15 de Novembro

Aniversário

Marcelo Faria - ator (1971)

Anni-Frid Lyngstad - cantora (1945)

Bernardo Elis - escritor (1915), falecido em 30/11/1997

Osvaldo Aranha - político (1894), falecido em 27/01/1960

Morte

Jorge de Lima - escritor (1953), nascido em 23/04/1893

Johannes Kepler - astrônomo (1630), nascido em 27/12/1571

Fatos do Dia

1994 - Os líderes de dezoito países da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, a APEC, criaram o maior mercado livre do planeta até então.

1956 - Estreou Love Me Tender, o primeiro filme de Elvis Presley.

1943 - O chefe da SS, Heinrich Himmler, ordenou que os ciganos fossem colocados em campos de concentração e recebessem o mesmo tratamento dado aos judeus.

1926 - Washington Luís assumiu a presidência do Brasil. Ele foi o último presidente da República Velha.

1914 - Venceslau Brás tornou-se presidente do Brasil. Foi ele quem determinou a entrada do país na Primeira Guerra Mundial.

1895 - É aniversário do Flamengo. Apesar de ter sido fundado em 17 de novembro, no Rio de Janeiro, os diretores decidiram comemorar a data no dia 15 por ser feriado nacional. O clube nasceu como Grupo de Regatas do Flamengo. O departamento de futebol só apareceu 16 anos depois e, com ele, veio a mudança do nome para Clube de Regatas do Flamengo.

1889 - O marechal Deodoro da Fonseca depôs o imperador d. Pedro II e proclamou a República.

1864 - O general da União William Sherman ordenou o incêndio de Atlanta, durante a Guerra Civil Americana.

1982 - Foram realizadas eleições diretas para governador em todos os estados brasileiros, garantidas por uma emenda aprovada em 1979.

1961 - Uma campanha nacional foi lançada para apressar as discussões sobre a reforma agrária.

Perguntas Curiosas

Por que a distância entre o chão e o teto é chamada de pé-direito?

O site ’Sua língua’ do portal Terra traz uma explicação do engenheiro Manoel Henrique Campos Botelho para a origem da expressão. Segundo ele, pé-direito é a distância medida em pé e na posição direita (como é conhecido o ângulo reto ou a posição ortogonal) em relação ao plano. A rua direita, por exemplo, é aquela que chega ortogonalmente a uma outra rua, e não inclinada.

Abobrinha do Dia

  • Os oceanos do planeta contêm sal suficiente para cobrir todos os continentes terrestres com uma camada de 200 metros de altura do composto.
  • A velocidade mais alta já alcançada por uma bicicleta foi de 268 km/h. Quem conseguiu a façanha foi o alemão Fred Rompelberg, em 1995.
  • Por meio da observação de uma estrela é possível deduzir qual é a sua temperatura. O espectro da luz que provém de sua superfície indica qual é a cor desta estrela e, dessa forma, sabemos sua temperatura. Uma estrela de cor branca, por exemplo, é considerada quente e tem temperatura da ordem de 25 mil graus Celsius. Já uma estrela vermelha é fria e sua temperatura gira em torno dos 3 mil graus Celsius.

Efemérides

da Proclamação da República

do Joalheiro

do Esporte Amador

Curiosidades do Dia

Ao proclamar a República, em 1889, Deodoro da Fonseca estava com um ataque de dispnéia. Ele foi tirado da cama no meio da noite para comandar o cerco ao Ministério. Foi sem a espada porque seu ventre estava muito dolorido. O cavalo baio número seis que usou não foi mais montado até a sua morte, em 1906.

Frases do Dia

“Quando não se pode derrotar, fica-se sócio.”
Ulysses Guimarães, político brasileiro

Santos do Dia

Santo Alberto Magno Nasceu em Lauingen, Baviera (Alemanha), por volta de 1206. Foi professor de uma das escolas mais importantes da Ordem de São Domingos. Como havia muito estudantes em suas aulas, foi obrigado a ensinar em praças públicas.

Foi bispo de Rogensburg e trabalhou muito pela restauração da paz entre grupos e nações. Morreu em Colônia, no dia 15 de novembro de 1280. Canonizado em 1931, Pio XII o proclamou patrono dos cultores das ciências naturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Mascar chiclete enquanto se corta cebola pode ajudar a prevenir o choro.
  • Os homens passam, em média, 50 minutos do dia se arrumando na frente do espelho.
  • O dinossauro diplodoco, que viveu no período Jurássico, era do tamanho de três ônibus enfileirados.

Dia…

do Rap Nacional

do Chefe Escoteiro

do Corretor de Telefone

do Cônsul

das Bombas Atômicas

Veja mais

Santo do dia

Aniversários

Vanessa Gerbelli - atriz (1973)

Geri Halliwell - cantora (1972)

Irene Ravache - atriz (1944)

Gianfrancesco Guarnieri - ator (1934), falecido em 22/07/2006

Andy Warhol - artista plástico (1927), falecido em 22/02/1987

Adoniran Barbosa - compositor (1912), falecido em 23/11/1982

Lucille Ball - atriz (1911), falecida em 26/04/1989

Alexander Fleming - bacteriologista (1881), falecido em 11/03/1955

Veja mais

Mortes

Ivo Pintanguy - Cirurgião plástico (2016), nascido em 05/07/1923

Celso Blues Boy - guitarrista (2012), nascido em 05/01/1956

Roberto Marinho - empresário e jornalista (2003), nascido em 03/12/1904

Jorge Amado - escritor (2001), nascido em 10/08/1912

Papa Paulo VI - religioso (1978), nascido em 26/09/1897

Fulgencio Batista - ditador cubano (1973), nascido em 16/01/1901

Veja mais

Frase do dia

“A poluição do ar está deixando a mãe natureza precocemente grisalha.”
Irv Kupcinet, escritor americano

Loading...