15 de Junho

Aniversário

Oliver Kahn - goleiro de futebol (1969)

Neil Patrick Harris - ator (1973)

Helen Hunt - atriz (1963)

Ralf - cantor (1958)

James Belushi - ator (1954)

Waylon Jennings - músico (1937), falecido em 13/02/2002

Rubén Aguirre - ator (1934), falecido em 17/06/2016

Morte

Zito - jogador de futebol (2015), nascido em 08/08/1932

Ella Fitzgerald - cantora (1996), nascida em 25/04/1918

Franco Zefirelli - cineasta (1996), nascido em 12/09/2019

Fatos do Dia

1215 - Pressionado por uma revolta de nobres, o rei João da Inglaterra, também conhecido como “João Sem-Terra”, assinou a Magna Carta.

1844 - Charles Goodyear recebeu a patente da vulcanização, um processo usado para fortalecer a borracha.

1904 - Por causa de um incêndio a bordo, o vapor General Slocum afundou em Nova York, matando cerca de 1 mil pessoas.

1954 - Foi fundada na cidade suíça da Basileia, a UEFA (União das Associações Europeias de Futebol).

1962 - O Acre passou a ser uma das 27 unidades federativas do Brasil.

1969 - A TV Cultura entrou no ar em São Paulo.

1971 - Cerca de 200 cidades do país começaram a colocar em prática o Movimento de Brasileiro de Alfabetização, o Mobral.

1977 - O Congresso Nacional aprovou a lei que permitia o divórcio.

1989 - O músico Lobão foi preso por ter saído do país enquanto cumpria pena em regime de prisão aberta.

Perguntas Curiosas

Para que serve a saliva?

A saliva tem várias funções: lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos numa massa fácil de ser digerida; ajuda a controlar a quantidade de água no organismo (quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, surgindo a sede) e também tem a função de dificultar a cárie, ao circular na boca e remover restos de alimentos e bactérias. Diariamente, passam pela boca de 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares.

Abobrinha do Dia

  • O Brasil tem um total de 15.179 quilômetros de fronteiras.
  • A Lua se afasta da Terra 3,8 centímetros todos os anos.
  • Piscamos cerca de 10 mil vezes ao dia.

Efemérides

Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

do Sagrado Coração de Jesus

do Paleontólogo

Curiosidades do Dia

Joachimsthaler era o nome de uma região da Boêmia de onde se retirava prata para cunhar moedas. A moeda, que estava circulando por todos os lados, antes chamada pelo mesmo nome da região, passou a ser mais conhecida por thaler. Em dinamarquês e num alemão mais vulgar, a primeira consoante da palavra soava um pouco diferente, parecendo ser daler. O inglês adotou essa pronúncia, que aos poucos mudou sua escrita para dollar (dólar em português). Em 1785, os Estados Unidos adotaram oficialmente o dollar como o nome da unidade padrão do dinheiro, porque o termo era mais conhecido e não estava associado a nenhuma nomenclatura da moeda oficial inglesa.

Frases do Dia

“Quando a gente faz o mal, sabe. O mal não é coisa de distraído.”
Carla Madeira, escritora brasileira

Santos do Dia

São Vito São Vito nasceu na Sicília por volta do ano 300. Ainda garoto fugiu com seu mestre para escapar da perseguição aos cristãos. Capturados, foram condenados às feras em Roma. Conseguiram fugir para a Lucânia por causa de uma tempestade que caiu no Coliseu. Novamente presos, sofreram o martírio imposto pelo imperador Diocleciano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Um meteorito do tamanho de uma ervilha viajando a 18.000 km/h é capaz de destruir um satélite artificial de uma tonelada.
  • Uma das pessoas mais obesas que já habitaram a Terra foi a americana Ida Maitland, que, no começo do século 20, chegou a pesar 423 quilos.
  • Um pedaço de carne demora 24 horas para ser digerido por nosso corpo.

Dia…

Internacional do Rinoceronte

do Hobbit

Mundial sem Carro

Nacional da Banana

do Rio Tietê

Nacional da Fauna

Nacional do Contador

do Estudante Secundário

dos Amantes

Mundial Sem Carro

Veja mais

Santo do dia

Santos Maurício e companheiros e São Tomás de Vilanova Maurício viveu no século III, durante o império romano. Ele pertencia à legião de Tebas e uma de suas missões foi marchar para a Gália a fim de punir os cristãos. Ele recusou a ordem do imperador Maximiliano e foi morto junto com os companheiros legionários. Tomás de Vilanova foi bispo e confessor agostiniano. O “pai dos pobres” viveu na corte de Carlos V e morreu em Valença, na Espanha, no ano de 1555.

Veja mais

Aniversários

Ronaldo Nazário - jogador de futebol (1976)

Vanusa - cantora (1947), falecida em 08/11/2020

Andrea Boccelli - tenor (1958)

Zezé Polessa - atriz (1953)

Gonzaguinha - cantor e compositor (1945), falecido em 29/04/1991

Lombardi - locutor (1940), falecido em 02/12/2009

Yara Cortes - atriz (1921), falecida em 17/10/2002

José Maurício Nunes Garcia - compositor (1767), falecido em 30/04/1830

Veja mais

Mortes

Dirce Migliaccio - atriz (2009), nascida em 30/09/1933

Antônio Conselheiro - líder religioso (1897), nascido em 13/03/1830

Veja mais

Frase do dia

“Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas custam tanto!”;
Groucho Marx, comediante americano

Loading...