01 de Maio

Aniversário

Fernanda Young - roteirista (1970), falecida em 25/08/2019

Buza Ferraz - ator e diretor de teatro (1950), falecido em 03/04/2010

Patrícia Travassos - atriz (1952)

Haroldo de Andrade - radialista (1934), falecido em 01/03/2008

José de Alencar - escritor (1829), falecido em 12/12/1877

Morte

Sérgio Paranhos Fleury - policial (1979), nascido em 19/05/1933

Osama Bin Laden - terrorista (2011), nascido em 10/03/1957

Ayrton Senna - piloto (1994), nascido em 21/03/1960

Joseph Göebbels - líder nazista (1945), nascido em 29/10/1897

Antônio Ghisleri - Papa Pio V (1572), nascido em 17/01/1504

Fatos do Dia

1500 - Pedro Álvares Cabral toma posse da “Ilha de Vera Cruz” (o nome que o Brasil tinha na ocasião) em nome do rei de Portugal.

1886 - O Início de uma greve geral em várias partes dos Estados Unidos e manifestações nas ruas de Chicago marcam a criação do Dia do Trabalhador.

1931 - De Washington, o presidente americano Herbert Hoover inaugurou o Empire State Building, em Nova York.

1941 - O filme Cidadão Kane, de Orson Welles, estreou nos Estados Unidos.

1943 - Getúlio Vargas instituiu a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

1945 - O ministro da Propaganda nazista Joseph Gobbels envenenou os seis filhos e a mulher antes de cometer suicídio.

1960 - A União Soviética derrubou um avião-espião americano U-2 que sobrevoava seu território.

1961 - Fidel Castro anunciou que seria o presidente vitalício de Cuba.

1967 - Elvis Presley e Priscilla Beaulieu casaram-se em 1967 na cidade de Las Vegas. Eles já estavam juntos desde o Natal de 1962. O casal teve uma filha, a cantora Lisa Marie Presley, em 1968. O casamento terminou no final de 1972.

1979 - O delegado Sérgio Paranhos Fleury, morreu afogado ao lado de um píer em Ilhabela. Oficialmente, um acidente.

Perguntas Curiosas

Fazer uma vaquinha significa "arrecadar dinheiro para um fim específico". O "bicho" começou a ser pago no futebol em 1923. Trata-se da gratificação dada aos jogadores de um time em caso de vitória ou empate. Quem começou essa história foi a torcida do Vasco da Gama, que fazia uma arrecadação para premiar seus jogadores. Chamava-se "bicho" porque havia uma senha entre os torcedores baseada no jogo do bicho. Um empate valia um cachorro (número 5) ou 5 mil-réis. Um coelho (número 10), representava 10 mil-réis e era pago em caso de vitória. Para as grandes vitórias, o prêmio máximo era uma vaca (número 25) ou 25 mil-réis. Foi daí que nasceu a expressão "fazer uma vaquinha".

Existem "mulheres barbadas"?

Na verdade, as mulheres que tem mais pêlos que as outras possuem uma taxa mais elevada de testosterona, o hormônio masculino responsável pelo engrossamento da voz, o pomo-de-adão e outras mudanças no corpo dos meninos - entre elas o aparecimento de pêlos na genitália e também no rosto. Acontece que, quando as mulheres têm os hormônios desequilibrados, a testosterona pode "atacar" de vez e fazer com que elas também tenham barba. No final do século XIX e início do século XX, as "mulheres barbadas" eram famosas nos chamados freak shows (circo de aberrações), que tinham entre suas atrações pessoas com vários tipos de deformidades, e que faziam turnês pelos Estados Unidos. Um dos casos mais famosos foi o da mexicana Julia Pastrana, nascida em 1834 com hipertricose terminal, uma doença que faz com que os pêlos do corpo inteiro cresçam mais que o normal, deixando a pessoa com a aparência de um macaco. Ela morreu enquanto dava à luz sua filha, que nasceu com a mesma doença e morreu três dias depois.

