Rainha Hipólita
Hipólita é mãe de ninguém menos do que Diana, a Mulher Maravilha. Além de ter criado a garota, ela ainda lidou com a difícil função de comandar o Reino das Amazonas. Hipólita também é mãe adotiva de Donna Troy.
Susan Storm Richards
Mais conhecida como Sue Storm, a personagem integra a turma do Quarteto Fantástico. Além de ser uma super-heroína (ela tem o poder de se tornar invisível), Susan assume o papel de mãe de família. Casada com um cientista, ela tem um filho mutante (Franklin) e uma filha superpoderosa (Valeria).
Tia May
Apesar de não ser mãe biológica, foi Tia May quem criou Peter Parker, o garoto que se transformaria no Homem Aranha. Os pais de Peter morreram em um desastre de avião, ficando a guarda da criança com o casal de tios May e Ben. Depois que tio Ben morreu durante um assalto, May continuou a criar Peter Parker com toda a dedicação.
Martha Kent
Martha é a mãe adotiva de Clark Kent, o Super Homem. Ela e seu marido encontraram o bebê em uma plantação de milho, junto a uma misteriosa pedra verde. Martha, que acredita em destino, se dedicou a cuidar de Clark do jeito mais amoroso possível.
Lara Lor-Van
É bem verdade que Martha Kent seja responsável pela educação, criação e sustento de Clark Kent. Mas não podemos esquecer da mulher que lhe deu a vida. Lara Lor-Van é uma cientista de Krypton, casada com Jor-El.
Martha Wayne
Batman é mais um famoso super-herói dos quadrinhos que teve uma mãe chamada Martha. Ele, no entanto, não teve a mesma sorte de Clark Kent. A moça morreu assassinada durante um assalto quando o garoto Bruce Wayne era apenas uma criança. Foi esse crime que o estimulou a assumir a identidade de Batman.
Sarah Connor
Sarah Connor é mãe de John Connor, que enviou o jovem soldado Kyle Reese do futuro para salvá-la do Exterminador. Sarah tinha 19 anos, estava grávida de John e era garçonete. A ação custou a vida de Reese, que deixa Sarah com o peso de saber as consequências da iminência de uma guerra entre homens e máquinas.
Talia Al Ghul
A mãe de Robin, parceiro de Batman nas histórias em quadrinhos, é, na verdade, uma anti-heroína. Ela teve a pachorra de clonar o filho e instalar um equipamento em sua coluna, para que ela pudesse controlar seus movimentos à distância. Tudo isso para tentar matar Batman, com quem ela tem uma relação de amor e ódio.
Mística
A mutante é mãe biológica de Noturno e mãe adotiva de Vampira. Mística faz tudo pelos seus filhos – principalmente, se for de seu interesse pessoal… Vale lembrar que o vilão Graydon Creed (assassinado pela própria Mística) também era filho dela.
Mulher-gato
Selina Kyle, a mulher-gato, teve de tomar uma decisão muito difícil quando sua filha nasceu. Ela escolheu dar a menina para a adoção depois que sua identidade secreta foi descoberta, para protegê-la de riscos futuros. Apesar de não ter contato com sua filha, Selina sabe que ela está melhor à distância.
Fran
A matriarca da família Sauro é das antigas. Cuida com carinho dos filhotes, que vivem se metendo em confusão. Também pode ser bem dramática e possessiva em determinadas situações.
Jane Jetson
Não há mãe mais “pra frente”. Mesmo porque vive no futuro. Jane adora gastar com roupas e beleza. Suas atividades, porém, não atrapalham o tempo que dedica aos filhos e ao marido.
Marge Simpson
A mãe de Bart, Lisa e Maggie é uma dona-de-casa dedicada. Além de manter tudo em ordem e fazer bolinhos para as crianças, ela dá conselho para os vizinhos.
Supermãe
Ziraldo criou a personagem na década de 1960. Como diz seu nome, é super em tudo: super dedicada, super zelosa e super amorosa. O excesso de cuidado é tamanho que o filho da Supermãe chega a ficar sufocado.
Lilian Potter
Em 1997, a literatura juvenil ganhou uma grande mãe para sua coleção. Lilian Potter, mãe do bruxinho Harry Potter, ofereceu a própria vida ao malvado Lorde Voldemort para salvar o filho. Apesar de nem chegar a participar da trama, Lilian Potter é de grande importância na formação do caráter do personagem central.