Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Cheguei em Pequim!

4 de agosto de 2008

Estou escrevendo o primeiro post ainda de dentro do avião. Metade da viagem já ficou para trás. Foram 10 horas até Madrid. Não havia ninguém ao meu lado. Pude esticar um pouco as pernas. O avião A-330, da Air China, é enorme. Cabem umas 400 pessoas aqui dentro. Claro que, para isso, o espaço entre as poltronas é bastante apertado. Agora, no trecho Madrid-Pequim, uma senhora chinesa sentou-se ao meu lado. Já pude testar como será minha comunicação por lá. Ela sacou uma câmera digital e começou a gravar imagens do interior do avião. Só que não conseguia desligar a câmera. Ficou sacudindo a câmera em minha direção e mostrando a luzinha amarela, que não parava de piscar. Eu virei a chavinha on-off e a luzinha se apagou. Ela ficou toda feliz. Em retribuição, me deu o pacotinho de amendoim que serviram de aperitivo. Depois não fiquei com vontade de comer a carne do almoço. Ela percebeu e, com alguns gestos, pediu a minha caixinha. Devorou as duas em rápidas garfadas. Ofereceu em troca o croissant, que recusei com um gesto de cabeça. Agora ela está dormindo. Tentou várias vezes baixar a poltrona, só que sempre apertando o botão do meu assento. Tive que mostrar onde ficava o dela.

O avião não está totalmente lotado como imaginava. A última parte da equipe da ESPN-Brasil está indo nesse voo. Somos em vinte. Há também uma turma grande da Bandeirantes. Ainda no aeroporto em São Paulo, os jornalistas faziam planos para adaptação ao fuso horário de 11 horas. Uma das alas chegou à conclusão que o melhor seria dormir apenas na segunda parte do voo. Eu até que tentei, mas o sono foi mais forte. Agora dei umas pescadinhas também.

A parte boa da longa viagem é que consegui ler “Laowai”, livro da jornalista Sônia Bridi, inteirinho. Ela foi correspondente da Rede Globo em Pequim por dois anos. O livro é excelente, cheio de dicas para quem vai cobrir o comportamento da Cidade. Será minha quarta Olimpíadas. As duas primeiras foram como enviado especial da revista Placar – Seul (1988) e Atlanta (1996). Cobri também os Jogos de Atenas, em 2004, para a ESPN-Brasil. Em Atenas, deixei os esportes de lado e fui fazer reportagens sobre tipos curiosos da cidade. Agora, em Pequim, vou repetir a dose.

A chinesa ao meu lado não consegue mais encontrar uma posição para dormir. Agora ela está com a cara colada na telinha de vídeo que fica à nossa frente. Acho que vou descontar a hora em que ela me acordou para desligar a TV dela…

Antes da chegada, os pilotos assistem a um vídeo sobre os procedimentos de imigração e alfândega em Pequim. É proibido, por exemplo, trazer cobras vivas na bagagem. O vídeo, apresentado pelo astro chinês Jackie Chan, termina com a recomendação: “Diga não à Pirataria”

O que eu achei curioso é que o avião tinha uma câmera no bico. Pudemos acompanhar a chegada em Pequim aqui de dentro da aeronave, sem precisar olhar pela janelinha. Quando o avião vai chegando, a telinha parece mostrar um jogo de videogame. É a nossa primeira imagem de Pequim!

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O turista azarado das Torres Gêmeas

O turista azarado das Torres Gêmeas

Para comemorar os 20 anos do "Olá, Curiosos!", pedimos a Gilmar Lopes, criador do canal E-Farsas, para contar uma fake news de 2001. Ele lembrou da foto de um turista no topo do World Trade Center minutos antes de os aviões se chocarem contra as Torres Gêmeas. O que...

A piscina mais funda do mundo

A piscina mais funda do mundo

Os Emirados Árabes Unidos não param de inaugurar grandes atrações para atrair cada vez mais turistas. Na semana passada foi inaugurada em Dubai a piscina para mergulho mais profunda do mundo. A Deep Dive Dubai tem 60 metros de profundidade e 14,6 milhões de litros de...

11 Comentários

11 Comentários

  1. leandro

    O 747-400 da Japan Airlines, que faz o vôo SP-NY-TOKYO também tem essa câmera no bico. Muito legal chegar em uma cidade nova já tendo toda a vista aérea… 🙂

    Responder
  2. Paulo Tadeu

    Salve, Dr. Duarte
    Sucesso aí. Abraço.

    Responder
  3. Adna Nunes

    Ola..Marcelo Duarte….eu achei…superinteressante…seu comentario, falando sobre sua viagen…sobre quem estava ao seu lado..rsrsrsr..bem legal meu filho mora na, Suécia..as x comtas sertas coisas..ñ muito..mais de qualquer, maeira valeu..ficou bonito..parabens…abraços Adna

    Responder
  4. Valmir

    É isso aí Marcelão. Prepare-se para comer espetos de gafanhotos e cavalos-marinho. Vou ficar à espera de suas informãções daí do outro lado do mundo, não só de esportes mas principalmente das curiosidades desse povo tão diferente. Um forte abraço cara.

    Responder
  5. Francine Costanti

    Olá Marcelo, espero que você aproveite Pequim por todos nós !
    bju

    Responder
  6. Eduardo Reis

    Olá Marcelo…
    Muito legal o seu blog. É a primeira vez que visito.
    Ótimo trabalho pra vc em pPequim e num esqueça de dizer como é comer escorpião…rs
    Abraços

    Responder
  7. Guilherme

    Gostei do video com o Jackie Chan, “Diga não à Pirataria” pena que só vale no video do avião……

    Responder
  8. Alisson

    Afinal deu ou deu, uns pegas na chinesinha?????

    Responder
  9. gil

    Espero que encontre alguma coisa boa por lá, Marcelo. Deve ter!! Até agora, todos os que foram só falam mal e ridicularizam aquele povo. Será que é para terem o direito de aparecer na nossa mídia “democrática”?… Porquê se depender dessa mídia, ninguém irá aos jogos…

    Responder
  10. Eduardo

    Na 2ª foto, o que houve cntg? Foi conseqüência do fuso horário? :s

    Responder
  11. Eliane

    Oi Marcelo
    Adorei os seus comentários curiosos. Boa sorte na sua viagem.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This