11 de Junho

Aniversário

Coutinho - jogador de futebol (1943), falecido em 11/03/2019

Di Ferrero - músico (1985)

Isabela Garcia - atriz (1967)

Reginaldo Faria - ator (1937)

Carlos Eduardo Dolabella - ator (1937), falecido em 26/05/2003

Jacques Cousteau - oceanógrafo (1910), falecido em 25/06/1997

Richard Strauss - compositor (1864), falecido em 08/09/1949

Morte

John Wayne - ator (1979), nascido em 26/05/1907

Cipriano Barata - jornalista (1838), nascido em 26/09/1762

Brian Wilson - músico (2025), nascido em 20/06/1942

Fatos do Dia

1509 - O rei inglês Henrique VIII casou-se com Catarina de Aragão. O divórcio dos dois, em 1527, levou ao surgimento da Igreja Anglicana.

1865 - O Brasil venceu a batalha naval de Riachuelo, durante a Guerra do Paraguai.

1935 - O inventor americano Edwin Armstrong fez a primeira demonstração pública de transmissão de FM (frequência modulada) em Alpine, Nova Jérsei, nos Estados Unidos.

1940 - O presidente Getúlio Vargas fez um discurso pró-fascismo a bordo do encouraçado Minas Gerais.

1955 - Num dos maiores acidentes da história do automobilismo, 83 espectadores morreram e outros 100 ficaram feridos depois que um Austin-Healey e um Mercedes-Benz bateram na prova 24 Horas de Le Mans.

1962 - Três homens tentaram escapar da prisão de Alcatraz e nunca mais foram vistos. Não se soube se eles realmente conseguiram fugir com sucesso ou se morreram nas águas geladas da Baía de São Francisco.

1963 - Pressionado pelo presidente John Kennedy, o governador do Alabama, nos Estados Unidos, encerrou o bloqueio à Universidade do Alabama e permitiu a matrícula de dois estudantes negros.

1966 - Geraldo Vandré e Fernando Lona venceram o Festival Nacional de Música Popular, na TV Excelsior, com a canção “Porta Estandarte”.

1974 - João Havelange, presidente da Confederação Brasileira de Desportos, venceu as eleições para a presidência da Fifa. Ele ficou no poder por 22 anos.

1979 - O ator John Wayne, consagrado pelo gênero faroeste, morreu, aos 72 anos, nos Estados Unidos.

1982 - Estreou nos cinemas americanos "E.T., o extraterrestre", sucesso absoluto em bilheterias do mundo inteiro.

2025 - Morreu, aos 82 anos, Brian Wilson, um dos fundadores do banda Beach Boys. Wilson era considerado um dos maiores compositores da história da música.

Perguntas Curiosas

Por que a pipoca estoura?

O grão de pipoca contém 12% de água em seu interior. A explosão da pipoca nada mais é que a expansão do vapor de água dentro do grão. O amido existente no milho se transforma no floquinho branco que chamamos de pipoca. Sabe-se que muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do continente já comiam pipoca. Eles começaram a fazê-la com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a jogar o grãos soltos diretamente em fogo baixo. Outro modo era cozinhar o milho numa panela de barro cheia de areia quente.

Abobrinha do Dia

  • Piroga é uma embarcação indígena feita de um tronco de árvore escavado a fogo.
  • Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense. Cariocas são os nascidos na cidade do Rio de Janeiro.
  • Em suas peças, o dramaturgo William Shakespeare (1564-1616) chamava o órgão sexual masculino de “flecha do amor”.

Efemérides

da Marinha Brasileira

do Educador Sanitário

Curiosidades do Dia

Hoje é o Dia da Marinha Brasileira. Marca o dia da Batalha Naval do Riachuelo, no Rio Paraná, em 1865. Em uma das batalhas mais decisivas da Guerra do Paraguai, a esquadra brasileira, comandada pelo almirante Tamandaré e Francisco Manuel Barroso da Silva – aliado às forças argentinas sob o comando do general Wenceslao Paunero -, praticamente aniquilou a paraguaia, comandada por Pedro Ignacio Meza. A vitória do Brasil impediu a invasão da província argentina de Entre Ríos e interrompeu a marcha do governante paraguaio Solano López, até então triunfante. A partir desse episódio, o Paraguai só pôde colocar em prática estratégias de defesa.

Frases do Dia

“O bom humor é o melhor remédio contra os fanáticos – políticos ou não. Nunca vi um fanático bem-humorado.”
Amós Oz, escritor israelense

Santos do Dia

São Barnabé José foi apelidado de Barnabé, “Filho da Consolação”, pelos apóstolos de Cristo. Ele nasceu em Chipre e vendeu sua terra para entregar o dinheiro aos apóstolos. No início da era cristã, partiu para a Antióquia com Paulo para pregar o Evangelho e também participou do Concílio de Jerusalém. Consta em alguns escritos uma possível viagem a Roma e o martírio de Barnabé em Salomina, por volta do ano 70.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Em 1907, o fotógrafo alemão Julius Neubronner colocou câmeras fotográficas em pombos-correios para registrar imagens aéreas.
  • Aimberê foi um líder tupinambá que enfrentou os portugueses na Confederação dos Tamoios, no século XVI.
  • Os estados do Rio de Janeiro e da Guanabara se unificaram em 15 de março de 1975.

Dia…

da Raça

Internacional da Liberdade de Imprensa

da Língua Portuguesa

da Artilharia

Veja mais

Santo do dia

Santa Alice Alice nasceu perto de Bruxelas no início do século XIII. Aos 7 anos foi admitida na abadia beneditina de Cambre, na Bélgica, para desenvolver a oração e a meditação. Contraiu lepra ainda jovem passando a viver enclausurada em um sótão. Padeceu durante anos e perdeu a visão. Em 1249 recebeu a Unção dos Enfermos e viveu mais um ano em agonia até morrer em 1250.

Veja mais

Aniversários

Kate Upton - modelo (1992)

Mylla Christie - atriz (1971)

Fábio Ghirardelli - modelo (1968)

João Gilberto - cantor (1931), falecido em 06/07/2019

Elizabeth Hurley - atriz (1965)

Bia Lessa - diretora de teatro (1958)

Laerte Coutinho - quadrinista (1951)

Guinga - compositor (1950)

Veja mais

Mortes

Ray Charles - cantor (2004), nascido em 23/09/1930

Veja mais

Frase do dia

“Um estômago com fome, uma carteira vazia e um coração quebrado podem ensinar a você as melhores lições da vida.”
Robin Williams, ator norte-americano

Loading...