Fazer uma vaquinha significa "arrecadar dinheiro para um fim específico". O "bicho" começou a ser pago no futebol em 1923. Trata-se da gratificação dada aos jogadores de um time em caso de vitória ou empate. Quem começou essa história foi a torcida do Vasco da Gama, que fazia uma arrecadação para premiar seus jogadores. Chamava-se "bicho" porque havia uma senha entre os torcedores baseada no jogo do bicho. Um empate valia um cachorro (número 5) ou 5 mil-réis. Um coelho (número 10), representava 10 mil-réis e era pago em caso de vitória. Para as grandes vitórias, o prêmio máximo era uma vaca (número 25) ou 25 mil-réis. Foi daí que nasceu a expressão "fazer uma vaquinha".

O que era Rosebud?

Esta é a dúvida que acompanha todo o enredo de "Cidadão Kane", a obra-prima cinematográfica do diretor Orson Welles. Mas a revelação só ocorre nos momentos finais do filme quando, em seu derradeiro suspiro, o personagem Charles Foster Kane relembra dos bons tempos em que brincava na neve com seu trenozinho vermelho, carinhosamente batizado de "Rosebud". Detalhe de alcova: o termo traduzido significa botão de rosa e era o "apelido" pelo qual William Randolph Hearst chamava o clitóris de sua amante, a atriz Marion Davies. Para quem não sabe, a história de Kane é inspirada na vida de Hearst, grande magnata da imprensa nos anos 40.

Para que serve a camada de ozônio?

A camada é constituída pelo gás ozônio e forma um espécie de capa protetora ao redor de todo o planeta. Ela funciona como um filtro dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, causadores do câncer de pele. O vilão da camada de ozônio é o CFC (clorofluorcarbono) emitido por geladeiras e aerosóis. O problema mais sério é na Antártida onde acontece um estranho fenômeno: no mês de setembro a metade da camada, correspondente a uma área maior do que a América do Sul, some da atmosfera.

É realmente perigoso usar o telefone celular a bordo de aviões?

Sim. Apesar de remota, existe uma chance de que seu celular cause interferência em instrumentos de navegação da aeronave ( como o GPS) ou mesmo na comunicação do avião com a torre. Isso acontece porque aparelhos celulares operam em uma frequência relativamente próxima (entre 850 e 1.900 Mhz) da utilizada pelo rádio e pelo radar do piloto (100 a 2000 MHz). No entanto, países como os Emirados Árabes Unidos permitem o uso de celulares a bordo - desde que se use uma tecnologia (conhecida como "picocell"), responsável por isolar a conversa por celular da cabine do piloto.

Como é que nasce um "galo"?

Quando se leva uma pancada na cabeça, alguns dos vasos sanguíneos que irrigam a região se rompem, deixando vazar o plasma, parte líquida do sangue composta principalmente de água. Como logo abaixo deles está o crânio, esse líquido não tem por onde vazar, e forma uma saliência.

Por que os médicos pediam, num exame, que o paciente dissesse "33"?

O número 33 provoca vibração o pulmão cheio de ar. Se ele estiver repleto de fluido, como fica quando alguém está com pneumonia, o médico não sente a mesma vibração nas pontas dos dedos.

Tomar "friagem" faz mal?

Qualquer circunstância com uma mudança brusca de temperatura provoca a paralisia do epitélio mucociliar (células ciliadas que secretam o muco). Isto facilita a entrada de vírus e bactérias no corpo. No caso de idosos ou pessoas hipertensas, a presença destes microorganismos pode acarretar dores articulares e fenômenos vasculares, como a vasodilatação.

 Qual a origem da expressão “lanterna”?


 A expressão “lanterna” foi criada porque os últimos vagões dos trens vinham sempre com lanternas bem visíveis, inclusive, nos trajetos mais curtos, havia um sempre funcionário com lampião aceso no último vagão.

Qual a origem da palavra “cueiro”?

Deonísio da Silva, professor da Universidade Estácio de Sá e autor do livro “De onde vêm as palavras”, conta que alguns palavrões estão embutidos em palavras, por exemplo, na expressão “acuar o cachorro”. A palavra “acuar” é, na verdade, trazer o ânus para trás, assim é também com as palavras “cueiro” e “cueca”, que são pedaços de tecidos que servem para cobrir esta mesma parte do corpo. 

Qual a origem das expressões “mauricinho” e “patricinha”?


