28 de Fevereiro
Aniversário
Teresa Cristina - cantora (1968)
Sepp Maier - goleiro de futebol (1944)
Dino Zoff - goleiro de futebol (1942)
Mario Andretti - piloto (1940)
Brian Jones - músico (1942), falecido em 3/07/1969
Vírginia Lane - atriz 1920), falecida em 10/02/2014
Linus Pauling - cientista (1901), falecido em 19/08/1994
Guiomar Novais - pianista (1894), falecida em 7/03/1979
Morte
José Mindlin - empresário (2010), nascido em 08/09/1914
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira - dicionarista (1989), nascido em 03/05/1910
Chiquinha Gonzaga - música (1935), nascida em 17/10/1847
Fatos do Dia
1854 - Foi realizado no Rio de Janeiro o primeiro desfile de carros alegóricos durante o carnaval. Antes, a festa era comemorada com o entrudo, uma brincadeira vinda de Portugal que consistia em jogar água nas pessoas.
1912 - O capitão norte-americano Albert Perry fez o primeiro salto de paraquedas de um avião, em Missouri (EUA).
1922 - O Reino Unido reconheceu a independência do Egito, apesar de continuar com o controle do Canal de Suez.
1930 - Aconteceu na Paraíba o Levante da Princesa. O coronel José Pereira rebelou-se contra a decisão de João Pessoa, governador do Estado, de desarmar coronéis do sertão.
1974 - Estados Unidos e Egito restabeleceram relações depois de sete anos de desentendimentos.
1983 - Foi exibido nos Estados Unidos o último episódio da série "M*A*S*H.", sobre médicos na Guerra da Coréia. A série durou 11 temporadas.
1986 - Foi decretado o Plano Cruzado, com medidas para conter a inflação e estabilizar a economia. A moeda substitui o cruzeiro, com o corte de três zeros (mil cruzeiros passaram a valer um cruzado).
Perguntas Curiosas
Por que os anos bissextos têm esse nome?
Ao contrário do que muitos pensam, não é porque há dois números "6" na quantidade de dias do ano (366). A expressão veio lá da Roma Antiga, quando os dias tinham nomes baseados no ciclo lunar. Assim, dia 24 de fevereiro se chamava "antediem sextum calendas martii", ou seja, "sexto dia antes da lua nova de março". Antes de ser instituído o 29 de fevereiro, o dia 24 de fevereiro era duplicado de 4 em 4 anos. Portanto, nesses anos ele era chamado de "antediem bis-sextum calendas martii", algo como "duas vezes o sexto dia antes da lua nova de março".
Abobrinha do Dia
- A Rainha Elizabeth I tinha dentes falsos e era careca.
- Embora sejam denominados arábicos, os algarismos que hoje utilizamos foram criados pelos hindus. Eles ficaram conhecidos como arábicos, pois foram os árabes que os trouxeram para o Ocidente, por volta do ano 770 d.C.. O formato deles foi traçado de modo que cada símbolo tenha uma quantidade de ângulos correspondente ao número que designa.
- Earl of Sailsburry foi o primeiro homem a usar um canhão num combate e também o primeiro a morrer vítima da bala de um.
Efemérides
Mundial das Doenças Raras
da Ressaca
da Proteção à Pesca
Curiosidades do Dia
Muitos acreditam que as pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro “só fazem aniversário a cada 4 anos”, mas isso não é verdade. As pessoas comemoram o primeiro aniversário adicionando 365 dias à data de nascimento. Assim, quem nasceu no dia 29 de fevereiro de 1996 comemorou seu primeiro aniversário 365 dias depois que nasceu, ou seja, no dia 28 de fevereiro de 1997. O mesmo ocorreu em 1998 e em 1999 mas, a partir dai, novamente faz-se como as outras pessoas, ou seja, adiciona-se 366 dias, pois o ano seguinte será bissexto. O resultado será uma festa de aniversário de 4 anos no dia 29 de fevereiro de 2000.
Frases do Dia
“Se você quer ser feliz, seja”.
Leon Tolstói, escritor russo
Santos do Dia
São Daniel Brottier Nasceu na França, no dia 7 de setembro de 1876. Depois de ser missionário na África, São Daniel se alistou para ser capelão militar nas linhas de frente de uma guerra, onde permaneceu por quatro anos, cuidando dos feridos e dando assistência espiritual. Em 1923, assumiu a direção da Casa dos Órfãos Aprendizes de Auteuil e fundou também a União Nacional dos Antigos Combatentes. Morreu no dia 28 de fevereiro de 1936 e foi canonizado pelo papa João Paulo II, em 1984, em Roma.
