28 de Janeiro

Aniversário

Sandy - cantora (1983)

Elijah Wood - ator (1981)

Nick Carter - cantor (1980)

Marcello Antony - ator (1965)

Nicolas Sarkozy - político francês (1955)

Mikhail Barishnikov - bailarino (1948)

Lúcio Alves - cantor (1927), falecido em 3/08/1993

Jackson Pollock - pintor (1912), falecido em 11/08/1956

Morte

Papa Paulo V - 233º papa da Igreja Católica (1621), nascido em 17/09/1552

Cícero Dias - pintor (2003), nascido em 05/03/1907

Antônio Callado - escritor (1997), nascido em 26/01/1917

Yeats - poeta (1939), nascido em 13/06/1865

Carlos Magno - Imperador Romano (814), nascido em 02/04/742

Fatos do Dia

1808 - Dom João VI decretou a abertura dos portos brasileiros.

1887 - Teve início a construção da Torre Eiffel, em Paris.

1935 - A Islândia tornou-se o primeiro país do mundo a legalizar o aborto.

1942 - O governo brasileiro, presidido por Getúlio Vargas, rompeu relações com a Alemanha e com a Itália.

1981 - A carioca Ana Maria Botafogo tornou-se, aos 23 anos, a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

1985 - Para arrecadar dinheiro na tentativa de amenizar a fome na África, 43 grandes nomes da música internacional uniram-se para gravar We are the world.

1986 - A espaçonave Challenger explodiu 73 segundos após ter sido lançada. O acidente matou seis astronautas e a professora Christa McAuliffe, primeira civil a participar de um programa espacial.

Perguntas Curiosas

Um peixe de água salgada sobrevive na água doce? E vice-versa?

Não. Os líquidos que circulam no corpo do peixe de água salgada têm aproximadamente a mesma quantidade de sais da água do mar. Se o peixe for colocado em água doce, a concentração de líquidos de seu corpo será maior que a do ambiente. O peixe absorverá água e não terá como eliminá-la, porque seu rim é pouco desenvolvido. Ele inchará e poderá explodir. Se um peixe de água doce for colocado no mar, a concentração de líquidos de seu corpo será bem menor que a da água e ele perderá líquido até ficar desidratado.

Como se formam as lagoas?

Ricardo Hirata, geólogo e professor de Hidrogeologia do Instituto de Geociências da USP, explica que as lagoas são formadas pelo represamento de um fluxo de água superficial. Em outras palavras, basta acontecer um barramento em um fluxo (como o de um rio), que a água passa a se acumular em determinado local. Este fenômeno é conseqüência de eventos geológicos ou tectônicos, como um terremoto. Hirata acrescenta que, para continuarem existindo, as lagoas devem ser alimentadas de alguma forma. "Algumas recebem o deságüe de rios. Há aquelas que são reservatórios da água dos lençóis freáticos e as que captam neve, água de chuvas e degelos".

Por que os brasileiros contam piadas sobre português?

Segundo a folclorista Maria do Rosário Tavares de Lima, no mundo todo é comum o colonizador ser tratado pelo colonizado de forma jocosa. "É como se fosse uma pequena vingança psicológica contra aquele que o dominou", justifica. De acordo com ela, os australianos, colonizados por ingleses, também fazem piadas destes, assim como os canadenses fazem dos franceses. Trata-se de uma maneira de ridicularizar o repressor. "De maneira análoga, o colonizador também faz piadas a respeito dos colonizados". Ela conta que ouviu muitas anedotas sobre brasileiros quando esteve em Portugal.

Abobrinha do Dia

  • Localizada na loja japonesa de departamentos Kawasaki More, a menor escada rolante do mundo tem apenas 84,3 cm de altura.
  • De acordo com o Livro dos Recordes, o rio Roe, em Great Falls, Montana (EUA), é o menor do mundo. Tem apenas 60 metros de comprimento.
  • O Salto Angél, localizado no Parque Nacional Canaima, na Venezuela, é a maior cachoeira do mundo, com uma queda livre de 980 metros de altura.

Efemérides

Nacional do Combate ao Trabalho Escravo

do Portuário

do Comércio Exterior

da Abertura dos Portos no Brasil

Curiosidades do Dia

Em 1808, a família real portuguesa transferiu-se para o Brasil a fim de se proteger das tropas de Napoleão Bonaparte. Em sua condição de colônia, o Brasil só podia manter relações comerciais com Portugal, até que, no dia 28 de janeiro, o príncipe regente dom João VI pôs fim a esse monopólio ao assinar o decreto de abertura dos portos brasileiros, que liberou o comércio entre o Brasil e outras “nações amigas”. Assim, a data foi escolhida para comemorar o Dia do Comércio Exterior. José da Silva Lisboa, o visconde de Cairu, foi um dos responsáveis pelo ato.

Frases do Dia

A política costuma ser a arte de, em primeiro lugar, não dizer a verdade.”
Antônio Guterres

Tudo evolui na vida. Desde o material esportivo até o ser humano.”
Luciano do Valle

Santos do Dia

São Tomás de Aquino Historiadores o consideram o maior pensador e teólogo de Idade Média. Nasceu no ano 1225, em Nápoles. Começou seus estudos religiosos aos cinco anos. Foi para a Universidade de Nápoles e depois para a ordem dominicana. Em 1248, foi para Paris. No ano de 1256, tornou-se mestre em teologia em Paris. Morreu em 1274, em Fossanuova, perto de Terracina. Sua devoção a Deus por meio dos estudos o tornaram o padroeiro dos universitários. Foi canonizado em 1323.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Amazonas, Roraima, Amapá e Pará são os estados brasileiros cortados pela Linha do Equador.
  • O primeiro concurso de beleza para lésbicas foi realizado em junho de 1997 no London’s Café, em Paris.
  • No restaurante suíço Hjarlter Dam é permitido que mulheres dominadoras prendam seus servos à mesa ou ao pé da cadeira.

Dia…

da Unidade Nacional

Veja mais

Santo do dia

Santa Julita, São Ciro e São Francisco Régis Julita viveu em Icônio na época da perseguição imposta pelo imperador romano Diocleciano. Ele se negou a abandonar o cristianismo e procurou abrigo em Selêucia e em Tarso. Depois de ver seu filho Ciro, de apenas três anos, ser morto, Julita foi martirizada e decapitada. Ciro é venerado em alguns países do Oriente Médio. Seu nome vem de “Kyrios”, que em grego significa senhor. Francisco Régis foi canonizado pelo para Clemente XII. Ele é tido como exemplo de perseverança.

Veja mais

Aniversários

Débora Nascimento - atriz (1985)

Ticiane Pinheiro - modelo (1976)

Tupac Shakur - rapper (1971), falecido em 13/09/1996

Jaime Oncins - tenista (1970)

Ivan Lins - cantor e compositor (1945)

Ariano Suassuna - escritor (1927), falecido em 23/07/2014

Paulo Gracindo - ator (1911), falecido em 04/09/1995

Stan Laurel - ator (1890), falecido em 23/02/1965

Veja mais

Mortes

Lamartine Babo - compositor (1963), nascido em 10/01/1904

Veja mais

Frase do dia

“Brasil? Fraude explica.”
Carlito Maia

Loading...