 Os termos “mauricinho” e “”patricinha” fazem parte da gíria brasileira. “Patricinha” é usado para designar a moça burguesa e bem vestida, com roupas caras. A socialite Patrícia Mairinque Veiga foi quem inspirou o termo. Além de características como salto alto e unhas pintadas, as modernas “patricinhas” de hoje também ostentam carro importado e celular de primeira linha. "Acredito que o termo ’mauricinho’, provavelmente, tenha nascido de algum namorado de alguma patricinha", responde o Professor da Universidade Estácio de Sá, autor do livro “De onde vêm as palavras”, Deonísio da Silva. Eles têm um padroeiro, o São Patrício que, apesar de não ter sido um “mauricinho”, atuou na Irlanda, junto a alta classe, certo de que o exemplo dos ricos também levaria a conversão dos outros ao cristianismo.

Como é possível descobrir as características de animais extintos?


Todas as informações necessárias para se reconstruir um animal extinto estão contidas nos fósseis. A cor, no entanto, não se sabe com exatidão pois o pigmento não se preserva no processo de fossilização. Então, é necessário analisar outros aspectos, por exemplo, se é um animal de floresta, provavelmente, terá tons de verde; se for de savana terá tons de cinza e marrom, que são as cores que os animais de hoje possuem nestes locais. Assim é possível se fazer uma comparação e criar um padrão.

O homem também tem TPM?


 O correspondente a TPM (tensão pré menstrual), mudança de humor provocada por alterações dos níveis hormonais, não existe no sexo masculino. As ações do envelhecimento causam diminuição do desejo sexual, piora da capacidade de manter a ereção igual a juventude, mas não existe no homem nada parecido com a TPM, nem com a menopausa. Não existem modificações hormonais para se caracterizar uma TPM ou, como costumam dizer, uma andropausa.

 Por que os fios de cabelo parecem mais finos quando são lavados e, depois, adquirem um aspecto mais grosso?

Logo que se lava o cabelo, o xampu remove a camada mais externa do fio, que é a queratina, e dá a impressão de que o cabelo está mais fino. Mas o presidente da Comissão de Dermatologia da Associação Paulista de Medicina, Dr. Artur Antônio Duarte, garante que logo em seguida a substância é produzida novamente e o cabelo volta a ganhar o aspecto normal.

 Qual é a diferença entre o agrin e o vinagre?


 A nutricionista e chef de cozinha, Gislaine Oliveira, mostra a diferença: "Vinagre é um termo que deriva do francês e significa ‘vinho azedo’. A substância só pode ser chamada de vinagre com 100% de fermentação de uvas ou cereais. O custo é maior, então, criaram uma fórmula química de se fazer uma espécie de vinagre a partir do álcool. Porém, em 1999, o Ministério da Agricultura determinou que só se pode ser chamado de vinagre quando o produto é 100% produzido com fermentação de uva, arroz, maçã, cereais, por exemplo. Porém, quando é feito da mistura com álcool, recebe o nome de ‘agrin’."

 Qual é a capacidade de ar que cabe em nossos pulmões?


 A capacidade pulmonar depende da idade, da altura e do gênero do indivíduo. Homens têm capacidade 30% maior do que as mulheres, por exemplo. Homens mais altos também têm capacidade pulmonar maior que os homens mais baixos. O treinamento de atletas também proporciona uma possibilidade de aumento dessa capacidade através do esforço físico. Segundo Telma Antunes, pneumologista do Hospital Albert Einstein, um nadador de elite, por exemplo, pode ter 11 litros de capacidade pulmonar, enquanto pessoas comuns têm 8 ou 9 litros de capacidade de armazenamento nos pulmões. Instrumentos de sopros também ajudam a aumentar esse nível.

 Por que o helicóptero da polícia não tem sirene?


Os helicópteros não possuem sirene porque seguem as normas militares passadas pela Aeronáutica, que não autoriza o uso, já que o som do motor iria abafar essa sirene. Além disso, o dispositivo só é usado em vias terrestres e no mar, com a finalidade de abrir espaço, ou seja, geralmente no trânsito para pedir passagem. Portanto, não há necessidade de sirenes no espaço aéreo.

É verdade que uma mosca só tem 24 horas de vida?

