30 de Abril
Aniversário
Floriano Peixoto - político (1839), falecido em 29/06/1895
Akon - cantor (1973)
Lars von Trier - cineasta (1956)
Dorival Caymmi - compositor (1914), falecido em 16/08/2008
Mauro Humberto - cineasta (1897), falecido em 05/11/1983
Morte
Beth Carvalho - cantora (2019), nascida em 05/05/1946
Aureliano Chaves - político (2003), nascido em 13/01/1929
Belchior - cantor (2017), nascido em 26/10/1946
Adolf Hitler - ditador (1945), nascido em 20/04/1889
José Maurício Nunes Garcia - compositor (1830), nascido em 22/09/1767
Fatos do Dia
1789 - George Washington tornou-se o primeiro presidente dos Estados Unidos.
1803 - Os Estados Unidos pagam 15 milhões de dólares à França pela compra do Território da Louisiana.
1838 - A Nicarágua declara independência da República Federal da América Central. Essa república existiu apenas entre 1823 e 1839 e reunia também Guatemala, El Salvador, Honduras e Costa Rica.
1854 - Foi inaugurado o trecho inicial da primeira ferrovia do Brasil, ligando o Porto de Mauá (atual Guia de Pacobaíba) a Fragoso (atual Magé), no Rio de Janeiro.
1900 - O Havaí tornou-se território dos Estados Unidos.
1927 - Os atores Douglas Fairbanks e Mary Pickford foram as primeiras celebridades a deixarem as marcas de seus pés e de suas mãos no cimento em frente ao Chinese Theatre, no Hollywood Boulevard. Os dois eram sócios do cinema. A frente do Chinese Theatre ficou conhecida como “Forecourt of the Stars” (o Pátio das Estrelas).
1938 - Happy Rabbit, o primeiro esboço do coelho Pernalonga, estreou no curta de animação “Porky’s Hare Hunt”.
1939 - Foi lançado na Feira Mundial de Nova York o primeiro filme colorido da história, criado pela Kodak.
1945 - O ditador alemão Adolf Hitler, na época com 56 anos, e sua companheira, Eva Braun, se suicidaram. Os corpos foram cremados em Berlim.
1946 - Um decreto proibiu o jogo e ordenou o fechamento de cassinos no país. O governo temia que esses lugares fossem usados para a lavagem de dinheiro do narcotráfico.
1948 - O Brasil e outros vinte países criaram em Bogotá, na Colômbia, a Organização dos Estados Americanos (OEA).
1975 - A Guerra do Vietnã chega ao fim. O Vietnã do Sul se rendeu, depois que tropas do Vietnã do Norte entram na capital Saigon.
1977 - Foi realizada a primeira marcha das “Mães da Praça de Maio” em frente à Casa Rosada, sede do governo argentino, no centro de Buenos Aires.
1981 - Uma bomba explodiu dentro de um Puma GTE ocupado por dois militares, no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro. O sargento Guilherme Pereira do Rosário morreu e o capitão Wilson Dias Machado ficou ferido na tentativa de atentado de uma ala mais radical do Exército contra um show em comemoração ao Dia do Trabalho.
Perguntas Curiosas
Por que os gatos se lambem?
Esse é um costume antigo que começou como forma de defesa. No passado, após cada refeição, os gatos lambiam o corpo para tirar restos e cheiros dos alimentos e assim não atrair predadores. Atualmente, esse hábito serve só para a higiene do bichano: as lambidas limpam o corpo pois a língua deles tem cerdas especiais.
Abobrinha do Dia
- Um holandês entrou para o Livro dos Recordes como maior colecionador de saquinhos para enjoo de companhias aéreas.
- Beijar um sapo não significa, necessariamente, ganhar um príncipe. Além disso, a secreção da pele dele poderá causar aftas.
- A Arábia Saudita não possui nenhum rio.
Efemérides
Internacional do Jazz
Nacional da Mulher
da Organização dos Estados Americanos (OEA)
Nacional do Ferroviário
Curiosidades do Dia
Hoje se comemora o Dia Nacional da Mulher. Nascida em 30 de abril de 1880, a mineira Jerônima Mesquita entrou para a história como uma grande defensora dos direitos das mulheres, como o direito de votar. A feminista ajudou a trazer o escotismo para o Brasil em 1919, ao organizar o movimento dos bandeirantes. Foi também a fundadora do Conselho Nacional de Mulheres do Brasil – CNMB -, em 1947. Jerônima morreu no Rio de Janeiro, em 1972.
Frases do Dia
“A impunidade gera a audácia dos maus.”
Carlos Lacerda, jornalista brasileiro
Santos do Dia
São Pio V Miguel Guisleri nasceu em Marengo, em Alexandria, no ano de 1504. Iniciou sua vida religiosa aos 14 anos quando entrou para a ordem dominicana. Aos 62 anos tornou-se papa e passou a ser chamado Pio V. Promoveu rigorosas reformas na Igreja e realizou o Concílio de Trento. Implantou a clausura dos religiosos e o celibato. Também instituiu a correção dos livros litúrgicos e a censura das publicações. Foi Pio V quem excomungou a rainha Elizabeth I.
