24 de Novembro

Aniversário

Katherine Heigl - atriz (1978)

Sabrina Parlatore - apresentadora (1974)

Cássia Linhares - atriz (1973)

Carlos Imperial - comunicador (1935), falecido em 04/11/1992

Charles Miller - jogador de futebol (1874), falecido em 30/06/1953

Morte

Pat Morita - ator (2005), nascido em 28/06/1932

Freddie Mercury - cantor (1991), nascido em 05/09/1946

Diego Rivera - pintor (1957), nascido em 08/12/1886

Jimmy Cliff - músico (2025), nascido em 30/07/1944

Fatos do Dia

1997 - Depois de cair 550 pontos, a Bolsa de Valores de Nova York usou pela primeira vez o "circuit breaker" e interrompeu o pregão.

1994 - Tropas sérvias-bósnias capturaram 250 soldados da Força de Paz da Organização das Nações Unidas. Eles foram usados como escudo contra os bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

1989 - O Partido Comunista renunciou ao poder na Tchecoslováquia depois de movimentos populares de oposição.

1976 - Um terremoto na Turquia deixou 5.291 mortos e cerca de 50 mil desabrigados.

1963 - Lee Harvey Oswald, assassino do ex-presidente John Kennedy, foi morto a tiros quando estava sendo transferido da cadeia para a sala de interrogatório.

1963 - O sistema bipartidário foi instituído no Brasil com a criação da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

1859 - O cientista inglês Charles Darwin publicou o livro A Origem das Espécies, em que descreve sua teoria sobre a evolução da vida e a seleção natural.

1993 - Na Inglaterra, dois meninos de 11 anos foram condenados à prisão perpétua pelo assassinato de James Bulger, de 2 anos.

1991 - Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, faleceu aos 45 anos, vítima da aids.

Perguntas Curiosas

Os peixes fazem xixi?

Sim. Os peixes  precisam eliminar o excesso de água acumulada em seus corpos. Seus rins produzem muita urina para evitar que os tecidos fiquem saturados. Comparados aos peixes de água doce, os de água salgada, que já perdem água por osmose, produzem muito menos urina.

Abobrinha do Dia

  • A famosa cicatriz de Al Capone (que lhe rendeu o apelido de “scarface”, ou “cara de cicatriz”) foi fruto de uma briga de faca com o irmão de uma garota que ele havia insultado.
  • O personagem do livro “Onde está Wally?” tem outros nomes dependendo do país. É Waldo nos Estados Unidos; Walter na Alemanha; Charlie na França; ou Hugo na Suécia.
  • Nos anos 1940, antes de entrar para a política, Fidel Castro era um dos principais jogadores de beisebol da equipe da Universidade de Havana, em Cuba.

Efemérides

Mundial dos Avós

Curiosidades do Dia

O futebol brasileiro começou com um craque. Artilheiro habilidoso e oportunista, Charles William Miller, aniversariante do dia, era um mestre na arte de jogar bola. Obstinado, não sossegou enquanto o novo esporte não estivesse sacramentado no Brasil. Filho de um inglês e de uma brasileira, nasceu rico, na rua Monsenhor Andrade, perto da estação de trem do Brás, na época um bairro nobre de São Paulo. Aos 9 anos, foi estudar na Europa. Desembarcou em Southampton, no extremo sul das ilhas britânicas, e aprendeu a jogar futebol na Bannister Court School.

Frases do Dia

“Nos olhos do jovem arde a chama. Nos do velho brilha a luz.”
Victor Hugo, escritor francês

Santos do Dia

Santa Flora e Santa Maria Santa Flora nasceu na Espanha e sofreu o martírio durante a perseguição maometana, em 851. Foi denunciada pelo irmão, presa e torturada, mas conseguiu escapar. Tentou refugiar-se junto a uma irmão, que a recusou por medo de represálias. Certa vez entrou na Igreja de Santo Acisclo para chorar e encontrou Santa Maria, que chorava pela morte do irmão. Uniram-se na dor e na coragem para pararem de fugir. Foram mortas em 24 de novembro de 851.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • As sombras dos objetos são maiores no inverno do que no verão.
  • Calcula-se cerca de três ratos por habitante no planeta. Em São Paulo, a média sobre para quinze por morador.
  • As referências mais antigas de beijos foram esculpidas por volta de 2.500 a. C. nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia.

Dia…

da Adoção

do Orgulho Nerd e da Toalha

Internacional da Tireoide

Mundial dos Vizinhos

Internacional das Crianças Desaparecidas

do Sapateado

da África

da Costureira

Nacional do Massagista

da Indústria e do Industrial

Veja mais

Santo do dia

Santa Maria Madalena de Pazzi Maria Madalena nasceu em 1566 e pertenceu a uma das famílias mais importantes de Florença no século XVI. Ela participou da história da Igreja na Itália trocando correspondência com o papa e autoridades de Estado. Mística, Maria Madalena tinha visões e revelações. O seu livro Contemplações é considerado um tratado de teologia. Ela foi mestra de noviças e morreu no convento de Santa Maria dos Anjos, em Florença, em 25 de maio de 1607. Foi canonizada em 1669.

Veja mais

Aniversários

Chris Durán - cantor (1976)

Tite - técnico de futebol (1961)

Rogéria - transformista (1943), falecida em 04/09/2017

Branca Ribeiro - apresentadora de TV (1937), falecida em 05/07/2007

Anne Heche - atriz (1959)

Joaquim Pedro de Andrade - cineasta (1932), falecido em 10/09/1988

Miles Davis - músico (1926), falecido em 28/09/1991

Veja mais

Mortes

Robert Capa - fotógrafo (1954), nascido em 22/10/1913

Roberto Simonsen - empresário (1948), nascido em 18/02/1889

Veja mais

Frase do dia

“Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perdem o medo e as melhores perdem a esperança.”
Hannah Arendt, filósofa alemã

Loading...