 


 Não. Quem explica é o professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Cival Silveira Neto: "A mosca tem uma vida mais longa na fase adulta, cerca de semana de vida, tempo suficiente para se alimentar e se reproduzir. Os que vivem apenas um dia são de outra ordem, os efemérides. Esses insetos tem ciclo larval de um a três anos e na fase adulta vivem apenas um dia, tempo apenas para se acasalarem. Eles morrem no mesmo dia".

O que define uma música como "clássica"?


O Compositor, Maestro e Presidente da Associação de Músicos Arranjadores e Regentes-Sociedade Musical Brasileira, Marcos Vinícius explica: "Quando se fala de musica clássica fala se de dois conceitos: as escritas, aquelas compostas por Bach, Beethoven, Chopin ou é aquelas que se tornaram clássicas por causa do apelo, ou seja, tudo aquilo que - mesmo vindo do repertório popular - , se tornou conhecido por todos e se eternizou como, por exemplo, a Carinhoso, do Pixinguinha, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, A Banda de Chico Buarque de Holanda. Estas músicas são clássicas porque se eternizaram, resistiram ao tempo. Então, existe a obra que vem do repertório popular e se eterniza e aquela que é clássica porque foi composta por autores eruditos, que dominam a escrita musical".

Para que serve o umbigo?


Quem responde a pergunta é Professor adjunto do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de São Paulo, Eduardo Cotecchia Ribeiro: "O umbigo é uma cicatriz que, após nascimento, não tem serventia. É apenas um corte na pele que cicatrizou posteriormente e resultado da presença do cordão umbilical que une o feto e a mãe e que garante a nutrição do bebê durante a gestação. Depois do nascimento, ele é cortado e, então, resta um pedaço do cordão que, em média de 12 a 15 dias, seca e cai. No local fica a cicatriz, que chamamos de umbigo."

 Como a ostra faz a pérola?


 Quem explica a dúvida curiosa é o Oceanógrafo e pesquisador na área de maricultura da Associação Brasileira de Oceanografia, Gilberto Manzoni. "A ostra usa a pérola como proteção. Ou seja, quando há entrada de um corpo  estranho, como, por exemplo, um grão de areia, a ostra começa a revestir esse corpo estranho com uma substância nacarada que ela mesmo produz e é essa proteção que se transforma em pérola". Ou seja, a pérola é uma maneira da ostra se defender.

Quando surgiu o primeiro partido político no Brasil? 

Apesar de ser muito difícil dizer quando surgiu um partido politico no Brasil, a  Professora titular no Museu Paulista da USP e do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP - Cecília Helena de Salle Oliveira, explica que os partidos, da maneira como conhecemos, são fenômenos recentes, vêm a partir do final do século 19. Antes disso quando se falava em partido havia uma concepção muito negativa. Quando um político dizia que pertencia a um partido, podia ser acusado de não ser um bom estadista, de colocar os interesses do seu grupo acima da coletividade. Nesse sentido, durante o século 19, raramente usava a palavra partido, somente no final quando os estados nacionais passam a assumir característica mais próxima  da atual.


Quando surgiu a expressão "para inglês ver"?


A expressão vem do tempo do Império quando, em 1808, a família real portuguesa chegou ao Brasil, fugindo da iminente invasão de Portugal por Napoleão.A capital Salvador se preparou para receber João XI numa festiva recepção, que mostrava ao ingleses, aliados aos portugueses, como os brasileiros eram calorosos. Marcio Cotrim, autor dos livros "O Pulo do Gato 1 e 2", diz ainda haver outra explicação. "A origem pode se basear num acordo firmado com a Inglaterra para a repressão ao tráfico de escravos, no qual cabia ao Brasil patrulhar a própria costa, porém, o trafico prosseguia e o governo brasileiro fazia vista grossa". Ou seja, o nosso patrulhamento era só “para inglês ver”. 


Por que as grávidas de primeira viagem enjoam mais? 

Cerca de 70% dos casos de enjôos e vômitos durante a primeira gravidez são de origem psicológica. Os maiores responsáveis por virar o estômago das gestantes de primeira viagem são o medo de ser mãe e de mudanças no relacionamento com o parceiro. Normalmente,  na segunda gestação a segurança aumenta e as náuseas tornam-se menos comuns.

Ler no escuro e ver TV de perto estraga a vista?

