11 de Agosto

Aniversário

Tatá Werneck - humorista (1983)

Karina Barum - atriz (1970)

Tomás Antônio Gonzaga - poeta (1744), falecido em 18/00/

Lucas Di Grassi - piloto (1984)

Hulk Hogan - lutador (1953)

Morte

Robin Williams - ator (2014), nascido em 21/07/1952

Eunice Kennedy - criadora das Paraolimpíadas (2009), nascido em 10/07/1921

Jackson Pollock - pintor (1956), nascido em 28/01/1912

Fatos do Dia

1827 - O imperador D. Pedro I instalou os primeiros cursos de Direito do Brasil. Foram a Faculdade de Direito de São Paulo (atual Faculdade do Largo de São Francisco, da USP) e a Faculdade de Direito de Olinda (atual Faculdade de Direito da UFPE).

1900 - Na cidade de Campinas, em São Paulo, foi fundada a Associação Atlética Ponte Preta, o segundo clube de futebol mais antigo do Brasil ainda em atividade.

1909 - O Arapahoe foi o primeiro navio a transmitir o pedido de "S.O.S." pelo rádio. Ele estava perdido no norte do continente americano.

1942 - A atriz austríaca Hedy Lamarr e o compositor americano George Antheil receberam a patente para um sistema de comunicação que seria a base para as invenções do telefone sem fio e do wi-fi.

1952 - O rei Hussein, então com 16 anos, foi coroado na Jordânia.

1965 - Em Los Angeles, nos Estados Unidos, uma briga, que começou entre dois jovens negros e a polícia, durou seis dias e provocou a morte de 35 pessoas.

1980 - Índios txucarramães mataram 11 homens que estavam desmatando uma área dentro da reserva indígena.

1986 - O automóvel Fusca parou de ser fabricado no Brasil. Alguns funcionários da linha de montagem da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), choraram. Ele voltaria a ser fabricado de 1993 a 1996, a pedido do presidente Itamar Franco.

Perguntas Curiosas

Qual o primeiro filme de terror que se tem registro?

Como se já não bastasse ter criado a lâmpada, a locomotiva elétrica, o microfone, o fonógrafo e o próprio projetor de cinema, o norte-americano Thomas Edison (1847-1931) também tem o filme de terror em seu rol de invenções: é Frankenstein, produzido por ele em 1910. Rodado em preto-e-branco, mudo e com 16 minutos de duração, o filme era baseado na obra de Mary Shelley, que conta a história de um cientista que reúne retalhos de corpos de defuntos para criar um monstro. Mas a novidade não agradou e muitas salas se recusaram a exibi-lo, tanto que acabou caindo no esquecimento. "Frankenstein pode ter sido o primeiro cronologicamente, mas o primeiro filme de terror que realmente estabeleceu uma fórmula para o gênero foi O Gabinete do Doutor Caligari, de 1919.", afirma Máximo Barro, professor de história do cinema da Fundação Armando Álvares Penteado, de São Paulo, "A obra marcou o início do expressionismo alemão e deu o tom com seus efeitos de luz, cenografia e estilo de interpretação".

Abobrinha do Dia

  • Vincent Van Gogh se suicidou enquanto finalizava o quadro “Campo de trigo com corvos”, em 1890.
  • O britânico Sean Hodgson foi preso em 1979, depois de confessar o assassinato de uma mulher. Acontece que ele era um mentiroso compulsivo. Demorou 27 anos até o caso ser elucidado. Hodgson, então, foi absolvido da pena pelo crime que ele nunca cometeu.
  • John Hunter, cirurgião do rei Jorge III (século XVIII), gostava de fazer experiências. Uma vez, ele implantou um dente humano na crista de um galo.

Efemérides

da Televisão

do Magistrado

do Hoteleiro

do Garçom

do Estudante

do Eletricista de Autos

do Direito

da Consciência Nacional

do Advogado

do Pindura

Curiosidades do Dia

A primeira transmissão de TV aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1926, quando o escocês John Logie Baird, considerado o pai do aparelho, apresentou um modelo mecânico de TV em Londres, Inglaterra. No entanto, a data dedicada à televisão é 11 de agosto, dia de Santa Clara, padroeira da TV. Nascida em Assis, Itália, em 1194, Clara abandonou a família rica para seguir São Francisco de Assis, e, como o mosteiro não permitia mulheres, se enclausurou no Convento de São Damião, onde criou a Ordem das Clarissas. De acordo com a história, em 1252 (um ano antes de sua morte), ela já estava velha e doente demais para ir à missa. No entanto, podia acompanhá-la de seu quarto, já que as imagens da cerimônia se projetavam nas paredes, e este teria sido o primeiro “programa de TV” da história.

Frases do Dia

“Tudo o que é rigorosamente proibido é ligeiramente permitido.”
Roberto Campos, economista

Santos do Dia

Santa Clara Santa Clara nasceu em 1193, em Assis. Contra a vontade da família, ela fez votos de pobreza e trocou a vida burguesa por um grosseiro hábito de lã crua. São Francisco levou-a ao mosteiro de São Damião onde, mais tarde, com suas duas irmãs, ela fundaria o grupo das Clarissas. Quando Francisco morreu, em 1226, Clara viu imagens do funeral projetadas na parede. Por isso ela recebeu o título de padroeira da televisão. Clara morreu em 1253.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • No Brasil, havia uma lei que dizia que o número máximo de chibatadas que um escravizado podia levar era cinquenta por dia.
  • São consumidas 350 fatias de pizza por segundo nos Estados Unidos.
  • Os romanos diziam que usavam testículos de lobo em algumas de suas receitas afrodisíacas.

Dia…

do Detetive Profissional

das Casamenteiras

Nacional do Turista

de Exu

Veja mais

Santo do dia

Santo Antônio de Pádua Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo nasceu em Lisboa no ano de 1195. Em 1220 ele entrou na Ordem Franciscana com o nome de Antônio Oliveira e partiu para Marrocos. Também morou em Messina e pregou por toda a Europa. Santo Antônio, padroeiro de Portugal, morreu em Pádua e foi canonizado um ano depois. Ele começou a ser venerado no Brasil por influência dos padres franciscanos e é considerado o santo casamenteiro.

Veja mais

Aniversários

Bento Ribeiro - comediante (1981)

Rita Cadillac - dançarina (1954)

Gil Gomes - jornalista (1940), falecido em 16/10/2018

Ben Johnson - ator (1918), falecido em 08/04/1996

Yeats - poeta (1865), falecido em 28/01/1939

James Maxwell - físico (1831), falecido em 05/11/1879

José Bonifácio - político (1763), falecido em 06/04/1838

Veja mais

Mortes

Marlene - cantora (2014), nascida em 22/11/1924

Marcelo Fromer - músico (2001), nascido em 03/12/1961

Lúcio Costa - arquiteto (1998), nascido em 27/02/1902

Amácio Mazzaropi - humorista (1981), nascido em 09/04/1912

Veja mais

Frase do dia

“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz.”
Antoine de Saint-Exupéry, escritor francês

Loading...