TERMO NERD FOI CRIADO POR 
Dr. SeussA palavra “nerd” apareceu pela primeira vez no livro infantil “Se eu Dirigisse o Zoológico” (If I Ran The Zoo), escrito em 1950 por Theodor Seuss Geisel, que assinava com o pseudônimo “Dr. Seuss”. Na obra, “nerd” é um animal imaginário, meio esquisitão. No ano seguinte, a revista “Newsweek” publicou uma reportagem em que afirmava que o termo estava sendo usado como sinônimo para alguém “quadrado”, “fora de moda”, na região de Detroit, nos Estados Unidos.

Em entrevista à revista “Superinteressante”, o linguista John Robert Schmitz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), acredita que a inspiração de Dr. Seuss para a criação da palavra “nerd” pode ter sido a gíria “nurt”, que significa pessoa louca.

“Se eu Dirigisse o Zoológico”, que deu origem à palavra “nerd”, foi um dos seis títulos tirados de circulação pela empresa que administra a obra de Dr. Seuss. Em março de 2021, a Dr. Seuss Enterprises explicou que os seis continham imagens que retratavam pessoas de maneira dolorosa e errada. Continham racismo. Dr. Seuss lançou um total de 60 livros. Ele morreu em 1991, aos 87 anos.

Durante muito tempo, nerd e geek foram usados quase como sinônimos. Mas geek hoje se refere mais aos aficionados por tecnologia. A palavra teve origem no início do Século 20, e designava artistas de rua que realizavam números bizarros, como comer insetos (“bugs”, em inglês). Por analogia, os viciados em tecnologia — que estão sempre às voltas com “bugs” — também passaram a ser chamados de “geeks”. Nerd ficou sendo aquele apaixonado por cultura pop.

Leia também: Três fatos que deram origem ao Dia do Orgulho Nerd