13 de Março

Aniversário

Luan Santana - cantor (1991)

João Gordo - cantor e apresentador (1964)

José Mojica Marins - cineasta (1936), falecido em 19/02/2020

Vampeta - jogador de futebol (1974)

Chico Science - músico (1966), falecido em 02/02/1997

Fito Páez - cantor (1963)

Antônio Conselheiro - líder religioso (1830), falecido em 22/09/1897

Morte

Bebeto de Freitas - jogador (2018), nascido em 15/01/1950

Bebeto de Freitas - jogador e treinador de vôlei. (2018), nascido em 16/01/1950

Paulo Goulart - ator (2014), nascido em 09/01/1933

Krzysztof Kieslowski - cineasta (1996), nascido em 27/06/1941

Irmã Dulce - religiosa (1992), nascido em 26/05/1914

Aluísio Jorge Andrade Franco - dramaturgo e poeta (1984), nascido em 21/05/1922

Fatos do Dia

1781 - O astrônomo anglo-germânico William Herschel descobriu o planeta Urano.

1831 - Começou a “Noite das Garrafadas”, movimento de violentas brigas de rua entre brasileiros e portugueses, que acabaria apenas no dia 15.

1881 - Um grupo revolucionário russo matou o czar Alexandre II em São Petersburgo.

1921 - A Mongólia declarou sua independência da China e se tornou a segunda nação comunista do mundo.

1961 - O pintor Pablo Picasso casou-se com Jacqueline Rocque. Ela foi a última de suas oito mulheres e amantes, e posou para várias de suas obras.

1974 - Foi inaugurado em Paris o aeroporto Roissy-Charles de Gaulle.

Perguntas Curiosas

 O que determina a quantidade de episódios de um desenho animado?

Antigamente, a maior parte das séries animadas amplamente consumidas eram de origem americana, e estavam vinculadas à venda de algum brinquedo, como no caso de "G.I. Joe". Nessa época, o número de episódios dependia do sucesso do produto: quando as vendas caíam, o interesse nos desenhos caía junto. Atualmente, os desenhos são procurados por seu conteúdo, então têm abertura para serem muito mais longos. Os Simpsons, por exemplo, estão chegando à trigésima temporada com 618 episódios. Mas nenhuma animação americana se compara à longevidade das japonesas: "Pokémon" tem mais de 700 episódios, "One Piece" mais de 580. "Doramon", sobre um cachorro robô, é o recordista, com uma série clássica de 1787 episódios e uma nova, ainda não finalizada, que já contabiliza 513.

 

 Por que alguns personagens da Quadrilha de Morte mudam de nome de um desenho para o outro?

 É uma questão de falta de comunicação entre estúdios de tradução. Muitas vezes, uma produtora distribui episódios de uma série televisiva para muitos tradutores que não se comunicam entre si, e adaptam o roteiro da maneira que acham melhor. Isso acontecia com muita frequência nos anos 1960, mas ainda persiste. No caso da Quadrilha de Morte, o nome de alguns personagens, como Clyde, Dum-Dum, Yak-Yak e Zip, é constante. Mas Snooze e Softie tiveram seus nomes originais mantidos em "Corrida Maluca" e traduzidos em "Os Apuros de Penélope Charmosa" para Pestana e Chorão. 

 É verdade que "forró" vem de "for all"?

O professor Deonísio da Silva, autor de "De onde vêm as palavras: frases e curiosidades da língua portuguesa", explica que isso não passa de um mito. Apesar de existirem, de fato, palavras nordestinas que foram resultado da presença americana em Natal durante a Segunda Guerra Mundial, "forró" não é uma delas. Ele diz que a derivação não poderia ter acontecido até mesmo por motivos fonéticos, pois o "a" de "all" não tem o som de "h" necessário para a sonoridade da palavra forró. A verdadeira origem do termo é africana: em uma das línguas faladas pelos escravos que chegaram ao Brasil, "forrobodó" era a palavra utilizada para se referir aos festejos com música que eles faziam. Como acontece com muitas palavras no português, ela foi se encurtando com o passar do tempo até chegar ao "forró" que usamos hoje.

Por que os peixes estão sempre com a boca aberta?

