Ontem o blog falou de roupas de meninas e hoje vai tratar de roupas de meninos. Uniformes de futebol, bem explicado. Hamilton Kuniochi tem cerca de 30 camisas do Juventus, que está agora na Série A3 do Campeonato Paulista. Ele começou a colecioná-las há três anos e não parou mais. Inspirado no livro A História das camisas dos 12 maiores times do Brasil, de Paulo Gini e Rodolfo Rodrigues (já falamos do livro aqui no Blog do Curioso) e em sites de colecionadores, Hamilton decidiu fazer um blog com a história das camisas do time. No Manto Juventino, Kuniochi publica desenhos de todos os modelos desde 1979. “Escolhi esta época porque foi quando os uniformes esportivos do time passaram a ser mais profissionais, pois começaram a ser fornecidos pela Adidas”, afirma. Além dos desenhos, o blog conta com fotografias das camisas do colecionador, de leitores e de outros torcedores do “Moleque Travesso”.
Esse tipo de blog tem se proliferado na internet. O Maglia Verde tem camisas históricas do Palmeiras e também camisetas não-oficiais, que homenageiam jogadores, como a de Valdívia (abaixo). Daniel Cachello, dono do Manto Alviverde, ganhou o primeiro uniforme aos 13 anos. Hoje, segundo seus cálculos, está com aproximadamente 100.

O Corinthians é homenageado com o Uniformes do Timão. O dono, Rodney,  guarda até hoje a primeira camisa que ganhou quando criança. Ela tem lugar de destaque no blog.

Já o Camisa do Bahia tem textos sobre a história do fardamento, todos acompanhados de imagens. Você sabia que o time já usou uma camisa vermelha? Aconteceu em 1964:

O Sport Recife também ganhou  um blog sobre o assunto. O Camisas do Sport  entrou no ar em 2009. Além de contar mais sobre o time, apresenta outras coleções e responde a  curiosidades como a diferença entre as camisas usadas no jogo e as vendidas na loja.

O blog A Camisa Vascaína, destaca uma peça de 2001, época em que o contrato do Vasco com a Kappa tinha terminado e o time jogou sem marca esportiva ou de patrocínio:

Mais informações e notícias sobre camisas de futebol podem ser encontradas no site Minhas Camisas, ponto de encontro dos colecionadores. Ah, o Hamílton será entrevistado no “Fanáticos por Futebol”, da Rádio Bandeirantes, na próxima segunda-feira. Quem tiver outros blogs com coleções de camisas pode deixar seu comentário aqui no post.