19 de Outubro

Aniversário

Patrícia Poeta - jornalista (1976)

Evander Holyfield - boxeador (1962)

Glória Menezes - atriz (1934)

Rubens de Falco - ator (1931), falecido em 22/02/2008

Vinicius de Moraes - compositor (1913), falecido em 09/07/1980

Peter Tosh - músico (1944), falecido em 11/09/1987

Morte

Richard Blackwell - estilista e crítico de moda (2008), nascido em 29/08/1922

Ernest Rutheford - físico (1937), nascido em 30/08/1871

Fatos do Dia

1994 - Uma bomba explodiu dentro de um ônibus lotado em Tel-Aviv, capital de Israel, matando 22 pessoas. O atentado foi reivindicado pelo grupo islâmico Hamas.

1951 - O presidente Harry Truman dos Estados Unidos assinou um armistício que encerrava formalmente o estado de guerra com a Alemanha.

1944 - O ator Marlon Brando estreou nos palcos de Nova York com a peça I remember mama.

1935 - A Liga das Nações impôs sanções à Itália por causa da invasão da Etiópia.

1915 - A Itália e a Rússia declararam guerra à Bulgária, que lutava ao lado da Alemanha na Primeira Guerra Mundial.

1813 - Napoleão Bonaparte foi vencido pelos aliados numa sangrenta luta, conhecida como A Batalha das Nações, que envolveu 500 mil homens.

1812 - Um mês depois de entrar em Moscou, as tropas de Napoleão, famintas, foram obrigadas a deixar a cidade e começar uma retirada que custou a vida de mais de 400 mil soldados franceses.

1781 - A Batalha Yorktown encerrou a Guerra Civil nos Estados Unidos.

1989 - Quatro pessoas, condenadas injustamente pela explosão de dois pubs na Inglaterra, foram libertadas depois de 14 anos de prisão.

1960 - Os Estados Unidos impuseram embargo comercial à Cuba por causa da proximidade entre Fidel Castro e a União Soviética.

1954 - A Inglaterra e o Egito estabeleceram a retirada das tropas britânicas em 20 meses do Canal de Suez, passagem que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo.

Perguntas Curiosas

Qual é o inseto mais veloz do mundo?

Segundo o Livro de Recordes de Insetos da Universidade da Flórida (EUA), o inseto terrestre mais rápido é o besouro-tigre australiano, que corre a uma velocidade de 9 km/h. A competição fica mais acirrada entre os bichinhos voadores: a mariposa noturna e a libélula são consideradas as mais velozes, chegando a atingir entre 53 km/h e 57 km/h, em distâncias curtas, mas já foi documentado um vôo de mutuca que chegou aos 145 km/h!

Abobrinha do Dia

  • A Romênia lidera o ranking de países com maior consumo de bebidas per capita: 17,1 litros. Dos dez maiores, nove países ficam na Europa (World Population Review, 2022).
  • Um estudo da Universidade de Oxford mostrou que contar carneirinhos não ajuda ninguém a dormir.
  • Agatha Christie, famosa autora de livros policiais, foi apaixonada por surfe, que ela conheceu em uma viagem à praia de Waikiki, no Havaí, em 1922.

Efemérides

Mundial do Comerciário

do Guarda Noturno

do Coralista

Curiosidades do Dia

Na novela “Cavalo de Aço”, o ator Tarcísio Meira e a atriz Glória Menezes, que formavam um casal, gravavam uma cena num barco, em que haveria uma explosão e eles escapariam. Mas o barco alagou, afundou e o diretor, Walter Avancini, fascinado com a cena, não parou de filmar. Só chamou os bombeiros quando o casal estava quase morrendo afogado.

Frases do Dia

“Uma música que se preze nunca é objetiva, como um atestado de óbito ou uma receita de bolo.”
Arnaldo Antunes, cantor e compositor

Santos do Dia

São Paulo da Cruz Paulo Francisco Danei nasceu em Ovala, na Itália, no ano de 1694. Ele fundou a Congregação dos Clérigos Descalços da Santa Cruz e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, conhecida como Padres Passionistas. Aos 26 anos, passou a usar um hábito preto com uma figura de cristo e pregos. Levou uma vida meditativa e reuniu companheiros. Sua regra foi aprovada pelo papa Bento XIII. Paulo morreu em 18 de outubro de 1775, em Roma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • A Somália é o único país africano em que toda a população fala apenas uma língua, o somali.
  • Existem 6.700 línguas no mundo. Estima-se que metade delas irá desaparecer até 2050.
  • Em vez do “Era uma vez” [Once upon a time], os livros de fantasia da Coreia do Sul começam com a frase “Quando os tigres fumavam”.

Dia…

Mundial da Abelha

da Metrologia

Mundial do Congregado Mariano

Veja mais

Santo do dia

São Bernardino de Sena São Bernardino de Sena foi um grande devoto de Nossa Senhora. Ele se tornou apóstolo da Itália e doutor de Igreja por causa das suas pregações e trabalhos escritos. Bernardino de Sena também promovia a paz com o lema “Jesus, Homem Salvador”. Morreu em 1444.

Veja mais

Aniversários

Joe Cocker - cantor (1944), falecido em 22/12/2014

Cauã Reymond - ator (1980)

Marcelo Rossi - religioso (1967)

Lucélia Santos - atriz (1957)

Roger Milla - jogador (1952)

Cher - atriz (1946)

José "Pepe" Mujica - político (1935), falecido em 13/05/2025

James Stewart - ator (1908), falecido em 02/07/1997

Luiz Carlos Barreto - cineasta (1928)

Veja mais

Mortes

Niki Lauda - piloto (2019), nascido em 22/02/1949

Ana Néri - enfermeira (1880), nascida em 13/12/1814

Veja mais

Frase do dia

“Cada fracasso ensina ao homem algo que necessita aprender.”
Charles Dickens, escritor inglês

Loading...