13 de Novembro
Aniversário
Luís Mello - ator (1957)
Whoopi Goldberg - atriz (1949)
Morte
Manoel de Barros - poeta (2014), nascido em 19/12/1916
Mara Manzan - atriz (2009), nascida em 28/05/1952
Nelson Werneck Sodré - historiador (1999), nascido em 27/04/1911
Gioacchino Rossini - compositor (1868), nascido em 29/02/1792
Fatos do Dia
1997 - Cientistas divulgaram a possibilidade de existir água em Marte.
1994 - Onze alpinistas morreram ao cair de um encosta do Himalaia, no Nepal. A queda pode ter sido provocada por uma avalanche.
1992 - Oficiais militares aposentados do Peru tentaram assassinar o presidente Alberto Fujimori.
1985 - Na Colômbia, o vulcão Nevado Del Ruiz entrou em erupção e matou 25 mil pessoas.
1970 - Hafez al-Assad tomou o poder na Síria por meio de um golpe de Estado.
1970 - As obras de terraplanagem foram iniciadas para a construção do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
1965 - Foi instituído o cruzeiro novo, que passou a valer 1 mil dos antigos cruzeiros.
1940 - A Disney lançou Fantasia, um desenho que pretendia unir a animação à música erudita. Seu segmento mais famoso é O Aprendiz de Feiticeiro, com Mickey Mouse.
1907 - O construtor de bicicletas francês Paul Cornu se tornou o primeiro homem a voar verticalmente com um equipamento mais pesado que o ar. Ele ficou a 30 centímetros do chão durante vinte segundos ao testar uma espécie de helicóptero de duas hélices na região da Normandia, França.
1789 - Em uma carta, Benjamin Franklin afirmou que "nada neste mundo pode ser dado como certo, exceto a morte e os impostos".
1997 - Um crise nas bolsas de valores dos países asiáticos atingiu todo o mundo financeiro, incluindo Estados Unidos e América Latina.
1945 - O general Charles De Gaulle foi eleito presidente do governo provisório francês, com a aprovação de todos os 555 delegados.
1943 - Foi criada a FEB, Força Expedicionária Brasileira, contingente militar que participou da Segunda Guerra Mundial.
Perguntas Curiosas
Se a galinha tem asa, por que não consegue voar?
Na verdade, a galinha voa, mas seus vôos são rasantes e curtos, atingindo cerca de 10 metros. Durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar para fugir de predadores; ficar no solo era mais seguro para essa ave do que se aventurar nas alturas. Assim, foram sendo naturalmente selecionadas aquelas cujos ossos pneumáticos, sacos aéreos e musculatura peitoral não eram tão bem desenvolvidos como os das aves voadoras.
Abobrinha do Dia
- Os aviões a jato deixam marcas no céu por causa do rápido resfriamento dos gases provenientes da combustão de seus motores. O vapor de água desses gases se transforma rapidamente em cristais de gelo, deixando as trilhas de condensação.
- Quando tinha 10 anos, a cantora colombiana Shakira foi expulsa do coral da escola porque sua voz se sobressaía bem mais que as de suas colegas.
- O lago mais fundo do mundo se encontra na Rússia. O Baikal tem 1.637 metros de profundidade.
Efemérides
Mundial da Gentileza
do Moço Espírita
Curiosidades do Dia
O anão Dunga foi cogitado pelos estúdios Disney para viver o papel do feiticeiro em Fantasia (1940). Isso porque, na época, o desenho da Branca de Neve estava no auge de sua popularidade. Walt Disney, no entanto, não teve dúvidas em sua preferência por Mickey Mouse. Yen Sid, nome do feiticeiro de “O Aprendiz de Feiticeiro”, é “Disney” escrito ao contrário. O sonho de Walt Disney era fazer não só uma, mas várias sequências de Fantasia. Ele desenvolveu material suficiente para 8 novos filmes da série. O projeto só saiu do papel, no entanto, em 1999, com Fantasia 2000.
Frases do Dia
“O mais perto que uma pessoa chega da perfeição é quando preenche uma ficha de emprego.”
Stanley Randall, artista norte-americano
Santos do Dia
São Diogo Percebeu tarde sua vocação, mas sua experiência e espiritualidade levaram-no ao cargo de superior de uma comunidade nas Ilhas Canárias. Então passou a defender os indígenas e atraiu a oposição dos poderosos da Espanha. Quando foi obrigado a retirar-se para o convento da La Salceda, criou fama de taumaturgo, homem milagroso. O rei Filipe II atribuía a São Diego a cura de dom Carlos e pediu a canonização do santo pelo papa Sisto V. São Diogo morreu em 1463.
