22 de Outubro

Aniversário

Nelson Pereira dos Santos - cineasta (1928), falecido em 21/04/2018

Zac Hanson - cantor (1985)

Ana Beatriz Nogueira - atriz (1967)

Catharine Deneuve - atriz (1943)

Juca Chaves - compositor (1938), falecido em 25/03/2023

Rolando Boldrin - apresentador de TV (1936), falecido em 09/11/2022

Robert Capa - fotógrafo (1913), falecido em 25/05/1954

Franz Liszt - compositor (1811), falecido em 31/07/1886

Morte

Oswald de Andrade - dramaturgo (1954), nascido em 11/01/1890

Artur de Azevedo - dramaturgo e poeta (1908), nascido em 07/07/1855

Paul Cézanne - pintor (1906), nascido em 19/01/1839

Fatos do Dia

2003 - Pela primeira vez, um participante do programa Show do Milhão, do SBT, ganhou o prêmio máximo de 1 milhão de reais. O aposentado Sidiney Ferreira da Silva conquistou a bolada respondendo em que dia nasceu e em que dia foi registrado o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

1998 - O presidente Carlos Menem, da Argentina, se desculpou pela Guerra das Malvinas, travada contra o Reino Unido pela posse das ilhas no sul do Atlântico, em 1982.

1989 - Ayrton Senna venceu o GP do Japão de Fórmula 1, mas foi desclassificado por cortar caminho em uma chicane depois de um acidente com Alain Prost. A vitória ficou com Alessandro Nannini e o francês Prost ganhou o título por antecipação.

1966 - The Supremes se tornou a primeira banda formada só por mulheres a atingir o primeiro lugar na lista de discos mais vendidos.

1966 - O I Festival Internacional da Canção foi realizado. Saveiros, de Dory Caymmi e Nelson Motta, recebeu o prêmio de melhor música nacional.

1964 - O filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre ganhou o Nobel de Literatura, mas recusou o prêmio.

1962 - O presidente americano John F. Kennedy ordenou o bloqueio naval de Cuba durante a crise dos mísseis.

1954 - Morreu, aos 64 anos, o escritor Oswald de Andrade.

1953 - Laos ficou independente da França e passou a ser governado por um príncipe.

1938 - A primeira cópia xerográfica foi feita nos Estados Unidos. Inicialmente, o processo de impressão não empolgou o mercado.

1909 - A aviadora francesa Élise Deroche foi a primeira mulher a fazer um voo sozinha.

1797 - O francês André-Jacques Garnerin construiu o primeiro paraquedas bem-sucedido e com ele saltou de um balão a 914 metros de altura.

1983 - O mafioso italiano Tommaso Buscetta foi preso em São Paulo pela Polícia Federal.

1969 - O Congresso Nacional foi reaberto. Ele permaneceu 10 meses fechado depois da publicação do AI-5.

1954 - A Alemanha Ocidental passou a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. A aliança militar visava conter o avanço do socialismo.

Perguntas Curiosas

Por que as pessoas têm pintas e manchas no corpo?

As pintas são uma concentração anormal de melanócitos - as células que produzem o pigmento melanina, responsável pela cor da pele. Quando ocorrem na camada mais profunda da pele, as manchas têm uma coloração azulada, mas geralmente são marrons ou pretas. O recém-nascido raramente tem pintas, pois elas costumam aparecer e evoluir na infância ou, no caso da mulher, durante a gravidez, quando novas pintas se formam e as existentes aumentam de tamanho. Conforme diz o médico dermatologista Beni Grinblat, as pintas e os sinais do corpo surgem por tendência genética - embora muitas vezes não apareçam no nascimento. Segundo ele, alguns tipos de pinta ainda podem ser desencadeados pela exposição ao sol.

Abobrinha do Dia

  • 1,2 milhão de mosquitos conseguiriam, juntos, sugar todo o sangue do corpo de uma pessoa.
  • A Islândia foi o primeiro país do mundo a legalizar o aborto, em 1935.
  • Foram necessários 20 mil homens e 20 anos para construir o palácio Taj Mahal, na Índia.

Efemérides

do Protesto Mundial contra o Uso do Eletrochoque

da Praça

do Paraquedista

Curiosidades do Dia

Por que os queijos suíços têm buracos? Os buracos são chamados de “olhos” pelas indústrias de laticínios e são formados com a expansão de gases emitidos por uma bactéria. Ela é colocada durante os primeiros estágios da produção do queijo suíço e ajuda a amadurecê-lo e a lhe dar o sabor característico.

Frases do Dia

“Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem-sucedido.”
Mark Twain, escritor americano

Santos do Dia

São Contardo Ferrini, São Bertário e Santa Salomé Ferrini nasceu em 1859 e recebeu educação cristã. Aos 17 anos, começou a estudar Direito em Pávia. Ao se formar, ganhou uma bolsa de estudos e foi para Berlim. Ferrini fez o voto de castidade em 1881 e viveu como eremita. Morreu de febre tifóide em 1902. Bertário foi um abade do século IX. Morreu massacrado por volta de 884. Salomé era mulher de Zebedeu e mãe dos apóstolos João e Tiago. Ela foi uma das mulheres que quiseram embalsamar Jesus na manhã da ressurreição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Existem 170 000 000 000 000 000 000 000 000 (170 setilhões!) de maneiras de se fazer os dez primeiros movimentos numa partida de xadrez.
  • A tinta indiana, usada em tatuagens, não vem na Índia. Sua origem é chinesa.
  • A Revolução de Outubro (1917), na Rússia, aconteceu em novembro, de acordo com o calendário gregoriano, que só foi adotado pelo país em 1918.

Dia…

Mundial do Frango

da Cozinheira

do Campo

da Cavalaria do Exército

Nacional do Guia de Turismo

Veja mais

Santo do dia

Santo Antonino e Santo Ubaldo Santo Antonino costumava ser chamado de “Antonino dos Bons Conselhos” pelo povo. Ele fundou o convento de São Marcos, em Florença, e é responsável pela existência de preciosos afrescos e monumentos históricos. Faleceu em 1459. Nascido em 1805, Ubaldo ficou órfão ainda criança e foi educado por um tio. Desistiu de ser eremita quando se juntou aos cônegos de São Segundo. Querido por sua personalidade pacífica, Ubaldo foi bispo de Gübio durante 30 anos. Faleceu em 16 de maio de 1160.

Veja mais

Aniversários

Bono - cantor (1960)

Hélio Castro Neves - piloto (1975)

Linda Evangelista - modelo (1965)

Luíza Tomé - atriz (1963)

Sid Vicious - músico (1957), falecido em 02/02/1979

Fred Astaire - ator (1899), falecido em 22/06/1987

Manuel Luís Osório - militar (1808), falecido em 04/10/1879

Veja mais

Mortes

Frase do dia

“Tantos livros, tão pouco tempo.”
Frank Zappa, compositor norte-americano

Loading...