18 de Agosto

Aniversário

Patrick Swayze - ator (1954), falecido em 14/09/2009

Mika - cantor (1983)

Christian Slater - ator (1969)

Osmar Prado - ator (1947)

Robert Redford - ator (1936), falecido em 16/09/2025

Roman Polanski - cineasta (1933)

Morte

José Nelson Schincariol - empresário (2003), nascido em 29/03/1943

Cassiano Gabus Mendes - dramaturgo (1993), nascido em 29/07/1927

Sérgio Cardoso - ator (1972), nascido em 23/03/1925

Honoré de Balzac - dramaturgo (1850), nascido em 20/05/1799

Alain Delon - ator (2024), nascido em 08/11/1935

Glória Menezes - atriz (2026), nascida em 19/10/1934

Fatos do Dia

1227 - O líder mongol Gengis Khan, que conquistou um império que ia desde a China até o Mar de Aral, morreu aos 42 anos, em decorrência de ferimentos provocados por uma queda de cavalo.

1919 - O Afeganistão recobrou sua independência depois da terceira guerra contra as forças britânicas, que tentavam submeter o país ao seu controle.

1928 - O Café Nice, que virou ponto de encontro de cantores e compositores, foi inaugurado na Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro.

1936 - O escritor Federico García Lorca, autor de “Bodas de sangue”, foi assassinado aos 38 anos, durante a Guerra Civil Espanhola.

1942 - Manifestações em cidades brasileiras exigiram que o presidente Getúlio Vargas entrasse na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). No início da guerra, o presidente brasileiro manifestou-se favorável à política do ditador alemão Adolf Hitler.

1960 - Começou a ser vendido o primeiro anticoncepcional oral da história. A pílula Enovid 10 era fabricada pela Searle Drug Company.

1964 - A África do Sul foi proibida de participar da Olimpíada de Tóquio por causa do regime de segregação racial, o apartheid.

Perguntas Curiosas

Quantos dias uma pessoa agüenta sem comer?

Para uma pessoa saudável de 70 quilos permanecer viva, 60 dias são o limite sem se alimentar. Este número, porém, pode variar significativamente, geralmente para menos, de acordo com as reações de outras partes do organismo. Às vezes, embora a pessoa ainda tenha reservas de gordura, o pulmão ou outro órgão não resiste à fragilidade provocada pela falta de nutrientes.

Abobrinha do Dia

  • As girafas têm pressão sanguínea três vezes mais alta do que a do homem.
  • Devido à quantidade de sal presente no Mar Morto, é muito difícil nadar abaixo de sua superfície.
  • No filme “Casablanca” (1942), o galã Humphrey Bogart usou plataformas de madeira embaixo dos sapatos nas cenas ao lado de Ingrid Bergman. Tudo para parecer mais alto. A atriz tinha 1,75 metro, quase 3 centímetros a mais que ele.

Efemérides

do Estagiário

da Revolução Cultural

Curiosidades do Dia

O livro A Comédia Humana consumiu 20 anos da vida de Honoré de Balzac, e tem mais de 2.500 personagens. É uma compilação de 89 obras do escritor francês. Para não cometer erros nem se perder em sua própria trama, à medida que criava novos personagens, Balzac os incluía numa árvore genealógica que desenhava nas paredes de sua casa. Ao morrer, a árvore ocupava três aposentos.

Frases do Dia

“Ensine suas crianças como pensar, e não o que pensar.”
Richard Feynman, físico norte-americano

Santos do Dia

Santa Helena Helena nasceu na Bitínia, no final do século III. Plebéia, casou-se com o patrício Constâncio Cloro, e não pôde receber o título de Augusta quando o marido se tornou imperador. Seu filho Constantino foi quem iniciou a reconstrução no Império Romano, a paz com o cristianismo. Ele também deu à mãe a sonhada honraria de Augusta. No Monte das Oliveiras, no Oriente Médio, Helena encontrou a cruz de Cristo, por volta de 326. Morreu em 328 e Constantino levou seus restos mortais para Roma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Para manter o equilíbrio em pé, o ser humano utiliza cerca de 300 músculos.
  • Jeffrey Hudson, com seus 46 cm de altura, foi capitão da cavalaria do Exército Britânico, no século XVII.
  • A cada piscar de olhos, nascem sete bebês no mundo.

Dia…

Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

dos Filhos

do Sorvete

Nacional da Juventude

da Revegetação

Internacional das Línguas de Sinais

Veja mais

Santo do dia

Santa Tecla e Santa Iraís Tecla é considerada a primeira mártir do cristianismo. Ela nasceu em Cônia, na Ásia Menor, no século I. Sua morte é envolta em milagres. Quando quiseram atear fogo ao seu corpo, um forte temporal apagou a fogueira. Jogada às feras, nenhum dos animais feriu-a. Ela é venerada tanto pela Igreja grega quanto pela romana. Iraís é célebre no Egito. Ela viveu no século IV e abraçou o cristianismo aos doze anos. Compartilhou o martírio junto com homens e mulheres convertidos à mesma fé.

Veja mais

Aniversários

Juan Martín Del Potro - tenista (1988)

Paulo Ricardo - cantor (1962)

Hortência - atleta (1959)

Bruce Springsteen - cantor e compositor (1949)

Ray Charles - cantor e pianista (1930), falecido em 10/06/2004

Mickey Rooney - ator (1920), falecido em 06/04/2014

Bento Gonçalves - militar (1788), falecido em 18/07/1847

Veja mais

Mortes

José Artigas - militar (1850), nascido em 19/06/1764

Pablo Neruda - poeta (1973), nascido em 12/07/1904

Sigmund Freud - psicólogo e psicoterapeuta (1939), nascido em 06/05/1856

Claudia Cardinale - atriz (2025), nascida em 15/04/1938

Veja mais

Frase do dia

“O homem argumenta; a natureza age.”
Voltaire, filósofo francês

Loading...