20 de Abril
Aniversário
Maurício Gugelmin - piloto (1963)
Mario Cravo Neto - artista plástico (1947)
Phil Hill - piloto (1927), falecido em 28/08/2008
Napoleão III - imperador da França (1808), falecido em 09/01/1873
Jessica Lange - atriz (1949)
Edie Sedgwick - modelo e atriz (1943), falecido em 16/11/1971
Roberto Freire - político (1942)
Míriam Pires - atriz (1931), falecida em 07/09/2004
Joan Miró - pintor (1893), falecido em 25/12/1983
Adolf Hitler - ditador (1889), falecido em 30/04/1945
Augusto dos Anjos - poeta (1884), falecido em 12/11/1914
Barão do Rio Branco - diplomata (1845), falecido em 09/02/1912
Morte
Ataulfo Alves - cantor e compositor (1969), nascido em 02/05/1909
Fatos do Dia
1841 - Edgar Allan Poe publicou "Os Assassinatos da Rua Morgue", considerado a primeira história de detetive da literatura.
1945 - Tropas americanas tomaram a cidade de Nuremberg, na Alemanha, no dia em que o ditador Adolf Hitler completava 56 anos.
1967 - Os Estados Unidos fizeram o primeiro bombardeio contra a cidade de Haiphong, no Vietnã, desde a ocupação em 1964.
1978 - O voo Korean Air Lines 902 foi abatido por dois caças soviéticos. Dois passageiros morreram no incidente. O avião fez um pouso de emergência em um lago congelado e 107 passageiros e tripulantes se salvaram. Cinco anos depois, em 1º de setembro de 1983, os soviéticos derrubariam outro avião coreano, o KAL 007, matando todas as 269 pessoas a bordo
2025 - O brasileiro Hugo Calderano conquista a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, ao vencer o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking, e crava um feito inédito: é o primeiro atleta fora da Ásia e da Europa a ganhar a competição.
Perguntas Curiosas
Para que serve o perfume da flor?
O perfume funciona como um meio de sobrevivência das plantas porque atrai agentes polinizadores. Os insetos, guiados pelo cheiro, pousam na flor e entram em contato com o seu pólen. Quando o inseto voa, espalha o pólen e ajuda na fecundação da planta.
Abobrinha do Dia
- A teia de aranha é cinco vezes mais forte que o aço de mesmo peso e duas vezes mais elástica que o náilon.
- A primeira porta-giratória do mundo foi instalada num prédio de escritórios em Filadélfia em agosto de 1888 pelo americano Theophilus Van Kannel.
- Quando um abelha encontra o néctar, dança na entrada da coméia para guiar as outras.
Efemérides
do Disco de Vinil
Nacional do Diplomata
Curiosidades do Dia
Adolf Hitler, pai do nazismo, foi responsável pela morte de milhares de pessoas, entre elas negros, judeus, ciganos e homossexuais. Ainda menino, Hitler estudou na abadia de Lambach, cidade em que morava, e queria ser sacerdote. Lá, além de ter participado do coral dos meninos beneditinos, teve o primeiro contato com a suástica, que mais tarde passou a ser o símbolo do nazismo. O desenho teria sido trazido pelo abade Teodorich Hagen. Ele ordenou que todas as paredes, mesas e objetos de culto da abadia tivessem o símbolo esculpido.
Frases do Dia
“Aprender é um processo contínuo e interminável. Enquanto houver curiosidade, há o que aprender.”
Ana Mae Barbosa, educadora brasileira
Santos do Dia
Santo Aniceto e São Teodoro Aniceto buscou a paz entre os povos do Oriente e do Ocidente por meio da eucaristia. Nessa missão foi ajudado por São Policarpo. O gosto pela reclusão fez de Teodoro um monge. Quando jovem, Teodoro cavou uma gruta acima da capela de São Jorge. Era lá que encontrava paz para a meditação. Por dez anos, ele foi o sacerdote da cidade de Anastasiópolis. Seu pedido para voltar ao retiro foi concedido pelo patriarca de Constantinopla. Morreu em 613.
