28 de Setembro

Aniversário

Hilary Duff - atriz e cantora (1987)

Gwyneth Paltrow - atriz (1972)

Mika Häkkinen - piloto (1968)

Guta Stresser - atriz (1972)

Naomi Watts - atriz (1968)

Thereza Collor - socialite (1962)

Roberta Miranda - cantora (1956)

Tim Maia - cantor (1942), falecido em 15/03/1998

Brigitte Bardot - atriz (1934), falecida em 28/12/2025

Marcelo Mastroianni - ator (1924), falecido em 19/12/1996

Morte

Miles Davis - músico (1991), nascido em 25/05/1926

João Paulo I - 263º papa da Igreja Católica (1978), nascido em 17/10/1912

André Breton - poeta (1966), nascido em 18/02/1896

Émile Zola - escritor (1902), nascido em 02/04/1840

Fatos do Dia

1991 - O trompetista americano Miles Davis morreu de pneumonia, aos 65 anos, em Santa Monica.

1989 - O ex-ditador filipino Ferdinando Marcos morreu aos 72 anos no exílio no Havaí, três anos depois de sua deposição.

1978 - O papa João Paulo I morreu aos 65 anos, subitamente, de ataque cardíaco. Ele governou a Igreja Católica por apenas 33 dias e foi sucedido por João Paulo II.

1976 - Muhammad Ali derrotou o boxeador Ken Norton, nos Estados Unidos, e manteve o título mundial dos pesos pesados.

1972 - O Japão e a China restabeleceram relações diplomáticas depois de décadas de afastamento.

1885 - A Lei do Sexagenário libertou todos os escravos que tivessem mais de 60 anos.

1871 - Aprovada a Lei do Ventre Livre, determinando que todos os filhos de escravos que nascessem a partir de então fossem livres.

1992 - A Câmara dos Deputados aprovou por 441 votos a favor, 38 abstenções e 23 contra, a abertura do processo de impeachment de Fernando Collor de Mello, Presidente da República.

1968 - Com 7 minutos e 10 segundos de duração, "Hey Jude", dos Beatles, se tornou a canção mais longa a atingir o topo das paradas de sucesso.

1922 - Benito Mussolini tornou-se o primeiro-ministro da Itália depois de realizar a Marcha sobre Roma, com centenas de milícias fascistas.

1906 - Os Estados Unidos ocuparam Cuba. As intervenções duraram até a Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, em 1959.

Perguntas Curiosas

Quando e por que o leão foi adotado como mascote da MGM?

Na verdade, "Léo o leão", como é conhecido, apareceu antes mesmo da fundação da Metro-Goldwyn-Mayer. O logotipo com Léo foi criado em 1916 por Howard Dietz, executivo de propaganda da Goldwyn Pictures Corporation, e foi inspirado no grito de guerra da Universidade de Columbia, intitulado Roar, Lion, Roar ("Ruja, Leão, Ruja"). Em 1924, a Goldwyn se juntou à Metro e à Louis B. Mayer e o leão logo se tornou o símbolo do novo estúdio. No entanto, o público dos cinemas só pôde ouvi-lo rugir pela primeira vez em 1928, quando o som passou a ser reproduzido por um fonógrafo. O primeiro leão a "interpretar" Léo foi Slats ("tabuinha") e ele aprendeu a girar a cabeça e rugir na hora certa com Volney Phifer, um famoso treinador de animais em Hollywood. Na época, o leão excursionava pelos Estados Unidos para promover o estúdio e, como um bom felino, sobreviveu a dois acidentes de trem, uma enchente no rio Mississippi, um terremoto na Califórnia, um incêndio e um acidente de avião. Slats morreu em 1936 e, mais tarde, foi substituído por Jackie, Tanner e Jackie II. No logo da MGM, pode-se ver um círculo ao redor de Léo com inscrições em latim. É o lema do estúdio: "Ars Gratia Artis", que quer dizer "Arte pela Arte".

Abobrinha do Dia

  • 75% da água doce utilizada em uma casa é gasta no banheiro.
  • Cerca de 100 bilhões de bactérias vivem na pele humana.
  • Durante a Segunda Guerra, um cachorro husky siberiano, chamado Muklug, foi treinado para carregar metralhadoras no caso de uma invasão japonesa no Alasca.

Efemérides

Mundial do Jornalismo

da Liberdade de Expressão

do Hidrógrafo

da Gratidão à Mãe Preta

Latino-Americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização do Aborto

Curiosidades do Dia

Hoje a atriz Gwyneth Paltrow faz aniversário. Em dezembro de 2000, um juiz de Los Angeles determinou que um perseguidor dela ficasse longe da atriz. O entregador de pizza Dante Michael Soiu enviou centenas de cartas a Gwyneth e chegou a ir à casa dos pais da moça. Ela chorou ao ouvir a sentença.

Frases do Dia

“O fanatismo e a inteligência nunca moram na mesma casa.”
Ariano Suassuna, escritor

Santos do Dia

São Venceslau Venceslau nasceu na Boêmia por volta do ano de 907 e foi educado como cristão por insistência de sua avó. Em 925 torno-se rei e enfrentou dificuldades quando tentou implantar o cristianismo como religião do território. Venceslau, que chefiou a resistência contra os exércitos alemães, foi morto por seu irmão, Boleslau, em 935. Segundo a Igreja, sua mãe defendia a volta do paganismo e foi cúmplice do assassinato. O culto a Venceslau foi um dos primeiros entre os povos eslavos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Os franceses comem 30 milhões de baguetes por dia. Isso dá 320 baguetes por segundo.
  • No Japão, durante o Período Edo (1603-1868), as mulheres ricas contratavam servas, chamadas “heoibikani”, que assumiam a culpa das flatulências das patroas.
  • Em Portugal e na Espanha, o Dia das Mães é comemorado no primeiro domingo de maio.

Dia…

do Defensor Público

Veja mais

Santo do dia

Santo Ivo e São Pedro Celestino Ivo de Kermartin nasceu na França. Estudou Filosofia, Teologia e Direito em Paris e foi nomeado juiz do tribunal eclesiástico da Bretanha. O espírito conciliador e a defesa dos humildes rendeu-lhe o título de “advogado dos pobres”. Celestino V foi papa por seis meses e renunciou ao cargo. Por causa disso, seu sucessor obrigou-o a uma residência forçada. Celestino fundou uma congregação de eremitas e se tornou conhecido por sua austeridade. Morreu em 19 de maio de 1296.

Veja mais

Aniversários

Jayme Monjardim - diretor (1956)

Cacá Diegues - cineasta (1940), falecido em 14/02/2025

Johnny Alf - compositor (1929), falecido em 04/03/2010

Pol Pot - ditador (1928), falecido em 15/04/1998

Malcolm X - ativista (1925), falecido em 21/02/1965

Ho Chi Minh - político (1890), falecido em 02/09/1969

Veja mais

Mortes

Kid Vinil - cantor (2017), nascido em 10/03/1955

Jacqueline Kennedy Onassis – ex-primeira-dama (1994), nascida em 28/07/1929

Veja mais

Frase do dia

“O único progresso verdadeiro é o progresso moral. O resto é simplesmente ter mais ou menos bens.”
José Saramago, escritor português

Loading...