04 de Fevereiro

Aniversário

Zeca Pagodinho - cantor (1959)

Lindolfo Collor - Político e avô do ex-presidente Fernando Collor de Melo (1890), falecido em 21/09/1942

Sabrina Sato - humorista (1981)

Natalie Imbruglia - cantora e atriz (1975)

Virgínia Nowicki - atriz (1967)

Alice Cooper - cantor (1948)

Rosa Parks - ativista (1913), falecido em 24/10/2005

Morte

Hilda Hist - poetisa (2004), nascido em 21/04/1930

Paulo Francis - jornalista (1997), nascido em 02/09/1930

Karen Carpenter - cantora (1983), nascido em 02/03/1950

Fatos do Dia

1758 - No Amapá, foi instalada a Vila São José de Macapá, atualmente Macapá, capital do Estado.

1789 - George Washington foi eleito por unanimidade o primeiro presidente dos Estados Unidos.

1861 - Seis Estados americanos se declararam independentes. Carolina do Sul, Flórida, Alabama, Geórgia, Louisiana e Mississippi formaram os Estados Confederados da América. Um mês depois, começou a Guerra Civil Americana.

1926 - O americano John Giola bateu o recorde de dança de salão ao passar 22 horas e 30 minutos se movimentando com passos de charleston.

1932 - Começou a edição dos Jogos Olímpicos de Inverno na cidade de Lake Placid, nos Estados Unidos.

1945 - O presidente americano, Franklin Roosevelt, o primeiro-ministro inglês, Winston Churchill, e o líder soviético, Josef Stálin, se reúnem na Conferência de Yalta, que decidiu a divisão da Alemanha em quatro zonas e determinou as esferas de influência de cada país no pós-guerra.

1971 - O presidente Emílio Garrastazu Médici criou o Parque Nacional da Bocaina, entre São Paulo e Rio de Janeiro, num área de 134 mil hectares.

1971 - Patrícia Hearst, 19 anos, herdeira de um império jornalístico nos Estados Unidos, foi sequestrada. Os guerrilheiros, procurados pelo FBI, mantiveram-na presa por 57 dias. Patrícia se apaixonou pelo líder do grupo, adotou o codinome “Tânia” e passou a assaltar bancos com o parceiro. Ela foi presa em 1976 e cumpriu 21 meses de prisão, dos sete anos a que tinha sido condenada. Patrícia casou-se com o homem que foi seu segurança na cadeia e teve duas filhas com ele.

1972 - Um praga de lebres atacou os municípios de São Joaquim, Laguna e Ibiraci, em Santa Catarina, destruindo 200 mil pés de repolho.

1973 - O sertanista Cláudio Villas-Boas fez o primeiro contato amistoso com os índios kreenakarores, na região da Serra do Cachimbo, no Pará.

1974 - A americana Patty Hearst, neta do magnata das comunicações que inspirou o filme Cidadão Kane, foi sequestrada pelo Exército Simbionês de Libertação (ELS) e acabou aderindo à causa dos sequestradores.

1983 - A cantora Karen Carpenter, da dupla The Carpenters, faleceu em consequência de anorexia, doença decorrente da falta de vontade de comer.

1986 - O presidente José Sarney proibiu a exibição em todo o país do filme Je vous salue Marie, que contava a história da Virgem Maria como uma mulher da atualidade.

Perguntas Curiosas

Existem "mulheres barbadas"?

Na verdade, as mulheres que tem mais pêlos que as outras possuem uma taxa mais elevada de testosterona, o hormônio masculino responsável pelo engrossamento da voz, o pomo-de-adão e outras mudanças no corpo dos meninos - entre elas o aparecimento de pêlos na genitália e também no rosto. Acontece que, quando as mulheres têm os hormônios desequilibrados, a testosterona pode "atacar" de vez e fazer com que elas também tenham barba. No final do século XIX e início do século XX, as "mulheres barbadas" eram famosas nos chamados freak shows (circo de aberrações), que tinham entre suas atrações pessoas com vários tipos de deformidades, e que faziam turnês pelos Estados Unidos. Um dos casos mais famosos foi o da mexicana Julia Pastrana, nascida em 1834 com hipertricose terminal, uma doença que faz com que os pêlos do corpo inteiro cresçam mais que o normal, deixando a pessoa com a aparência de um macaco. Ela morreu enquanto dava à luz sua filha, que nasceu com a mesma doença e morreu três dias depois.

Qual era a capacidade de transporte dos navios negreiros?

Normalmente, os navios negreiros transportavam de 300 a 600 escravos. Os negros eram trancafiados no porão dos navios, todos amontoados, e sofriam muito com as péssimas condições de higiene e alimentação. Em O Homem e a Terra no Brasil, de Edgar Rodrigues, consta que a situação era tão precária que, nas duas ou três semanas necessárias para a travessia, morriam de 50 a 70% dos escravos.

