16 de Setembro

Aniversário

Andréa Beltrão - atriz (1963)

Carolina Dieckman - atriz (1978)

Dom Lucas Moreira Neves - religioso (1925), falecido em 8/09/2002

Nick Jonas - cantor (1992)

Falcão - cantor brega (1957)

David Copperfield - mágico (1956a

Yara Amaral - atriz (1936), falecida em 01/01/1989

B. B. King - guitarrista e compositor (1925), falecido em 14/05/2015

Lupicínio Rodrigues - compositor (1914), falecido em 27/08/1974

Morte

Lourenço Diaféria - escritor (2008), nascido em 28/08/1933

Leon Hirszman - cineasta (1987), nascido em 22/11/1937

Maria Callas - cantora (1977), nascido em 02/12/1923

Carlos Gomes - compositor (1896), nascido em 11/07/1836

Gabriel Fahrenheit - físico (1736), nascido em 24/05/1686

Fatos do Dia

1982 - No Massacre de Sabra e Chatila, mais de 1 mil palestinos foram mortos por milícias cristãs que invadiram um campo de refugiados no Líbano, com a complacência do exército israelense.

1977 - A soprano grega Maria Callas, que participou de cerca de 20 óperas completas gravadas, morreu aos 55 anos na França.

1974 - O presidente Ernesto Geisel aprovou a delimitação de uma área para as instalações administrativas da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional, no Paraná.

1941 - O líder do Irã, Reza Shah Pahlevi, simpático ao nazismo, abdicou em favor de seu filho Reza Pahlevi, de 23 anos.

1810 - Começou a Guerra de Independência Mexicana.

1620 - O navio Mayflower partiu da Inglaterra com 102 passageiros para colonizar as possessões inglesas na América, que mais tarde formariam os Estados Unidos.

1974 - Passou a funcionar a primeira linha de metrô brasileira: 7 quilômetros ligaram as estações Jabaquara e Vila Mariana, em São Paulo.

1955 - Um golpe militar depôs Juan Domingo Perón, presidente da Argentina. Ele só voltaria a governar o país depois de um exílio de 17 anos na Espanha.

1929 - O Paraguai e a Bolívia assinaram um tratado de paz. Anos depois, no conflito conhecido como a Guerra do Chaco, os dois países disputariam territórios ricos em petróleo, situados nos Andes.

Perguntas Curiosas

Os animais também são curiosos?

Sim, e essa característica desempenha um papel importante em sua sobrevivência. A combinação entre curiosidade e coragem pode levar o animal à morte ou revelar algo novo que melhore sua qualidade de vida. Um pássaro "curioso", por exemplo, decide provar uma nova frutinha, que pode ser venenosa ou não. Ele pode tanto contaminar-se ou, com sorte, ter uma nova fonte de alimento. Os animais que têm mais curiosidades são os chamados "exploradores", como os ratos, os cães e os primatas.

Abobrinha do Dia

  • A mais longa partida de xadrez da história foi disputada em 1989: foram 269 movimentos ao longo de mais de 20 horas de jogo.
  • O homem masca chicletes desde o período neolítico. Nessa época, eles eram feitos com seiva de árvore.
  • Na Índia, um bebê nasce a cada 1,26 segundo.

Efemérides

Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

Curiosidades do Dia

O gás clorofluorcarbono – CFC – é considerado o maior responsável pela destruição da camada de ozônio na estratosfera. Para evitar que o problema se agravasse ainda mais, em 16 de setembro de 1987, 46 países assinaram o Protocolo de Montreal, no que se comprometiam a reduzir a fabricação de CFC até encerrá-la totalmente. Assim, a data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas – ONU – para celebrar o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

Frases do Dia

“O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde.”
Millôr Fernandes, escritor

Santos do Dia

São Cornélio e São Cipriano Cornélio foi eleito papa em 251 e ficou apenas dois anos no cargo. Foi afastado acusado de readmitir os apóstatas (pesoas que negam sua religião para não serem perseguidas). Restabeleceu sua autoridade com a ajuda de Cipriano, bispo de Cartago, mas voltou a ser destituído pelo imperador Galo e mandado para a cidade de Civitavecchia. Cipriano, cristão convertido, foi muito influente no norte da África. Sua doutrina é fundamentada no pluralismo da Igreja. Morreu pelo martírio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • As sombras dos objetos são maiores no inverno do que no verão.
  • Calcula-se cerca de três ratos por habitante no planeta. Em São Paulo, a média sobre para quinze por morador.
  • As referências mais antigas de beijos foram esculpidas por volta de 2.500 a. C. nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia.

Dia…

da Adoção

do Orgulho Nerd e da Toalha

Internacional da Tireoide

Mundial dos Vizinhos

Internacional das Crianças Desaparecidas

do Sapateado

da África

da Costureira

Nacional do Massagista

da Indústria e do Industrial

Veja mais

Santo do dia

Santa Maria Madalena de Pazzi Maria Madalena nasceu em 1566 e pertenceu a uma das famílias mais importantes de Florença no século XVI. Ela participou da história da Igreja na Itália trocando correspondência com o papa e autoridades de Estado. Mística, Maria Madalena tinha visões e revelações. O seu livro Contemplações é considerado um tratado de teologia. Ela foi mestra de noviças e morreu no convento de Santa Maria dos Anjos, em Florença, em 25 de maio de 1607. Foi canonizada em 1669.

Veja mais

Aniversários

Chris Durán - cantor (1976)

Tite - técnico de futebol (1961)

Rogéria - transformista (1943), falecida em 04/09/2017

Branca Ribeiro - apresentadora de TV (1937), falecida em 05/07/2007

Anne Heche - atriz (1959)

Joaquim Pedro de Andrade - cineasta (1932), falecido em 10/09/1988

Miles Davis - músico (1926), falecido em 28/09/1991

Veja mais

Mortes

Robert Capa - fotógrafo (1954), nascido em 22/10/1913

Roberto Simonsen - empresário (1948), nascido em 18/02/1889

Veja mais

Frase do dia

“Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perdem o medo e as melhores perdem a esperança.”
Hannah Arendt, filósofa alemã

Loading...