Essas atitudes não chegam a causar problemas de visão. Ainda assim, ele deixa claro que exigem um esforço visual muito grande e por isso são desconfortáveis. Esse desconforto pode acarretar sintomas como dores de cabeça e ardor nos olhos. Nas situações de esforço visual, a concentração e a capacidade de se manter na atividade diminuem, já que a pessoa se cansa rapidamente.

Por que quando estamos em pé, mas com o tronco do corpo tombado, as pessoas dizem "foi assim que Napoleão perdeu a guerra"?

Porque quando o exército de Napoleão estava voltando da Rússia, os soldados estavam tão exaustos e havia tanto gelo que eles mal conseguiam andar. Fatigados, eles acabavam tombando na neve, com as pernas e o tronco formando um ângulo de 90 graus.

Os peixes bebem água?

Sim. Eles retiram oxigênio da água para respirar. Uma enguia, por exemplo, toma o equivalente a uma colher de sopa de água por dia. Os peixes também retiram uma certa quantidade de água dos alimentos. Por viverem em meio líquido, não precisam beber água para hidratar a pele, como fazem os animais terrestres.

Qual é a origem da expressão "nem que a vaca tussa"?

A frase completa é "nem que a vaca tussa e o boi espirre", e significa que algo não será feito nem que algo de extraordinário aconteça. Segundo o veterinário Zé de Oliveira Pinto, da Universidade Federal de Viçosa, o provérbio não tem fundo de verdade, já que uma vaca tossir e um boi espirrar não é algo tão difícil de acontecer. "Como os homens, os bovinos tossem toda a vez que a traquéia passa por algum processo irritativo. Isso acontece por várias razões, como a presença de secreções e de larvas de parasita ou a compressão do órgão". O mesmo vale para o espirro. "Se entendermos o espirro como uma descarga nasal, o boi espirra sempre que houver uma sobrecarga de suas vias". Mas, então, como surgiu a expressão? Zé de Oliveira acredita que ela se baseia no fato de que os homens espirram com muito mais freqüência que os bovinos. "Nossas vias nasais são menores e, por isso, tem mais chance de entupir. Além disso, estamos mais suscetíveis a pegar doenças respiratórias que os animais, principalmente durante o inverno".

Qual é a origem da expressão "neca de pitibiribas"?

O termo neca equivale a nada e vem do latim nec, que significa não. De acordo com o dicionário Houaiss, o termo pitibiriba (ou pitibiribas) é tipicamente brasileiro. Ele quer dizer nada ou coisa alguma.

Qual a origem da palavra "puxa-saco"?

No livro A Casa da Mãe Joana, Reinaldo Pimenta conta que esta expressão surgiu a partir de uma gíria militar. "Puxa-sacos eram as ordenanças que, de modo submisso, carregavam os sacos de roupas dos oficiais em viagem", conta.

Qual a origem da expressão "manga de camisa"?

A palavra manga vem do latim manica. Segundo o Dicionário Aurélio, ela era utilizada para designar a "manga de túnica". Manica deriva do latim manus, que significa mão.

Por que se diz "tombamento de uma obra" se a expressão quer dizer exatamente o contrário?

Quando alguém resolve tombar um prédio, ou seja, levar o edifício ao chão, todo mundo sai de perto. Daí teria nascido a expressão "tombar uma obra" pois, com ninguém nos arredores, seria mais fácil proteger e conservar o imóvel de valor histórico ou artístico. Todos os monumentos ou prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, são registrados no chamado "Livro Tombo". A expressão já era usada em Portugal possivelmente desde antes de 1375, quando o rei D. Fernando fundou o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.

Por que "cuspido e escarrado" significa que uma pessoa é muito parecida com outra?

O correto é "esculpido em carrara". A frase é uma alusão à perfeição das esculturas de Michelangelo, pois carrara é um mármore da Itália e foi bastante usado por ele.

O que significa "chorar as pitangas"?

O nome pitanga vem de pyrang, que, em tupi, significa vermelho. Portanto, a expressão se refere a alguém que chorou muito, até o olho ficar vermelho.

De onde vem a expressão "tempo é dinheiro"?

O físico Benjamin Franklin (1706-1790) teria chegado a ela depois de ler obras do filósofo grego Teofrasto (372-288 a.C). O pensador grego, a quem é atribuída a autoria de cerca de 200 trabalhos em 500 volumes, teria mencionado a frase: tempo custa muito caro. Isso porque ele escrevia, em média, um livro a cada dois meses.

