleza Raul Seixas faria aniversário hoje. Certa vez, a mãe de Raul chegou em casa e o encontrou dentro da geladeira com o nariz sangrando. Era uma aposta entre ele e seu irmão Plínio para ver quem conseguia ficar mais tempo dentro do refrigerador. O cantor também adorava ler e abusava da vasta biblioteca de seu pai. Sua obra favorita era “O livro dos porquês”. Mas não gostava de estudar. Repetiu cinco vezes a 2ª série do ginásio.

27 de Junho

O escritor Guimarães Rosa faria aniversário hoje. Sua família o chamava de Joãozito. Quando tinha seis anos, leu, em francês, seu primeiro livro: Les Femmes Qui Aimment. Foi autodidata, estudando sozinho os idiomas alemão e russo. A riqueza regional de suas obras vem de um hábito que sempre cultivou: andava pela zona rural com um caderninho pendurado no pescoço, onde anotava expressões populares e nomes de plantas e animais.

26 de Junho

O aniversariante do dia é Gilberto Gil. Em 1963, ele conheceu Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia e Tom Zé. Com eles, no ano de 1964, se apresentou em público pela primeira vez, no show “Nós, por Exemplo”, no Teatro Vila Velha.

25 de Junho

No dia 25 de junho de 1862, sob a lei do Imperador dom Pedro II, o Brasil adotou o Sistema Métrico Decimal Francês, criado em 1793, e que tinha três unidades básicas: o metro, o litro e o quilograma. Antes, a medição não era controlada nem unificada e as medidas usadas eram as mesmas utilizadas em Portugal: a libra, a arroba e o salamim. O novo sistema gerou uma série de manifestações. A maior delas foi o Quebra-Quilos, na Paraíba, em 1874, quando quase mil pessoas armadas amassaram os quilos e medidas em lojas comerciais.

24 de Junho

Hoje é Dia de São João! O primo de Jesus Cristo teria nascido por milagre, já que seus pais, Isabel e Zacarias, já eram velhos demais para terem filhos. Adulto, João Batista ficou famoso como pregador e ganhara o apelido Batista exatamente por batizar as pessoas que queriam se purificar de todos os pecados e esperar pela vinda do Messias. Ele mesmo batizou Jesus no Rio Jordão. No Nordeste, a festa de São João é tão importante que quase impediu a votação do IPMF no Congresso em 1993. O governo só conseguiu manter os deputados nordestinos no plenário porque prometeu reservas em voos que chegavam a tempo para a abertura da comemoração.

23 de Junho

Em 23 de junho de 1894, foi fundado o Comitê Olímpico Internacional, por iniciativa do barão Pierre de Coubertin (1863-1937). Durante um congresso sobre educação e pedagogia na Universidade de Sorbonne, em Paris, o barão Pierre de Coubertin propôs a criação de uma organização internacional que promovesse uma competição esportiva entre atletas amadores do mundo todo, a cada quatro anos, como os Jogos da Grécia Antiga. Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceriam dois anos mais tarde, em Atenas. Coubertin achava que o esporte havia levado os gregos ao apogeu, e resolveu ressucitar os Jogos Olímpicos depois de assistir, em 1889, aos Jogos Pan-Helênicos, que eram realizados desde 1859. O objetivo era colocar o esporte a serviço do desenvolvimento do homem, estabelecendo uma sociedade pacífica e comprometida com a preservação da dignidade humana.

22 de Junho

O filme Shrek é uma animação do DreamWorks, o estúdio fundado por Steven Spielberg. Conta a história do ogro que dá nome ao filme, cujo pântano onde mora é invadido por personagens da literatura infantil. Para ficar livre dos intrusos, ele faz um trato com o lorde Farquaad e tem que salvar a princesa Fiona de um dragão. Acaba contando com a ajuda de Burro Falante. O ogro tem hábitos repulsivos: come ratos tostados no espeto, fabrica velas com a cera do ouvido, toma banhos de lama e escova os dentes com a gosma retirada de lagartas espremidas. A sequência do longa estreou no Brasil em junho de 2004. O apresentador Pedro Bial dublou a voz de uma das personagens da história, a irmã Feia.

21 de Junho

Machado de Assis faria aniversário hoje. Ele era bisneto de escravos e filho de Joaquim, um pintor de paredes mulato, e de Maria Leopoldina, uma lavadeira. Nasceu no Morro do Livramento, ficou órfão de mãe aos 3 anos e de pai, aos 11. Não frequentou escola e tornou­-se vendedor de balas na rua para a tia doceira.

20 de Junho

Em 2004, Nicole Kidman entrou para o Guinness Book – O Livro dos Recordes como a atriz mais bem paga do mundo. Só para estrelar um comercial do perfume Chanel nº 5 ela recebeu 3,7 milhões de dólares. A loira perdeu o título em 2011 para Sandra Bullock, que ganhou 56 milhões de dólares por seu papel em Um Sonho Possível (2009). Curiosidades sobre 19 atrizes de Hollywood.

19 de Junho

O dia 19 de junho foi batizado nos Estados Unidos como “Juneteenth” (contração das palavras junho e do número 19 = june e nineteenth) e ficou conhecido também como “Dia da Libertação”. O chefe do exército da Confederação, Robert Lee, assinou a rendição da Guerra da Secessão nos Estados Unidos em 9 de abril de 1865, mas foram necessários dois meses para que os escravos de Galveston, no Texas, fossem informados de que finalmente eram homens livres. A notícia chegou com as tropas da União, comandadas pelo general Gordon Granger. O sulista Texas, que fazia parte da Confederação, foi o último estado a libertar os escravos. O presidente americano Abraham Lincoln havia decretado a libertação dos escravos dois anos e meio antes, 1º de janeiro de 1863. As primeiras comemorações da emancipação ocorreram em Galveston, logo depois do final da Guerra. O “Juneteenth” é hoje feriado nos Estados do Texas, Nova York e Virgínia (capital da Confederação).

;

Hoje é aniversário do francês Blaise Pascal. A primeira máquina de somar de verdade foi construída por ele em 1642. Filósofo e matemático, Pascal cresceu observando seu pai ocupado em horas de cálculos tediosos. Determinado a reduzir o trabalho do pai (e possivelmente o seu próprio no futuro, pois também pensava em se tornar um cobrador de impostos), construiu aos 19 anos um aparelho automático que, girando suas pequenas rodas, adicionava e subtraía. Por mais precisa e rápida que fosse para sua época, a máquina de calcular de Pascal nunca foi bem aceita: os funcionários, cujo ganha­-pão era baseado nos cálculos à mão, viram no dispositivo uma ameaça a seu trabalho e se recusaram a usá­-lo.

18 de Junho

No dia 18 de junho de 1908, um navio de 6 mil toneladas chamado Kasato-Maru aportou em Santos com 781 japoneses contratados para trabalhar em fazendas do café no país. O fato marcou o início da imigração nipônica ao Brasil, que durou de 1908 a 1968. Nesse período, desembarcaram em solo nacional 243.441 filhos da terra do Sol vermelho. Eles se concentraram principalmente na região norte do Paraná e no estado de São Paulo.

17 de Junho

A desertificação – ou seca – é um processo de degradação do solo, da vegetação e dos recursos hídricos, que pode fazer com que a área atingida se torne um deserto. Geralmente, o fenômeno é causado por variações climáticas e pela ação do homem. Para tentar conter essa ameaça, em 1993 teve início a Convenção Internacional de Combate à Desertificação, que terminou no dia 17 de junho de 1994, data que se transformou no Dia Mundial de Luta contra a Desertificação. A Convenção foi assinada por mais de 100 países, incluindo o Brasil, e suas resoluções entraram em vigor em 1996.

16 de Junho

Famoso autor de marchas de Carnaval, Lamartine Babo compôs o hino do América carioca, seu time de coração, e os hinos de Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Bangu, Bonsucesso, Madureira, Olaria e São Cristóvão. No hino do Botafogo, conta-se que o segundo verso dizia originalmente “campeão de 1910”. Isso gerou certa irritação entre os dirigentes, que consideravam aquela afirmação muito restritiva para um clube que pretendia ganhar muitos outros títulos. Lamartine Babo teve que mudar o verso para “campeão desde 1910”.

15 de Junho

Joachimsthaler era o nome de uma região da Boêmia de onde se retirava prata para cunhar moedas. A moeda, que estava circulando por todos os lados, antes chamada pelo mesmo nome da região, passou a ser mais conhecida por thaler. Em dinamarquês e num alemão mais vulgar, a primeira consoante da palavra soava um pouco diferente, parecendo ser daler. O inglês adotou essa pronúncia, que aos poucos mudou sua escrita para dollar (dólar em português). Em 1785, os Estados Unidos adotaram oficialmente o dollar como o nome da unidade padrão do dinheiro, porque o termo era mais conhecido e não estava associado a nenhuma nomenclatura da moeda oficial inglesa.

14 de Junho

A aniversariante do dia é a tenista Steffi Graf. Peter Graf, pai de Steffi, incentivava a filha a praticar o esporte. Aos quatro anos, se ela acertasse 20 bolas seguidas, ganhava um pirulito. Quando chegou aos 8 anos, Steffi precisava rebater 50 bolas para ganhar uma boneca Barbie nova. A boneca mais famosa do mundo, lançada em 9 de março de 1959, foi inspirada e ganhou o nome de Barbie Handler, filha da americana Ruth Handler, fabricante de brinquedos.

13 de Junho

Hoje é o dia da festa de Santo Antônio de Pádua, o santo casamenteiro. O Dia da Casamenteira foi escolhido para homenagear aquelas mulheres que se dedicam a organizar tudo em uma cerimônia de casamento, já que Santo Antônio teria ficado famoso ajudando as donzelas a conseguir o dote – uma quantia em dinheiro ou alguma riqueza que a família do noivo exigia para que o enlace acontecesse. Ele nasceu no século XIII, em Lisboa, Portugal, e pregou na França e na Itália, convertendo milhões de pessoas ao cristianismo. Antônio morreu em 1231, aos 36 anos de idade. Sua língua foi preservada e é venerada até hoje em um relicário, na cidade italiana de Pádua.

12 de Junho

Hoje comemora-­se o Dia dos Namorados. O primeiro casal da história ­ e talvez um dos mais famosos ­ era formado por Adão e Eva. Na teologia católica romana, Adão violou sua inocência quando teve relações sexuais com Eva. O casal foi expulso do paraíso depois de comer a maçã da árvore do conhecimento. O “pecado original” cometido pelo casal é transmitido de geração para geração.

11 de Junho

Hoje é Dia da Marinha Brasileira. Marca o dia da Batalha Naval do Riachuelo, no Rio Paraná, em 1865. Em uma das batalhas mais decisivas da Guerra do Paraguai, a esquadra brasileira, comandada pelo almirante Tamandaré e Francisco Manuel Barroso da Silva – aliado às forças argentinas sob o comando do general Paunero -, praticamente aniquilou a paraguaia, comandada por Pedro Inacio Meza. A vitória do Brasil impediu a invasão da província argentina de Entre Ríos e interrompeu a marcha do governante paraguaio Solano López, até então triunfante. A partir desse episódio, o Paraguai só pôde colocar em prática estratégias de defesa.

10 de Junho

Também conhecido como o Dia de Portugal, hoje é lembrada a data da morte do poeta português Luís Vaz de Camões, autor do poema épico “Os Lusíadas”. Camões nasceu provavelmente em Lisboa, entre 1524 e 1525, e pertencia a uma família da pequena nobreza, vinda da Espanha. Ele trocou os estudos pelas viagens às Índias, que acabaram inspirando sua obra-prima. “Os Lusíadas” foi publicado em 1572. Camões morreu oito anos depois, pobre e esquecido.

