02 de Outubro
Aniversário
Cleo Pires - atriz (1982)
Sting - baixista, cantor e compositor (1951)
Wando - cantor (1945), falecido em 08/02/2012
Morte
Enrico Caruso - tenor (1921), nascido em 27/02/1873
Tetsuo Okamoto - nadador (2007), nascido em 20/03/1932
Carybé - desenhista e jornalista (1997), nascido em 07/02/1911
J. Carlos - cartunista (1950), nascido em 18/06/1884
Rock Hudson - ator (1985), nascido em 17/11/1925
Fatos do Dia
1997 - O papa João Paulo II chegou ao Rio de Janeiro para sua terceira visita ao Brasil. As outras foram 1980 e 1991. Durante os quatros dias em que permaneceu no país, ele participou do 2º Encontra com as Famílias dirigindo uma missa no Aterro do Flamengo.
1992 - Os policiais invadiram a ala para conter uma rebelião dos detentos - e 111 presos foram mortos no pavilhão 9 da Casa de Detenção Carandiru, na zona norte de São Paulo.
1985 - O ator americano Rock Hudson, a primeira personalidade mundial a assumir a Aids, morreu aos 59 anos.
1985 - Roque Santeiro atingiu 63 pontos de audiência no Ibope, a maior já alcançada por uma novela.
1961 - O Congresso Nacional aprovou a emenda constitucional que instituiu o regime parlamentarista no Brasil. A ideia era impedir que o vice-presidente, João Goulart, assumisse a presidência depois da renúncia de Jânio Quadros.
1950 - Foi publicada a primeira tirinha de Snoopy e sua turma, criação do cartunista americano Charles Schulz.
1947 - A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estabeleceu as regras para as corridas de Fórmula 1.
1932 - A Revolução Constitucionalista terminou com vitória das forças federais sobre os paulistas.
1922 - A Bolsa de Valores de Nova York abriu seu novo prédio, no número 11 da Wall Street.
1910 - Em Milão, na Itália, aconteceu o primeiro acidente da história da aviação envolvendo dois aviões. Os pilotos morreram.
1974 - Pelé jogou com a camisa do Santos pela última vez. A partida foi contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro, e o jogador ficou em campo apenas 22 minutos.
1997 - Morreu, aos 86 anos, o pintor argentino Carybé. Naturalizado brasileiro e importante nome das artes plásticas no país, ele manifestava em seu trabalho uma forte identificação com a Bahia, Estado onde viveu por mais de 40 anos.
Perguntas Curiosas
Por que dizem que os nobres têm sangue azul?
Na verdade, todos nós temos. As veias têm paredes finas e azuladas e por isso podemos ver o sangue venoso que elas carregam; esse sangue, pouco oxigenado, tem um tom que tende para o azul. Isso é mais perceptível em pessoas de pele clara e antigamente o chique era não tomar sol e ter a pele bem branquinha. Como só os nobres não precisavam trabalhar no campo, embaixo do sol, era mais fácil ver "sangue azul" deles do que o do resto das pessoas.
Abobrinha do Dia
- Um emissário submarino é um conjunto de tubos que leva para alto mar o esgoto proveniente de cidades localizadas na orla marítima, evitando a liberação de poluentes nas praias.
- A Mongólia, com densidade demográfica de 1,7 habitantes por km², é o país com a população mais dispersa do mundo.
- Os turbantes usados pelos indianos podem ter até 5 metros de largura.
Efemérides
Internacional da Não-Violência
Nacional do Habitat
Mundial da Juventude
do Anjo da Guarda
Curiosidades do Dia
A marca registrada do cantor Wando era sua coleção de calcinhas. Ele tinha 17 mil peças íntimas – a maior coleção do tipo no Brasil – reunidas ao longo de mais de 20 anos. Desde 1990, Wando as levava a seus shows e as atirava ao público. O cantor tinha outras extravagâncias: distribuía convites de motel e, no auge de suas loucuras, instalou uma banheira no palco do Canecão (casa de shows no Rio de Janeiro), para que uma mulher nua se banhasse enquanto acontecesse o show.
Frases do Dia
“É mais fácil parecermos dignos dos empregos que não temos do que daqueles que exercemos.”
François de La Rochefoucauld, escritor francês
Santos do Dia
Santos Anjos da Guarda Os anjos são mencionados mais de trezentas vezes no Antigo e no Novo Testamento. Eles foram testemunhas da Ressurreição de Cristo. Segundo a Igreja, ao nascer, cada cristão é confiado aos seu anjo da guarda. A homenagem aos anjos começou por volta do século IX. Em 1608, o papa Paulo V autorizou a celebração. A data foi inserida no calendário em 1670, pelo papa Clemente X.
