27 de Setembro

Aniversário

Avril Lavigne - cantora (1984)

Mari Moon - blogueira (1982)

Lil Wayne - rapper (1982)

Danilo Gentili - humorista (1979)

Caco Ciocler - ator (1971)

Vera Mossa - jogadora de vôlei (1964)

Denis de Carvalho - ator e diretor de TV (1947)

Morte

Ted Boy Marino - ator e lutador (2012), nascido em 18/10/1939

Ronald Golias - comediante (2005), nascido em 04/05/1929

Francisco Alves - cantor (1952), nascido em 19/08/1898

Walter Benjamin - filósofo (1940), nascido em 15/07/1892

Fatos do Dia

1989 - A Sony comprou a Columbia Pictures por 3,4 bilhões de dólares.

1959 - Um tufão atingiu a ilha japonesa de Honshu, provocando a morte de 5 mil pessoas.

1953 - A TV Record, segunda emissora de televisão brasileira, foi inaugurada em São Paulo.

1940 - O Pacto Tripartite, que formava o Eixo, foi assinado por Alemanha, Itália e Japão. Com o acordo, os países firmaram sua aliança na Segunda Guerra Mundial.

1939 - A Polônia se rendeu à Alemanha depois de 24 dias de resistência.

1825 - Foi inaugurada a primeira ferrovia pública, construída por George Stephenson, também criador da locomotiva a vapor. Ela ligava as cidades inglesas de Stockton e Darlington.

1540 - O basco Inácio de Loyola fundou a ordem religiosa Companhia de Jesus, com a aprovação do Papa Paulo III. Os jesuítas foram responsáveis pela evangelização de parte da América e da Ásia.

1994 - Dois brasileiros entraram com uma ação contra Michael Jackson. Eles foram atropelados pela comitiva do cantor durante a turnê brasileira, em outubro de 1993.

1970 - A guerra civil na Jordânia, travada entre palestinos e jordanianos, terminou com um acordo entre o rei Hussein, Yasser Arafat, líder da Organização pela Libertação da Palestina, e outros 10 chefes de estados árabes.

1964 - Um relatório constatou que Lee Harvey Oswald, assassino do presidente John Kennedy, dos Estados Unidos, agiu sozinho.

1998 - O Google, empresa norte-americana de buscas, foi fundada na Califórnia.

Perguntas Curiosas

Por que Santo Antônio é conhecido como santo casamenteiro?

O que se conta é que ele era conhecido como protetor das causas perdidas. Por isso, as mulheres que não conseguiam encontrar um par passaram a rezar para ele. Existe até uma novena para Santo Antônio.

Abobrinha do Dia

  • Em 2008, o chinês Yuan Tan fabricou o maior telefone celular do mundo, de 22 quilos.
  • Quando a Lua começou a orbitar a Terra, há 4,5 bilhões de anos, ela ficava a 25 mil quilômetros de distância do nosso planeta. Hoje, orbita a 380 mil quilômetros de distância.
  • O americano Don Gorske entrou para o Livro dos Recordes por ter comido cerca de 25 mil Big Macs em toda a sua vida.

Efemérides

Nacional da Doação de Órgãos

Nacional do Idoso

Mundial do Turismo

da Caridade Católica

do Encanador

do Ancião

Curiosidades do Dia

27 de setembro é a data da morte, em 1952, de um dos maiores fenômenos da história da música popular brasileira, Francisco Alves. Conhecido como o “rei da voz”, apelido dado pelo radialista César Ladeira, Francisco Alves apareceu em uma época em que as técnicas de gravação se aprimoravam, os discos se popularizavam, o rádio se desenvolvia e o samba se consagrava como estilo musical. Estima-se que vendeu cerca de 5 milhões de discos. Sua primeira gravação aconteceu em 1919, com três composições de Sinhô, o “rei do samba”: “Pé de Anjo”, “Fala, meu Louro” e “Alivia estes Olhos”. Foi responsável pela consgração de diversos compositores negros de samba, como Cartola, Heitor dos Prazeres e Ismael da Silva. Quando morreu, em um acidente de carro, ainda estava no auge da carreira. Sua morte provocou comoção popular em todo o país. Alguns dos sucessos mais importantes são “Boa Noite, Amor”, “É Bom Parar”, “Foi Ela”, “A Mulher que Ficou na Taça”, “Serra da Boa Esperança”, “Se Você Jurar”, “Fita Amarela”, “Aquarela do Brasil” e “Onde o Céu Azul é Mais Azul”.

Frases do Dia

“O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.”
Isaac Newton, matemático e físico inglês

Santos do Dia

São Cosme e Damião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • O Brasil tem um total de 15.179 quilômetros de fronteiras.
  • A Lua se afasta da Terra 3,8 centímetros todos os anos.
  • Piscamos cerca de 10 mil vezes ao dia.

Dia…

Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

do Sagrado Coração de Jesus

do Paleontólogo

Veja mais

Santo do dia

São Vito São Vito nasceu na Sicília por volta do ano 300. Ainda garoto fugiu com seu mestre para escapar da perseguição aos cristãos. Capturados, foram condenados às feras em Roma. Conseguiram fugir para a Lucânia por causa de uma tempestade que caiu no Coliseu. Novamente presos, sofreram o martírio imposto pelo imperador Diocleciano.

Veja mais

Aniversários

Oliver Kahn - goleiro de futebol (1969)

Neil Patrick Harris - ator (1973)

Helen Hunt - atriz (1963)

Ralf - cantor (1958)

James Belushi - ator (1954)

Waylon Jennings - músico (1937), falecido em 13/02/2002

Rubén Aguirre - ator (1934), falecido em 17/06/2016

Veja mais

Mortes

Zito - jogador de futebol (2015), nascido em 08/08/1932

Ella Fitzgerald - cantora (1996), nascida em 25/04/1918

Franco Zefirelli - cineasta (1996), nascido em 12/09/2019

Veja mais

Frase do dia

“Quando a gente faz o mal, sabe. O mal não é coisa de distraído.”
Carla Madeira, escritora brasileira

Loading...