18 de Setembro

Aniversário

Sérgio Britto - cantor (1959)

Lance Armstrong - ciclista (1971)

Dee Dee Ramone - músico (1952), falecido em 05/06/2002

Yolanda Cardoso - atriz (1928), falecida em 10/07/2007

Eloísa Mafalda - atriz (1924), falecida em 16/05/2018

Greta Garbo - atriz (1905), falecida em 15/04/1990

Morte

Mauro Ramos - jogador de futebol (2002), nascido em 30/08/1930

Henriqueta Brieba - atriz (1995), nascida em 31/07/1901

Golbery do Couto e Silva - político (1987), nascido em 21/08/1911

Jimi Hendrix - guitarrista (1970), nascido em 27/11/1942

Fatos do Dia

1981 - O filme "Pixote - A lei do mais fraco", do diretor Hector Babenco, estreou nos cinemas de São Paulo.

1984 - O brasileiro Amyr Klink completou sua primeira grande travessia marítima, ao cruzar o Atlântico Sul num barco a remo, em 100 dias, 6 horas e 23 minutos de viagem.

1977 - O ex-governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, foi expulso do Uruguai, onde estava exilado desde 1964. Ele receberia asilo do governo português.

1970 - O guitarrista americano Jimi Hendrix morreu sufocado no próprio vômito, aos 27 anos, a caminho de um hospital, em Londres. Ele havia ingerido comprimidos de sonífero.

1960 - Fidel Castro chegou a Nova York como líder de uma delegação cubana. Ele faria um discurso na ONU.

1946 - Foi promulgada uma nova Constituição brasileira, restabelecendo a independência dos três poderes, eleições diretas e o direito de voto para maiores de 18 anos de ambos os sexos.

1941 - Moacir Fenelon e os irmãos, José Carlos e Paulo Burle, fundaram no Rio de Janeiro a Atlântida Empresa Cinematográfica do Brasil, responsável pela criação da chanchada.

1979 - O brasileiro João do Pulo ganhou a medalha de ouro nas provas de salto em distância e salto triplo nos VIII Jogos Pan-americanos de San Juan, em Porto Rico.

1950 - Entrou no ar a TV Tupi, de São Paulo, a primeira emissora de televisão da América Latina.

Perguntas Curiosas

Qual é a freqüência do zumbido do mosquito macho?

Alguns mosquitos batem as asas em uma freqüência de aproximadamente mil vezes por segundo, o que gera um som bastante agudo. O zumbido das abelhas, cujas asas batem à freqüência de 190 vezes por segundo, é bem mais grave. Quanto ao sexo do mosquito, não apresenta interferências na freqüência do zumbido.

Abobrinha do Dia

  • Condenado por maus tratos aos animais, um americano passou três anos na cadeia e foi obrigado a ler livros com histórias da cadela Lassie.
  • Em 2007, J.K. Rowling, a autora de Harry Potter, ganhou uma média de 35 mil dólares por hora.
  • A palavra “Lego” surgiu das palavras dinamarquesas “leg godt”, que significam “jogar bem”.

Efemérides

dos Símbolos Nacionais

da Quarta Constituição do Brasil

Curiosidades do Dia

Nosso primeiro símbolo nacional, a bandeira, foi criado no dia 18 de setembro de 1822, por um decreto de D. Pedro I e, apesar de ter mudado bastante, ainda mantém o losango amarelo sobre o retângulo verde. A versão mais recente foi criada quatro dias após a proclamação da República e alterada somente em 1922, quando uma lei propôs que os estados brasileiro e o Distrito Federal fossem representados pelas estrelas. Os outros símbolos nacionais são as Armas Nacionais ou o Brasão Nacional, o Selo Nacional e o Hino Nacional, oficializado em 1922.

Frases do Dia

“Grandes romances sempre dão filmes ruins, mas romances ruins sempre podem dar bons filmes.”
Otto Preminger, produtor de cinema austríaco

Santos do Dia

São Pânfilo e São Metódio Pânfilo nasceu em Beirute, no ano de 250, e se dedicou ao estudo da Sagrada Escritura. Como sacerdote, montou uma biblioteca com cerca de 30 mil volumes, em Cesaréia, e fundou uma escola de teologia. Foi decapitado em 309, dois anos depois de ter sido preso pelo imperador Maximiliano. Deixou algumas obras, entre elas Apologia de Orígenes. Metódio viveu por volta do ano 300, na Grécia, e teria sido bispo de Filipos. É venerado pela obra Banquete das Dez Virgens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Um homem bêbado pediu a um amigo um barco emprestado na Dinamarca e acabou dormindo no leme. A embarcação foi encontrada pela polícia à deriva na costa sul da Noruega.
  • Um tubarão pode cheirar uma gota de sangue em uma piscina.
  • A superfície da Lua é menor que a Ásia.

Dia…

do Compositor

Veja mais

Santo do dia

Nossa Senhora do Rosário O papa Pio V introduziu a celebração de Nossa Senhora do Rosário para comemorar a vitória dos cristão contra os turcos em Lepanto, na Grécia, no ano de 1571. Por esse motivo, a santa foi inicialmente chamada de Santa Maria da Vitória. Na Idade Média, os vassalos costumavam presentear seus soberanos com coroas de flores. Os cristãos adotaram o costume. Eles oferecem à Maria a tríplice coroa, que simboliza a alegria, as dores e a glória.

Veja mais

Aniversários

Pitty - cantora (1977)

Aline Barros - cantora (1976)

Dida - jogador de futebol (1973)

Vladimir Putin - político (1952)

Desmond Tutu - bispo (1931), falecido em 26/12/2021

Niels Bohr - físico (1885), falecido em 18/11/1962

Veja mais

Mortes

Rafael Tobias Aguiar - político (1857), nascido em 04/10/1795

Edgar Allan Poe - escritor (1849), nascido em 19/01/1809

Veja mais

Frase do dia

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”
São Francisco de Assis

Loading...