11 de Abril
Aniversário
Zeca Baleiro - cantor (1966)
Gregório Duvivier - humorista (1986)
Júnior Lima - cantor (1984)
Joss Stone - cantora (1987)
José Roberto Aguilar - artista plástico (1941)
Emílio Ribas - sanitarista (1862), falecido em 19/02/1925
Morte
Joaquim Manuel de Macedo - escritor (1882), nascido em 24/06/1820
Fatos do Dia
1713 - O Tratado de Utretch encerrou a guerra da sucessão espanhola pela aliança entre Inglaterra, Holanda, Áustria e Prússia contra Luis XIV da França.
1814 - Luís XVIII tornou-se rei da França com a queda de Napoleão Bonaparte.
1945 - O campo de concentração nazista em Buchenwald foi o primeiro a ser aberto pelas tropas aliadas no fim da Segunda Guerra Mundial.
1956 - Elvis Presley chegou ao primeiro lugar na parada da Billboard com as canções "Heartbreak Hotel" e "I Was The One".
1964 - Dez dias depois do golpe militar, o general Castello Branco foi eleito indiretamente para a presidência da República.
1968 - A guerra racial eclodiu nos Estados Unidos depois do assassinato do líder negro Martin Luther King.
1970 - A Apollo 13 foi lançada com destino à Lua, mas a explosão de um tanque de oxigênio durante a viagem transformou a missão em uma tentativa de salvar as vidas dos três astronautas. Dias depois, eles voltaram à Terra com sucesso.
1979 - O ditador de Uganda, Idi Amin Dada, foi deposto por forças rebeldes e tropas da Tanzânia.
Perguntas Curiosas
Por que o Sol e a Lua parecem maiores no horizonte?
Quando se observa o Sol ou a Lua na linha do horizonte é possível comparar o tamanho deles com outros pontos de referência mensuráveis, como uma estrada ou um prédio. Quando estão a pino, no alto do céu, não é possível mensurar as distâncias.
Abobrinha do Dia
- Os bebês conseguem se lembrar de músicas ouvidas durante a gestação. Essa memória auditiva dura cerca de um ano.
- A sensação de que o álcool esquenta o corpo não reproduz o efeito real da bebida.
- Idi Amin Dada, o cruel ditador de Uganda, entrou para o King’s African Rifles, do exército colonial britânico, como cozinheiro.
Efemérides
do Prefeito
da Organização Internacional do Trabalho
do Exército da Salvação
da Escola de Samba
Internacional dos Jogos de Tabuleiro
Curiosidades do Dia
Hoje é Dia da Escola de Samba. A data comemora a fundação do bloco de carnaval “Ouro sobre Azul”, que depois passou a se chamar Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz, criado por Paulo da Portela no subúrbio carioca. Em 1930, por escolha dos componentes do bloco, a agremiação escolheu como cores oficiais o azul e o branco e foi rebatizada como “Vai como pode”, devido aos inúmeros problemas que enfrentou para desfilar naquele ano. Em 1935, foi escolhido o nome definitivo para a já escola de samba: Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela.
Frases do Dia
“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.”
Eduardo Galeano, escritor uruguaio
Santos do Dia
Santo Estanislau Santo Estanislau viveu na Polônia no século XI. Ele foi ordenado bispo aos 42 anos depois de estudar em Cracóvia e Paris. Estanislau foi degolado na igreja de São Miguel porque se recusou celebrar o casamento do rei Boleslau II. O rei havia tomado como esposa a mulher de um dos integrantes de seu reino.
