02 de Janeiro

Aniversário

Rita Guedes - atriz (1972)

Cuba Gooding Jr. - ator (1968)

Waldir Peres - goleiro de futebol (1951), falecido em 23/07/2017

Débora Duarte - atriz (1950)

Morte

Eliseu Resende - político (2011), nascido em 07/02/1929

Fatos do Dia

1492 - A conquista de Granada marcou o fim da Reconquista, em que os Reis Católicos recuperaram todas as terras que os mouros ocupavam na Península Ibérica.

1825 - Brasil e Argentina iniciaram a Guerra Cisplatina pela posse da Banda Oriental, atual Uruguai. A região era área estratégica para os dois países por causa do controle da navegação e do comércio na bacia do Rio da Prata.

1921 - Um grupo de imigrantes italianos fundou, em Belo Horizonte, a Società Sportiva Palestra Itália. Em 1942, o time mudou de nome para Palestra Mineiro e, depois, para Cruzeiro Esporte Clube.

1939 - O fotógrafo francês Louis Daguerre tirou a primeira foto da Lua.

1959 - Rebeldes cubanos, Fidel Castro e Che Guevara chegaram à Havana e acabaram com a última resistência das forças do ditador Fulgêncio Batista.

1959 - A União Soviética lançou no espaço a primeira nave com destino à Lua.

1987 - Os Estados Unidos cortaram 32% da lista de produtos brasileiros isentos de tarifas. Entre outros, álcool, óleo vegetal e vários tipos de couro sofreram represália comercial.

1989 - O inquérito policial sobre a morte do seringueiro e sindicalista Chico Mendes apontou o fazendeiro Darci Alves da Silva como mandante.

Perguntas Curiosas

Por que às vezes, quando estamos pegando no sono, temos a sensação de que estamos caindo?

Isso é a alucinação hipogênica, o momento exato em que o sono está sendo gerado. Acontecem abalos motores que, quando mais intensos, refletem-se nos músculos, criando a sensação de queda.

Abobrinha do Dia

  • Os tibetanos tomam chá de manteiga. A bebida é feita de manteiga, sal e chá preto.
  • A Índia se recusou a disputar a Copa do Mundo de 1950 ao descobrir que seus jogadores não poderiam atuar descalços.
  • Numa colmeia, apenas as abelhas fêmeas trabalham.

Efemérides

Mundial do Introvertido

Curiosidades do Dia

Antes do século XVIII, as estações do ano eram apenas duas: veris, que significava bom tempo, estação da floração, e hiems, a estação do frio. Hoje, os nomes das estações do ano derivam do latim. Verão, por exemplo, veio da palavra veranum tempus, e significa tempo da frutificação; já o inverno quer dizer tempo de hibernar.

Frases do Dia

“Não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.”
William Shakespeare, dramaturgo inglês

Santos do Dia

São Basílio Magno Nasceu em Cesaréia, na Capadócia, no ano 330. Foi autor dos primeiros escritos sobre o Espírito Santo. Escreveu os basilianos, duas Regras que são seguidas até hoje pelos monges da Igreja do Oriente. Em 370, época de ameaças à fé cristã, foi nomeado bispo de Cesaréia da Capadócia. E pro sua firmeza diante dos ideais da Igreja tem o nome de Magno. Criou uma imensa obra a serviço dos pobres, fundando hospitais, asilos, casas de repouso, escolas de artesanato, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Um médico do Século XVII recomendava aos seus pacientes que bebessem de 200 a 300 xícaras de chá por dia (!) para preservar a sanidade.
  • Em 50 anos de trabalho como coveiro, o alemão Johann Thieme cavou 23.311 covas.
  • No Século XVIII, um monastério na Espanha preservou o crânio de um homem egípcio que tinha o tamanho de uma noz.

Dia…

da Proclamação da Independência do Brasil

da Pátria

Veja mais

Santo do dia

Santa Regina e Santo Clodoaldo Regina foi mártir e sua passagem está escrita no Martirólogo Jeronimiano. Ela nasceu em Alísia, no território de Autum, onde hoje é a França. Sofreu torturas por determinação de Olíbrio, procônsul da região. Seu corpo foi colocado num sarcófago de pedra e sua basílica virou lugar de peregrinação. Clodoaldo, de Paris, filho de Clodomir, foi padre e confessor. Exerceu a função até o último dia da sua vida.

Veja mais

Aniversários

Evan Rachel Wood - atriz (1987)

Toni Garrido - cantor (1967)

Buddy Holly - músico (1936), falecido em 03/02/1959

Paulo Autran - ator (1922), falecido em 12/10/2007

Veja mais

Mortes

Míriam Pires - atriz (2004), nascida em 20/04/1931

Keith Moon - baterista (1978), nascido em 23/08/1946

San Tiago Dantas - jurista e político (1964), nascido em 30/10/1911

Veja mais

Frase do dia

“É triste falhar na vida; porém, mais triste é não tentar vencer.”
Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos

Loading...