24 de Julho
Aniversário
Lynda Carter - atriz (1951)
Seu Nenê - sambista (1921), falecido em 04/10/2010
Alexandre Dumas (pai) - escritor (1802), falecido em 05/12/1870
Anna Paquin - atriz (1982)
Jennifer Lopez - atriz (1969)
Gus Van Sant - cineasta (1952)
Jece Valadão - ator (1930), falecido em 27/11/2006
Jardel Filho - ator (1927), falecido em 19/02/1983
Antonio Candido - escritor e sociólogo (1918), falecido em 12/05/2017
Alphonsus Henrique de Guimaraens - poeta brasileiro (1870), falecido em 15/07/1921
Simón Bolívar - líder político (1783), falecido em 17/12/1830
Morte
José Mauro de Vasconcelos - escritor (1984), nascido em 26/02/1920
Rogério Cardoso - humorista (2003), nascido em 07/03/1937
Peter Sellers - ator (1980), nascido em 08/09/1925
Fatos do Dia
1883 - Campos, no Estado do Rio de Janeiro, foi a primeira cidade da América Latina a ganhar iluminação pública.
1911 - O explorador americano Hiram Bingham III redescobriu Machu Picchu, “a Cidade Perdida dos Incas”.
1950 - A Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, iniciou suas operações com o lançamento de um foguete Bumper.
1954 - A baiana Martha Rocha perdeu o título de Miss Universo para a americana Miriam Stevenson. Um jornalista publicou que a culpa da derrota tinha sido “2 polegadas a mais que a candidata brasileira tinha no quadril”.
1956 - Jerry Lewis e Dean Martin fizeram seu último show juntos no Copacabana Club, em Nova York.
1962 - A Globo e a americana Time Life assinaram um acordo para a instalação de uma emissora de TV no Rio de Janeiro.
1967 - Em visita ao Canadá, o presidente Charles De Gaulle, da França, defendeu a independência do Quebec. A visita foi encerrada pelo primeiro-ministro canadense.
1969 - A missão Apollo 11 retornou à Terra.
1970 - A violação dos direitos humanos de presos políticos brasileiros foi denunciada durante uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Genebra, na Suíça.
1972 - O “Patinho Feio”, primeiro computador projetado e construído no Brasil, foi colocado em funcionamento na Escola Politécnica da USP.
Perguntas Curiosas
Por que baratas mortas estão sempre viradas de costas?
Isso acontece com baratas mortas por inseticida. O veneno age no sistema nervoso da barata, deixando-a tonta. Como o peso do casco é maior, ela se desequilibra e tomba, não conseguindo mais desvirar.
Abobrinha do Dia
- Belize é o único país no mundo que tem uma reserva natural de jaguares.
- A maçã, a cebola e a batata têm o mesmo gosto. A diferença da sensação do sabor entre elas é causada pelo cheiro.
- Na França, é legalizado o casamento com pessoas mortas.
Efemérides
da Iluminação Elétrica no Brasil
do Rei da Espanha
Curiosidades do Dia
A atriz neozelandesa Anna Paquin está fazendo aniversário. Em 1994, ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, mas teria problemas para assistir ao filme de que participou, “O Piano”, em seu país. Na Nova Zelândia, a obra é proibida para menores de 16 anos. Na ocasião em que recebeu o prêmio, ela estava somente com 11. Curiosidades sobre mais atores mirins de Hollywood.
Frases do Dia
“As mulheres são capazes de tudo e os homens, do resto.”
Henry Régnier
Santos do Dia
Santa Cristina, São Boris e São Gleb Cristina era filha de um nobre. Ela teria sido trancada em uma torre, aos 11 anos, em companhia de servas e estátuas do império. Negou-se a abandonar o cristianismo e foi submetida aos maus tratos do pai. Chegou a ser jogada em um rio, com uma pedra amarrada no pescoço, mas foi salva por três anjos. Boris e Gleb eram russos, filhos de São Vladimir, grão-duque de Kiev. Batizados como Romano e Davi, foram perseguidos e mortos.
