20 de Maio

Aniversário

Joe Cocker - cantor (1944), falecido em 22/12/2014

Cauã Reymond - ator (1980)

Marcelo Rossi - religioso (1967)

Lucélia Santos - atriz (1957)

Roger Milla - jogador (1952)

Cher - atriz (1946)

José "Pepe" Mujica - político (1935), falecido em 13/05/2025

James Stewart - ator (1908), falecido em 02/07/1997

Luiz Carlos Barreto - cineasta (1928)

Morte

Niki Lauda - piloto (2019), nascido em 22/02/1949

Ana Néri - enfermeira (1880), nascida em 13/12/1814

Fatos do Dia

1498 - Vasco da Gama chegou a Calicute e se tornou o primeiro europeu a atingir a Índia contornando a África.

1506 - O navegador genovês Cristóvão Colombo morreu aos 55 anos em Valladolid, na Espanha, pobre e ainda acreditando que havia chegado às Índias.

1902 - O exército americano deixou Cuba depois de treze anos de ocupação. Tomás Estrada Palma tornou-se seu primeiro presidente.

1932 - A americana Amelia Earhart decolou de Newfoundland, no Canadá, no primeiro voo solo sem escalas atravessando Oceano Atlântico feito por uma pilota. Ela aterrissou na Irlanda no dia seguinte.

1939 - O serviço de postagem aérea sobre o Atlântico foi iniciado pela empresa aérea Pan-American.

1940 - Os primeiros prisioneiros chegaram ao campo de concentração nazista de Auschwitz, na Polônia.

1984 - A ex-presidenta María Estela Martínez de Perón regressou a Buenos Aires depois do exílio na Espanha, em Madrid.

Perguntas Curiosas

Para que serve a camada de ozônio?

A camada é constituída pelo gás ozônio e forma um espécie de capa protetora ao redor de todo o planeta. Ela funciona como um filtro dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, causadores do câncer de pele. O vilão da camada de ozônio é o CFC (clorofluorcarbono) emitido por geladeiras e aerossóis. O problema mais sério é na Antártida onde acontece um estranho fenômeno: no mês de setembro a metade da camada, correspondente a uma área maior do que a América do Sul, some da atmosfera.

Abobrinha do Dia

  • A Somália é o único país africano em que toda a população fala apenas uma língua, o somali.
  • Existem 6.700 línguas no mundo. Estima-se que metade delas irá desaparecer até 2050.
  • Em vez do “Era uma vez” [Once upon a time], os livros de fantasia da Coreia do Sul começam com a frase “Quando os tigres fumavam”.

Efemérides

Mundial da Abelha

da Metrologia

Mundial do Congregado Mariano

Curiosidades do Dia

Metrologia é a ciência que estuda as unidades de medida. Em 20 de maio de 1875, realizou-se a Convenção do Metro, em Paris, na França. Dezessete países assinaram um contrato e, de acordo com ele, passaram a adotar o sistema métrico.

Frases do Dia

“Cada fracasso ensina ao homem algo que necessita aprender.”
Charles Dickens, escritor inglês

Santos do Dia

São Bernardino de Sena São Bernardino de Sena foi um grande devoto de Nossa Senhora. Ele se tornou apóstolo da Itália e doutor de Igreja por causa das suas pregações e trabalhos escritos. Bernardino de Sena também promovia a paz com o lema “Jesus, Homem Salvador”. Morreu em 1444.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Um meteorito do tamanho de uma ervilha viajando a 18.000 km/h é capaz de destruir um satélite artificial de uma tonelada.
  • Uma das pessoas mais obesas que já habitaram a Terra foi a americana Ida Maitland, que, no começo do século 20, chegou a pesar 423 quilos.
  • Um pedaço de carne demora 24 horas para ser digerido por nosso corpo.

Dia…

Internacional do Rinoceronte

do Hobbit

Mundial sem Carro

Nacional da Banana

do Rio Tietê

Nacional da Fauna

Nacional do Contador

do Estudante Secundário

dos Amantes

Mundial Sem Carro

Veja mais

Santo do dia

Santos Maurício e companheiros e São Tomás de Vilanova Maurício viveu no século III, durante o império romano. Ele pertencia à legião de Tebas e uma de suas missões foi marchar para a Gália a fim de punir os cristãos. Ele recusou a ordem do imperador Maximiliano e foi morto junto com os companheiros legionários. Tomás de Vilanova foi bispo e confessor agostiniano. O “pai dos pobres” viveu na corte de Carlos V e morreu em Valença, na Espanha, no ano de 1555.

Veja mais

Aniversários

Ronaldo Nazário - jogador de futebol (1976)

Vanusa - cantora (1947), falecida em 08/11/2020

Andrea Boccelli - tenor (1958)

Zezé Polessa - atriz (1953)

Gonzaguinha - cantor e compositor (1945), falecido em 29/04/1991

Lombardi - locutor (1940), falecido em 02/12/2009

Yara Cortes - atriz (1921), falecida em 17/10/2002

José Maurício Nunes Garcia - compositor (1767), falecido em 30/04/1830

Veja mais

Mortes

Dirce Migliaccio - atriz (2009), nascida em 30/09/1933

Antônio Conselheiro - líder religioso (1897), nascido em 13/03/1830

Veja mais

Frase do dia

“Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas custam tanto!”;
Groucho Marx, comediante americano

Loading...