Não será uma tarefa fácil. O cartunista americano John Donohue iniciou em janeiro o projeto “Todos os Restaurantes de Nova York”.
A ideia é desenhar a fachada dos 24 000 estabelecimentos gastronômicos da cidade. E, como todos os dias surge algum novo, ele próprio admite que o seu projeto é uma “aventura que nunca acaba”. Ex-editor da revista The New Yorker, Donohue ainda oferece aos leitores de seu site uma resenha do lugar e dá todo o serviço. Há um mapa com a localização dos restaurantes já desenhados e eles podem ser encontrados também pelo tipo de comida.
Donohue conta que se inspirou em dois projetos para criar o seu: “Todas as Pessoas de Nova York”, de Jason Poland, e “Todos os Edifícios de Nova York”, de James Gulliver Hancock, um australiano radicado no Brooklyn.
O cartunista leva em média 20 minutos para fazer cada desenho. Usa apenas caneta e tinta, nada de rascunhos. Cópias de todos os desenhos estão à venda em seu site.
Ele imprimirá 365 cópias de cada um e todas serão assinadas. Os desenhos custam 95 dólares. Donohue também imprimiu nove delas, que estão em exposição até junho na livraria Powerhouse, no Brooklyn.
Parte da renda será doada a instituições de combate à fome. “Espero tocar esse projeto pelo resto da minha vida”, sonha Donohue.