Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Não conseguiu lugar na janelinha?

5 de maio de 2011

Que assento você prefere no avião? Sempre peço uma poltrona do corredor para esticar um pouquinho as pernas. Também prefiro os lugares nas primeiras filas, embora os de trás tenham, segundo as estatísticas, 69% de chances de sobrevivência no caso de um acidente. A fileira da saída de emergência é uma das mais concorridas para quem não gosta de viajar com o joelho no nariz. Outra muito procurada é a primeira fila, pois não tem ninguém à frente para reclinar a poltrona e espremer o coitado de trás mais ainda. Quem gosta de ver a paisagem precisa ser rápido para escolher um assento na janelinha. O ideal é pedir por um  até a sétima fileira, já que, depois disso, as asas obstruem a visão.

Como as chances de acabar sentado no corredor, no meio ou perto das asas são grandes, uma viagem longa pode se tornar extremamente tediosa para muitas pessoas. Para resolver esse problema, o curador de museus Tyler Sterkel e o jornalista Greg Dicum criaram o MondoWindow, cujo lema é “Every Seat a Window Seat” (“todo assento um assento de janela”).
Lançado em março passado, o site mostra, a partir do nome da companhia aérea e do número do voo, imagens do que os passageiros estariam vendo se a cabine do avião fosse transparente.  Além disso, ícones na tela contêm links da Wikipédia e imagens do Flickr, que ajudam na identificação de construções, estradas e elementos naturais. Dessa maneira, mesmo quem está na janelinha pode fazer uso da ferramenta para saber qual é a cidade que aparece ali embaixo.

No Brasil, não dá para acessar o site diretamente do avião, já que ainda não temos conexão wi-fi nos voos. Essa tecnologia já está presente em aviões americanos. Por enquanto, o MondoWindow está em versão beta e só exibe a região dos Estados Unidos. Mesmo assim, dá para acompanhar alguns voos indicados na página inicial do site.

Greg Dicum também fez dois livros, Window Seat: reading the landscape from the air e Window Seat – Europe, que contêm imagens, mapas e explicações sobre várias paisagens vistas das janelas de aviões. Uma janelinha só para você!

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

Com a popularização dos telefones celulares, acreditava-se que as famosas cabines telefônicas inglesas estariam condenadas ao ostracismo. Existem atualmente cerca de 21.000 cabines vermelhas em funcionamento em toda a Grã-Bretanha. O país já chegou a ter 92.000...

Lampião e seus cangaceiros em Londres

Lampião e seus cangaceiros em Londres

O cartunista e designer inglês Jamie Hewlett acaba de lançar uma série de desenhos usando Lampião e seus cangaceiros como referência. Os trabalhos estão à venda numa pequena galeria de arte no bairro do Soho, em Londres, que foi visitada pela jornalista Letícia...

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Se você pensa que já viu de tudo, prepare-se para conhecer o restaurante temático mais bizarro do mundo. Ele fica em Taiwan e se chama Modern Toilet. A temática do restaurante é o banheiro. E tudo que se faz lá dentro. Cadeiras? Não. Os clientes sentam-se em privadas...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This