09 de Junho

Nascido nas Ilhas Canárias, na Espanha, no dia 19 de março de 1534, José de Anchieta entrou para a Companhia de Jesus aos 17 anos. Dois anos depois, veio para o Brasil e começou o trabalho de catequese e educação dos índios. No dia 25 de janeiro de 1554, participou da fundação do Colégio de São Paulo, que deu origem à cidade de São Paulo. O jesuíta trabalhou com os índios até a sua morte, no dia 9 de junho de 1597, no Espírito Santo. Conhecido como o “apóstolo do Brasil”, Anchieta foi beatificado pelo papa João Paulo II, em 1980.

08 de Junho

Hoje é o aniversário da atriz Sônia Braga. Ela despontou na televisão em 1967. Tinha 17 aninhos e participava do programa “O Mundo Encantado de Ronnie Von”, na TV Record. Sônia era a fadinha que lia as cartas dos telespectadores. O ator Antônio Fagundes confessou que deu apenas um beijo de língua de verdade na TV. Foi nela, durante a novela “Dancing days”. Todos os outros foram de mentirinha.

07 de Junho

Os papagaios não falam, apenas imitam os sons que ouvem. Os formatos recurvados do bico, do palato (céu da boca) e da língua, associados à parte respiratória, facilitam a reprodução de sons mais graves, parecidos com a voz do homem. O mainá, pássaro nativo da Índia, imita a fala humana com mais fidelidade que o papagaio. Desvende mais lendas animais.

06 de Junho

O Dia D aconteceu neste dia no ano de 1944. Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército alemão dominava quase todo o continente europeu. Mas no dia 6 de junho de 1944, os aliados começaram a derrotar o Terceiro Reich, de Adolf Hitler, com a retomada da região da Normandia, litoral da França. Uma invasão usando a Inglaterra como base era previsível demais, pensavam os alemães. Hitler imaginava que eles viriam por Pas-­de-­Calais, o local em que o Canal da Mancha é mais estreito. Errou.

05 de Junho

Nessa data, em 1972, aconteceu a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. O evento teve a participação de 113 países, 250 organizações não-governamentais e organismos da ONU, e teve como foco principal a degradação da natureza pelo homem e os riscos para o seu próprio bem-estar e sobrevivência. Durante a Conferência foram elaborados uma Declaração sobre o Meio Ambiente Humano, com princípios de comportamento e responsabilidade relacionados às questões ambientais, e um plano de ação, que pregava a cooperação entre os países na busca de soluções para o meio-ambiente.

04 de Junho

A atriz Angelina Jolie é conhecida por ser uma pessoa de hábitos exóticos. Além de criar ratos e colecionar punhais, ela andava com um pouco do sangue do ex-marido, o ator Billy Bob Thornton, em um vidrinho pendurado no pescoço, quando os dois eram casados.

03 de Junho

David Carradine estrelou os 72 episódios do seriado “Kung Fu“. Ele fazia o papel de Kwai Chang Caine, também chamado de Gafanhoto pelo seu professor, mestre Pó. A trama mostrava suas andanças pelos Estados Unidos atrás de um irmão desconhecido, seu exaustivo treinamento para se tornar um shaolin e a perseguição empreendida por caçadores de recompensa (ele estava sendo procurado pela morte de um membro da realeza). Os episódios tiveram cenas gravadas no Mosteiro de Shaolim, na cidade de Zhenghzou, na China.

02 de Junho

Hoje é aniversário do Marquês de Sade. Seu nome verdadeiro era Donatien­ Alphonse­ François Sade. Como escritor, ele descreveu o prazer de torturar e humilhar o parceiro para obter satisfação sexual. Ele usava a violência em busca do prazer, na intimidade das alcovas e das celas de prisões e asilos que frequentou. Foi por isso que esse hábito ganhou o nome de “sadismo”. Sua fama cresceu por causa das inúmeras queixas que as prostitutas faziam às autoridades policiais. Ele as levava a um apartamento alugado na rua Muffetard, em Paris. Ao chegar lá, as prostitutas eram apresentadas a uma coleção de chicotes, cinturões de couro e correntes.

01 de Junho

Apesar de já ter ganho o Oscar, o aniversariante de hoje, Morgan Freeman, começou sua carreira como figurante. A primeira aparição do ator nas telas dos cinemas foi em “O Homem do Prego”, de 1964, como um pedestre. Freeman fez mais duas figurações antes de ser creditado por um personagem.

31 de Maio

Hoje comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Fumo. Muitas pessoas fumam cachimbo e o charuto até ganhou espaços onde seus fãs podem apreciá-lo, mas o campeão de vendas é mesmo o cigarro. Existem duas versões conhecidas sobre sua invenção. Uma delas diz que, no começo do século XVI, os mendigos de Sevilha tiveram a idéia de enrolar o fumo das baganas de charuto num canudinho de papel. Rapidamente o cigarro chegou à Portugal e à Itália, e, por intermédio dos marinheiros portugueses, aos portos de comércio do Mediterrâneo e à Rússia.

;

Hoje é aniversário de Marília Gabriela . Antes de ser jornalista, a apresentadora também trabalhou como modelo. E em 2001, ela atacou de atriz, protagonizando o espetáculo Esperando Beckett, dirigido por Gerald Thomas.

30 de Maio

Hoje é Dia dos Bandeiras. Bandeiras em estado ruim de conservação não podem ser hasteadas em nenhum lugar do território nacional, mas sim entregues a uma unidade militar para que sejam incineradas em 19 de novembro, Dia da Bandeira.

29 de Maio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi fundado em 29 de maio de 1936 e, inicialmente, tinha o nome de Instituto Nacional de Estatística. O Dia do Geógrafo foi oficializado por uma resolução interna, de 07 de julho de 1945. Até então, o dia era comemorado em 11 de dezembro por causa do artigo 35 do Decreto nº 23.569, de 11/12/1933, que estabelecia as funções do engenheiro-geógrafo.

28 de Maio

Em 1987, na Costa Rica, foi realizado o V Encontro Internacional da Mulher e da Saúde. Durante o evento foram discutidas questões relacionadas à morte de mulheres durante a gravidez, o parto, o pós-parto e decorrentes de abortos malfeitos. Logo depois do encontro, em uma reunião realizada no dia 28 de maio, 80 mulheres de várias nacionalidades instituíram esse dia como Dia de Ação pela Saúde da Mulher. Uma vez que o primeiro tema discutido foi a morte materna, a data também é lembrada como o Dia Mundial Contra a Mortalidade Materna. Após essa iniciativa, a campanha foi assumida por vários países e associações internacionais. O tema muda a cada dois anos, mas está sempre relacionado à saúde sexual e reprodutiva da mulher.

27 de Maio

A Confederação Nacional das Profissões Liberais foi legalmente reconhecida no dia 27 de maio de 1954, pelo decreto no 35.575. Fundada no dia 11 de fevereiro de 1953, a entidade representa aproximadamente 40 categorias de profissionais autônomos, ou seja, profissionais que não têm vínculo empregatício com as empresas onde trabalham.

26 de Maio

O ator John Wayne, aniversariante do dia, esteve entre os 10 atores que mais recebem correspondências 25 vezes em sua carreira, mais do que qualquer estrela da história do cinema. Entre 1949 e 1974, em apenas um ano ele não apareceu: 1956. Nos anos de 1950, 1951, 1954 e 1971 ele foi o número 1 do ranking.

25 de Maio

O filme Star Wars, que estreou nos EUA em 25 de maio de 1977, ganhou seis Oscars. Referência quando o assunto é ficção científica, a obra-prima de George Lucas foi filmada em locações na Tunísia, Guatemala, EUA e Inglaterra.

24 de Maio

Hoje é o Dia do Café! Reza a lenda que, no século 9, um árabe chamado Kaldi disseminou o café em sua tribo depois de notar a felicidade de seus bodes ao comerem aquelas frutinhas vermelhas. Nos 400 anos seguintes, os grãos de café eram apenas mastigados, por causa de seu efeito estimulante. Os árabes do século 13 foram os primeiros a processar o fruto amadurecido e torrado e dele tirar a bebida que conhecemos hoje.

23 de Maio

A sigla M.M.D.C. representa os nomes dos quatro rapazes mortos no levante paulista de 23 de maio de 1932: Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo. Uma lei promulgada em 2004 acrescentou à sigla MMDC a letra A. Ela se refere a Alvarenga, sobrenome de Orlando de Oliveira. Supõe-se que o rapaz também teria morrido nos conflitos contra aliados de Getúlio Vargas. A decisão de incluí-lo no grupo de combatentes causou polêmica. Há dúvidas sobre a data dos ferimentos de Alvarenga. Acredita-se que ele tenha sido ferido apenas em agosto, pois há um espaço de tempo em que seu nome não consta na relação de internos do hospital.

22 de Maio

Hoje é o dia de Santa Rita de Cássia, a padroeira dos apicultores. Quando ela ainda era pequenininha, seus pais trabalhavam no campo e, como não tinham com quem deixá-la, a colocavam em um cesto de vime perto da lavoura. Um dia, Rita foi envolvida por um enxame de abelhas brancas mas, em vez de picá-la, elas levaram mel à sua boca. A tradição conta também que, quando Santa Rita morreu, em 1457, seu corpo foi envolto por abelhas negras.

21 de Maio

A cachaça começou a ser produzida na década de 1530, no litoral de São Paulo, logo depois do início do povoamento do Brasil, nos engenhos Madre de Deus, São João e dos Erasmos, do português Martin Afonso de Souza. Os portugueses decidiram aproveitar o mel de cana abundante por aqui para competir com o rum, bebida vinda da Jamaica que fez sucesso na Europa do século 16. No início, o aguardente era chamado “vinho de cana” ou “vinho de mel”. O nome “cachaça” se popularizou a partir do século 18, e vem do espanhol “cachaza”, que naquele período significava “bagaceira inferior”.

20 de Maio

Metrologia é a ciência que estuda as unidades de medida. Em 20 de maio de 1875, realizou-se a Convenção do Metro, em Paris, na França. Dezessete países assinaram um contrato e, de acordo com ele, passaram a adotar o sistema métrico. Atualmente, 18 nações fazem parte do acordo.

19 de Maio

Além do dia 11 de agosto, que marca a criação do curso de Direito no Brasil, os advogados também comemoram o 19 de maio, dia da morte de Santo Ivo (1253-1303), padroeiro da profissão. Nascido em uma família pobre na Bretanha, ele começou a estudar direito civil e canônico aos 14 anos de idade em Paris e Orleans. Santo Ivo atuou nas causas civis e eclesiásticas e defendia os pobres que não podiam pagar por um advogado.

18 de Maio

Ao longo da vida, Mário de Andrade correspondeu-se com 1.100 pessoas. Metódico e organizado, ele arquivou 7 mil cartas e, em seu testamento, determinou que elas só fossem abertas no ano do cinquentenário da sua morte. O cofre foi aberto em janeiro de 1995.

17 de Maio

Hoje comemora-se o Dia Mundial das Telecomunicações. O telefone celular foi uma criação que revolucionou essa área. A atriz Hedy Lamaar, famosa por aparecer nua na produção erótica Ecstasy (1933), inventou o sistema que serviu de base para os celulares. Durante quatro anos, ela foi casada com o austríaco Fritz Mandl, um rico fabricante de armas. Acompanhou o marido em diversos jantares com a ascendente elite nazista. Certo dia, insatisfeita com o casamento, Hedy drogou a empregada que a vigiava, pulou a janela e fugiu para a Inglaterra. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela criou um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas e o patenteou em 1940 usando o seu verdadeiro nome, Hedwig Eva Maria Kiesler.

