30 de Dezembro

Aniversário

LeBron James - jogador de basquete (1984)

Tiger Woods - jogador de golfe (1975)

Selton Mello - ator (1972)

Ben Johnson - atleta (1961)

Luís da Câmara Cascudo - folclorista (1898), falecido em 30/07/1986

Rudyard Kipling - escritor (1865), falecido em 18/01/1936

Morte

Saddam Hussein - ditador (2006), nascido em 28/04/1937

Fatos do Dia

2009 - O ex-boxeador Maguila foi preso em São Paulo depois de dar um soco em um segurança do Parque Ecológico do Tietê. Segundo a Polícia Militar, os dois teriam discutido porque o ex-lutador tentou entrar de carro local proibido.

2001 - Adolfo Rodrigues Sá, que havia assumido a Presidência da Argentina havia poucos dias, renunciou ao cargo. No seu lugar entraria Eduardo Duhalde, eleito pela Assembleia Legislativa.

1992 - O presidente do Brasil, Fernando Collor do Melo, sofre impeachment.

1985 - O presidente paquistanês Mohammad Zia ul Haq decretou o fim da lei marcial, que vigorava no país desde 1977 O governo apoiava guerrilheiros muçulmanos na luta contra o regime soviético.

1965 - Ferdinand Marcos tomou posse como presidente das Filipinas. Reeleito em 1969, ele instalou uma ditadura que durou até 1985.

1937 - Um decreto do presidente Getúlio Vargas transformou os partidos políticos em sociedades culturais e beneficentes.

1933 - Ion Duca, primeiro-ministro liberal da Romênia, foi assassinado por um integrante da Guarda de Ferro. O grupo imitava os métodos do partido nazista alemão.

1922 - Foi criada a União Soviética, que incluía a Rússia, a Ucrânia, a Bielorússia e a Federação Transcaucasiana.

1916 - Rasputin, religioso russo que teve grande influência no governo da imperatriz Alexandra durante o império de Nicolau II, foi assassinado por um grupo de aristocratas.

1906 - O Irã tornou-se uma monarquia constitucional. O Reino Unido e a Rússia dividiram o país em zonas de influência, cabendo aos ingleses a exploração do petróleo.

2006 - O ex-presidente iraquiano, Saddam Hussein, foi executado as 6 horas da manhã em Bagdá, capital do Iraque. Seus últimos momentos antes do enforcamento foram televisionados ao vivo pela emissora estatal Al Jazeera.

1998 - O Iraque atacou aviões estrangeiros que sobrevoavam o seu território. A ofensiva contra aeronaves americanas e britânicas foi respondida com o bombardeio de uma base iraquiana na zona de exclusão aérea, no sul do país.

1929 - O astrônomo americano Edwin Powell Hubble descobriu a existência de outras galáxias além da que abriga o sistema solar e a Terra.

Perguntas Curiosas

Como as moscas conseguem fugir tão rápido quando tentamos matá-las?

O corpo delas é todo coberto de pêlos que funcionam como minirradares. Eles são especialmente sensíveis a movimentos de ar. O movimento da mão ou de qualquer outro objeto sólido cria a flutuação do ar e permite que a mosca voe antes de receber o golpe mortal.

Abobrinha do Dia

  • Em estado selvagem, o algodoeiro pode chegar aos 7 metros de altura e viver por dez anos. Na Ásia e nas Américas, o algodão é tecido há mais de 5 mil anos.
  • Das 13 colônias originais dos Estados Unidos, Massachusetts é a única que não alterou sua Constituição.
  • Em Londres existe uma estátua em homenagem ao primeiro homem atropelado por um trem.

Efemérides

da Proclamação do Cristo Estadista

Curiosidades do Dia

A corrida de São Silvestre acontece em São Paulo desde 1924. O idealizador da prova, o jornalista Cásper Líbero, assistiu a uma corrida em Paris que acontecia durante a noite e era iluminada por tochas que os participantes levavam. No mesmo ano, ele criou a corrida de São Silvestre. A primeira prova era de 8.800 metros e teve 48 inscritos. Ela começou à meia-noite do dia 31 de dezembro e terminou no dia 1º de janeiro de 1925. Em 1989, a corrida passou a ser realizada no período da tarde e, dois anos depois, o percurso passou para 15 quilômetros.

Frases do Dia

“Se quiser correr, corra uma milha. Se quiser experimentar uma outra vida, corra uma maratona.”
Emil Zátopek, atleta tcheco

Santos do Dia

São Félix I Papa e confessor, morreu em 30 de dezembro de 274. Foi um grande defensor da divindade de Cristo, em época de grande confusão doutrinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • A primeira apresentação de Charlie Chaplin foi em um cabaré. Ele tinha apenas 5 anos quando precisou cantar uma música no lugar de sua mãe, que havia ficado doente.
  • O nome verdadeiro de Judy Garland era Frances Gumm e o de John Wayne, Marion Morrison.
  • Não existe um número exato de quantas pessoas já viveram na Terra. Afinal, na pré-história, os homens estavam mais preocupados em fugir de animais selvagens do que ficar contando quantos eles eram. De todo o modo, pesquisadores americanos calculam que tenha sido entre 69 bilhões e 110 bilhões de pessoas.

Dia…

da Ação Católica

Nacional dos Tribunais de Contas

do Radialista

Veja mais

Santo do dia

Maria e São Clemente Maria lembrada como mediadora de todas as graças. O culto a sua função começou no século IV. Por isso, ela recebeu o título de “Mãe da Igreja”, oficializado por Paulo VI, em 1964. Segundo o evangelho, o primeiro milagre público que obteve de seu filho Jesus foi a transformação da água em vinho. Clemente foi um bispo beneditino que nasceu em Luxemburgo. Seu nome também é conhecido como Vilibrordo. Desenvolveu trabalhos de evangelização na Irlanda, Bélgica e Holanda. Morreu no século VIII.

Veja mais

Aniversários

Leon Trotsky - revolucionário (1879), falecido em 21/08/1940

David Guetta - DJ e produtor musical (1967)

Geraldo Alckmin - político (1952)

Johnny Rivers - músico (1942)

Ary Barroso - compositor (1903), falecido em 09/02/1964

Marie Curie - cientista (1867), falecida em 04/07/1934

Veja mais

Mortes

Steve McQueen - ator (1980), nascido em 24/03/1930

Veja mais

Frase do dia

“Não existe amargura maior que recordar dias de alegria quando o sofrimento está presente.”
Dante Alighieri, escritor italiano

Loading...