De onde vem a expressão "outros quinhentos"?

A expressão tem origem na Península Ibérica do século 13. Quando qualquer fidalgo da época que se sentisse lesado por alguma injúria tinha o direito de pedir a condenação do agressor, que, para ser absolvido, teria de pagar 500 soldos (moedas de ouro na Roma antiga). Depois disso, caso cometesse outro insulto, o agressor era obrigado a pagar outros 500 soldos. Daí a expressão.

De onde vem a expressão "lua-de-mel"?

Há mais de 4 mil anos, os habitantes da Babilônia comemoravam a lua-de-mel durante todo o primeiro mês de casamento. Neste período, o pai da noiva precisava fornecer ao genro uma bebida alcoólica feita a partir da fermentação do mel, o hidromel. Como eles contavam a passagem do tempo por meio do calendário lunar, as comemorações ficaram conhecidas como lua-de-mel.

De onde vem a expressão "conhecer no sentido bíblico"?

Todo mundo sabe que a expressão quer dizer já ter feito sexo com alguém, mas o que o sexo tem a ver com a Bíblia? É que a maior parte do Velho Testamento foi escrita em hebreu, em que a palavra "conhecer" (yo-day-ah) é usada em diversas situações diferentes, podendo significar "conhecer intimamente, de maneira próxima". Em uma das passagens bíblicas, por exemplo, Deus diz que "conhece Moisés pelo nome", o que quer dizer que ele o conhece bem, que há um relacionamento entre os dois. Em outros casos, conhecer intimamente pode significar manter relações sexuais com uma pessoa e daí é que vem a expressão.

Como surgiu a expressão "lágrimas de crocodilo"?

A expressão é usada para se referir a choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele "chora" enquanto devora uma vítima.

Como nasceu a expressão "deixar as barbas de molho"?

Na Antiguidade e na Idade Média, a barba significava honra e poder. Ter a barba cortada por alguém representava uma grande humilhação. Essa idéia chegou aos dias de hoje nessa expressão que significa ficar de sobreaviso, acautelar-se, prevenir-se. Um provérbio espanhol diz que "quando você vir as barbas de seu vizinho pegar fogo, ponha as suas de molho". Todos devemos aprender com as experiências dos outros.

Por que a "Maria Fedida" solta odores?

O bichinho, também conhecido como "percevejo verde", usa seu conhecido perfume como mecanismo de defesa contra possíveis predadores. "A substância malcheirosa é produzida em uma glândula no abdômen do inseto e depois expelida por um canal que fica próximo ao orifício anal", explica Carlos Campaner, biólogo do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, "O cheiro é eliminado automaticamente quando o bicho é manuseado ou apertado". Assim, quando um pobre passarinho é envolvido pelo bodum, pode pensar duas vezes antes de bicar a Maria Fedida, que ganha uma chance de escapar. Apesar de "cheirosa", ela não oferece maiores perigos ao homem "como seu primo, o barbeiro, que transmite a doença de Chagas", mas às plantações, pois se alimenta da seiva das plantas, tornando-as mais vulneráveis a doenças.

Por que existem as estações do ano?

O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de aproximadamente 23 graus. Por isso, cada um dos hemisférios passa metade do ano mais exposto ao Sol do que o outro, produzindo padrões de clima regulares. Para a mesma época do ano, as estações se invertem nos hemisférios. Quando é verão no sul, é inverno no norte, e assim por diante. Se o eixo da Terra não fosse inclinado, não existiriam estações - apesar de o equador continuar mais quente do que os pólos - pois o Sol iluminaria a Terra de maneira uniforme.

Por que o "pecado original" é chamado assim?

A Bíblia chama de pecado original a famosa história da mordida da maçã no Paraíso. Nessa passagem, Deus diz a Adão e Eva que podem comer qualquer fruta, menos a maçã. Mas, tentado pela serpente, o casal não resiste, dá a dentada e é expulso do Jardim do Éden. "Se analisarmos a Bíblia cronologicamente, o pecado original poderia ter esse nome porque é o primeiro a acontecer, mas aí é que mora o erro", afirma o Padre Márcio Fabri, professor de Teologia e diretor do Centro de Pesquisas Religiosas de São Paulo, "A Bíblia é sobretudo um livro de reflexões, que deve ser analisado de um ponto de vista lógico, e não cronológico. Na verdade, o pecado original é chamado assim porque marca a origem do Mal no mundo". De acordo com Fabri, o episódio no Paraíso responde à pergunta "Se Deus fez somente o Bem, por que o Mal existe"?. No entanto, isso não quer dizer que o Mal tenha se revelado exatamente assim, já que a Bíblia é repleta de metáforas, que podem ser interpretadas de várias formas.