16 de Maio

Hoje é Dia do Gari. A palavra gari é uma homenagem ao empresário francês Aleixo Gary, que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Em 11 de outubro de 1876, ele assinou um contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade, que incluía a retirada de lixo de casas e praias e o transporte para a Ilha de Sapucaia, atual bairro Caju. Seu contrato venceu em 1891 e seu primo Luciano Gari o substituiu. A empresa acabou em 1892 e foi criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, cujos serviços não eram bons. No ano de 1906, o órgão tinha somente 1.084 animais de carga para trabalharem na coleta das 560 toneladas de lixo. A partir dessa data, teve início a coleta de lixo com equipamentos mecânicos.

15 de Maio

Hoje é aniversário do ex-jogador de futebol Raí. Ele é presidente da Fundação Gol de Letra, instituição que busca investir na formação de crianças e adolescentes, garantindo direito a educação, cultura e assistência social. A fundação é fruto das idéias de Raí e do jogador Leonardo, que quando jogavam juntos no Paris Saint Germain pensaram em trabalhar com crianças.

14 de Maio

Hoje é aniversário de Mark Zuckerberg. O ex-universitário, junto aos colegas Eduardo Saverin (um brasileiro) e Andrew McCollum, lançou o “The Facebook” em um dormitório da Harvard no dia 4 de fevereiro de 2004. Zuckerberg projetou a rede social para ser utilizada apenas pelos estudantes de Harvard. Mas, em dois meses, ela se expandiu para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade de Boston, o Boston College e todas as escolas Ivy League. Em dezembro de 2004, o número de usuários chegou a 1 milhão.

13 de Maio

Em 13 de maio de 1888, a princesa regente Isabel assinou a Lei 3.353, conhecida como Lei Áurea, e libertou os escravos. O Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão e, entre a segunda metade do século XVI e 1850, ano em que acabou o comércio de escravos, mais de 3,6 milhões de africanos foram capturados e trazidos para o Brasil. É tanta gente que, até o século XVIII, 80% da população brasileira era negra e trabalho era sinônimo de escravidão.

12 de Maio

O presidente Getúlio Vargas, por meio de um decreto-lei de 1938, instituiu o Dia Mundial do Enfermeiro. A data foi escolhida em homenagem a Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. Filha de uma família inglesa muito rica, nasceu em 12 de maio de 1820, na Itália, em uma viagem de seus pais pela Europa. Em 1853, Florence teve aulas de enfermagem e resolveu exercer a profissão durante a Guerra da Crimeia (1854-1856) – na qual Grã-Bretanha, França e Turquia declararam-se contra a Rússia. Ela trabalhou como enfermeira em Scutari, Turquia. Florence logo ficou conhecida por seu carinho especial pelos pacientes e pela organização da infra-estrutura hospitalar. Em 1860, fundou a primeira escola de enfermagem do mundo, a Nightingale Training School for Nurses. Florence morreu no dia 13 de agosto de 1910.

11 de Maio

Hoje é Dia do Telégrafo. James Clerk Maxwell, professor de Física Experimental em Cambridge, na Inglaterra, provou matematicamente, em 1864, que uma onda elétrica podia produzir um efeito a uma distância considerável do ponto no qual ocorria (portanto, os sinais elétricos não estavam limitados a propagar-se ao longo de um fio). Era a teoria da telegrafia, que o físico alemão Heinrich Rudolf Hertz demonstrou experimentalmente em 1888.

10 de Maio

Hoje, é aniversário de Bono Vox. Ele é o único homem no mundo que, além do Nobel, já foi indicado para o Oscar (pela trilha sonora de “Gangues de Nova York” ), o Grammy e o Globo de Ouro – pelas músicas dos filmes “Em Nome do Pai” (1993), “Batman Eternamente” (1995) e “Terra de Sonhos” (2002).

09 de Maio

Hoje é aniversário do humorista Dedé Santana. Dedé integrou a primeira formação de “Os Trapalhões”, ao lado de Renato Aragão, Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino. O programa chamava-se “Adoráveis Trapalhões” e era apresentado pela TV Excelsior, em 1965. A formação mais famosa, com Dedé Santana, Mussum e Zacarias, começou em 1975, na TV Tupi.

08 de Maio

No dia 8 de maio de 1886, o farmacêutico John Styth Pemberton começou a vender o xarope que havia inventado (mais tarde, batizado de Coca-Cola) por cinco centavos o copo em sua própria farmácia, como medicamento contra a ânsia de vômito. Em seu primeiro ano, a bebida deu prejuízo. Pemberton investiu 73 dólares em publicidade e faturou apenas 50 dólares com a venda de 13 copos do refrigerante por dia.

07 de Maio

Na data de hoje, dois nomes ilustres da música clássica comemoravam seus aniversários: Johannes Brahms (1833) e Piotr Ilich Tchaikovski (1840). Brahms costumava destruir os originais que não eram aprovados por sua severa autocrítica. Ele compôs obras de quase todos os gêneros musicais, exceto ópera. Tchaikovski, quando regeu sua primeira música própria em público, teve a alucinação de que sua cabeça iria se desprender a não ser que ele a mantivesse totalmente rígida. O músico só voltou a reger em público 10 anos depois.

06 de Maio

Cinco dias depois do Descobrimento do Brasil, em 1500, o astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral registrou a latitude da Baía de Cabrália, atual Porto Seguro. Esse documento é considerado o trabalho cartográfico mais antigo do Brasil. Na época, ainda se usava o Calendário Juliano e, feita a conversão para o Calendário Gregoriano, utilizado até hoje, o dia ficou marcado como 6 de maio. Para comemorar essa data, o Dia do Cartógrafo foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC).

05 de Maio

Em 2011, a cantora Adele bateu um recorde de Madonna: desde 1990, uma mulher não ficava em primeiro lugar nas paradas britânicas por 10 semanas seguidas. Não satisfeita, ela também quebrou recordes de Beatles e Pink Floyd, ao ficar por 16 semanas em primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. E tem mais: desde os Beatles, em 1964, ela é a primeira artista a ter dois hits entre os 5 primeiros das paradas britânicas simultaneamente.

04 de Maio

O cantor e compositor Herbert Vianna faz aniversário hoje. Em 1986, Herbert apostou com a EMI, gravadora do álbum “Selvagem”, que o disco não venderia 500 mil cópias. Entretanto, foram vendidas mais de 600 mil cópias. O cantor pagou a aposta: correu dentro da gravadora totalmente nu.

03 de Maio

Hoje é Dia do Pau-Brasil. Em 1500, essa árvore era abundante na Mata Atlântica do litoral do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro. Os índios o chamavam de ibirapitanga (árvore vermelha em tupi). De seu tronco, de fato, eles extraíam a tinta vermelha para pintar os corpos.

02 de Maio

Leonardo da Vinci morreu em 2 de maio de 1519. Muitos anos depois de sua morte, foi descoberto o projeto de uma bicicleta muitíssimo superior, em termos de solução de engenharia, às primeiras que seriam fabricadas por volta de 1817. O sistema proposto por Leonardo tinha o pedal ligado a uma roda dentada, que transmitia força à roda traseira por meio de uma correia. A ideia seria adotada no começo do século XX. Sua bicicleta jamais foi construída em seu tempo. O mesmo aconteceu com todos os seus outros inventos, avançados demais para as possibilidades técnicas da época.

01 de Maio

Hoje é Dia do Trabalho. Em 1º de maio de 1886, um confronto entre grevistas acabou com a morte de quatro manifestantes e três policiais, nos Estados Unidos. Oito líderes do movimento foram presos, sete condenados à morte e um à prisão perpétua. Este foi o episódio mais lembrado, anos mais tarde, quando os países industrializados decidiram escolher uma data para comemorar a luta dos trabalhadores pelo seus direitos.

30 de Abril

Hoje se comemora o Dia Nacional da Mulher. Nascida em 30 de abril de 1880, a mineira Jerônima Mesquita entrou para a história como uma grande defensora dos direitos das mulheres, como o direito de votar. A feminista ajudou a trazer o escotismo para o Brasil em 1919, ao organizar o movimento dos bandeirantes. Foi também a fundadora do Conselho Nacional de Mulheres do Brasil – CNMB -, em 1947. Jerônima morreu no Rio de Janeiro, em 1972.

29 de Abril

Durante as filmagens de O Inquilino Sinistro, em 1926, um extra faltou e o próprio diretor Alfred Hitchcock entrou em seu lugar. Gostou tanto da experiência que passou a fazer isso em seus outros filmes. Foram 35 no total, incluindo os trailers, que eram apresentados por ele. A mãe do diretor exigia que ele se sentasse ao pé de sua cama para lhe contar as novidades do dia. O hábito acabou sendo reproduzido pelo personagem Anthony Perkins em Psicose (1960). Nesse filme, Hitchcock utilizou xarope de chocolate para simular o sangue que escorre na famosa cena do chuveiro. Hitchcock nunca recebeu um Oscar.

28 de Abril

No dia 28 de abril de 1959, foi fundado o Sindicato dos Trabalhadores Joalheiros (Sintrajoias), na cidade de São Paulo. Três anos depois, a Câmara dos Vereadores da capital paulista aprovou um projeto para que o Dia do Trabalhador Joalheiro fosse comemorado em 28 de abril. Na época, o sindicato ocupava uma sala alugada no Edifício Martinelli, na Rua São Bento, centro da cidade. Hoje, o Sintrajoias tem uma sede própria no bairro da Bela Vista e representa 60 mil trabalhadores no Estado de São Paulo.

27 de Abril

Dinho, vocalista do Capital Inicial, está fazendo aniversário. Ele é filho de diplomatas. Antes de ir para Brasília, morou em Genebra, na Suíça. A canção “Música Urbana”, sucesso de sua banda, só tinha uma estrofe. Dinho ligou para Renato Russo, da Legião Urbana, e pediu a segunda estrofe. Ele fez a letra na hora, ditando para que Dinho escrevesse.

26 de Abril

Hoje é Dia do Goleiro. Sabe qual foi o primeiro goleiro a usar luvas no Brasil? Jaguaré Bezerra de Vasconcelos, o Dengoso, do Vasco da Gama. Em uma excursão do time à Europa, em 1929, o goleiro trouxe a novidade: 2 pares de luvas de borracha, pretas por fora e vermelhas por dentro.

25 de Abril

Os produtores de O Poderoso Chefão (1972) não queriam que Al Pacino interpretasse Michael Corleone. Mas o diretor Francis Ford Coppola bateu tanto o pé que Pacino acabou sendo chamado para o papel. Por isso, durante todas as filmagens, a equipe se referia ao ator como “aquele Pacininho”.

24 de Abril

A Fundação da Memória Republicana, que abriga o Memorial José Sarney, é o mais ambicioso e completo de todos os memoriais de ex-presidentes do Brasil. Fica em São Luís do Maranhão e tem até espaço reservado para o seu mausoléu. Conta com uma biblioteca de 40 mil títulos, as agendas diárias de compromissos no Palácio do Planalto durante os cinco anos do governo Sarney, 70 mil recortes de reportagens de jornais e revistas da época, todos os despachos do então presidente, os pronunciamentos televisivos e todos os presentes recebidos enquanto ele ocupava a Presidência. Curiosidades sobre todos os ex-presidentes do Brasil.

