02 de Junho
Aniversário
Túlio Maravilha - jogador de futebol (1969)
Caio Blat - ator (1980)
Johnny Weissmüller - ator (1904), falecido em 20/01/1984
Marquês de Sade - escritor (1740), falecido em 02/12/1814
Morte
Tim Lopes - jornalista (2002), nascido em 18/11/1950
Giuseppe Garibaldi - general (1882), nascido em 04/07/1807
Fatos do Dia
1865 - Um general confederado assinou a rendição e encerrou formalmente a Guerra Civil Americana. O principal comandante confederado, general Lee, já havia se rendido dias antes.
1952 - A rainha Elizabeth II foi coroada na Inglaterra. Pela primeira vez na história da monarquia britânica, a cerimônia foi transmitida pela TV.
1962 - Numa partida da Copa do Mundo, disputada no Chile, a polícia foi obrigada a apartar várias brigas entre jogadores chilenos e italianos. O jogo foi considerado um dos mais violentos da história do futebol. O Chile acabou vencendo por 2 x 0.
1964 - Foi criada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), a fim de reivindicar os direitos do povo palestino sobre os territórios ocupados por Israel.
1976 - A professora mineira Adélia Prado lançou-se como escritora com o livro de poemas “Bagagem”.
1980 - O polonês João Paulo II foi o primeiro papa a visitar a Polônia – o primeiro também a visitar um país comunista.
1989 - Estreou nos Estados Unidos o filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, dirigido por Peter Weir e estrelado por Robin Williams.
Perguntas Curiosas
Por que a mula não pode ter filhotes?
A mula é o híbrido do cruzamento entre animais de espécies diferentes: a égua e o jumento. Ela é estéril porque não pode produzir óvulos. O burro, filhote macho que resulta do cruzamento da égua com o jumento, também não consegue produzir espermatozoides. Outra explicação é que tanto o macho quanto a fêmea não têm os órgãos genitais bem desenvolvidos, o que dificulta o acasalamento.
Abobrinha do Dia
- Durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603), da Inglaterra, foi instituído um imposto para homens barbados.
- O colombiano Jaime Garcia fabricou um sapato de 3 metros de comprimento.
- O indiano Shamsher Singh virou notícia em 1997 ao exibir uma barba de 1,83 metro, que ia do queixo à ponta do pé.
Efemérides
Mundial da Corrida
Internacional da Prostituta
Nacional da Imunização
da Mocidade Feminina
da Comunidade Italiana
Curiosidades do Dia
O nome verdadeiro do Marquês de Sade era Donatien Alphonse François Sade. Como escritor, ele descreveu o prazer de torturar e humilhar o parceiro para obter satisfação sexual. Ele usava a violência em busca do prazer, na intimidade das alcovas e das celas de prisões e asilos que frequentou. Foi por isso que esse hábito ganhou o nome de “sadismo”. Sua fama cresceu por causa das inúmeras queixas que as prostitutas faziam às autoridades policiais. Ele as levava a um apartamento alugado na rua Muffetard, em Paris. Ao chegar lá, as prostitutas eram apresentadas a uma coleção de chicotes, cinturões de couro e correntes.
Frases do Dia
“As pessoas são como os almanaques: você nunca encontra o que procura, mas sempre vale a pena dar uma olhada.”
Zelda Fitzgerald, escritora norte-americana
Santos do Dia
São Marcelino e São Pedro Os mártires viveram por volta de 304 e testemunharam a perseguição aos cristãos quando o império romano era governado por Diocleciano. Marcelino era sacerdote e Pedro exorcista. Os dois, obrigados a cavar a própria sepultura, seriam decapitados no meio da floresta para serem esquecidos. Quando menino, São Damaso teria ouvido o relato da morte dos santos pelo mesmo carrasco que cumpriu a sentença.