Abobrinha do Dia

  • Na Austrália, funcionários de uma fábrica de processamento de frutos do mar encontraram intacta a cabeça de um homem no estômago de um bacalhau de 44 quilos.
  • As galinhas foram domesticadas na China no século XIV a.C.
  • 1 em 1.461 é a probabilidade de nascer em um dia bissexto.

Efemérides

do Pianista

Municipal do Trânsito (SP)

da Literatura Brasileira

Municipal do Baile da Saudade (SP)

Estadual do piloto Ayrton Senna (SP)

do Trabalho

Curiosidades do Dia

Hoje é Dia do Trabalho. Em 1º de maio de 1886, um confronto entre grevistas acabou com a morte de quatro manifestantes e três policiais, nos Estados Unidos. Oito líderes do movimento foram presos, sete condenados à morte e um à prisão perpétua. Este foi o episódio mais lembrado, anos mais tarde, quando os países industrializados decidiram escolher uma data para comemorar a luta dos trabalhadores pelo seus direitos.

Frases do Dia

Quando você ouve um empresário dizendo que está preocupado em alimentar a concorrência e que busca o bem comum, ou é mentira ou ele é doido e a família está pensando em interditá-lo. O empresário, por definição, é um animal voraz. Ele descobre oportunidades, inventa processos, cria produtos, mas sempre pensa em restringir a concorrência e maximizar o lucro.”
Delfim Netto

Santos do Dia

São José Operário José Operário foi considerado exemplo de fidelidade ao evangelho. Como artesão, José, que era casado com Maria, mãe de Cristo, levou uma vida muito laboriosa. Ele passou a ser lembrado no Dia do Trabalho a partir de 1955 como modelo de trabalhador cristão. Ele também celebra as conquistas sociais, sindicais e econômicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • A chance de haver duas impressões digitais idênticas no mundo é 1 em um sextilhão. Isso nunca foi encontrado na história.
  • A palavra grega “gymnos” significa “pelado”.
  • As bolas de golfe são preenchidas com óleo de rícino. É isso que as confere seu peso característico.

Dia…

Internacional da Ufologia

Internacional do Leite

Mundial dos Discos Voadores

das Empresas Gráficas

do Quilo

do Caboclo

Veja mais

Santo do dia

São João Batista Filho de Zacarias e Isabel, João Batista antecedeu Cristo. Por isso, segundo os católicos, seu nascimento é uma espécie de Natal antecipado. O nome Batista vem de batizador. Como profeta, ele teve a missão de combater a hipocrisia e preparar a chegada de Jesus com pregações. João Batista é celebrado desde o século IV com cantos folclóricos e fogueiras durante as Festas Juninas.

Veja mais

Aniversários

Lionel Messi - jogador de futebol (1987)

Juan Román Riquelme - jogador de futebol (1978)

Erik Marmo - ator (1976)

Bola - humorista (1967)

Beth Lago - atriz (1955)

João Acácio Pereira da Costa - o "Bandido da Luz Vermelha" (1942), falecido em 05/01/1998

Joaquim Manuel de Macedo - escritor (1820), falecido em 11/04/1882

Veja mais

Mortes

Carlos Gardel - cantor (1935), nascido em 11/12/1890

Cristiano Araújo - cantor (2015), nascido em 24/01/1986

Ruth Cardoso - antropóloga (2008), nascido em 19/09/1930

Milton Santos - geógrafo (2001), nascido em 03/05/1926

Ivon Curi - ator e cantor (1995), nascido em 05/06/1928

Saldanha da Gama - militar (1895), nascido em 07/04/1846

Veja mais

Frase do dia

As grandes idéias são antes fruto de um grande coração do que de uma grande inteligência.”
Fiódor Dostoiévski

Loading...