23 de Abril

Sant Jordi é o patrono da cidade de Barcelona. Seu dia, 23 de abril, é o equivalente ao Dia dos Namorados catalão. Pela tradição, homens ganham livros; mulheres, rosas vermelhas decoradas com um raminho de trigo, símbolo da fertilidade, e fitinhas de listras amarelas e vermelhas, cores da Catalunha. Amigos e pais e filhos também se presenteiam.

;

Hoje é Dia Nacional do Choro, em homenagem ao nascimento do músico Pixinguinha. O apelido de Alfredo da Rocha Viana Filho vem de uma mistura de “pizidim” (“menino bom”, no dialeto africano falado por sua avó) com “bexiguinha”, como era chamado na época em que contraiu varíola. A data existe oficialmente desde 4 de setembro de 2000, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei proposta pelo senador Artur da Távola e originada por iniciativa do bandolinista Hamilton Holanda e de seus alunos na Escola de Choro Rafael Rabello.

22 de Abril

Pedro Álvares Cabral saiu da praia do Restelo, em Lisboa, ao meio-dia de 9 de março de 1500, uma segunda-feira. Ele tinha 32 anos. Trouxe um total de 1500 pessoas, que vieram em 10 naus e 3 caravelas. A nau capitânia, comandada por Cabral, tinha capacidade para 250 tonéis. Ao todo, havia 190 homens a bordo. Uma das naus desapareceu no dia 23 de março de 1500. Era comandada por Vasco de Ataíde, e tinha 150 homens. Os outros barcos fizeram dois dias de buscas, mas nada encontraram. A viagem levou 44 dias. No dia 22 de abril de 1500, Cabral ancorou em frente ao Monte Pascoal, na Bahia, a 36 quilômetros do litoral brasileiro.

21 de Abril
Hoje é o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação. A data é comemorada informalmente desde 2002, mas entrou para o calendário oficial da ONU em 2017. A primeira comemoração global aconteceu em 21 de abril de 2018. O Dia Mundial da Criatividade e da Inovação estimula a criação de novas ideias para o bem-estar coletivo, para a solução de problemas e para o desenvolvimento sustentável do planeta. Por que a escolha do 21 de abril? A primeira “Semana da Criatividade”, criada pela canadense Marci Segal, abriu os trabalhos em 15 de abril, data de nascimento do gênio italiano Leonardo da Vinci. Depois de uma semana de palestras e debates, o encerramento do evento aconteceu em dia 21 de abril, véspera do Dia do Planeta Terra.
;

O ator Anthony Quinn, aniversariante do dia, esbofeteou violentamente a mulher, Katherine De Mille (filha do diretor Cecil B. De Mille), ao descobrir que a moça não era mais virgem.

20 de Abril

Hoje o ditador alemão Adolf Hitler faria aniversário. O pai do nazismo foi responsável pela morte de milhares de pessoas, entre elas negros, judeus, ciganos e homossexuais. Ainda menino, Hitler estudou na abadia de Lambach, cidade em que morava, e queria ser sacerdote. Lá, além de ter participado do coral dos meninos beneditinos, teve o primeiro contato com a suástica, que mais tarde passou a ser o símbolo do nazismo. O desenho teria sido trazido pelo abade Teodorich Hagen. Ele ordenou que todas as paredes, mesas e objetos de culto da abadia tivessem o símbolo esculpido.

19 de Abril

Neste dia Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, comemoraria seu aniversário. Em 1953, Getúlio foi convidado para a cerimônia de coroação da rainha Elizabeth II, da Inglaterra. Como presente, ele lhe entregou um colar e um par de brincos. O colar pesava 300 gramas, com 10 águas-marinhas de 120 quilates e 647 brilhantes.

18 de Abril

Você se lembra do Marquês de Rabicó? O brasileiro Monteiro Lobato, aniversariante de hoje, criou o Sítio do Pica-Pau Amarelo em 1921. Um de seus personagens inesquecíveis é o porquinho Marquês de Rabicó. Outro bicho que conquistou a simpatia da garotada foi o rinoceronte Quindim. O programa Sítio do Picapau Amarelo, lançado na TV Tupi em julho de 1951, foi apresentado ao vivo até outubro de 1964. Foram 360 episódios de 40 minutos sem intervalos, exibidos às 19 horas das quartas-feiras.

17 de Abril

Hoje é Dia Mundial do Hemofílico. Um dos hemofílicos mais conhecidos do Brasil, se não o mais, foi o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Ele morreu na noite de 9 de agosto de 1997, no Rio de Janeiro. Sofria da doença havia 11 anos e contraíra Aids numa transfusão. O mesmo aconteceu com seus irmãos, o cartunista Henfil e o músico Francisco Mário.

16 de Abril

O comediante inglês Charles Chaplin faria aniversário hoje. A primeira apresentação de sua vida foi em um cabaré. Ele tinha apenas 5 anos quando teve de cantar uma música no lugar de sua mãe, que havia ficado doente.

15 de Abril

Considerado o pai da conservação do solo nos Estados Unidos, Hugh Hammond Bennett foi homenageado com a criação do Dia da Conservação do Solo. Nascido no dia 15 de abril de 1881, ele liderou um verdadeiro movimento contra a erosão das terras americanas nas décadas de 1920 e 1930 e foi responsável pela criação do Serviço de Conservação dos Solos daquele país. Além de ser um conservacionista dedicado, Bennett também ficou conhecido por seu talento em lidar com o público durante suas palestras, fossem elas em simples fazendas ou no Congresso norte-americano. Ele morreu no dia 7 de julho de 1960.

14 de Abril

O “Vale dos Dinossauros”, na Paraíba, é o local onde se pode encontrar o maior número de pegadas de dinossauros no mundo todo. São 505 trilhas de 51 espécies diferentes de dinossauros que habitaram essa região há 120 milhões de anos.

13 de Abril

Bill Clinton não foi o primeiro nem o único presidente dos Estados Unidos a viver romances extra-conjugais. Há uma série de histórias, incluindo até mesmo candidatos à presidência. Thomas Jefferson, que faria aniversário neste dia, foi um deles. Teve um romance com Sally Hemings, filha de sua empregada.

12 de Abril

Hoje é aniversário do humorista Chico Anysio. Em 1948, ele participou dos concursos para locutor e radioator da Rádio Guanabara. No teste para locutor, ficou em segundo lugar; perdeu para Silvio Santos. Para radioator, terminou em sétimo lugar. O concurso foi ganho por Fernanda Montenegro.

11 de Abril

Hoje é Dia da Escola de Samba! A data comemora a fundação do bloco de carnaval “Ouro sobre Azul”, que depois passou a se chamar Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz, criado por Paulo da Portela no subúrbio carioca. Em 1930, por escolha dos componentes do bloco, a agremiação escolheu como cores oficiais o azul e o branco e foi rebatizada como “Vai como pode”, devido aos inúmeros problemas que enfrentou para desfilar naquele ano. Em 1935, foi escolhido o nome definitivo para a já escola de samba: Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela.

10 de Abril

Hoje é Dia da Engenharia do Exército. É uma homenagem a um dos patronos do Exército Brasileiro, João Carlos Villagran Cabrita. Nascido em 1820, na Província Cisplatina (atual Uruguai), que na época pertencia ao Brasil, ele assumiu o comando do Batalhão de Engenheiros em 1865, durante a Guerra do Paraguai. A participação dessa unidade foi muito importante para o avanço da Tríplice Aliança, formada por Brasil, Uruguai e Argentina, pois, no início de abril de 1866, eles conseguiram cruzar o Rio Paraná e atacar os paraguaios no próprio território inimigo, algo que ainda não tinha sido feito. O evento ficou conhecido como a Batalha da Redenção, e a Aliança saiu vitoriosa. No dia 10 de abril, Vilagrin escrevia uma carta a seus superiores quando foi atingido por estilhaços de balas e morreu.

09 de Abril

No dia 9 de abril de 1959, a Nasa anunciou os nomes de sua primeira turma de astronautas para a imprensa e para o público. Sete homens foram rigorosamente escolhidos entre mais de cem pilotos de testes para participar do Projeto Mercury, cujo objetivo era realizar os primeiros voos tripulados dos Estados Unidos. Todos os eleitos eram casados e afirmaram ter total apoio de suas esposas para participar da missão. Um deles era John Glenn que, em 1962, foi o primeiro norte-americano a fazer um voo tripulado, na missão Friendship 7. A bordo da cápsula Mercury MA-G, ele fez três voltas em torno da órbita da Terra, em 4 horas, 55 minutos e 23 segundos. Em 1998, Glenn também se tornou o homem mais velho a viajar no espaço, aos 77 anos.

08 de Abril

O decreto que instituiu a Nova Regulação do Correio foi proclamado em 8 de abril de 1805, em Lisboa, Portugal. É por isso que a data foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Correio. O sistema de correios terrestres no Brasil começou a ser organizado em 1798, assim como a correspondência marítima entre Rio de Janeiro e Lisboa e, mais tarde, entre outras cidades do Brasil e Portugal. A primeira agência postal brasileira foi criada no mesmo ano em Campos (RJ).

07 de Abril

Hoje é Dia do Jornalista! Com a missão de defender a liberdade de expressão e os interesses da classe jornalística, a Associação Brasileira de Imprensa – ABI – foi fundada em 7 de abril de 1908 e a data acabou virando dia de festa para esses profissionais. O jornalista catarinense Gustavo de Lacerda foi o principal criador da ABI, e defendia que os profissionais deveriam ser realmente diplomados em jornalismo. Lacerda morreu no ano seguinte, quando ainda escrevia os estatutos da associação e, como era pobre, foi enterrado como indigente. A ABI existe até hoje e passou por momentos de tensão, como atentados e prisão de jornalistas durante o governo Vargas, e explosões de bombas terroristas em sua sede, em 1976.

06 de Abril

Você sabe a origem do termo “gari”? O primeiro homem a assinar um contrato para limpar as ruas no Brasil foi justamente Pedro Aleixo Gari. Seu sobrenome acabou virando sinônimo de varredor de rua. Confira mais curiosidades sobre a Língua Portuguesa aqui.

05 de Abril

O catupiry é uma criação brasileira. Foi inventado em 1911 pelo casal de imigrantes italianos Mário e Isaíra Silvestrini, na estância hidromineral de Lambari (MG). Muitos visitantes sofriam de problemas digestivos e adoravam aquele queijo cremoso. A palavra “catupiry”, em tupi-guarani, quer dizer excelente.

04 de Abril

Hoje é Dia do Jipeiro! Tudo começou com uma eleição do site Universo 4×4, especializado em veículos off-road, no primeiro semestre de 2001, para que a data fosse escolhida pelos próprios internautas. Na primeira etapa, as pessoas mandavam suas sugestões. Em seguida, as três mais indicadas foram à votação popular. A eleição foi encerrada no dia 21 de maio e a data escolhida, com 41,8% dos votos, foi 4 de abril, ou seja, 4/4, tudo a ver com a paixão dos jipeiros: carros com tração nas quatro rodas.

03 de Abril

Os papagaios não falam, apenas imitam os sons que ouvem. Os formatos recurvados do bico, do palato (céu da boca) e da língua, associados à parte respiratória, facilitam a reprodução de sons mais graves, parecidos com a voz do homem. O mainá, pássaro nativo da Índia, imita a fala humana com mais fidelidade que o papagaio. Mais lendas animais que foram desvendadas.

