30 de Junho

Aniversário

Marina Ruy Barbosa - atriz (1995)

Michael Phelps - nadador (1985)

Dira Paes - atriz (1969)

Mike Tyson - boxeador (1966)

Tony Bellotto - músico (1960)

Mário Schenberg - físico e político (1914), falecido em 9/11/1990

Morte

Chico Xavier - médium espírita (2002), nascido em 02/04/1910

Chacrinha - apresentador (1988), nascido em 30/09/1917

Charles Miller - jogador de futebol (1953), nascido em 24/11/1874

Fatos do Dia

1908 - Uma explosão, provavelmente causada pela queda de um meteorito na Sibéria, provocou tremores até o centro da Europa.

1913 - A Sérvia e a Grécia se uniram contra a Bulgária provocando a segunda Guerra Balcânica.

1934 - Na “Noite das Facas Longas”, o ditador Adolf Hitler mandou matar ao menos 85 membros do Partido Nazista, identificados por ele como possíveis futuros inimigos de seu governo.

1971 - Três cosmonautas morreram a bordo da nave soviética Soyuz 11, depois de uma despressurização na cápsula espacial.

1974 - O bailarino russo Mikhail Baryshnikov pediu asilo no Canadá durante uma turnê da companhia Bolshoi.

1980 - O papa João Paulo II pisou em solo brasileiro pela primeira vez. Ele visitou uma cidade por dia ao longo dos treze em que passou no país.

1986 - A apresentadora Xuxa lançou seu “Xou da Xuxa” na Rede Globo. O programa da Rainha dos Baixinhos ficou no ar por sete temporadas.

1988 - Abelardo Barbosa, o apresentador de TV “Chacrinha”, morreu aos 71 por causa de uma parada cardíaca.

Perguntas Curiosas

O que é a coceira?

Há receptores sensoriais logo abaixo da superfície da pele que enviam mensagens ao cérebro. A sensação de coceira parece fluir pelos mesmos caminhos do sistema nervoso que a sensação de dor flui. A grande maioria dos receptores sensoriais são terminais nervosos "livres", que levam tanto as sensações de dor quanto de coceira ao cérebro. Esses receptores de dor são os mais comuns em nosso sistema nervoso. Quando trabalham com baixo nível de atividade parecem mais sinalizadores de coceiras do que de dor. Não se sabe exatamente porque nos coçamos, pois muitas coceiras não têm causa óbvia e não estão associadas a doença alguma. Mas muitos cientistas especulam sobre sua função. Alguns acreditam que a coceira nos avisa de uma dor que pode surgir caso uma providência não seja tomada. Outros especulam que a finalidade era avisar ao homem primitivo que estava na hora de tirar os parasitas e larvas do cabelo e do corpo. A coceira também pode ser sintoma inicial de algumas doenças mais graves, como diabetes, por exemplo.

Abobrinha do Dia

  • Estudantes da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, se reúnem anualmente para a competição do Lettuce Club (Clube do Alface). Ganha quem comer mais depressa uma alface americana de meio quilo. O vencedor recebe uma coroa de alface.
  • Na Suécia, os pais não podem insultar ou envergonhar seus filhos.
  • A cantora Pink colecionava rãs mortas durante a adolescência.

Efemérides

Nacional do Bumba Meu Boi

da Mídia Social

Internacional do Profissional em Biotecnologia

Internacional do Asteroide

do Economista

do Caminhoneiro

do Futebol de Várzea

Curiosidades do Dia

Em toda a sua vida, Chico Xavier, o maior médium do Brasil, escreveu 412 obras. Depois de sua morte, mais 39 livros psicografados por ele foram publicados. Chico nunca admitiu ser o autor dessas obras, dizendo que apenas escrevia o que os espíritos ditavam. Por isso, não aceitava o dinheiro arrecadado com os livros. O médium psicografou também cerca de 10 mil cartas de falecidos a familiares. Chico Xavier morreu às 19h30 do dia 30 de junho de 2002, aos 92 anos, em Uberaba (MG). No mesmo dia, o Brasil conquistou pela quinta vez a Copa do Mundo. Amigos do médium contam que ele pedia a Deus para morrer em um dia em que o país estivesse em festa.

Frases do Dia

“Posso imaginar muitas coisas mais importantes que ser amado por todo mundo.”
Robert Murdoch, empresário norte-americano

Santos do Dia

Primeiros Mártires de Roma Os primeiros mártires da Igreja representam todas as pessoas perseguidas na época do governo de Nero. Depois do incêndio de Roma, em julho do ano 64, elas foram crucificadas e perderam suas referências bibliográficas. Elas foram citadas na carta do papa Clemente I, que viveu no século I, início da era cristã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • A Somália é o único país africano em que toda a população fala apenas uma língua, o somali.
  • Existem 6.700 línguas no mundo. Estima-se que metade delas irá desaparecer até 2050.
  • Em vez do “Era uma vez” [Once upon a time], os livros de fantasia da Coreia do Sul começam com a frase “Quando os tigres fumavam”.

Dia…

Mundial da Abelha

da Metrologia

Mundial do Congregado Mariano

Veja mais

Santo do dia

São Bernardino de Sena São Bernardino de Sena foi um grande devoto de Nossa Senhora. Ele se tornou apóstolo da Itália e doutor de Igreja por causa das suas pregações e trabalhos escritos. Bernardino de Sena também promovia a paz com o lema “Jesus, Homem Salvador”. Morreu em 1444.

Veja mais

Aniversários

Joe Cocker - cantor (1944), falecido em 22/12/2014

Cauã Reymond - ator (1980)

Marcelo Rossi - religioso (1967)

Lucélia Santos - atriz (1957)

Roger Milla - jogador (1952)

Cher - atriz (1946)

José "Pepe" Mujica - político (1935), falecido em 13/05/2025

James Stewart - ator (1908), falecido em 02/07/1997

Luiz Carlos Barreto - cineasta (1928)

Veja mais

Mortes

Niki Lauda - piloto (2019), nascido em 22/02/1949

Ana Néri - enfermeira (1880), nascida em 13/12/1814

Veja mais

Frase do dia

“Cada fracasso ensina ao homem algo que necessita aprender.”
Charles Dickens, escritor inglês

Loading...