22 de Setembro
Aniversário
Ronaldo Nazário - jogador de futebol (1976)
Vanusa - cantora (1947), falecida em 08/11/2020
Andrea Boccelli - tenor (1958)
Zezé Polessa - atriz (1953)
Gonzaguinha - cantor e compositor (1945), falecido em 29/04/1991
Lombardi - locutor (1940), falecido em 02/12/2009
Yara Cortes - atriz (1921), falecida em 17/10/2002
José Maurício Nunes Garcia - compositor (1767), falecido em 30/04/1830
Morte
Dirce Migliaccio - atriz (2009), nascida em 30/09/1933
Antônio Conselheiro - líder religioso (1897), nascido em 13/03/1830
Fatos do Dia
1989 - Irving Berlin, compositor de sucessos como "White Christmas" e "Cheek to Cheek", morreu dormindo, aos 101 anos, em Nova York.
1980 - O ditador iraquiano Saddam Hussein atacou uma região petrolífera no Irã e começou a Guerra Irã-Iraque, que durou até 1988.
1976 - A Aliança Anticomunista Brasileira seqüestrou, espancou e ameaçou de morte dom Adriano Hipólito, bispo de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
1973 - Henry Kissinger, alemão de origem judaica, foi confirmado para o cargo de secretário de Estado dos Estados Unidos. Ele ocupou a função até 20 de janeiro de 1977. A família deixou a Alemanha nazista quando ele tinha 15 anos. Em 1943, ele conseguiu sua cidadania americana.
2007 - Morreu o mímico francês Marcel Marceau, aos 84 anos, um dos artistas franceses mais conhecidos fora de seu país.
1988 - O Congresso Nacional aprovou o texto definitivo da nova Constituição brasileira.
1980 - A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo foi indenizada pelos prejuízos causados por bombas lançadas durante a invasão do prédio, em 1977, pela polícia militar.
1964 - Uma campanha de moralização nas escolas de São Paulo impôs o corte de cabelo aos alunos, proibiu o uso de calças de bocas estreitas e cores chamativas.
1950 - O cientista político e diplomata americano Ralph Bunche tornou-se o primeiro negro a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Ele participou das negociações de paz entre árabes e israelenses.
1954 - Estreou "Sabrina", filme de Billy Wilder, com Audrey Hepburn, Humphrey Bogart e William Holden.
Perguntas Curiosas
Qual a espessura de uma folha de caderno?
De acordo com Silney Szyszko, da Votorantin Celulose e Papel, uma folha de caderno tem a espessura aproximada de 0,074 milímetros. "No entanto, os papéis em geral são avaliados de acordo com sua gramatura, que é seu peso por metro quadrado", explica. No caso da folha de caderno, ele diz que a gramatura costuma ser de 56, ou seja, seu metro quadrado pesa 56 gramas.
Abobrinha do Dia
- Um meteorito do tamanho de uma ervilha viajando a 18.000 km/h é capaz de destruir um satélite artificial de uma tonelada.
- Uma das pessoas mais obesas que já habitaram a Terra foi a americana Ida Maitland, que, no começo do século 20, chegou a pesar 423 quilos.
- Um pedaço de carne demora 24 horas para ser digerido por nosso corpo.
Efemérides
Internacional do Rinoceronte
do Hobbit
Mundial sem Carro
Nacional da Banana
do Rio Tietê
Nacional da Fauna
Nacional do Contador
do Estudante Secundário
dos Amantes
Mundial Sem Carro
Curiosidades do Dia
Hoje é o Dia Mundial Sem Carro. A data foi criada em 1997, na França, como parte de uma iniciativa para incentivar a sociedade a refletir a respeito do uso excessivo do carro. Desde então, no dia 22 de setembro a população é encorajada a deixar o carro na garagem e utilizar meios de transporte mais sustentáveis (ônibus, metrô, bicicleta) para garantir sua mobilidade. Na década de 2000, outros países aderiram à campanha, que chegou ao Brasil em 2003, quando cicloativistas organizaram uma “bicicletada” em São Paulo para dar visibilidade à data. Em 2005, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente passou a apoiar a iniciativa, que foi oficializada em 2007 com a aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo.
Frases do Dia
“Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas custam tanto!”;
Groucho Marx, comediante americano
Santos do Dia
Santos Maurício e companheiros e São Tomás de Vilanova Maurício viveu no século III, durante o império romano. Ele pertencia à legião de Tebas e uma de suas missões foi marchar para a Gália a fim de punir os cristãos. Ele recusou a ordem do imperador Maximiliano e foi morto junto com os companheiros legionários. Tomás de Vilanova foi bispo e confessor agostiniano. O “pai dos pobres” viveu na corte de Carlos V e morreu em Valença, na Espanha, no ano de 1555.
