15 de Outubro

Aniversário

Flávio Migliaccio - ator (1934), falecido em 04/05/2020

Bruno Senna - piloto (1983)

Rodrigo Lombardi - ator (1976)

Alex Escobar - apresentador (1974)

Bianca Rinaldi - atriz (1974)

Denise Fraga - atriz (1964)

Sarah Fergusson - duquesa (1959)

Michel Foucault - filósofo francês (1926), falecido em 25/06/1984

Antônio Houaiss - escritor (1915), falecido em 07/03/1999

Morte

Cole Porter - compositor (1964), nascido em 09/06/1891

Fatos do Dia

2003 - O tenente-coronel Yang Liwei completou a primeira missão espacial tripulada da China. O feito colocou o país entre as principais potências do segmento. A bordo da nave Shenzhu 5, o astronauta deu 14 voltas ao redor da Terra e retornou à atmosfera do planeta às 19h04 no horário de Brasília.

1993 - Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, e F.W. de Klerk, presidente da África do Sul, ganharam o Prêmio Nobel da Paz pela luta contra o apartheid.

1983 - O piloto Nelson Piquet tornou-se bicampeão mundial de Fórmula 1 pela escuderia Brabham.

1978 - O Congresso Nacional elegeu o general João Baptista Figueiredo presidente da República.

1970 - Anuar Sadat foi eleito presidente do Egito, sucedendo Gamel Abdel Nasser.

1964 - Derrubado do poder na União Soviética, Nikita Khrushov foi substituído por Leonid Brejnev, como secretário do Partido Comunista, e Aleksey Kosygin, como primeiro-ministro.

1951 - Estreou a sitcom I Love Lucy, com Lucille Ball e Desi Arnaz, seu marido na vida real.

1946 - Um dia antes de sua execução, Hermann Goering, comandante da Luftwaffe e chefe da Gestapo, se suicidou em sua cela.

1940 - Estreou O Grande Ditador, o primeiro longa sonoro dirigido por Charles Chaplin.

1928 - Depois de partir da Alemanha, o dirigível Zeppelin chegou aos Estados Unidos, completando a travessia do Atlântico.

1917 - A dançarina Mata Hari foi fuzilada na cidade de Vincennes, na França, acusada de espionagem. O evento aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

1582 - O calendário gregoriano passou a ser usado na Itália, na França, na Espanha e em Portugal.

1990 - Mikhail Gorbachov, líder da União Soviética, ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Ele foi o responsável pelo fim da Guerra Fria, em 1989.

1975 - O atleta João do Pulo, em uma prova de salto triplo dos Jogos Pan-Americanos do México, atingiu a marca de 17,89 metros, um recorde que demorou 10 anos para ser quebrado.

1964 - Morreu, aos 73 anos, o compositor americano Cole Porter, autor de Most gentleman don’t like love, entre outros sucessos.

Perguntas Curiosas

Por que os cães estão sempre com a língua para fora?

Os peludos podem até parecer felizes com o linguão de fora, mas na verdade estão morrendo de calor. É que, ao contrário da gente, os cachorros não transpiram pela pele, mas tentam diminuir a temperatura do corpo por meio da respiração. "Quando o animal fica com a boca aberta, acontece uma troca de calor. O ar quente é disperso e substituído por um ar mais frio, o que ajuda a refrescá-lo", explica o veterinário Sandro Corumba, de Santo André (SP). Os cães possuem glândulas sudoríparas apenas nas patas, entre as "almofadinhas" que recobrem seus dedos. Nos dias quentes, elas ficam mais úmidas por causa do suor. 

Abobrinha do Dia

  • Os humanos nascem com 300 ossos, mas atingem a vida adulta com 206.
  • Originalmente, o personagem Mario se chamava “Jumpman”.
  • O ornitorrinco é o único animal no mundo que tem características de ave, réptil e mamífero.

Efemérides

do Professor

da Prevenção das Doenças do Coração

do Juiz de Casamento

do Calendário

do Caçador

Curiosidades do Dia

Hoje é Dia do Professor! A data é comemorada em 15 de outubro porque nesse dia, no ano de 1827, D. Pedro I propôs a criação das escolas primárias no Brasil. As “Escolas de Primeiras Letras” deveriam ensinar os meninos a ler e escrever, a fazer as quatro operações básicas de matemática e a ter noções de geometria. No lugar de geometria, as meninas aprendiam prendas domésticas.

Frases do Dia

“A arte deve antes de tudo e em primeiro lugar embelezar a vida.”
Friedrich Nietzsche, filósofo alemão

Santos do Dia

Santa Teresa D’Ávila Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, no ano de 1515. Chamada de Teresa, a Grande, ela lutou contra as contradições da vida espiritual vazia. Entrou para o Carmelo de Ávila aos vinte anos e teve São João da Cruz como conselheiro. Doutora da Igreja e mestra da espiritualidade, ela reformou a ordem do Carmelo. Deixou as obras O caminho da perfeição, Pensamentos sobre Deus e O castelo interior. Teresa morreu em Alba de Tormes, no ano de 1582.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • O Deserto de Atacama, no Chile, é o mais árido de todo o planeta. Há registros de intervalos de até 300 anos sem chuva.
  • O chinês é o idioma mais falado do mundo.
  • Na última era glacial, 32% da Terra estava coberta por gelo.

Dia…

Nacional do Lobo-Guará

Mundial do Atletismo

de Nossa Senhora Aparecida

do Mar

do Engenheiro Agrônomo

do Corretor de Seguros

da Criança

do Basquete

Veja mais

Santo do dia

Nossa Senhora da Conceição Aparecida Em 1717, pescadores encontraram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição no rio Paraíba. A santa recebeu o nome de Nossa Senhora Aparecida por ter surgido no meio das águas. A imagem está em um santuário na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo. Todo ano, milhões de fiéis visitam a basílica em homenagem à santa.

Veja mais

Aniversários

Paulo Henrique Ganso - jogador de futebol (1989)

Cláudia Abreu - atriz (1970)

Sérgio Mallandro - humorista (1955)

Hermano Henning - jornalista (1945)

Fúlvio Stefanini - ator (1939)

D. Pedro I - imperador do Brasil (1798), falecido em 24/09/1834

Veja mais

Mortes

Nancy Spungen - groupie (1978), nascida em 27/02/1958

Paulo Autran - ator (2007), nascido em 07/09/1922

Ray Conniff - arranjador (2002), nascido em 06/11/1916

Ulysses Guimarães - político (1992), nascido em 06/10/1916

Veja mais

Frase do dia

“Em literatura, o melhor meio de ficar célebre é morrer.”
Victor Hugo, escritor francês

Loading...