02 de Abril

O Patinho Feio, A Roupa Nova do Imperador, A Pequena Sereia: essas histórias conhecidas das crianças do mundo inteiro são apenas algumas das 168 escritas pelo grande homenageado do Dia Internacional do Livro Infantil, o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Nascido na cidade de Odense, no dia 2 de abril de 1805, ele é considerado o maior autor de histórias infantis de todos os tempos. A International Board on Books for Young People, organização que promove a literatura infantil, todos os anos oferece o “Hans Christian Andersen”, considerado o Prêmio Nobel do gênero. Já foram premiadas as brasileiras Lygia Bojunga, em 1982, e Ana Maria Machado, em 2000. Andersen morreu no dia 4 de agosto de 1875.

01 de Abril

Você sabe por que 1º de abril é o Dia da Mentira? Há muitas explicações. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição. Só que os gozadores passaram a ridicularizar os conservadores, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

 

31 de Março

Isaac Newton é lembrado sempre pela descoberta da Lei da Gravidade. Em 1666, quando o jovem cientista tirava um cochilo embaixo de uma macieira, um dos frutos se soltou do galho e caiu em sua cabeça. Ele se pôs a estudar esse fato aparentemente tão simples e descobriu a gravidade. A maçã havia caído por causa da força que atrai todos os corpos em direção ao centro do planeta. Ele usou essa teoria para explicar como a Lua é mantida em órbita ao redor da Terra. Mostrou também que os corpos celestes são quase esféricos devido à gravidade, que se distribui em todas as direções.

30 de Março

Às vésperas do Natal de 1888, o pintor Vincent van Gogh, aniversariante do dia, cortou a orelha direita. Uma das versões atribui o ato a uma vingança contra a amante Virginie, uma prostituta de Arles, no sul da França, para quem teria enviado a orelha ensangüentada dentro de um envelope, depois de saber que ela se apaixonara pelo seu amigo Paul Gauguin. Outra versão diz que Van Gogh cortou a orelha como autopunição por ter ameaçado Gauguin com uma faca. A crise rendeu ao pintor holandês dois auto-retratos com a orelha cortada e uma internação no hospício.

29 de Março

Você se lembra de National Kid? O herói, que veio da Galáxia Andrômeda, foi criado no Japão, em 1960, para divulgar os produtos da empresa de eletrônicos National, atual Panasonic. O seriado teve 39 episódios. O professor Massao Hata assumia a identidade secreta de National Kid e seus inimigos mais famosos foram os Incas Venusianos. No Brasil, o seriado foi exibido inicialmente pela TV Record de São Paulo a partir de 1964.

28 de Março

A cantora Lady Gaga mostrou aptidão musical cedo: aprendeu a tocar piano aos 4 anos de idade e, aos 13, compôs sua primeira música. Aos 11 anos, ela foi aceita na Juilliard School, reconhecida escola de música em Nova York, mas preferiu se dedicar aos estudos na escola católica particular Convent of the Sacred Heart. Quando tinha 17 anos, entrou para a Escola de Artes Tisch, da Universidade de Nova York – ela é um dos únicos 20 alunos que já foram aceitos em idade precoce pela instituição.

27 de Março

Hoje é Dia do Circo! A data é um tributo ao palhaço Piolin, um dos mais famosos do Brasil, que comandou o Circo Piolin por mais de 30 anos. Abelardo Pinto, o Piolin, nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 27 de março de 1897, em uma tradicional família circense. No Circo Americano, de seu pai, aprendeu a fazer acrobacias e contorcionismo e a tocar violino e bandolim. O nome de trabalho foi sugestão de artistas espanhóis que contracenaram com ele durante um espetáculo beneficente. Como era magro e tinha as pernas compridas, ganhou o apelido de Piolin (barbante). Na Semana de Arte Moderna, em 1922, os intelectuais saudaram Piolin como exemplo de artista popular tipicamente brasileiro. Ele faleceu em São Paulo, no dia 4 de setembro de 1973.

26 de Março

Os astecas já conheciam as favas de cacau séculos antes da chegada dos espanhóis na América. Faziam com elas o tchocolatl (água amarga), bebida escura, amarga, apimentada e fria. O produto ganhou o mundo no século 16, levado para a Europa pelo conquistador espanhol Hernán Cortez. Lá, o açúcar, a canela e a baunilha substituíram a pimenta. A delícia se tornou tão valiosa que sua produção na Espanha foi mantida em segredo por mais de um século. No século 17, surgiu em Londres a primeira loja especializada em chocolates. Em Paris, no século seguinte, foi instalada a primeira fábrica do produto. Até 1861, o doce foi consumido apenas na forma líquida. Em 1876, o suíço Daniel Peter resolveu acrescentar leite e inventar o chocolate ao leite em barra, gênero mais consumido no Brasil hoje. Curiosidades sobre 10 doces clássicos.

25 de Março

No dia 25 de março de 1824, o então Imperador D. Pedro I outorgou a primeira Constituição do Brasil. Entre seus principais pontos estavam a criação de um Poder Moderador – exercido pelo próprio Imperador – responsável por controlar o Executivo, Legislativo e Judiciário. Uma das mais conhecidas ruas da cidade de São Paulo, a 25 de março, foi batizada em homenagem à primeira Constituição.

24 de Março

O cartunista Joseph Barbera faria aniversário hoje. Ao lado de William Hanna, ele fundou a companhia Hanna-Barbera em 1957, responsável por clássicos da animação como Tom & Jerry e Os Flintstones. Joseph Barbera começou a vida profissional como bancário, mas largou tudo para se dedicar ao desenho. Ele morreu de causas naturais em 18 de dezembro de 2006, aos 95 anos.

23 de Março

O primeiro Congresso Internacional de Meteorologia aconteceu em 1873, em Viena, na Áustria. Durante o encontro, foi criada a Organização Meteorológica Internacional (OMI). A instituição é responsável por várias diretrizes da categoria válidas até hoje. A data do primeiro convênio entre ela e a ONU se tornou – em 1961 – o Dia Mundial da Meteorologia.

22 de Março

Os cristãos ortodoxos são membros de um ramo do cristianismo que se separou da Igreja Católica romana em 1054 e não sofreu influência ocidental. Na Igreja Ortodoxa oriental, o casamento dos padres é aceito. Apenas os bispos devem manter o celibato. O grupo mais numeroso da comunidade ortodoxa é a Igreja Ortodoxa russa.

21 de Março

Em 21 de março de 1960, 69 negros morreram em um confronto com o exército na África do Sul. Os oficiais abriram fogo contra um grupo de 20 mil manifestantes que protestavam pela fim da lei do Passe. Essa lei obrigava os negros a andarem com um cartão de identificação, que estabelecia os lugares, dentro das áreas administradas pelos brancos, por onde eles podiam ou não passar. Outras 186 pessoas saíram feridas da manifestação, que ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Dezesseis anos depois, em 1976, a ONU instituiu o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial para marcar a data.

20 de Março

Hoje é Dia de Oxalá, deusa da criação, orixá que criou os homens. Obstinado e independente, é representado de duas maneiras: Oxaguiã, jovem, e Oxalufã, velho. Para conhecer mais sobre outros orixás, clique aqui. E aproveite para entender o candomblé.

19 de Março

Hoje é Dia do Artesão! Os artesãos comemoram sua data no dia de São José, padroeiro da categoria. A Bíblia usa a palavra “tekton”, que quer dizer “aquele que trabalha com as mãos”, para descrever a atividade do pai de Jesus Cristo, e que ele ensinou ao filho. De acordo com a tradição cristã, eles eram marceneiros. Naquela época, praticava-se o ofício de maneira artesanal, por isso a escolha do seu nome para proteger os que exercem essa profissão.

18 de Março

Os Trapalhões evidenciavam as falhas de produção de um programa para televisão. Didi chegou a levantar a grama cenográfica, chutar pedras de isopor para cima, atravessar paredes falsas e debochar por estar se afogando em um mar de papel celofane. Ele recebeu críticas por “desmistificar a televisão”, mas a direção do programa continuou dando carta branca para essas brincadeiras. A formação mais famosa, com Dedé, Didi, Mussum, e Zacarias, começou em 1975, na TV Tupi. Foi para a TV Globo em 13/03/1977, e ficou até 27/08/1995.

17 de Março

A cantora Elis Regina faria aniversário hoje. A filha de dona Ercy e seu Romeu nasceu em Porto Alegre, no dia 17 de março de 1945, um domingo, às 14h10. Por uma exigência legal a menina não pôde ser registrada apenas como Elis. Na época, as crianças com nomes que serviam tanto para meninos quanto para meninas deveriam ter um segundo nome que identificasse seu sexo. Ficou Elis Regina Carvalho Costa. Por causa da gargalhada escancarada e da grande vibração, o poeta Vinícius de Morais apelidou Elis de “Pimentinha”. Outro apelido da cantora era “Baixinha”, por causa do seu 1,54 metro de altura. Elis também era chamada de “Hélice Regina” por causa de sua forma de dançar girando os braços, influência do bailarino Lennie Dale.

16 de Março

Em 29 de janeiro de 1976, a Corte de Roma declarou que o filme “O Último Tango em Paris”, do diretor Bernardo Bertolucci, aniversariante do dia, era obsceno. Bertolucci, o produtor Alberto Grimaldi e os atores, entre eles Marlon Brando, estariam sujeitos a ir parar na prisão caso aparecessem na cidade.

15 de Março

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Nesse dia, em 1962, o então presidente dos EUA, John Kennedy enviou ao Congresso uma mensagem na qual defendia os direitos dos consumidores. A declaração presidencial provocou debates e estudos sobre o tema e é considerada um marco na defesa dos direitos do consumidor.

 

14 de Março

Hoje é Dia da Poesia! A data é uma homenagem ao poeta brasileiro Antonio Frederico de Castro Alves, nascido em 15 de março de 1847, na cidade de Muritiba (BA). Estudante de Direito em Salvador e em São Paulo, ele é o patrono da cadeira número 7 da Academia Brasileira de Letras. Castro Alves foi um grande defensor da República e da abolição da escravatura, tanto que ficou conhecido como “poeta dos escravos”. Um de seus poemas mais famosos, “Navio Negreiro”, registra seu protesto contra a situação dos negros na época. Entre suas obras mais importantes está Espumas Flutuantes, escrita em 1870, seu primeiro livro e o único que chegou a publicar em vida. Castro Alves morreu em 1871.

 

13 de Março

José Mojica Marins – o Zé do Caixão – é o aniversariante do dia. O cineasta famoso por suas longas unhas, que chegaram a ter 25 centímetros. Nos testes para seus filmes, os atores eram obrigados a passar uma noite no cemitério, dormir com um cadáver, deixar um escorpião andar pelo corpo, comer minhoca e arrancar dente sem anestesia.

 

12 de Março

Hoje é Dia do Bibliotecário! Essa data é uma homenagem ao bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, que nasceu em 12 de março de 1882. Em 1906, depois de finalizar seu curso de Engenharia, Manuel fez aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que o deixou interessado pela profissão. Aos 33 anos, Manuel foi trabalhar com biblioteconomia e se saiu tão bem que ficou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947, trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil. O dia é comemorado oficialmente desde 1980, quando o presidente da República João Figueiredo assinou o decreto número 84.631, no dia 9 de abril.

11 de Março

Segundo registros encontrados na cidade italiana de Cittadella, Romeu e Julieta se casaram em 11 de março de 1302. A certidão de casamento é de um casal real chamado Romeo Montocchio e Juliet Capelletto, que oficializou a união nessa data. Não há evidência histórica que prove a existência dos personagens da famosa obra de William Shakespeare. Escrita nos anos de 1590, a peça foi baseada no poema “A Trágica História de Romeu e Julieta”, de Arthur Brooke, publicado 30 anos antes. Este, por sua vez, parece ter sido inspirado em uma novela lançada na Itália em 1531, que contava a história das famílias feudais Cappelletti e Montecchi, e terminou com a morte dos personagens Romeo e Giulietta.

