02 de Novembro

Aniversário

Gisele Miró - tenista (1968)

Maria Antonieta - rainha da França (1755), falecido em 16/10/1793

Morte

Pier Paolo Pasolini - cineasta (1975), nascido em 05/03/1922

Fatos do Dia

2003 - A Igreja Episcopal nos EUA consagrou o seu primeiro bispo homossexual. Gene Robinson, que era divorciado e tinha 2 filhos, vivia a 13 anos com um companheiro.

1998 - O furacão Mitch matou cerca de 11 mil pessoas na América Central, o maior número de mortes causadas por um furacão nos últimos 2 séculos.

1978 - Depois de estabelecer novo recorde de sobrevivência no espaço, dois cosmonautas soviéticos deixaram a estação espacial Salyut 6 e voltaram à Terra.

1964 - O rei Saud, da Arábia Saudita, foi deposto pelo irmão Faisal. Eles eram filhos de Bin Saud, que fundou a Arábia Saudita em 1924.

1917 - O governo britânico publicou a Declaração Balfour manifestando a simpatia pela causa sionista, a criação de um Estado judeu.

1960 - Bélgica, Holanda e Luxemburgo assinaram o Tratado de Benelux, abolindo barreiras alfandegárias entre os 3 países.

1956 - A Hungria se retirou do Pacto de Varsóvia, aliança formada por países europeus aliados à União Soviética. Isso levou à invasão da Hungria por tropas soviéticas, que derrubaram o governo.

1953 - O Paquistão foi declarado uma república islâmica seis anos após se tornar um Estado separado da Índia.

Perguntas Curiosas

O que é coma?

É a completa falta de consciência, a perda de reações nervosas ao estímulo interno. O coma pode ser mais ou menos profundo e ser provocado por diversas causas. Os casos mais profundos podem durar prazos indefinidos e são causados pela pouca ou nenhuma oxigenação do cérebro, gerando lesões irreversíveis.

Por que as pessoas rezam ajoelhadas e com as mãos unidas?

Na época das conquistas romanas, os derrotados nas lutas corriam em direção aos vitoriosos, ajoelhavam-se e estendiam as mãos pedindo para serem acorrentados. Essa atitude de súplica difundiu-se na Era Cristã. Cristo era tido como o conquistador divino de todos os povos e os fiéis repetiam a atitude de humildade dos vencidos na hora de rezar.

Abobrinha do Dia

  • O cachorro Tassila, de 6 anos, comeu o equivalente a R$ 250,00 de sua dona, a sueca Gunilla Gonon-Sabelstrom. Ela recuperou o valor esperando o animal defecar tudo.
  • Existe uma corrente de historiadores que afirma que entre 855 e 858 houve uma Papa Mulher: seu nome teria sido Joana.
  • Uma gripe não pode se transformar em pneumonia.

Efemérides

de Finados

Curiosidades do Dia

Dia de Finados, comemorado hoje, é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram. Já no século I os cristãos rezavam pelos mortos. No século IV, eram celebradas missas em memória dessas pessoas. A partir do século V a Igreja passou a dedicar um dia para essa comemoração. E desde o século XIII se comemora Dia de Finados em 2 de novembro. A data foi escolhida porque 1º de novembro é Dia de Todos os Santos.

Frases do Dia

Não espere pelo Juízo Final. Ele acontece todos os dias.”
Albert Camus

Os mortos são apenas invisíveis, mas não ausentes.”
Leonardo Boff

Santos do Dia

Finados O culto dos mortos é bem antigo e começou dentro da casa dos cristãos. O ulto doméstico ganhou proporções maiores quando, em 998, o Odilon, abade de Cluny, estabeleceu a comemoração na ordem beneditina. No século X, o Vaticano tornou a festa oficial entre toda a cristandade. Neste dia, a América Latina também lembra da Jornada dos que morreram antes do tempo, dedicada principalmente aos perseguidos, pobres e famintos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Amazonas, Roraima, Amapá e Pará são os estados brasileiros cortados pela Linha do Equador.
  • O primeiro concurso de beleza para lésbicas foi realizado em junho de 1997 no London’s Café, em Paris.
  • No restaurante suíço Hjarlter Dam é permitido que mulheres dominadoras prendam seus servos à mesa ou ao pé da cadeira.

Dia…

da Unidade Nacional

Veja mais

Santo do dia

Santa Julita, São Ciro e São Francisco Régis Julita viveu em Icônio na época da perseguição imposta pelo imperador romano Diocleciano. Ele se negou a abandonar o cristianismo e procurou abrigo em Selêucia e em Tarso. Depois de ver seu filho Ciro, de apenas três anos, ser morto, Julita foi martirizada e decapitada. Ciro é venerado em alguns países do Oriente Médio. Seu nome vem de “Kyrios”, que em grego significa senhor. Francisco Régis foi canonizado pelo para Clemente XII. Ele é tido como exemplo de perseverança.

Veja mais

Aniversários

Débora Nascimento - atriz (1985)

Ticiane Pinheiro - modelo (1976)

Tupac Shakur - rapper (1971), falecido em 13/09/1996

Jaime Oncins - tenista (1970)

Ivan Lins - cantor e compositor (1945)

Ariano Suassuna - escritor (1927), falecido em 23/07/2014

Paulo Gracindo - ator (1911), falecido em 04/09/1995

Stan Laurel - ator (1890), falecido em 23/02/1965

Veja mais

Mortes

Lamartine Babo - compositor (1963), nascido em 10/01/1904

Veja mais

Frase do dia

“Brasil? Fraude explica.”
Carlito Maia

Loading...