18 de Novembro

Aniversário

Alan Barlett Shepard - astronauta (2013), falecido em 21/07/1998

Owen Wilson - ator (1968)

Kirk Hammet - guitarista (1962)

Claudia Gimenez - atriz (1958), falecida em 20/08/2022

Tim Lopes - jornalista (1950), falecido em 02/06/2002

Carlos Ayres Brito - jurista (1942)

David Hemmings - ator (1941), falecido em 03/12/2003

Ênio Silveira - editor e sociólogo (1925), falecido em 11/01/1996

Morte

Ronaldo Bôscoli - músico (1994), nascido em 28/10/1928

Niels Bohr - físico (1962), nascido em 07/10/1885

Marcel Proust - escritor (1922), nascido em 10/07/1871

Franz Schubert - compositor (1828), nascido em 31/01/1797

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho - escultor (1814), nascido em 29/08/1730

Fatos do Dia

1928 - Mickey Mouse apareceu em seu primeiro filme, Steamboat Willie.

1936 - A Alemanha de Hitler e a Itália de Mussolini reconheceram o governo do general nacionalista Francisco Franco, da Espanha.

1918 - Bruxelas foi recuperada pelo Exército da Bélgica depois de passar quatro anos ocupada pelos alemães, durante a Primeira Guerra Mundial.

1909 - Depois de destituírem o poder do presidente Manuel Zelaya, os Estados Unidos invadiram a Nicarágua e recolocaram os conservadores no governo.

1905 - O príncipe Charles, da Dinamarca, foi eleito o primeiro rei da Noruega com a restauração da independência do país. Ele recebeu o nome de Haakon VII.

1247 - Morreu aos 87 anos o lendário Robin Hood. O fora-da-lei costumava roubar o dinheiro dos ricos para dar aos pobres.

1993 - Na África do Sul, uma nova Constituição democrática foi aprovada, dando aos negros o direito de voto e acabando com o apartheid, o regime de segregação racial.

1978 - O líder espiritual Jim Jones induziu 900 fiéis a cometerem suicídio, na selva tropical da Guiana. Eles tomaram uma mistura de suco de frutas, cianureto, analgésicos e tranqüilizantes.

1960 - Éder Jofre recebeu o título mundial de peso-galo ao vencer o campeão mexicano Eloy Sanchez.

Perguntas Curiosas

Quem inventou o relógio de pulso?

O inventor do relógio de pulso foi o mesmo do avião: o brasileiro Santos Dumont. O "pai da aviação" pretendia cronometrar o tempo de vôo de seus aviões durante as experiências. Naquele tempo, os relógios ficavam nos bolsos, presos a uma corrente. Como Santos Dumont não podia tirar as mãos do manche para pegar o relógio, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo no braço e facilitasse o controle das horas.

Abobrinha do Dia

  • O ser humano só consegue sobreviver até 30 segundos no espaço sem usar o traje de astronauta.
  • Foi encontrado no estado mexicano de Coahuila o fóssil de uma tartaruga que viveu há 72 milhões de anos.
  • O zircão, presente na Terra há 4,4 milhões de anos, é o mineral mais antigo do planeta.

Efemérides

do Conselheiro Tutelar

do Tabelião e Registrador

Curiosidades do Dia

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, perdeu os dedos dos pés, quase todos os das mãos e ficou cego de um olho. Por isso, ele só trabalhava escondido, com os cinzéis amarrados ao antebraço. Além de entalhar em pedra e madeira, pintava e projetava igrejas. Tudo o que ganhava dividia com seu escravo Maurício. Executou o conjunto do santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG), que reúne 66 imagens esculpidas em madeira e os 12 profetas feitos em pedra-sabão, e é considerado um dos mais importantes do período colonial brasileiro.

Frases do Dia

“Humor não é um estado de espírito, mas uma visão de mundo.”
Ludwig Wittgenstein, filósofo austríaco

Santos do Dia

Dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo Na celebração de Ano Santo, romeiros visitam as Basílicas Maiores, em Roma: São Pedro, São Paulo, São João de Latrão e Santa Maria Maior. A de São Pedro, lembrada hoje, foi consagrada em 18 de novembro de 1626, por Urbano VIII. A de São Paulo foi destruída por um incêndio, em 1823, e depois reconstruída e consagrada por Pio IX, em 10 de dezembro de 1854.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Para manter o equilíbrio em pé, o ser humano utiliza cerca de 300 músculos.
  • Jeffrey Hudson, com seus 46 cm de altura, foi capitão da cavalaria do Exército Britânico, no século XVII.
  • A cada piscar de olhos, nascem sete bebês no mundo.

Dia…

Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

dos Filhos

do Sorvete

Nacional da Juventude

da Revegetação

Internacional das Línguas de Sinais

Veja mais

Santo do dia

Santa Tecla e Santa Iraís Tecla é considerada a primeira mártir do cristianismo. Ela nasceu em Cônia, na Ásia Menor, no século I. Sua morte é envolta em milagres. Quando quiseram atear fogo ao seu corpo, um forte temporal apagou a fogueira. Jogada às feras, nenhum dos animais feriu-a. Ela é venerada tanto pela Igreja grega quanto pela romana. Iraís é célebre no Egito. Ela viveu no século IV e abraçou o cristianismo aos doze anos. Compartilhou o martírio junto com homens e mulheres convertidos à mesma fé.

Veja mais

Aniversários

Juan Martín Del Potro - tenista (1988)

Paulo Ricardo - cantor (1962)

Hortência - atleta (1959)

Bruce Springsteen - cantor e compositor (1949)

Ray Charles - cantor e pianista (1930), falecido em 10/06/2004

Mickey Rooney - ator (1920), falecido em 06/04/2014

Bento Gonçalves - militar (1788), falecido em 18/07/1847

Veja mais

Mortes

José Artigas - militar (1850), nascido em 19/06/1764

Pablo Neruda - poeta (1973), nascido em 12/07/1904

Sigmund Freud - psicólogo e psicoterapeuta (1939), nascido em 06/05/1856

Claudia Cardinale - atriz (2025), nascida em 15/04/1938

Veja mais

Frase do dia

“O homem argumenta; a natureza age.”
Voltaire, filósofo francês

Loading...