10 de Março

Em 1876, o escocês Alexander Graham Bell (1847 – 1922) inventou o aparelho telefônico ao fazer pesquisas para melhorar a comunicação com deficientes auditivos. Em 10 de março desse ano, ele transmitiu a primeira mensagem através de um fio dentro de sua casa, em Boston, nos Estados Unidos. No momento em que se preparava para dizer a frase inaugural, Bell derramou acidentalmente um pouco de ácido sobre suas roupas. Assim, a primeira mensagem acabou sendo um pedido de ajuda, que dizia a seu assistente: “Senhor Watson, venha aqui imediatamente. Eu preciso do senhor.”

09 de Março

O astronauta soviético Yuri Alieksieievitch Gagarin, aniversariante do dia, foi o primeiro homem a viajar pelo espaço. Isso aconteceu no dia 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok I, uma nave que pesava 4.725 quilos. O passeio durou 1h48. Vendo nosso planeta do espaço, ele disse a famosa frase: “A terra é azul”.

08 de Março

Você sabe por que hoje é o Dia Internacional da Mulher? Porque em 8 de março de 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve. Reivindicavam salário igual ao dos homens e redução da jornada de trabalho, então de até 16 horas diárias. Os patrões trancaram as operárias e incendiaram a fábrica. Todas as grevistas morreram queimadas. Em 1910, o I Congresso Internacional das Mulheres, na Dinamarca, escolheu o dia 8 de março como o Dia da Mulher.

07 de Março

Comemora-se o Dia do Paleontólogo na mesma data de fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). Essa é a ciência que estuda fósseis vegetais e animais. Criada em 1958, a SBP tem sede na cidade do Rio de Janeiro. A Sociedade é aberta aos profissionais das áreas de Geologia, Biologia, Geografia, Arqueologia, Medicina e Química.

06 de Março

O aniversariante do dia é o escultor, pintor, arquiteto, desenhista e poeta Michelangelo Buonarroti, uma das maiores figuras do Renascimento. Entre suas mais famosas esculturas estão a célebre Pietà e a estátua de David. Ao terminar uma de suas obras-primas, a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: “Fala! Fala!”.

 

05 de Março

O compositor Heitor Villa-Lobos faria aniversário hoje. Ele participou da Semana de Arte Moderna de 1922, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, e em um de seus concertos, entrou de casaca e de chinelos, pois um dos pés estava machucado. Curiosidades sobre 10 compositores clássicos.

 

04 de Março

Hoje o aniversariante é Dario Maravilha. Esse jogador de futebol, que ganhou apelidos como “Dadá Maravilha”, “Peito-de-Aço” e “Beija-Flor”, foi um grande goleador: marcou 549 vezes em sua carreira. Ele foi o primeiro jogador da história a ser convocado para a Seleção por um presidente da República (Emílio Garrastazu Médici, em 1970).

 

 

03 de Março

O escocês Alexander Graham Bell, aniversariante do dia, seguiu os passos de seu pai e de seu avô e dedicou-se a melhorar a comunicação com deficientes auditivos. Mas, afinal, o que fez ele de importante? Inventou o telefone, oras! E esse aparelho, que não nos deixa imaginar como seria a vida sem ele, impulsionou a criação de outros, tão presentes em nosso dia-a-dia: pager, fax, telefone celular...

02 de Março

Hoje é Dia Nacional do Turismo. Um lugar que hipnotiza a todos os turistas é o Arquipélago de Fernando de Noronha. Na Segunda Guerra Mundial, a ilha serviu de base para aviões americanos, mas hoje atrai gente interessada em suas praias de águas cristalinas. Além de belezas naturais, o arquipélago tem muitas curiosidades. Para conhecê-las, e também para saber sobre outras ilhas brasileiras, clique aqui.

01 de Março

Em 1565, Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro, considerada uma das mais belas do Brasil e que atrai turistas de todos os cantos do mundo. Um dos pontos mais famosos é o Bondinho do Pão de Açúcar, que tem capacidade para 75 passageiros. O percurso entre as colinas Babilônia e Urca é de 1.400 metros.

 

;

O dia 29 de fevereiro ocorre apenas uma vez a cada quatro anos. O tempo de translação da Terra ao redor do Sol (um ano) dura 365 dias e mais seis horas, de modo que a cada quadriênio completa-se mais um dia. No século XVIII, porém, existiu também o dia 30 de fevereiro. Em 1699, a Suécia resolveu mudar do calendário juliano para o gregoriano. Havia uma diferença de 11 dias entre eles e esta diferença seria alcançada anulando os dias 29 de fevereiro entre 1700 e 1740. De fato isso aconteceu em 1700, mas em 1704 e 1708 o dia 29 de fevereiro foi mantido. Dessa forma, a Suécia estava um dia à frente do calendário juliano e 10 atrás do gregoriano. Os suecos então preferiram voltar ao calendário juliano em 1712. Foi mantido o dia 29 de fevereiro e ainda adicionado mais um, o 30 de fevereiro. Em 1753, 11 dias de fevereiro foram excluídos e os suecos aderiram ao calendário gregoriano saltando do dia 17 de fevereiro para o dia 1º de março.

28 de Fevereiro

Hoje é Dia da Proteção à Pesca. Em dezembro de 1987, foi sancionado pelo presidente da República um projeto de lei acabando com a pesca de baleia no Brasil. Essa medida encerrou as atividades da Companhia de Pesca Norte do Brasil (Copesbra), empresa dedicada à pesca desses mamíferos desde 1912. O alvo principal da empresa era a baleia-mink, que tem um peso médio de 7 toneladas.

27 de Fevereiro

No filme Cleópatra (1963), Elizabeth Taylor usou 65 roupas diferentes – outras 40 não chegaram a aparecer no longa. O total de figurinos desta produção foi de 26 mil. Só perde para os 32 mil do épico Quo Vadis (1951).

26 de Fevereiro

O escritor francês Victor Hugo faria aniversário hoje. Seu clássico Os miseráveis foi chamado de “um dos maiores best-sellers de todos os tempos”. Em 1862, nas 24 horas seguintes à publicação da primeira edição de Paris, as 7 mil cópias foram todas vendidas. O livro foi publicado simultaneamente em Bruxelas, Budapeste, Leipzig (na Alemanha), Madri, Rio de Janeiro, Rotterdam e Varsóvia. Depois, a obra foi traduzida para quase todas as línguas do mundo. No século XX, Os miseráveis se tornou filme e musical da Broadway. Em 2012, foi refilmado para o cinema.

25 de Fevereiro

O ex-Beatle George Harrison faria aniversário hoje. Ele morreu no dia 29 de novembro de 2001, vítima de câncer. Com “My Sweet Lord”, George foi o primeiro integrante da banda a ter uma música solo de sucesso depois da separação do grupo.

24 de Fevereiro

Junto com Steve Wozniak e Ronald Wayne, Steve Jobs fundou a empresa de tecnologia Apple em 1º de abril de 1976. Eles conseguiram uma encomenda de 25 computadores. Na época, precisaram vender seus objetos de maior valor — uma kombi e uma calculadora científica — e montar os computadores dentro de uma garagem. Steve Jobs nunca terminou um curso universitário. Ele abandonou a universidade no segundo ano e viveu em uma comunidade hippie.

23 de Fevereiro

O ex-presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange, visitou 194 países segundo seus próprios cálculos. Foram 19.200 horas de vôo entre 1974 e 1998. Como presidente da antiga Confederação Brasileira de Desportos, entre 1958 e 1974, ele diz ter feito mais 10 mil horas.

22 de Fevereiro

Os peregrinos cristãos, que iam da Europa a Jerusalém, em visita ao túmulo de Cristo e a outros lugares santos, eram hostilizados pelos turcos muçulmanos, mandachuvas da Palestina. As cruzadas foram expedições que, na Idade Média, marcharam rumo à Palestina para libertar a Terra Santa. Reis, príncipes e generais, no comando de grandes exércitos, lutaram entre 1095 e 1270 para tirar a Terra Santa das mãos dos seguidores de Maomé. Foram 8 Cruzadas no total. Os soldados cristãos usavam no peito uma cruz de pano vermelho. Por isso era chamados de cruzados.

21 de Fevereiro

O filme Os cafajestes, realizado por Ruy Guerra em 1962, provocou escândalo quando foi lançado. Exibia, durante 4 minutos, Norma Bengell, aniversariante do dia, no primeiro nu frontal de que se tem notícia na cinematografia brasileira.

 

20 de Fevereiro

Enzo Ferrari faria aniversário hoje. Ele foi o fundador da Ferrari SPA, escuderia de Fórmula 1. Começou como mecânico e aos 20 anos era piloto de provas. Partia então para cumprir seu destino de maior construtor mundial de carros de corrida. Antes, abandonou as pistas em 1933, para chefiar a fantástica equipe de pilotos da Alfa Romeo. Saiba mais sobre a Ferrari clicando aqui.

 

19 de Fevereiro

Nicolau Copérnico (1473-1543) sugeriu que a Terra girava em torno de si mesma e orbitava ao redor do Sol. Os gregos também já tinham dito isso. Copérnico ganhou o título de Pai da Astronomia Moderna. Para conhecer outros estudiosos da astronomia, clique aqui.

 

18 de Fevereiro

No filme Embalos de Sábado à Noite, o então principiante ator John Travolta, aniversariante do dia, queria que seu terno usado na discoteca fosse preto. No entanto, com a roupa dessa cor no ambiente escuro da casa noturna, ele desapareceria ao lado do vestido vermelho de sua parceira. Assim, com boa vontade, ele aceitou usar o famoso terno branco. Em 1995, essa roupa foi vendida em um leilão por inacreditáveis 145.500 dólares. Curiosidades sobre 30 atores de Hollywood.

 

17 de Fevereiro

O apelido de Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha, vem de uma mistura de pizidim (“menino bom”, no dialeto africano falado por sua avó) e bexiguinha, como era chamado na época em que contraiu varíola. Curiosidades sobre 20 músicos brasileiros.

16 de Fevereiro

Xiboquinha é uma bebida típica do forró-jovem, mistura pinga, cravo, canela, limão, gengibre e ervas. Criada por Hans Wolfgang Mehster, ela é uma adaptação de um drinque feito com aguardente de frutas e cereais, ervas e especiarias.

15 de Fevereiro

Se o matemático Galileu Galilei estivesse vivo, comemoraria seu aniversário neste dia. Ele ficou totalmente cego pouco tempo antes de sua morte por causa dos danos causados nos olhos durante os muitos anos que passou olhando o Sol através de um telescópio. Galileu, além de contribuir para o melhoria desse equipamento, também trabalhou no aprimoramento do termômetro.

 

14 de Fevereiro

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho mas, no resto do mundo, a data é celebrada em 14 de fevereiro, dia da morte de São Valentim. Na Roma Antiga, no século III, o imperador Claudius II havia proibido o casamento em tempos de guerra e, ao desobedecê-lo, Valentim foi condenado à morte. A lenda conta também que, enquanto aguardava sua sentença na prisão, o padre teria se apaixonado pela filha do carcereiro, que era cega, e teria lhe devolvido a visão. A data de sua execução passou a ser comemorada por ingleses e franceses no século XV. Eles associaram os amantes às festas de São Valentim porque aquele era o período em que os passarinhos faziam seus ninhos. Acreditava-se também que na noite de São Valentim, as pessoas sonhavam com seus futuros amados. O Valentine’s Day foi adotado nos Estados Unidos no século XIX.

