15 de Agosto

Aniversário

Jennifer Lawrence - atriz (1990)

Joe Jonas - cantor (1989)

Ben Affleck - ator (1972)

Leandro - cantor (1961), falecido em 23/06/1998

Glória Maria - jornalista (1949), falecida em 02/02/2023

Mário Garnero - empresário (1937)

Morte

René Magritte - pintor (1967), nascido em 21/11/1898

Euclides da Cunha - escritor e jornalista (1909), nascido em 20/01/1866

Fatos do Dia

1483 - Foi inaugurada, no Vaticano, a Capela Sistina. O Papa Sisto IV realizou a primeira missa no local, em honra a Nossa Senhora de Assunção. A construção foi inspirada em um cenário do Velho Testamento, o Templo de Salomão. A Capela, onde atualmente se realiza o conclave que escolhe o Papa, foi batizada de Sistina justamente em homenagem ao Papa Sisto IV.

1843 - Foi inaugurado o Tivoli, um dos mais antigos parques de diversões ainda em operação do mundo, em Copenhague, na Dinamarca.

1914 - O canal do Panamá foi inaugurado oficialmente. A passagem liga o oceano Atlântico ao Pacífico e tem 82 quilômetros de extensão.

1939 - Depois de testes em três cidades americanas, nos dias 10, 11 e 12, estreou oficialmente, num cinema de Hollywood, “O Mágico de Oz”, com Judy Garland. O filme faria sua estreia em Nova York no dia 17 e depois em todo o país no dia 25.

1945 - Em uma mensagem de rádio, o imperador Hiroito anunciou a seus compatriotas a rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial. O discurso ficou conhecido como “Rescrito Imperial do Término da Guerra”.

1947 - A Ferrari estreou em corridas com um segundo lugar em uma competição na cidade italiana de Pescara.

1947 - A proclamação de independência da Índia dividiu a ex-colônia britânica em dois países: Índia, de maioria hindu, e Paquistão, com predominância muçulmana.

1969 - O festival de Woodstock, que prometia três dias de música, paz e amor, começou na fazenda Max Yasgur, em Nova York.

1981 - O Teatro Municipal do Rio de Janeiro apresentou a ópera “Tristão e Isolda”, encenada por Wolf Wagner, bisneto do compositor.

Perguntas Curiosas

O que significa a sigla W.O.?

A sigla W.O. é a abreviação da palavra em inglês walkover. Significa alguma coisa que foi conseguida muito fácil, sem nenhum esforço. Quando numa partida esportiva, um dos times não aparece, ou não tem representantes suficientes para disputar, o adversário vence automaticamente. A vitória conseguida sem que os times tenham jogado é conhecida pela sigla.

Abobrinha do Dia

  • Um bloco de ossos humanos do tamanho de uma caixa de fósforos é capaz de suportar nove toneladas.
  • Napoleão Bonaparte desenhava seus planos de batalha em uma caixa de areia.
  • Na Suíça, já foi considerado crime bater a porta do carro com força.

Efemérides

Nacional da Imigração Chinesa

da Gestante

do Estado do Pará

dos Solteiros

da Informática

do Fotógrafo

da Boa Semente

Nacional do Cavalo

Curiosidades do Dia

A data da criação do primeiro computador foi escolhida para comemorar o Dia da Informática. No final da Segunda Guerra Mundial, os esforços de todos os pesquisadores norte-americanos estavam voltados para a construção da bomba atômica. A tarefa demandava a realização de inúmeros cálculos e, em 15 de agosto de 1946, os engenheiros John William Mauchly e John Presper Eckart Jr. apresentaram uma máquina capaz de realizar o trabalho. O Eniac pesava 30 toneladas, ocupava 163 metros quadrados, funcionava por meio de válvulas e processava dados com grande eficiência. Caiu em desuso 10 anos depois.

Frases do Dia

“O ruim é que o tempo passa. O bom é que passa para todo mundo.”
Renata Namo, publicitária

Santos do Dia

Assunção de Nossa Senhora Segundo a Igreja católica, Maria foi a única pessoa que obteve a ressurreição do corpo, sem ter precisado esperar o fim dos tempos. A Assunção de Nossa Senhora marca a passagem da mãe de Jesus para a outra vida, o fim de sua presença na Terra. O papa Sérgio I, que ocupou o posto de 687 a 701, foi quem introduziu a comemoração no calendário cristão. Em 1950, o papa Pio XII proclamou o dogma da elevação de Nossa Senhora. A Assunção é vista como a plenitude da vida cristã depois da morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Um meteorito do tamanho de uma ervilha viajando a 18.000 km/h é capaz de destruir um satélite artificial de uma tonelada.
  • Uma das pessoas mais obesas que já habitaram a Terra foi a americana Ida Maitland, que, no começo do século 20, chegou a pesar 423 quilos.
  • Um pedaço de carne demora 24 horas para ser digerido por nosso corpo.

Dia…

Internacional do Rinoceronte

do Hobbit

Mundial sem Carro

Nacional da Banana

do Rio Tietê

Nacional da Fauna

Nacional do Contador

do Estudante Secundário

dos Amantes

Mundial Sem Carro

Veja mais

Santo do dia

Santos Maurício e companheiros e São Tomás de Vilanova Maurício viveu no século III, durante o império romano. Ele pertencia à legião de Tebas e uma de suas missões foi marchar para a Gália a fim de punir os cristãos. Ele recusou a ordem do imperador Maximiliano e foi morto junto com os companheiros legionários. Tomás de Vilanova foi bispo e confessor agostiniano. O “pai dos pobres” viveu na corte de Carlos V e morreu em Valença, na Espanha, no ano de 1555.

Veja mais

Aniversários

Ronaldo Nazário - jogador de futebol (1976)

Vanusa - cantora (1947), falecida em 08/11/2020

Andrea Boccelli - tenor (1958)

Zezé Polessa - atriz (1953)

Gonzaguinha - cantor e compositor (1945), falecido em 29/04/1991

Lombardi - locutor (1940), falecido em 02/12/2009

Yara Cortes - atriz (1921), falecida em 17/10/2002

José Maurício Nunes Garcia - compositor (1767), falecido em 30/04/1830

Veja mais

Mortes

Dirce Migliaccio - atriz (2009), nascida em 30/09/1933

Antônio Conselheiro - líder religioso (1897), nascido em 13/03/1830

Veja mais

Frase do dia

“Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas custam tanto!”;
Groucho Marx, comediante americano

Loading...