17 de Março

Aniversário

Nat King Cole - cantor (1919), falecido em 15/02/1965

Gottlieb Daimler - engenheiro (1834), falecido em 06/03/1900

Jairzinho Oliveira - cantor e compositor (1975)

Rob Lowe - ator (1964)

Bruno Barreto - cineasta (1955)

Kurt Russel - ator (1951)

Rudolf Nureyev - bailarino (1938), falecido em 6/01/1993

Morte

Clodovil - estilista (2009), nascido em 17/06/1937

Fatos do Dia

1762 - Soldados irlandeses a serviço da coroa britânica realizaram a primeira parada do dia de São Patrício em Nova York. São Patrício é o padroeiro da Irlanda, e quem inspirou as comemorações do St. Patrick’s Day, uma das mais tradicionais festas irlandesas. No dia 17 de março – feriado nacional no país – os irlandeses saem às ruas para festejar, desfilar e brindar ao santo padroeiro.

1855 - O povoado de Santo Antônio de Aracaju, hoje apenas Aracaju, foi elevado à categoria de cidade e capital do Estado de Sergipe.

1959 - Dalai Lama fugiu para a Índia depois de tentar emancipar o Tibete da ocupação chinesa.

1969 - Golda Meir tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro de Israel.

1971 - O centésimo transplante de rim foi realizado no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O resultado colocou a equipe da clínica urológica entre as 5 melhores do mundo.

1973 - A malária ocupava quase 80% do território nacional. Na época, a doença atingia 34,4 milhões dos 90 milhões de brasileiros.

1978 - Afundou no Canal da Mancha o petroleiro Amoco Cadiz. O vazamento provocado pelo acidente atingiu 80 quilômetros da costa da Bretanha, na França.

1986 - O empresário Antônio Ermírio de Moraes deixou a superintendência da Votorantin para se candidatar ao governo de São Paulo. Ele perdeu a eleição para o candidato Orestes Quércia.

1987 - Foram identificados os responsáveis pela prisão, tortura, assassinato e ocultação de cadáver do deputado Rubens Paiva, desaparecido em 1971.

Perguntas Curiosas

De onde vem a expressão balzaquiana?

O termo "balzaquiana" é aplicado às mulheres que estão na faixa dos 30 anos. Porém, nem todos sabem que a expressão foi cunhada após a publicação de um livro do escritor francês Honoré de Balzac. Em "A Mulher de 30 Anos", o escritor realiza uma análise do destino das jovens na primeira metade do século XIX, em particular dentro do casamento. E faz uma apologia às mulheres de mais idade, que, amadurecidas, podem viver o amor com maior plenitude. É o acontece à heroína da narrativa, Júlia. Ela se casa com um oficial do exército, mas depois descobre que a relação está longe de ser o que imaginava. Vê-se, então, presa a um matrimônio infeliz. Quando se torna uma trintona, porém, a moça consegue encontrar o amor nos braços de Carlos Vandenesse.

Abobrinha do Dia

  • Um disco de ouro equivale a 100 mil cópias vendidas e um de platina, a 250 mil.
  • O disco “Thriller”, de Michael Jackson, lançado em 1982, vendeu 45 milhões de cópias. É o albúm mais vendido de todos os tempos.
  • É impossível espirrar com os olhos abertos.

Efemérides

Internacional do Marítimo

Curiosidades do Dia

A cantora Elis Regina faria aniversário hoje. A filha de dona Ercy e seu Romeu nasceu em Porto Alegre, no dia 17 de março de 1945, um domingo, às 14h10. Por uma exigência legal a menina não pôde ser registrada apenas como Elis. Na época, as crianças com nomes que serviam tanto para meninos quanto para meninas deveriam ter um segundo nome que identificasse seu sexo. Ficou Elis Regina Carvalho Costa. Por causa da gargalhada escancarada e da grande vibração, o poeta Vinícius de Morais apelidou Elis de “Pimentinha”. Outro apelido da cantora era “Baixinha”, por causa do seu 1,54 metro de altura. Elis também era chamada de “Hélice Regina” por causa de sua forma de dançar girando os braços, influência do bailarino Lennie Dale.

Frases do Dia

Comigo é simples, eu divido tudo: minhas roupas, meus amigos…Mas o meu palco, esse não divido.”
Elis Regina

Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis.


Thomas De Quincey

Santos do Dia

São Patrício Nascido na Escócia, é conhecido como apóstolo da Irlanda. Aos 16 anos foi levado como prisioneiro para esse país e tornou-se escravo. Depois de muitas tentaivas, conseguiu fugir, e depois voltou para lá para difundir as idéias cristãs. Sob a direção de São Germano, foi ordenado sacerdote. Fundou mosteiros que foram centros de evangelização e criou pequenas comunidades. Morreu por volta de 461, em Ulster.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Amazonas, Roraima, Amapá e Pará são os estados brasileiros cortados pela Linha do Equador.
  • O primeiro concurso de beleza para lésbicas foi realizado em junho de 1997 no London’s Café, em Paris.
  • No restaurante suíço Hjarlter Dam é permitido que mulheres dominadoras prendam seus servos à mesa ou ao pé da cadeira.

Dia…

da Unidade Nacional

Veja mais

Santo do dia

Santa Julita, São Ciro e São Francisco Régis Julita viveu em Icônio na época da perseguição imposta pelo imperador romano Diocleciano. Ele se negou a abandonar o cristianismo e procurou abrigo em Selêucia e em Tarso. Depois de ver seu filho Ciro, de apenas três anos, ser morto, Julita foi martirizada e decapitada. Ciro é venerado em alguns países do Oriente Médio. Seu nome vem de “Kyrios”, que em grego significa senhor. Francisco Régis foi canonizado pelo para Clemente XII. Ele é tido como exemplo de perseverança.

Veja mais

Aniversários

Débora Nascimento - atriz (1985)

Ticiane Pinheiro - modelo (1976)

Tupac Shakur - rapper (1971), falecido em 13/09/1996

Jaime Oncins - tenista (1970)

Ivan Lins - cantor e compositor (1945)

Ariano Suassuna - escritor (1927), falecido em 23/07/2014

Paulo Gracindo - ator (1911), falecido em 04/09/1995

Stan Laurel - ator (1890), falecido em 23/02/1965

Veja mais

Mortes

Lamartine Babo - compositor (1963), nascido em 10/01/1904

Veja mais

Frase do dia

“Brasil? Fraude explica.”
Carlito Maia

Loading...