05 de Fevereiro

Aniversário

Jennifer Jason Leigh - atriz (1962)

Henfil - cartunista (1922), falecido em 04/01/1988

Neymar - jogador de futebol (1992)

Cristiano Ronaldo - jogador de futebol (1985)

Carlos Tévez - jogador de futebol (1984)

Felipe Andreoli - apresentador (1980)

Jorginho Guinle - playboy (1916), falecido em 05/03/2004

William Burroughs - escritor (1914), falecido em 02/08/1997

Morte

Kirk Douglas - ator (2020), nascido em 09/12/1916

Aldemir Martins - artista plástico (2006), nascido em 08/11/1922

Osório Duque-Estrada - autor da letra do Hino Nacional Brasileiro (1927), nascido em 29/04/1870

Fatos do Dia

1842 - A vila de Curitiba foi elevada à categoria de cidade.

1852 - Foi inaugurado o novo Museu do Hermitage, em São Petersburgo, Rússia, um dos maiores e mais antigos museus do mundo.

1909 - O químico belga Leo Baekeland anuncia a criação da baquelite, o primeiro plástico sintético do mundo.

1919 - Charlie Chaplin, Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith fundaram o estúdio de cinema United Artists.

1921 - O Congresso da União Soviética anunciou a separação entre a Igreja e o Estado.

1937 - Foi lançado o filme "Tempos modernos", de Charlie Chaplin. Nesse filme, o ator pronunciou suas primeiras palavras no cinema.

1940 - O músico Glenn Miller e sua banda gravaram em Manhattan a música "Tuxedo junction, um dos clássicos da era das big bands.

1953 - Estreou o longa metragem animado "Peter Pan", de Walt Disney.

1966 - O Ato Institucional nº3 foi promulgado. Ele estabelecia eleições indiretas para governador e vice-governador no país.

1971 - Astronautas pousam na Lua na missão Apollo 14.

1973 - Os Estados Unidos enterraram o último soldado morto na Guerra do Vietnã, conflito que oficialmente acabou só em abril de 1975.

1986 - A URSS pagou 30 mil dólares por um anúncio de página inteira no jornal "The New York Times" para divulgar, na íntegra, a proposta de Mikhail Gorbatchov para o desarmamento nuclear.

1989 - O ditador Alfredo Stroessner, que governou o Paraguai durante 35 anos, deixou o país três dias depois de ter sido deposto.

1952 - Elizabeth II foi coroada rainha do Reino Unido. Depois de pressão popular, ela concordou em televisionar a cerimônia, que foi transmitida em rede nacional pela BBC no dia 2 de junho de 1953. Este dia é considerado um marco na história, tanto por representar uma abertura inédita dos rituais da realeza ao público como por ter sido a primeira transmissão que abrangeu todas as cidades do Reino Unido.

Perguntas Curiosas

Quem criou o bolo de aniversário?

Não se sabe ao certo a origem do consumo de bolos durante as comemorações de aniversário. Na Grécia Antiga, os homens faziam o doce em formato redondo e grande para representar a lua cheia. Ele era utilizado no culto à deusa Artemis, protetora das amazonas e caçadoras. Outra versão, porém, dizer que a tradição vem da Alemanha, onde grandes bolos eram moldados no formato das roupas de faixas do menino Jesus e consumidos em festas dedicadas a Ele.

Abobrinha do Dia

  • Meryl Streep estudou 280 horas de violino para atuar no filme “Música do Coração”, em 1999.
  • 65% das pessoas que tiram meleca do nariz o fazem com o dedo indicador.
  • Os egípcios acreditavam que comer rato frito curava a dor de dente.

Efemérides

da Papiloscopia

do Datiloscopista

Curiosidades do Dia

A capa do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é a mais famosa capa de disco da história. Criada pelo designer Peter Blake, a obra retrata 56 figuras públicas. O artista pediu para que cada um dos quatro Beatles formulasse uma lista de ídolos. John Lennon, Paul McCartney e George Harrison cumpriram a tarefa. O baterista Ringo Starr, confiando no gosto dos parceiros, decidiu ficar de fora da escolha. Neste link você encontra todas as pessoas que aparecem no antológico álbum.

Frases do Dia

“Eu sempre me preparo para o fracasso e acabo surpreendido pelo sucesso.”;
Steven Spielberg, cineasta americano

Santos do Dia

Santa Águeda Na Catânia, Sicília, acredita-se ter sido foi martirizada nas perseguições de Décio, por volta de 251. Ela teria sido entregue à feiticeira Afrodisia, para desviá-la de sua conduta religiosa e por ter mantido sua é, foi cruelmente torturada: desconjuntaram seus ossos, dilaceraram dos seios e a arrastaram sobre cacos de vidros e carvões em brasa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • O cantor canadense Neil Young batiza o nome científico de uma espécie de aranha.
  • Para se obter 1 kg de açafrão, é necessário colher entre 130 mil e 160 mil flores dessa espécie.
  • Se nosso olho fosse uma câmera fotográfica, teria resolução de 250 MP.

Dia…

do Baterista

do Gaúcho

do Funcionalismo Municipal

da Cultura Racional

do Coletor de Lixo

Veja mais

Santo do dia

Santa Fausta e Thomas Johnson A morte de Fausta é descrita no Martirológio Romano. Condenada pelo imperador Maximiliano, ela foi crucificada por Evilásio. Ele também se converteu e acabou sendo morto. Thomas Johnson viveu na Inglaterra, no século XIV. Ele foi martirizado em 1537 junto com nove companheiros, sendo três deles padres, um diácono e cinco irmãos leigos Cartuxos.

Veja mais

Aniversários

Guto Lacaz - artista plástico (1948)

Edi Rock - rapper (1970)

Sophia Loren - atriz (1934)

Eliana de Lima - cantora (1961)

Zélia Cardoso de Mello - economista (1953)

Castello Branco - presidente do Brasil (1897), falecido em 18/07/1967

Veja mais

Mortes

Frase do dia

“A arte de adiar é a arte de saber o que não fazer”.”
Leonardo da Vinci, polímata italiano

Loading...