13 de Fevereiro

A Semana de Arte Moderna teve início no dia 13 de fevereiro de 1922 e se estendeu nos dias 15 e 17 de fevereiro. É considerada marco inicial do movimento modernista e contou com as participações de artistas, músicos e intelectuais como Graça Aranha, Mário e Oswald de Andrade, Sérgio Buarque de Holanda, Tarsila do Amaral e Heitor Villa-Lobos.

12 de Fevereiro

Hoje é Dia do Coletor de Lixo. Sabia que, juntando material reciclável em vez de colocá-lo no lixo, você pode ganhar dinheiro? R$ 3.500 é o preço médio pago pela tonelada de latas de alumínio no Brasil, tornando-as o material reciclável mais valioso. Uma tonelada de alumínio equivale a 62 mil latinhas e vale 10 vezes mais do que uma tonelada de papel. Para saber mais sobre reciclagem, clique aqui.

11 de Fevereiro

“O garoto é confuso da cabeça, não consegue aprender”. Em 1855, o reverendo Engle era o professor da única sala de aula da cidadezinha de Milan, no estado americano de Ohio e queixava-se daquele aluno de 8 anos que se recusava a fazer as lições. O garoto era nada menos que Thomas Alva Edison, o célebre inventor que hoje faria aniversário. Ele tornou-se famoso por criar a lâmpada, mas também teve grande participação na invenção do gravador, do raio-x e do telefone. Na verdade, ele foi o maior inventor de todos os tempos. Registrou 1.093 patentes, marca jamais atingida por outra pessoa.

10 de Fevereiro

Hoje Mãe Menininha do Gantois faria aniversário. Maria Escolástica da Conceição Nazaré, filha de Oxum, foi a mais famosa de todas as mães-de-santo brasileiras. Deve parte de sua fama à música Oração de Mãe Menininha, de Dorival Caymmi, frequentador de seu terreiro, em Salvador. O terreiro sagrado do Gantois nasceu de uma dissidência do Candomblé do Engenho Velho.

09 de Fevereiro

A aniversariante do dia é Carmen Miranda. A Pequena Notável usou a roupa de baiana pela primeira vez em 1939 no filme “Banana da terra”. Apesar de ser conhecida como Taí, o nome da marchinha de Joubert de Carvalho, gravada por Carmem, era “Pra você gostar de mim”. Vendeu 35 mil exemplares em 1930, um número impressionante para a época.

08 de Fevereiro

O ator James Dean faria aniversário hoje. Ele morreu em um acidente de automóvel, aos 24 anos, e se tornou um mito. O ator Humphrey Bogart fez o seguinte comentário venenoso sobre Dean: “Se ele não tivesse morrido, teriam descoberto que ele não era uma lenda”.

07 de Fevereiro

Em 1923, os gráficos da cidade de São Paulo organizaram uma greve para reivindicar aumento de salários, jornada de trabalho menor e o reconhecimento da União dos Trabalhadores Gráficos – UTG – pela Associação Comercial dos Empresários. A polícia entrou em choque com os grevistas e fez questão de inutilizar os alimentos coletados pelo fundo de greve. Sem comida, os trabalhadores revidaram com o slogan: “Se necessário, comeremos terra”. Após 40 dias de paralisação, no dia 7 de fevereiro, a UTG teve suas exigências atendidas, e a data passou a ser comemorada como Dia do Gráfico.

06 de Fevereiro

Em 1992, durante a turnê do Guns N’Roses no Brasil, Axl Rose, aniversariante do dia, atirou uma cadeira no aglomerado de jornalistas que o aguardava no saguão de um hotel em São Paulo. Não foi a primeira vez que o cantor teve que se explicar na delegacia. Em sua ficha, por exemplo, consta uma garrafa quebrada na cabeça de uma vizinha que ousou reclamar do barulho na casa do moço. Sem falar no mergulho que Axl deu sobre a plateia de um show em Saint Louis (EUA), em 1991, que deixou feridos e lhe custou uma fiança de 50 mil dólares. 10 encrenqueiros do rock.

 

05 de Fevereiro

Neste dia, em 1952, Elizabeth II era coroada rainha do Reino Unido. Após pressão popular, ela concordou em televisionar a cerimônia, que foi transmitida em rede nacional pela BBC no dia 2 de junho de 1953. Este dia é considerado um marco na história, tanto por representar uma abertura inédita dos rituais da realeza ao público como por ter sido a primeira transmissão que abrangiu todas as cidades do Reino Unido. O reinado de Elizabeth II já dura 76 anos.

04 de Fevereiro

Alice Cooper, aniversariante do dia, foi o primeiro a vir tocar heavy metal em palcos brasileiros, em 1974, no Anhembi (São Paulo). O roqueiro levou 158 mil pessoas ao Anhembi nos dias 30 de abril e 1º de maio, público recorde para a época. Os ingressos variavam de 110 a 160 cruzeiros. Hoje, isso seria equivalente a 275 a 400 reais. Alice Cooper entrou no palco em meio a uma nuvem de bolinhas de sabão e entoou clássicos como “Billion dollar babies” e “I love the dead”. A euforia da multidão gerou tanta confusão que o show teve de ser interrompido quando um grupo de fãs invadiu o palco. Lá em cima, o clima não era menos pesado. Como esperado, Cooper decapitava bonecas, eletrocutava-se e simulava a própria execução em uma guilhotina. A apresentação do metaleiro foi também o primeiro grande show internacional realizado no Brasil.

03 de Fevereiro

Hoje, comemora-se o Dia da Navegação no São Francisco. Esse rio é o maior inteiramente brasileiro (que nasce e morre dentro do país). Por isso, ganhou o apelido de Rio da Integração Nacional. No cânion dele, entre as cidades de Paulo Afonso (BA) e Piranhas (AL), fica a maior concentração de usinas hidrelétricas do Brasil – 9 ao todo, num trecho de apenas 70 quilômetros.

02 de Fevereiro

Hoje é Dia de Iemanjá, a entidade feminina mais respeitada do candomblé. Deusa dos mares e oceanos, em seu dia ela recebe muitas oferendas, que são lançadas ao mar. Mãe de todos os orixás, é representada com seios volumosos, que simbolizam a maternidade e a fecundidade. Também pode ser chamada de Janaína, Princesa do Mar, Sereia do Mar, Sereia Oloxum, Rainha do Mar e Dandalunda. Para conhecer outros deuses dessa religião, clique aqui.

01 de Fevereiro

Clark Gable, aniversariante do dia, foi o galã de “… E o Vento Levou” (1939). O filme custou 4,2 milhões de dólares. Das 83 horas de filmagem, a edição final ficou com 3 horas e 45 minutos.

 

31 de Janeiro

Comemora-se o Dia Mundial dos Mágicos na data do falecimento do santo padroeiro da categoria, Dom João Bosco. Quando era jovem, o religioso ajudava nas despesas da família trabalhando como acrobata, malabarista e mágico. Após as apresentações, ele repetia a homilia que havia escutado na igreja pela manhã e convidava os presentes a rezar o terço. Dom Bosco morreu em 31 de janeiro de 1888 na cidade de Turim, na Itália, e foi canonizado em 1934 pelo papa Pio XI.

30 de Janeiro

Hoje é Dia da Ginástica Olímpica. O esporte nasceu na Grécia e no Egito por volta de 2600 a.C. Os romanos adotaram a ginástica como treinamento militar, mas ela desapareceu quando os Jogos Olímpicos foram banidos. A modalidade só voltou em 1811, na Alemanha, por obra do professor Friedrick Ludwing Jahn. Ele inventou também muitos dos equipamentos usados até hoje, como as barras paralelas e horizontal, o cavalo e as argolas.

 

29 de Janeiro

Romário, aniversariante do dia, foi o primeiro brasileiro a ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Isso aconteceu em 1994, quando ele atuava pelo Barcelona, meses depois de ter levado a Seleção Brasileira ao tetracampeonato mundial.

28 de Janeiro

Em 1808, a família real portuguesa transferiu-se para o Brasil a fim de se proteger das tropas de Napoleão Bonaparte. Em sua condição de colônia, o Brasil só podia manter relações comerciais com Portugal, até que, no dia 28 de janeiro, o príncipe regente dom João VI pôs fim a esse monopólio ao assinar o decreto de abertura dos portos brasileiros, que liberou o comércio entre o Brasil e outras “nações amigas”. Assim, a data foi escolhida para comemorar o Dia do Comércio Exterior. José da Silva Lisboa, o visconde de Cairu, foi um dos responsáveis pelo ato.

27 de Janeiro

Wolfgang Amadeus Mozart, aniversariante do dia, escreveu a ópera “Don Giovanni” em um só dia. Ela foi executada pela primeira vez no dia seguinte, sem qualquer ensaio. Mozart teve 600 composições catalogadas. Clique aqui e conheça mais curiosidades de música clássica.

26 de Janeiro

O maior palácio do mundo é o do sultão de Brunei, um pequeno país árabe, e fica na cidade de Bandar Seri Begauan. Tem 1.788 cômodos e 275 banheiros. O maior palácio do mundo ocidental é o de Versalhes, na França. Seus belos jardins têm 150 mil plantas. Na famosa Galeria dos Espelhos, há 400 espelhos cobrindo os 75 metros de paredes.

25 de Janeiro

O ex-presidente Jânio Quadros faria aniversário hoje. Quando ainda era governador de São Paulo, em 1957, ele proibiu a execução de rock and roll em todos os bailes realizados no estado. Ao assumir a presidência, quatro anos depois, foi mais longe: proibiu o uso de maiôs em concursos de beleza, biquínis nas praias, lança-perfumes, corridas de cavalo em dias úteis, brigas de galo e espetáculos de hipnose em locais públicos. Um decreto, assinado em 1962, obrigou também que todos os filmes transmitidos pela TV fossem dublados.

24 de Janeiro

Hoje se comemora o Dia da Constituição. Nossa primeira Constituição, conjunto de leis que rege a nação, é de 1824. Foi outorgada por Dom Pedro I, famosa por ter lhe dado mais poder pessoal. A de 1988 foi aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 22 de setembro, com 454 votos a favor, 6 abstenções e 15 votos contra.

 

 

23 de Janeiro

Salvador Dalí morreu no dia 23 de janeiro de 1989, aos 84 anos. O corpo do pintor está enterrado em um museu localizado em Figueras, sua cidade natal. O túmulo foi projetado para ficar exatamente em cima do banheiro feminino.

22 de Janeiro

No dia 22 de janeiro de 1532, o navegador Martim Afonso de Sousa, enviado pela Coroa Portuguesa, chegou a São Vicente para construir a primeira vila do Brasil. Católico fervoroso, Martim Afonso fundou a cidade e a batizou com o nome do santo daquele dia.

 

21 de Janeiro

Hoje é o Dia Mundial da Religião. De acordo com o censo IBGE de 2000, o vilarejo baiano de Nova Ibiá é a cidade brasileira com o maior número de pessoas sem religião – 59,85% de seus 7 mil habitantes.

 

20 de Janeiro

Os cariocas comemoram hoje o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. O santo viveu por volta do ano 283 e foi martirizado por ordem do imperador Diocleciano. O engenheiro Ronaldo Belassiano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, descobriu numa pesquisa feita em 1996 que o carioca é o povo mais ágil para embarcar nos coletivos. Ele leva apenas 1,85 segundo contra os 2,4 segundos gastos pelos londrinos. Tudo para não ser deixado para trás pelos motoristas.

