Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os ilustres desconhecidos dos aeroportos

11 de maio de 2011

Ao visitar a Argentina há algumas semanas, fiquei curioso para saber quem era Juan Pistarini, que dá nome ao aeroporto em Ezeiza, na região metropolitana de Buenos Aires. Pistarini foi vice-presidente da Argentina e um dos maiores entusiastas para a construção de um aeroporto internacional.  Também investiu em moradia popular, transporte e saneamento básico.

Tte. Gral. Juan Pistarini: el constructor que murió olvidado ...

Juan Pistarini

Outros aeroportos importantes homenageiam personalidades conhecidas pelo público local, mas desconhecidas internacionalmente. Confira alguns deles:
Logan International Airport (Boston, Estados Unidos) – General Edward Lawrence Logan

 

Lt. General Edward Lawrence Logan - Statues of Historic Figures on ...

Estátua de Logan em frente ao aeroporto

Nascido em 1875, Edward Lawrence Logan lutou na Guerra Hispano-Americana e na Primeira Guerra Mundial. Em Boston, ele se lançou na vida política e se tornou senador. Não era aviador, mas defendia maiores benefícios para os pilotos de guerra.
Aeropuerto Internacional Benito Juárez (Cidade do México, México) – Benito Juaréz

 

File:Retrato de Benito Juárez, 1861-1862.png - Wikimedia Commons

Benito Juaréz

Benito Pablo Juaréz Garcia foi o primeiro presidente mexicano de origem indígena. Até os 12 anos, não falava espanhol, apenas zapoteca. Acabou se formando em Direito, governou o Estado de Oaxaca, chegando em 1858 ao comando do país pela primeira vez.
Nemal HaTe’ūfa Ben Gurion (Tel Aviv, Israel) – David Ben-Gurion

 

David Ben Gurion

Busto de David Ben-Gurion no aeroporto

Nascido na Polônia, David Grün foi o primeiro líder do Estado de Israel. Adotou o nome hebraico Ben Gurion quando começou a carreira política em 1915. Com a fundação do país, ele se tornou primeiro-ministro em 1948 e só deixou o cargo definitivamente em 1963.
Flughafen München Franz Josef Strauß (Munique, Alemanha) – Franz Josef Strauss

 

Franz Josef Strauß | Discografia | Discogs

Franz Josef Strauss

Não confunda com o compositor Johann Strauss. O homenageado é o político Franz Josef Strauss, que governou a região da Bavária até sua morte, em 1988. Um de seus desejos era criar um Estado europeu unificado.
OR Tambo International Airport (Johannesburgo, África do Sul) – Oliver Reginald Tambo

 

Tambo's memory must prick consciences

Oliver Reginald Tambo

Todo o distrito ao redor do aeroporto leva o nome do líder Oliver Reginald Tambo, que lutou contra o apartheid ao lado de Nelson Mandela nos anos 1960. Ele era um dos membros da Frente Unida Sul-Africana, que conseguiu a expulsão da África do Sul do Commonwealth. Até 1994, o prédio tinha como nome Jan Smuts International Airport, homenageando o líder militar e primeiro-ministro Jan Smuts, cujo mandato durou de 1939 a 1948.
Imam Khomeini International Airport (Teerã) – Imam Khomeini

 

Iranians mourn Imam Khomeini on 31th passing anniv. as his legacy ...

Na capital do Irã, país em que 98% da população é muçulmana, o homenageado é Ruhollah Khomeini, clérigo xiita que foi o grande líder da revolução que culminou com a criação do primeiro Estado islâmico, em 1979. Khomeini governou o Irã até sua morte, em 1989. O termo “Imam” indica a mais alta posição de liderança espiritual entre o povo islã.
Ataturk International Airport (Istambul) – Mustafá Kemal Ataturk

 

Mustafa Kemal Atatürk – Wikipédia, a enciclopédia livre

“Ataturk”, ao pé da letra, significa “pai dos turcos”. Entretanto, esse não é o único sentido por trás do nome do aeroporto de Istambul. Trata-se de uma homenagem a Mustafá Kemal Ataturk, herói nacional que liderou a revolução que transformou o país em uma república moderna laica, em 1923. Entre as pioneiras reformas induzidas por ele, estão a mudança do alfabeto árabe para o latino, a proibição da poligamia e o direito feminino ao voto.
Mohammed V International Airport (Casablanca) – Rei Mohammed V

 

Palavra Acesa: MOHAMMED V DO MARROCOS

A cidade costeira marroquina de Casablanca, cenário de uma das mais românticas cenas de Hollywood, escolheu Mohammed V, avô do atual monarca, para nomear seu aeroporto. O ex-sultão ficou marcado na história por ter sido o responsável por negociar a independência do país africano com a metrópole francesa, em 1956, sendo então coroado primeiro rei de Marrocos.
Pearson International Airport (Toronto) – Lester Bowles Pearson

 

Lester Bowles Pearson (1897-1972) - Find A Grave Memorial

Em Toronto, maior cidade do Canadá, o ex primeiro ministro Lester Bowles Pearson dá nome ao aeroporto. O canadense tem história conturbada: aos 20 anos, sobreviveu a uma queda de avião e a um atropelamento por um ônibus, o que o deixou em estado de invalidez. Destacou-se, a partir de então, como diplomata, participando ativamente da criação da ONU. Ganhou o Nobel da Paz em 1957 e governou o Canadá de 1963 a 1968.
O’Hare International Airport (Chicago) – Edward “Butch” O’Hare

 

The Story of Edward Butch O'Hare, America's First Air Combat Ace ...

 

Similarmente ao que encontramos no Rio de Janeiro, cidade cujo aeroporto chama-se Santos Dumont, Chicago presta homenagem a um dos mais famosos pilotos da história dos Estados Unidos: Edward “Butch” O’Hare. Além de terem atuado na força aérea norte-americana, os O’Hare deixaram sua marca também na justiça de Chicago: o pai do piloto trabalhou para Al Capone e teve coragem o bastante para, mais tarde, virar a casaca e testemunhar contra o gângster.
George Best Belfast City Airport (Irlanda) – George Best

Futebol no Mundo: As sete maravilhas do craque George Best, ídolo ...

George Best foi um jogador de futebol irlandês que brilhou nos times Manchester United e Northern Ireland na década de 1960. Morto em 2005, aos 59 anos, o ídolo recebeu honrosas homenagens post-mortem: no ano seguinte, o Ulster Bank emitiu 1 milhão de notas comemorativas de 5 libras com a imagem do jogador – que viraram relíquia em todo o Reino Unido – e o aeroporto de sua cidade natal (Belfast City) adotou seu nome oficialmente.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

Com a popularização dos telefones celulares, acreditava-se que as famosas cabines telefônicas inglesas estariam condenadas ao ostracismo. Existem atualmente cerca de 21.000 cabines vermelhas em funcionamento em toda a Grã-Bretanha. O país já chegou a ter 92.000...

Lampião e seus cangaceiros em Londres

Lampião e seus cangaceiros em Londres

O cartunista e designer inglês Jamie Hewlett acaba de lançar uma série de desenhos usando Lampião e seus cangaceiros como referência. Os trabalhos estão à venda numa pequena galeria de arte no bairro do Soho, em Londres, que foi visitada pela jornalista Letícia...

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Se você pensa que já viu de tudo, prepare-se para conhecer o restaurante temático mais bizarro do mundo. Ele fica em Taiwan e se chama Modern Toilet. A temática do restaurante é o banheiro. E tudo que se faz lá dentro. Cadeiras? Não. Os clientes sentam-se em privadas...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This