14 de Fevereiro

Aniversário

Maurício Torres - apresentador (1971), falecido em 31/05/2014

Dicró - cantor (1946), falecido em 25/04/2012

Reginaldo Rossi - cantor (1944), falecido em 20/12/2013

Alan Parker - cineasta (1944)

Augusto de Campos - poeta (1931)

Carlos Zara - ator (1930), falecido em 11/12/2002

Jacob do Bandolim - músico (1918), falecido em 13/08/1969

Julio de Mesquita Filho - jornalista (1892), falecido em 12/07/1969

Fatos do Dia

1929 - Sete gângsters morreram em Chicago numa emboscada armada por Al Capone. O crime ficou conhecido como “Dia dos Namorados”.

1942 - O navio brasileiro Cabedelo foi atacado por um submarino alemão. Foi o primeiro de uma série de ataques germânicos à Marinha Mercante brasileira na nossa costa durante a Segunda Guerra Mundial.

1946 - O computador Eniac, ou Electronic Numerical Integrator and Computer, começou a trabalhar na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Ele fazia em segundos cálculos complicadíssimos.

1981 - Um incêndio no edifício Grande Avenida, em São Paulo, deixou 17 pessoas mortas e mais de 50 feridas.

1989 - O escritor Salman Rushdie foi condenado à morte por causa de seu livro Versos satânicos, considerado ofensivo ao Islamismo.

Perguntas Curiosas

Qual a origem do cê cedilha?

O Mestre em Língua Portuguesa Carlos Moreno, do site "Sua Língua", afirma que o cê cedilha foi criado na Espanha. Segundo ele, alguns textos escritos em espanhol arcaico, apresentam o encontro consonantal CZ. Com o tempo, o Z deste encontro transformou-se em uma perninha colocada sob o C, designando o mesmo som.

O próprio nome "cedilha" remete a esta origem: ele é um zê diminuído. O zê no espanhol antigo era chamado de "zeda" ou "ceda" (mais o sufixo diminutivo "illa" - "ilha" em português). Carlos Moreno afirma que na versão original do livro Dom Quixote, escrita em 1605 por Miguel Cervantes, o nome do escudeiro aparecia como Sancho Pança.

O português adotou a letra no século XV e a utiliza apenas antes das vogais A, E e O, no meio de palavras, para representar o som do S. O romeno e o turco moderno também adotam o sinal.

Urubu come carniça de urubu?

O especialista em pássaros Luís Fábio Silveira, curador do Museu de Zoologia da USP, explica que não existem relatos de casos de urubus se alimentando da carniça de sua própria espécie, embora teoricamente não há impedimentos para que isso aconteça.

Abobrinha do Dia

  • De acordo com a Bíblia, em seus 40 anos de reinado na Fenícia, o Rei Salomão teve 700 mulheres.
  • No Brasil, o preservativo recebeu o nome de camisa-de-vênus numa alusão a Vênus, deusa do amor. Com o tempo, ganhou o apelido de “camisinha”.
  • Filematofobia é o termo usado para designar o medo de beijar.

Efemérides

do Botonista

da Amizade Luso-afro-carioca

de São Valentim

Curiosidades do Dia

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho mas, no resto do mundo, a data é celebrada em 14 de fevereiro, dia da morte de São Valentim. Na Roma Antiga, no século III, o imperador Claudius II havia proibido o casamento em tempos de guerra e, ao desobedecê-lo, Valentim foi condenado à morte. A lenda conta também que, enquanto aguardava sua sentença na prisão, o padre teria se apaixonado pela filha do carcereiro, que era cega, e teria lhe devolvido a visão. A data de sua execução passou a ser comemorada por ingleses e franceses no século XV. Eles associaram os amantes às festas de São Valentim porque aquele era o período em que os passarinhos faziam seus ninhos. Acreditava-se também que na noite de São Valentim, as pessoas sonhavam com seus futuros amados. O Valentine’s Day foi adotado nos Estados Unidos no século XIX.

Frases do Dia

Duas forças ainda sustentam o carnaval na avenida: o bicho e a bicha.”
José Simão

Não sou preconceituoso, mas um jornalista que usa brinquinho não tem estatura para entrevistar um deputado.”
Samir Achôa

Santos do Dia

São Valentim O bispo Valentim lutou contra a proibição do casamento durante as guerras na Idade Média. Acreditava-se que os solteiros eram melhores combatentes. Valentim continuou celebrando casamentos escondido, até ser preso e condenado à morte. Seu martírio ocorreu no ano 268, durante a perseguição do imperador Cláudio II.

Segundo a tradição, a festa de São Valentim está ligada ao despertar da natureza, à época dos pássaros fazerem ninhos. Conta-se que o santo foi interrogado pessoalmente pelo imperador, que ficou indignado com sua sabedoria. Mesmo assim, foi mandado ao suplício, onde morreu. É muito cultuado nos países de tradição saxônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, Curiosos! Confira o programa mais recente

Abobrinhas do dia

  • Amazonas, Roraima, Amapá e Pará são os estados brasileiros cortados pela Linha do Equador.
  • O primeiro concurso de beleza para lésbicas foi realizado em junho de 1997 no London’s Café, em Paris.
  • No restaurante suíço Hjarlter Dam é permitido que mulheres dominadoras prendam seus servos à mesa ou ao pé da cadeira.

Dia…

da Unidade Nacional

Veja mais

Santo do dia

Santa Julita, São Ciro e São Francisco Régis Julita viveu em Icônio na época da perseguição imposta pelo imperador romano Diocleciano. Ele se negou a abandonar o cristianismo e procurou abrigo em Selêucia e em Tarso. Depois de ver seu filho Ciro, de apenas três anos, ser morto, Julita foi martirizada e decapitada. Ciro é venerado em alguns países do Oriente Médio. Seu nome vem de “Kyrios”, que em grego significa senhor. Francisco Régis foi canonizado pelo para Clemente XII. Ele é tido como exemplo de perseverança.

Veja mais

Aniversários

Débora Nascimento - atriz (1985)

Ticiane Pinheiro - modelo (1976)

Tupac Shakur - rapper (1971), falecido em 13/09/1996

Jaime Oncins - tenista (1970)

Ivan Lins - cantor e compositor (1945)

Ariano Suassuna - escritor (1927), falecido em 23/07/2014

Paulo Gracindo - ator (1911), falecido em 04/09/1995

Stan Laurel - ator (1890), falecido em 23/02/1965

Veja mais

Mortes

Lamartine Babo - compositor (1963), nascido em 10/01/1904

Veja mais

Frase do dia

“Brasil? Fraude explica.”
Carlito Maia

Loading...