19 de Janeiro

O capitão brasileiro Cafu quebrou o protocolo na hora de receber a taça do pentacampeonato mundial do Brasil em 2002. Ele pediu que escrevessem “100% Jardim Irene” (bairro da zona sul de São Paulo onde foi criado) em sua camisa. Depois, avisou ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, que iria subir no pedestal onde a taça estava guardada.

– O senhor pode segurar que eu vou subir.

– Não vai subir, não! – retrucou Blatter

– Vou, sim!

– Então, espere que eu vou pedir pra alguém segurar. E não vá cair de lá!

Em 1958, ano do primeiro título do Brasil, o capitão Bellini já havia inovado ao levantar o troféu pela primeira vez, facilitando assim o trabalho dos fotógrafos.

18 de Janeiro

Janis Joplin, além de ter sido a cantora ídolo da geração “paz e amor”, era bem maluquinha. Numa viagem de trem, ficou frustrada por ter transado com apenas 65 homens dos 365 que estavam a bordo. Em 1967, Janis foi apresentada a Albert Grossman, empresário de Bob Dylan e respeitado no meio hippie. Drogada, ela caiu no chão em estado lastimável. Foi contratada no dia seguinte.

 

17 de Janeiro

Hoje o gangster Al Capone faria aniversário. O famoso mafioso italiano nasceu em Nápoles, na Itália, mas foi criado na cidade de Nova York. Ligou-se ao crime organizado e esteve envolvido em investigações de assassinatos. Em 1920, mudou-se para Chicago e tornou-se comparsa de John Torrio, um famoso gangster. Eles construíram numerosos pontos de venda ilegal de bebidas na época da Lei Seca. Depois de liquidar com seus opositores em inúmeras guerras de gangues, Al Capone tomou o poder de Torrio.

 

16 de Janeiro

O entrevistador Jô Soares é o aniversariante do dia. Em 1961, ele participava da peça “Oscar”, ao lado de Cacilda Becker e Walmor Chagas. O teatro tinha uma escada em espiral e ele fazia uma entrada no meio do terceiro ato. Numa apresentação, ele desceu correndo e quebrou o pé. Mesmo sentindo muita dor, conseguiu terminar o espetáculo.

 

15 de Janeiro

O ex-presidente do Brasil João Baptista Figueiredo faria aniversário hoje. De tênis e agasalho esportivo, Figueiredo recebeu ao pé da lareira da Granja do Torto, onde morava, o repórter Alexandre Garcia, da TV Manchete, para uma entrevista de despedida. No final, o repórter pediu que ele dirigisse algumas palavras ao “brasileiro médio, do povo, povão”. Figueiredo respondeu: “Bom, o povo, o povão que poderá me escutar, será talvez os 70% de brasileiros que estão apoiando Tancredo. Então desejo que eles tenham razão, que o doutor Tancredo consiga fazer um bom governo para eles. E que me esqueçam”.

 

14 de Janeiro

No final da década de 1950, quadrinhos pornográficos invadiram as bancas. O autor usava o pseudônimo Carlos Zéfiro. Sua identidade permaneceu em segredo até ser revelada pela revista “Playboy”, em 1991. Carlos Zéfiro era o funcionário público Alcides Caminha.

 

13 de Janeiro

Renato Aragão, o Didi, faz aniversário hoje. Sua estréia na televisão aconteceu no programa “Vídeo Alegre”, na TV Ceará, em 1961. Ele fez parte do grupo humorístico “Os Trapalhões” desde sua primeira formação. A mais famosa, com Dedé Santana, Mussum e Zacarias, começou em 1975, na TV Tupi.

12 de Janeiro

A primeira expedição ao Alto Xingu foi feita pelo alemão Karl Von Steinen, em 1884, mas só a partir de 1944, durante o governo de Getúlio Vargas, que o homem branco começou a desbravar a região. A Expedição Roncador-Xingu foi organizada pelo governo para abrir estradas e construir campos de pouso numa região praticamente inexplorada. Em 1946, os irmãos Leonardo, Cláudio e Orlando Villasboas – aniversariante do dia – passaram a integrar as expedições e se dedicar à pacificação e proteção aos índios. O empenho deles provocou a criação do Parque Nacional do Xingu.

11 de Janeiro

O Viaduto do Chá, no centro de São Paulo, tem esse nome porque ali, por volta de 1820, ocorreu uma das primeiras tentativas de se cultivar chá no Brasil. Erguido por uma empresa privada em 1892, sua estrutura metálica foi toda importada da Alemanha. Como a obra custou caro, a construtora decidiu cobrar pedágio dos pedestres que passavam por ali (três vinténs, moeda portuguesa usada na época). No início, ninguém reclamou. Antes da abertura do viaduto, transpor o Rio Anhangabaú era uma aventura arriscada. Quem saísse da Praça do Patriarca em direção ao Teatro Municipal, que nem existia naquele tempo, tinha que descer até o fundo do vale, passando por uma plantação de chá, cruzar uma pinguela sobre o rio e subir o empinado Morro do Chá. Por quase quatro anos houve protestos, até que a Prefeitura decidiu encampá-lo, liberando sua travessia.

10 de Janeiro

Cientistas britânicos elaboraram a fórmula perfeita para preparar o sanduíche de queijo perfeito: W = [1 + ((bd) / 6,5)) – s + ((m – 2c) / 2) + ((v+p) / 7t)] . (100 + l/1000). Dissecando a fórmula: “bd” é o tipo de pão a partir da espessura; “s” é a quantidade de margarina ou manteiga utilizada; “m” é a quantidade de maionese; “t”, “v” e “p” representam, respectivamente, tomates e dois condimentos. O “l” é a alface e o resultado (“W”) é a quantidade de queijo utilizado.

09 de Janeiro

Quando D. João partiu do Rio de Janeiro e voltou para Portugal, em 1821, deixou seu filho, o príncipe herdeiro D. Pedro, como regente. Durante sua regência, a corte portuguesa queria recolonizar o Brasil e passou a exigir a volta de D. Pedro. Se ele voltasse, o Brasil retornaria à condição de colônia. Para convencer D. Pedro a permanecer, o presidente do Senado José Clemente Pereira entregou ao príncipe milhares de assinaturas que pediam que não partisse. Cedendo às pressões, no dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro decidiu permanecer no Brasil. Disse a célebre frase “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico” e por isso a data ficou conhecida como Dia do Fico. Esse fato fez parte do processo da Independência do Brasil.

 

08 de Janeiro

Elvis Presley faria aniversário hoje. Ele foi um filhinho de mamãe, como costumamos chamar os mimados. Dormiu na mesma cama que sua mãe até a adolescência. Até entrar no segundo grau, sua mãe o acompanhava na ida e na volta da escola todos os dias e o fazia usar seus próprios utensílios para não se contaminar com os germes de outros estudantes. O jovem Elvis era proibido de nadar e fazer qualquer coisa que pudesse expô-lo ao perigo.

07 de Janeiro

A Guerra da Cabanagem irrompeu no dia 7 de janeiro de 1835. Os revoltosos moravam em pequenas cabanas à beira dos rios no Pará. Chegaram ao poder três vezes. Na primeira, em janeiro de 1835, os cabanos derrubaram o governo de Belém, instalando um governo revolucionário. Foram combatidos por mercenários contratados por políticos legalistas. Num novo ataque, em agosto do mesmo ano, os revoltosos roubaram comerciantes e distribuíram alimentos aos pobres. Em abril de 1836, a armada do mercenário inglês John Taylor, contratado pelo governo para acabar com a insurreição, atacou e ocupou Belém. Os cabanos fugiram para o interior e ainda resistiram durante quatro anos. O saldo foi de 30 mil mortos, quase um terço da população masculina da província.

06 de Janeiro

Às vezes, a palavra “caipira” tem uma conotação pejorativa. Mas, de modo geral, ela se refere a quem mora no interior de São Paulo e Minas Gerais, vivendo de cultivar a roça. Seus modos um tanto rústicos foram herdados da convivência com os índios. O caipira fala um “r” bastante acentuado, chamado retroflexo (quando a parte de baixo da língua bate atrás dos dentes). São resquícios da fala dos índios tupis, adotada pelos bandeirantes.

05 de Janeiro

O “Vale dos Dinossauros”, na Paraíba, é o local onde se pode encontrar o maior número de pegadas de dinossauros no mundo todo. São 505 trilhas de 51 espécies diferentes dos dinossauros que habitaram essa região há 120 milhões de anos.

04 de Janeiro

Uma das principais causas da calvície é a hereditariedade. Se você é filho, sobrinho ou neto de um dos 35 milhões de carecas brasileiros, pode coçar a cabeça, pois a calvície é determinada por um par de genes, um do pai, outro da mãe. No homem, basta apenas um dos genes indicar a calvície para nascer um carequinha. Na mulher é preciso que os dois genes sejam da calvície para que o problema se manifeste.

03 de Janeiro

As cestas com redes presas nos aros, usadas nos campos de basquete, foram adotadas em 1896. Elas eram fechadas no fundo porque o ponto só valia quando a bola permanecia lá dentro. Ao lado da cesta, sempre havia uma escada ou um bastão para sua retirada. Logo depois, criou-se um dispositivo para abrir o fundo da rede com a ajuda de um barbante. O formato atual passou a ser usado em 1898.

02 de Janeiro

Antes do século 18, as estações do ano eram apenas duas: veris, que significava bom tempo, estação da floração, e hiems, a estação do frio. Hoje, os nomes das estações do ano derivam do latim. Verão, por exemplo, veio da palavra veranum tempus, e significa tempo da frutificação; já o inverno quer dizer tempo de hibernar.

01 de Janeiro

Na Bahia, o dia 1º de janeiro é o dia da festa de Bom Jesus dos Navegantes. Durante todo o dia imagens de Cristo e de outros santos são colocadas em embarcações enfeitadas e cruzam a baía de Todos os Santos. Os baianos também costumam deseja “axé” para as pessoas queridas. Essa expressão quer dizer “boa sorte” e simboliza uma energia positiva que permite que outras existam.

31 de Dezembro

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • O famoso Bolero de Ravel foi inspirado em uma visita de Maurice Ravel a uma barulhenta siderúrgica.
  • A primeira greve que se tem registro na história aconteceu em 1160 a.C., quando os homens que trabalhavam na construção da tumba do faraó Ramsés III se juntaram para reivindicar o pagamento de uma ajuda de custo pelo serviço.
  • O pintor francês Gauguin trabalhou na construção do Canal de Panamá em 1887.

Dia…

Mundial da Tartaruga

do M.M.D.C.

Veja mais

Santo do dia

São João Batista de Rossi João Batista nasceu na província de Voltaggio, em Gênova, em fevereiro de 1698, mas passou grande parte da vida em Roma. Epilético e atingido por uma doença nos olhos, ele representa a vontade que triunfa sobre a doença. Criou a Pia União de Sacerdotes Seculares e inaugurou um albergue para mulheres dedicado ao santo Luís Gonzaga, de quem era devoto. Conquistou a simpatia do povo e morreu em 23 de maio de 1764. São João Batista foi beatificado por Pio IX e canonizado pelo papa Leão XIII.

Veja mais

Aniversários

Rubens Barrichello - piloto (1972)

Sílvio Caldas - cantor (1908), falecido em 03/02/1998

Veja mais

Mortes

Roger Moore - ator (2017), nascido em 14/10/1927

Arrelia - palhaço (2005), nascido em 31/12/1905

John Davison Rockefeller - industrial e filantropo (1937), nascido em 08/07/1839

Veja mais

Frase do dia

“A economia no Brasil é como um jaguar num zoológico. Tem uma força descomunal, mas está encerrada numa jaula.”
Kent Wilson

Loading...