CURIOSIDADE DO DIA...
Fazer uma vaquinha significa “arrecadar dinheiro para um fim específico”. O “bicho” começou a ser pago no futebol em 1923. Trata-se da gratificação dada aos jogadores de um time em caso de vitória ou empate. Quem começou essa história foi a torcida do Vasco da Gama, que fazia uma arrecadação para premiar seus jogadores. Chamava-se “bicho” porque havia uma senha entre os torcedores baseada no jogo do bicho. Um empate valia um cachorro (número 5) ou 5 mil-réis. Um coelho (número 10), representava 10 mil-réis e era pago em caso de vitória. Para as grandes vitórias, o prêmio máximo era uma vaca (número 25) ou 25 mil-réis. Foi daí que nasceu a expressão “fazer uma vaquinha”.
Veja maisHOJE É DIA...
do Metrologista
Internacional de Combate ao Tráfico de Drogas
da Aviação de Busca e Salvamento
Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura
Veja maisFATOS DO DIA
1541
Francisco Pizarro, conquistador do Império Inca, foi assassinado em Lima, no Peru, aos 63 anos, por rivais espanhóis.
1945
Delegados de 50 países assinaram a Carta das Nações Unidas em São Francisco, nos Estados Unidos, estabelecendo uma nova organização internacional com a finalidade de evitar novas guerras.
Veja maisABOBRINHAS DO DIA
- A cantora Elba Ramalho afirmou certa vez que ETs implantaram chips no seu corpo.
- Um rato pode passar por um buraco do tamanho de uma caneta.
- Os leões conseguem enxergar a uma distância de até 400 metros.
DESTAQUES 26/06
-
Qual foi a maior goleada da história das Copas do Mundo de futebol masculino?
Qual foi a maior goleada da história das Copas do Mundo de futebol masculino? Na Copa de 1982, em...
-
A história dos salgadinhos Torcida e Fofura
Os quatro irmãos japoneses Fukada, todos bastante jovens, chegaram ao Brasil em 1956, junto com os...
-
Kenner: aposta na coleção de bonecos da saga “Star Wars”
Os grandes fabricantes de brinquedos bateram a porta na cara de George Lucas. Elas não se...
-
Lembranças e curiosidades do programa infantil “X-Tudo”
“X-Tudo”, exibido entre 11 de abril de 1992 e 3 de novembro de 2002, foi um dos programas infantis...
Veja os vídeos do Guia dos Curiosos nas redes sociais
Arquivos

Olá, Curiosos!
Tudo o que você sempre quis saber sobre qualquer coisa. Informações úteis e inúteis sobre cultura nerd e geek, música, animais, tecnologia, quadrinhos, história, jingles e muito mais.

Quem Te Viu, Quem TV!
Magalhães Júnior apresenta curiosidades e personagens da história da televisão.
Colunistas

#HojePod

Palavra Nua e Crua
PERGUNTA CURIOSA
Por que sentimos mais fome no inverno?
O organismo usa sistemas reguladores para equilibrar o calor que o corpo produz e o que ele perde. No inverno, quando a temperatura é baixa, o organismo precisa agir rápido porque o ar frio faz o corpo perder mais calor. A fome ataca porque a alimentação serve para repor calor em forma da energia vinda dos nutrientes.
“Nós podemos ignorar a realidade, mas não podemos ignorar as consequências de ignorar a realidade.”
Ayn Rand, escritora russa
Siga nas redes sociais
Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.






