25 de Setembro

Aniversário

Glenn Gould - compositor (1932), falecido em 04/10/1982

Catherine Zeta-Jones - atriz (1969)

Will Smith - ator (1968)

Christopher Reeve - ator (1952), falecido em 10/10/2004

Mark Hamill - ator (1951)

Michael Douglas - ator (1944)

Ida Gomes - atriz (1933), falecida em 22/03/2009

Austregésilo de Athayde - jornalista e escritor (1898), falecido em 13/09/1993

Edgar Roquette Pinto - pioneiro da radiodifusão no Brasil (1884), falecido em 18/10/1954

João Carlos Marinho - escritor (1935), falecido em 17/03/2019

Morte

Anna Magnani - atriz (1973), nascida em 07/03/1908

Fatos do Dia

2003 - Silvia Abravanel, filha do empresário Silvio Santos, pediu demissão no ar do comando do programa "Sobretudo", que apresentava na emissora AllTV. Uma semana antes, ela havia exibido uma charge ironizando a falsa entrevista com membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) mostrada por Gugu Liberato no programa "Domingo Legal", do SBT. A rede de televisão pertencia a seu pai.

2002 - Um prédio de cinco andares veio abaixo no centro do Rio de Janeiro. O desabamento ocorreu devido a abalos da estrutura do edifício provocados por uma obra no mezanino.

2002 - Monique Evans discutiu com uma supervisora da Vasp e as duas foram parar na delegacia de polícia. O motivo da briga foi a recusa da funcionária em dar à apresentadora um atestado notificando atraso em que ela estava, o que a impediu de gravar seu programa Noite Afora.

1982 - O Brasil derrotou a União Soviética e ganhou a medalha de ouro no Mundialito Masculino de Vôlei, realizado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

1980 - Cerca de 240 mil trabalhadores rurais de Pernambuco paralisaram as atividades. Eles reivindicavam aumentos salariais, carteira assinada e o cumprimento da Lei de Sítio, que garantia terra para subsistência.

1974 - Morreu aos 85 anos, no Rio de Janeiro, o compositor Donga, autor de "Pelo Telefone", o primeiro samba gravado no Brasil.

1973 - Os três astronautas do laboratório espacial Skylab II caíram no Oceano Pacífico depois de passar 59 dias em órbita.

1959 - O líder soviético Nikita Kruschev se encontrou com o presidente americano, Dwight Eisenhower, em Camp David.

2005 - O ator Don Adams morreu aos 82 anos, vítima de uma infecção pulmonar. Ele interpretou o famoso Agente 86 no seriado de mesmo nome, criado por Mel Brooks.

1513 - O explorador espanhol Vasco de Balboa descobriu o Oceano Pacífico, por terra, pelo Panamá.

Perguntas Curiosas

Qual é a diferença entre o ovo caipira e o ovo comum?

As galinhas caipiras têm vida mais livre e recebem alimentação variada, que se reflete na coloração forte da casca e da gema dos ovos, indício de alta concentração de carotenoides. Essa diferença, no entanto, é apenas superficial: não há implicações significativas no valor nutricional do ovo caipira em relação ao ovo de granja. Devido à convivência das galinhas caipiras poedeiras com galos reprodutores, o ovo caipira pode ser fecundado e, se chocado, dar origem a uma nova ave. Já o ovo de granja, cuja galinha poedeira é confinada, é sempre estéril.

Abobrinha do Dia

  • Chimpanzés de 5 anos de idade têm melhor memória fotográfica do que estudantes universitários.
  • A pressão arterial é tão forte que poderia ejetar sangue a mais de 9 metros de altura.
  • O Rio da Prata, que vai do Uruguai até a Argentina, é conhecido como “O inferno dos navegantes”.

Efemérides

do Trânsito

da Radiodifusão e do Rádio

do Cadáver Desconhecido

do Auditor da Justiça Desportiva

Curiosidades do Dia

Hoje é Dia Nacional do Rádio! Considerado o “pai do rádio brasileiro”, Edgard Roquette Pinto nasceu em 25 de setembro de 1884, no Rio de Janeiro. Ele foi responsável pela implantação da primeira estação de rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. A emissora foi instalada na Academia Brasileira de Letras. Roquette Pinto propunha o uso da radiofonia e da televisão no Brasil como meios de difundir a cultura. Ele morreu na capital carioca, em 1954.

Frases do Dia

“O maior medo de quem navega é não partir.”
Amyr Klink, navegador e escritor

Santos do Dia

São Firmino e São Cleolfrido Firmino viveu no século IV e foi o primeiro bispo de Amiens. Natural de Pamplona, na Espanha, tornou-se bispo aos 24 anos e pregou nas regiões da França, Aquitânia, Agenais, Amiens. Foi assassinado. Cleolfrido foi um abade beneditino. Ele foi o responsável pela formação de Beda, escritor e colecionador de textos bíblicos, que também foi santificado. Cleolfrido morreu por volta do ano 716, durante uma viagem a Roma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Um meteorito do tamanho de uma ervilha viajando a 18.000 km/h é capaz de destruir um satélite artificial de uma tonelada.
  • Uma das pessoas mais obesas que já habitaram a Terra foi a americana Ida Maitland, que, no começo do século 20, chegou a pesar 423 quilos.
  • Um pedaço de carne demora 24 horas para ser digerido por nosso corpo.

Dia…

Internacional do Rinoceronte

do Hobbit

Mundial sem Carro

Nacional da Banana

do Rio Tietê

Nacional da Fauna

Nacional do Contador

do Estudante Secundário

dos Amantes

Mundial Sem Carro

Veja mais

Santo do dia

Santos Maurício e companheiros e São Tomás de Vilanova Maurício viveu no século III, durante o império romano. Ele pertencia à legião de Tebas e uma de suas missões foi marchar para a Gália a fim de punir os cristãos. Ele recusou a ordem do imperador Maximiliano e foi morto junto com os companheiros legionários. Tomás de Vilanova foi bispo e confessor agostiniano. O “pai dos pobres” viveu na corte de Carlos V e morreu em Valença, na Espanha, no ano de 1555.

Veja mais

Aniversários

Ronaldo Nazário - jogador de futebol (1976)

Vanusa - cantora (1947), falecida em 08/11/2020

Andrea Boccelli - tenor (1958)

Zezé Polessa - atriz (1953)

Gonzaguinha - cantor e compositor (1945), falecido em 29/04/1991

Lombardi - locutor (1940), falecido em 02/12/2009

Yara Cortes - atriz (1921), falecida em 17/10/2002

José Maurício Nunes Garcia - compositor (1767), falecido em 30/04/1830

Veja mais

Mortes

Dirce Migliaccio - atriz (2009), nascida em 30/09/1933

Antônio Conselheiro - líder religioso (1897), nascido em 13/03/1830

Veja mais

Frase do dia

“Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas custam tanto!”;
Groucho Marx, comediante americano

Loading...