Por que algumas flores fecham à noite?

Algumas flores fecham-se ao cair da noite para se defenderem contra o frio ou a umidade, principalmente quando há grande diferença de temperatura entre o dia e a noite. Em contrapartida, existem flores que se protegem contra os raios muito intensos do sol e só se abrem à noite.

Abobrinha do Dia

  • O símbolo da Ferrari é chamado de Cavalinho Rampante, um potro empinado. Ele foi copiado do amuleto usado no avião de Francesco Barraca, herói italiano da Primeira Guerra Mundial.
  • O ator Glenn Ford tocou piano com muita habilidade em estado de hipnose. Ele não sabia tocar o instrumento em condições normais.
  • As mulheres falam cerca de 5 mil palavras por dia, em média. Os homens, 2 mil.

Efemérides

das Missões Portuguesas

Curiosidades do Dia

Alice Cooper, aniversariante do dia, foi o primeiro a vir tocar heavy metal em palcos brasileiros, em 1974, no Anhembi (São Paulo). O roqueiro levou 158 mil pessoas ao Anhembi nos dias 30 de abril e 1º de maio, público recorde para a época. Os ingressos variavam de 110 a 160 cruzeiros. Hoje, isso seria equivalente a 275 a 400 reais. Alice Cooper entrou no palco em meio a uma nuvem de bolinhas de sabão e entoou clássicos como “Billion dollar babies” e “I love the dead”. A euforia da multidão gerou tanta confusão que o show teve de ser interrompido quando um grupo de fãs invadiu o palco. Lá em cima, o clima não era menos pesado. Como esperado, Cooper decapitava bonecas, eletrocutava-se e simulava a própria execução em uma guilhotina. A apresentação do metaleiro foi também o primeiro grande show internacional realizado no Brasil.

Frases do Dia

Quanto à manteiga ou margarina, confio mais nas vacas do que nos químicos.”
Joan Gussow

Sabe o que significa voltar para casa à noite e encontrar uma mulher que lhe dá amor, afeto e ternura? Significa que você entrou na casa errada. Só isso.”
Henry Yungman

Perdi minha virgindade aos 21 anos, com uma negra maravilhosa que conheci num ônibus.”
Henfil

Santos do Dia

São João de Brito São João de Brito Filho nasceu em Lisboa no dia 1O de março de 1647, filho de D. Salvador de Brito Pereira, governador geral do Brasil no tempo de Dom João IV.
Foi educado na corte portuguesa e aos 17 anos entrou para a Companhia de Jesus. Em 1673, ordenou-se sacerdote e partiu para a Índia, vivendo como os monges brâmanes saniassis. Foi preso e açoitado até ser deportado para a corte portuguesa, mas logo voltou à Índia, sendo condenado à morte em 4 de fevereiro de 1693.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • A chance de haver duas impressões digitais idênticas no mundo é 1 em um sextilhão. Isso nunca foi encontrado na história.
  • A palavra grega “gymnos” significa “pelado”.
  • As bolas de golfe são preenchidas com óleo de rícino. É isso que as confere seu peso característico.

Dia…

Internacional da Ufologia

Internacional do Leite

Mundial dos Discos Voadores

das Empresas Gráficas

do Quilo

do Caboclo

Veja mais

Santo do dia

São João Batista Filho de Zacarias e Isabel, João Batista antecedeu Cristo. Por isso, segundo os católicos, seu nascimento é uma espécie de Natal antecipado. O nome Batista vem de batizador. Como profeta, ele teve a missão de combater a hipocrisia e preparar a chegada de Jesus com pregações. João Batista é celebrado desde o século IV com cantos folclóricos e fogueiras durante as Festas Juninas.

Veja mais

Aniversários

Lionel Messi - jogador de futebol (1987)

Juan Román Riquelme - jogador de futebol (1978)

Erik Marmo - ator (1976)

Bola - humorista (1967)

Beth Lago - atriz (1955)

João Acácio Pereira da Costa - o "Bandido da Luz Vermelha" (1942), falecido em 05/01/1998

Joaquim Manuel de Macedo - escritor (1820), falecido em 11/04/1882

Veja mais

Mortes

Carlos Gardel - cantor (1935), nascido em 11/12/1890

Cristiano Araújo - cantor (2015), nascido em 24/01/1986

Ruth Cardoso - antropóloga (2008), nascido em 19/09/1930

Milton Santos - geógrafo (2001), nascido em 03/05/1926

Ivon Curi - ator e cantor (1995), nascido em 05/06/1928

Saldanha da Gama - militar (1895), nascido em 07/04/1846

Veja mais

Frase do dia

As grandes idéias são antes fruto de um grande coração do que de uma grande inteligência.”
Fiódor Dostoiévski

Loading...