Eles não conseguem respirar sem que um corrente de água, sempre renovada, passe em suas guelras. Essa circulação ocorre pela boca, em direção aos operáculos, que se baixam e se erguem regularmente. Assim a água é filtrada quando passa pelas guelras, obtendo assim o oxigênio necessário para respiração. 

Como se formam as pedras?

O professor Joel Sígolo, do Instituto de Geociências da USP, explica que existem três tipos de rochas na Terra, classificadas conforme sua origem. As magmáticas ou ígneas surgem a partir da solidificação de materiais fundidos (antigas rochas terrestres), como, por exemplo, lavas vulcânicas. Existem também as rochas sedimentares, que resultam do acúmulo de diversos sedimentos, como areia de praia e argila. Existem ainda as rochas metamórficas, que são formadas a partir da transformação das duas anteriores por ação de alta temperatura e pressão sobre as rochas preexistentes. Na natureza, esta situação acontece quando continentes colidem. Segundo o professor, as rochas quando estão na superfície da Terra sofrem constantes desgastes (erosão) e tendem a reduzir de tamanho.

Abobrinha do Dia

  • O ator Sean Connery já trabalhou polindo caixões.
  • Muitos antropólgos acreditam que o homem aprendeu a cantar antes de se comunicar com palavras.
  • A bandeira da Itália foi desenhada por Napoleão Bonaparte.

Efemérides

do Conservacionismo

Curiosidades do Dia

José Mojica Marins – o Zé do Caixão – é o aniversariante do dia. O cineasta famoso por suas longas unhas, que chegaram a ter 25 centímetros. Nos testes para seus filmes, os atores eram obrigados a passar uma noite no cemitério, dormir com um cadáver, deixar um escorpião andar pelo corpo, comer minhoca e arrancar dente sem anestesia.

 

Frases do Dia

O povo toma pileques de ilusão com futebol e carnaval. São estas as suas duas fontes de sonho.”
Carlos Drummond de Andrade

Pintar é profissão de cego. Ele não pinta o que vê, mas o que sente.”
Pablo Picasso

Santos do Dia

São Leandro São Leandro viveu no fim do século VI. Seus pais desapareceram quando ainda era criança e ele e seus irmão foram criados por uma irmã mais velha. Tornou-se monge e quando foi a Constantinopla ficou amigo de quem mais tarde seria o papa Gregório Magno. O santo foi eleito Arcebispo em 584 e teve importante participação na conversão do visigodos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Um porco-espinho tem, em média, 30 mil espinhos.
  • Quando avista uma presa, o falcão se lança num voo tão rápido, que chega a atingir a velocidade de 300km/h.
  • O beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo.

Dia…

Internacional do Piquenique

do Imigrante Japonês

do Químico

Veja mais

Santo do dia

Santa Juliana de Falconieri e São Gregório Barbarigo Juliana nasceu em 1270. Entrou para a Ordem Terceira da Congregação dos Servitas e tornou-se sua superiora. Ela foi acometida por uma doença no estômago que a impedia de se alimentar. Antes de morrer, Juliana pediu que colocassem uma hóstia sobre seu peito. O objeto desapareceu, ficando apenas a marca na pele. São Gregório Barbarigo foi o primeiro bispo de Bérgamo, mais tarde transferido para Pádua. Morreu no fim do século XVII depois de estudar os idiomas e fundar uma imprensa poliglota.

Veja mais

Aniversários

Maria Bethânia - cantora (1946)

Fernanda Souza - atriz (1984)

Milene Domingues - modelo (1979)

Hélio de la Peña - humorista (1959)

Isabella Rossellini - atriz (1952)

Celly Campello - cantora (1942), falecido em 04/03/2003

José Pancetti - pintor (1902), falecido em 10/02/1958

J. Carlos - cartunista (1884), falecido em 02/10/1950

Veja mais

Mortes

José Saramago - escritor (2010), nascido em 16/11/1922

José Saramago - escritor (2010), nascido em 16/11/1922

Dircinha Batista - cantora (1999), nascido em 07/05/1922

Procópio Ferreira - ator (1979), nascido em 08/07/1898

Veja mais

Frase do dia

Senador é só pose. Quem manda mesmo é deputado.”
Fernando Henrique Cardoso

Loading...