22 de Junho

Aniversário

Hermeto Pascoal - músico (1936)

Sérgio Reis - cantor (1940)

Tonico Pereira - ator (1948)

Meryl Streep - atriz (1949)

Cyndi Lauper - cantora (1953)

Dan Brown - escritor (1964)

Joana Prado “Feiticeira” - modelo (1976)

Morte

Nicolau Maquiavel - estadista e político (1527), nascido em 03/05/1469

Judy Garland - atriz (1969), nascida em 10/06/1922

Leonel Brizola - político (2004), nascido em 22/01/1922

Fatos do Dia

1941 - Tropas nazistas ocuparam o território russo. A ação militar ficou conhecida como “Operação Barbarossa” e atingiu quase 3 mil quilômetros do Mar Báltico ao Mar Negro.

1969 - A atriz Judy Garland, que alcançou o estrelato ainda criança no filme “O Mágico de Oz”, morreu aos 47 anos de overdose de pílulas para dormir.

1980 - O Papa João Paulo II beatificou o padre José de Anchieta. Em 1554, ele fundou o colégio central do povoado que originou a cidade de São Paulo.

1981 - Durante uma audiência judicial, Mark David confessou ter matado o ídolo John Lennon no ano anterior.

1986 - Maradona fez o histórico gol “La Mano de Dios” em um jogo das quartas-de-final da Copa do Mundo do México. Ao ser questionado por um repórter sobre o auxílio da mão no direcionamento da bola, Dieguito respondeu: “Marquei um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus”.

1987 - O ator Fred Astaire, considerado o maior dançarino dos filmes de Hollywood, morreu aos 88 anos de pneumonia.

1989 - Depois de quinze anos de guerra civil em Angola, o governo socialista e a Unita chegaram a um acordo de cessar-fogo.

Perguntas Curiosas

É verdade que os europeus usavam especiarias para disfarçar o gosto da comida estragada?

As especiarias servem para condimentar e dar sabor diferente aos alimentos. Por isso, muitas pessoas acreditam que elas eram usadas na Idade Média para mascarar o gosto ruim de comidas estragadas. Segundo historiadores, a carne consumida naquela época era mais fresca do que a de hoje justamente porque as condições de conservação eram piores. Em algumas regiões, era proibido por lei comercializar carne de animais abatidos há mais de um dia no verão e há mais de três dias no inverno. A história começa no ano 725 com a instalação de um monastério beneditino na Colina Nährberg, na Bavária, sul da Alemanha. A primeira referência à plantação de lúpulo no monastério data de 768. Mas, para efeito de história, a cerveja alemã Weihenstephan recebe autorização para ser fabricada e vendida em 1040. Dessa forma, ela ostenta o título de cervejaria mais antiga do mundo ainda em atividade. A marca foi estatizada em 1921. O complexo localizado na colina de Weihenstephan, em Frisinga, a 30 quilômetros de Munique, virou ponto turístico. Ele abriga a Universidade de Agricultura e Cervejaria, dentro da Universidade Técnica de Munique, o maior centro formador de cervejeiros do país.

Abobrinha do Dia

  • Para fazer o cri-cri característico, o grilo esfrega uma das asas dianteiras na borda da outra. As fêmeas são mudas.
  • Uma pessoa normal come, durante os 365 dias do ano, em torno de uma tonelada de alimentos.
  • Os Estados Unidos são o país que mais consome sorvete no mundo. Para cada pessoa estima-se a média de 22 litros por ano.

Efemérides

Mundial do Fusca

Mundial do Camelo

do Aeroviário

do Orquidófilo

Curiosidades do Dia

A história da cerveja começa no ano 725 com a instalação de um monastério beneditino na Colina Nährberg, na Bavária, sul da Alemanha. A primeira referência à plantação de lúpulo no monastério data de 768. Mas, para efeito de história, a cerveja alemã Weihenstephan recebe autorização para ser fabricada e vendida em 1040. Dessa forma, ela ostenta o título de cervejaria mais antiga do mundo ainda em atividade. A marca foi estatizada em 1921. O complexo localizado na colina de Weihenstephan, em Frisinga, a 30 quilômetros de Munique, virou ponto turístico. Ele abriga a Universidade de Agricultura e Cervejaria, dentro da Universidade Técnica de Munique, o maior centro formador de cervejeiros do país.<

O filme Shrek é uma animação do DreamWorks, o estúdio fundado por Steven Spielberg. Conta a história do ogro que dá nome ao filme, cujo pântano onde mora é invadido por personagens da literatura infantil. Para ficar livre dos intrusos, ele faz um trato com o lorde Farquaad e tem que salvar a princesa Fiona de um dragão. Acaba contando com a ajuda de Burro Falante. O ogro tem hábitos repulsivos: come ratos tostados no espeto, fabrica velas com a cera do ouvido, toma banhos de lama e escova os dentes com a gosma retirada de lagartas espremidas. A sequência do longa estreou no Brasil em junho de 2004. O apresentador Pedro Bial dublou a voz de uma das personagens da história, a irmã Feia.

Frases do Dia

“Sou um Matarazzo, mas minha vida é dedicada aos trabalhadores.”
Eduardo Matarazzo Suplicy

Santos do Dia

São Tomas More e São João Fischer Tomas nasceu em 1477, em Londres. Foi chanceler da Inglaterra em 1529 e escreveu a obra Utopia. Ele foi preso na torre de Londres ter contestado o segundo casamento do rei Henrique VIII, que havia se proclamado chefe da Igreja Anglicana. Deixou também O diálogo do conforto contra as tribulações, antes de ser decapitado em 1535. João Fisher foi bispo e também se opôs a nova ordem do rei inglês. Foi morto dias depois de Tomas More e canonizado na mesma data: 1935 por Pio XI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Mascar chiclete enquanto se corta cebola pode ajudar a prevenir o choro.
  • Os homens passam, em média, 50 minutos do dia se arrumando na frente do espelho.
  • O dinossauro diplodoco, que viveu no período Jurássico, era do tamanho de três ônibus enfileirados.

Dia…

do Rap Nacional

do Chefe Escoteiro

do Corretor de Telefone

do Cônsul

das Bombas Atômicas

Veja mais

Santo do dia

Aniversários

Vanessa Gerbelli - atriz (1973)

Geri Halliwell - cantora (1972)

Irene Ravache - atriz (1944)

Gianfrancesco Guarnieri - ator (1934), falecido em 22/07/2006

Andy Warhol - artista plástico (1927), falecido em 22/02/1987

Adoniran Barbosa - compositor (1912), falecido em 23/11/1982

Lucille Ball - atriz (1911), falecida em 26/04/1989

Alexander Fleming - bacteriologista (1881), falecido em 11/03/1955

Veja mais

Mortes

Ivo Pintanguy - Cirurgião plástico (2016), nascido em 05/07/1923

Celso Blues Boy - guitarrista (2012), nascido em 05/01/1956

Roberto Marinho - empresário e jornalista (2003), nascido em 03/12/1904

Jorge Amado - escritor (2001), nascido em 10/08/1912

Papa Paulo VI - religioso (1978), nascido em 26/09/1897

Fulgencio Batista - ditador cubano (1973), nascido em 16/01/1901

Veja mais

Frase do dia

“A poluição do ar está deixando a mãe natureza precocemente grisalha.”
Irv Kupcinet, escritor americano

Loading...