28 de Agosto

Aniversário

Paula Fernandes - cantora (1984)

Jason Priestley - ator (1969)

Jackson Antunes - ator (1960)

Sandra Moreyra - jornalista (1954), falecida em 10/11/2015

Lourenço Diaféria - escritor (1933), falecido em 16/09/2008

Raul Cortez - ator (1932), falecido em 18/07/2006

Walmor Chagas - ator (1930), falecido em 18/01/2013

Johann Wolfgang von Goethe - escritor e filósofo (1749), falecido em 22/03/1832

Morte

Phil Hill - piloto (2008), nascido em 20/04/1927

Fatos do Dia

1914 - Navios britânicos afundaram três navios alemães durante o primeiro grande conflito naval da Primeira Guerra Mundial, no Mar do Norte.

1941 - Entrou no ar pela Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, o programa “Repórter Esso”, marco do jornalismo radiofônico brasileiro. Antes da estreia oficial, o programa havia ido ao ar experimentalmente na Rádio Farroupilha, de Porto Alegre.

1947 - Manolete, o toureiro mais famoso da Espanha, foi ferido por um touro durante uma apresentação. Ele morreria no dia seguinte ao ataque, aos 30 anos.

1963 - Cerca de 250 mil pessoas ouviram o famoso discurso “Eu tenho um sonho”, do líder negro Martin Luther King, em Washington, durante um protesto em favor dos direitos civis dos negros.

1964 - Bob Dylan e os Beatles tiveram um encontro histórico no Hotel Delmonico, em Nova York. Na ocasião, Dylan os apresentou à maconha, até então desconhecida pelo grupo.

1979 - O presidente militar João Figueiredo sancionou a Lei da Anistia, criada em favor de condenados e acusados por crimes políticos.

1983 - Menachem Begin, primeiro-ministro de Israel, renunciou depois de ordenar a invasão do Líbano. Prêmio Nobel, o político promoveu o primeiro acordo de paz entre palestinos e israelenses, em 1978.

Perguntas Curiosas

Por que não sentimos o movimento de rotação da Terra?

A velocidade de rotação da Terra sobre a linha do Equador é de 465 metros por segundo. Como estamos presos ao planeta pela gravidade, nos deslocamos no mesmo ritmo, assim como a atmosfera que nos envolve. Daí não percebermos tal movimento.

Abobrinha do Dia

  • Só os canários machos sabem cantar.
  • No estado norte-americano de Minnesota, é ilegal pendurar roupas íntimas de homens e mulheres no mesmo varal.
  • Chocolate é tóxico para cachorros. Uma barra de 1 quilo pode matar um cão do porte do husky siberiano.

Efemérides

do Voluntário

Nacional do Bancário

da Marcha pelos Direitos Cívicos

do Avicultor

Curiosidades do Dia

Martin Luther King foi um dos organizadores da marcha pelos direitos civis em Washington (Estados Unidos), em 28 de agosto de 1963. Na ocasião, Luther King emocionou a multidão de 200 mil pessoas com o seu mais famoso discurso, “I Have a Dream” (“Eu tenho um sonho”). Um dos trechos dizia: “Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação que não os julgará pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter.” Leia mais sobre discursos que mudaram a história.

Frases do Dia

“A infelicidade pura e completa é tão impossível quanto a pura e completa alegria.”
Leon Tolstói, escritor russo

Santos do Dia

Santo Agostinho Natural de Tagaste, na Tunísia, Agostinho nasceu no ano de 354. Ele foi convertido por Santo Ambrósio, aos 32 anos, em Milão. Foi padre e bispo de Hipona, na Argélia. Grande filósofo, deixou as obras Confissões e as Retratações, a Cidade de Deus e o tratado da Trindade, entre outras. Considerado o pai do existencialismo cristão, Agostinho morreu 28 de agosto de 430, na cidade de Hippo Regius, perto da Argélia. Os agostinianos são hoje cerca de 20 mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • A Somália é o único país africano em que toda a população fala apenas uma língua, o somali.
  • Existem 6.700 línguas no mundo. Estima-se que metade delas irá desaparecer até 2050.
  • Em vez do “Era uma vez” [Once upon a time], os livros de fantasia da Coreia do Sul começam com a frase “Quando os tigres fumavam”.

Dia…

Mundial da Abelha

da Metrologia

Mundial do Congregado Mariano

Veja mais

Santo do dia

São Bernardino de Sena São Bernardino de Sena foi um grande devoto de Nossa Senhora. Ele se tornou apóstolo da Itália e doutor de Igreja por causa das suas pregações e trabalhos escritos. Bernardino de Sena também promovia a paz com o lema “Jesus, Homem Salvador”. Morreu em 1444.

Veja mais

Aniversários

Joe Cocker - cantor (1944), falecido em 22/12/2014

Cauã Reymond - ator (1980)

Marcelo Rossi - religioso (1967)

Lucélia Santos - atriz (1957)

Roger Milla - jogador (1952)

Cher - atriz (1946)

José "Pepe" Mujica - político (1935), falecido em 13/05/2025

James Stewart - ator (1908), falecido em 02/07/1997

Luiz Carlos Barreto - cineasta (1928)

Veja mais

Mortes

Niki Lauda - piloto (2019), nascido em 22/02/1949

Ana Néri - enfermeira (1880), nascida em 13/12/1814

Veja mais

Frase do dia

“Cada fracasso ensina ao homem algo que necessita aprender.”
Charles Dickens, escritor inglês

Loading...