10 de Abril

Aniversário

Gugu Liberato - apresentador (1959), falecido em 21/11/2019

Omar Sharif - ator (1932), falecido em 10/07/2015

Haley Joel Osment - ator (1988)

Morte

Cora Coralina - poetisa (1985), nascida em 20/08/1889

Khalil Gibran - escritor (1931), nascido em 06/01/1883

Emiliano Zapata - líder revolucionário (1919), nascido em 08/08/1879

O. J. Simpson - jogador de futebol americano, nascido em 09/07/1947

Fatos do Dia

1912 - O RMS Titanic deixou o porto de Southampton, na Inglaterra, para sua primeira e única viagem.

1919 - O líder revolucionário Emiliano Zapata foi assassinado aos 39 anos por tropas do exército mexicano.

1922 - Russos e alemães sabotaram a conferência de Gênova, que discutiria a reconstrução da Europa depois da Primeira Guerra Mundial.

1954 - Morreu, aos 91 anos, o francês Auguste Lumière, que, ao lado do irmão Louis Jean, foi um dos inventores do cinema.

1966 - Entrou no ar, pela TV Record, o programa dominical da apresentadora Hebe Camargo.

1970 - Paul McCartney anunciou o fim dos Beatles.

1971 - A equipe americana de tênis de mesa visitou a China comunista em uma tentativa de melhorar as relações entre os dois países. No ano seguinte, o presidente Nixon visitou o país, e os atletas chineses foram aos Estados Unidos.

1974 - A primeira-ministra israelense, Golda Meir, renunciou ao cargo por divergências dentro do Partido Trabalhista e críticas ao seu governo.

Perguntas Curiosas

Como o joão-de-barro escolhe o lugar para construir sua casa?

O joão-de-barro aprende a identificar a direção do vento ao longo de sua vida. Na época de reprodução, o pássaro constrói seu ninho na direção contrária ao vento para que a fêmea e os filhotes fiquem protegidos da chuva e das ventanias.

Abobrinha do Dia

  • A personalidade mais escolhida para ser tema de livros no mundo é Jesus Cristo.
  • Os árabes têm quase mil palavras diferentes que significam “camelo”.
  • A bandeira vermelha do toureiro A bandeira tem o nome de “muleta”. Ela serve para incitar o touro ao ataque e para guiar sua direção. A cor vermelha é só uma tradição, porque os touros não distinguem as cores.

Efemérides

da Engenharia

da Engenharia Militar

Curiosidades do Dia

Hoje é Dia da Engenharia Militar. É uma homenagem a um dos patronos do Exército Brasileiro, João Carlos Villagran Cabrita. Nascido em 1820, na Província Cisplatina (atual Uruguai), que na época pertencia ao Brasil, ele assumiu o comando do Batalhão de Engenheiros em 1865, durante a Guerra do Paraguai. A participação dessa unidade foi muito importante para o avanço da Tríplice Aliança, formada por Brasil, Uruguai e Argentina, pois, no início de abril de 1866, eles conseguiram cruzar o Rio Paraná e atacar os paraguaios no próprio território inimigo, algo que ainda não tinha sido feito. O evento ficou conhecido como a Batalha da Redenção, e a Aliança saiu vitoriosa. No dia 10 de abril, Vilagrin escrevia uma carta a seus superiores quando foi atingido por estilhaços de balas e morreu.

Frases do Dia

“Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e aprimora os bons.”
Cícero, filósofo romano

Santos do Dia

Santo Antônio Neyrot Nascido na Itália, Santo Antônio Neyrot foi levado para trabalhar como escravo dos mouros na Tunísia, no século XV. Depois de libertado, ele confessou sua fé cristã e morreu massacrado pelas multidões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Um homem bêbado pediu a um amigo um barco emprestado na Dinamarca e acabou dormindo no leme. A embarcação foi encontrada pela polícia à deriva na costa sul da Noruega.
  • Um tubarão pode cheirar uma gota de sangue em uma piscina.
  • A superfície da Lua é menor que a Ásia.

Dia…

do Compositor

Veja mais

Santo do dia

Nossa Senhora do Rosário O papa Pio V introduziu a celebração de Nossa Senhora do Rosário para comemorar a vitória dos cristão contra os turcos em Lepanto, na Grécia, no ano de 1571. Por esse motivo, a santa foi inicialmente chamada de Santa Maria da Vitória. Na Idade Média, os vassalos costumavam presentear seus soberanos com coroas de flores. Os cristãos adotaram o costume. Eles oferecem à Maria a tríplice coroa, que simboliza a alegria, as dores e a glória.

Veja mais

Aniversários

Pitty - cantora (1977)

Aline Barros - cantora (1976)

Dida - jogador de futebol (1973)

Vladimir Putin - político (1952)

Desmond Tutu - bispo (1931), falecido em 26/12/2021

Niels Bohr - físico (1885), falecido em 18/11/1962

Veja mais

Mortes

Rafael Tobias Aguiar - político (1857), nascido em 04/10/1795

Edgar Allan Poe - escritor (1849), nascido em 19/01/1809

Veja mais

Frase do dia

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”
São Francisco de Assis

Loading...