Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Achados e perdidos no metrô de Londres

24 de julho de 2012

De um lado da rua Baker Street, avista-se a residência fictícia de Sherlock Holmes (o detetive mais famoso do mundo, que encontra até agulha no palheiro). Do outro, escondido debaixo da terra, funciona o departamento de achados e perdidos do metrô de Londres.

Todos os dias, mais de mil londrinos esquecem algo nas dependências do metrô. Desde 1933, esses itens vão para um espaço no subsolo da estação Baker Street, que concentra cerca de 200 mil objetos. Lá, trabalham 40 funcionários em tempo integral, que atendem os cerca de 300 usuários diários que aparecem em busca de seus pertences.
Os objetos mais esquecidos pelos usuários do metrô são os celulares. Mas a lista é bem variada: há bolsas, tênis, óculos, malas, caixas, maquiagem, joias, brinquedos, peças de roupa, documentos, carteiras, iPods, dentaduras, guarda-chuvas, livros, revistas, chaveiros, instrumentos musicais e até uma espada de samurai.

Guarda-chuvas esquecidos no metrô de Londres

From Umbrellas to a Loved One's Ashes, the TFL Lost Property ...

No dia seguinte ao lançamento do iPad 2, os achados e perdidos do metrô já tinham dois exemplares do tablet em seu estoque. Muito dinheiro também costuma ser encontrado pelos trens. Todos os dias, os usuários entregam dezenas de moedas aos funcionários do departamento. Uma maleta com 10 mil libras foi devolvida intacta ao seu dono. Outro item bizarro – já resgatado – foi um par de implantes de seios de silicone esquecidos por uma mulher a caminho de uma clínica de estética. Uma moça distraída deixou para trás o próprio vestido de noiva. E não é à toa que a seção que abriga muletas e cadeiras de roda exiba a placa satírica “Nós também fazemos milagres”.

Há ainda situações que fazem dos funcionários do metrô verdadeiros Sherlocks Holmes. Em 2007, um usuário foi ao departamento procurar seis manequins de loja perdidos. É que ele foi colocando um manequim por vez no vagão do trem e, antes de conseguir entrar, a porta se fechou. O trem foi embora com os manequins e ele ficou para fora. Os objetos não estavam no depósito e uma investigação foi aberta. Os manequins não foram encontrados e, três meses depois, o caso foi arquivado.

O metrô de São Paulo também oferece o mesmo serviço, desde 1974. Cada um dos cerca de 40 mil objetos perdidos no ano fica por dois dias na estação onde foi encontrado. Depois disso, os itens vão para um dos dois depósitos (na estação Sé ou na estação Largo Treze), onde permanecem por até três meses. Lá, são cadastrados em um banco de dados e guardados em gavetas, organizadas por tipo de objeto e mês em que foram encontrados. Os objetos mais procurados no metrô de São Paulo são os celulares: 70% voltam aos donos. Se o dono não aparece, os itens são dados para a caridade. Guarda-chuvas, por exemplo, não têm muita procura: apenas 18% são devolvidos.

Achados e Perdidos Metrô SP: Como recuperar objetos esquecidos

Achados e perdidos do metrô de São Paulo

As estações onde os paulistanos são mais esquecidos são a Sé, Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda. Já em Londres, a maioria dos objetos deixados para trás fica na estação Picadilly Circus.

Bastidores dos achados e perdidos e outras histórias do metrô de Londres são contadas na série The Underground, em cartaz no canal BBC HD, toda 4a-feira às 20h, até o fim de agosto.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Estátuas e monumentos mais curiosos do Brasil

Estátuas e monumentos mais curiosos do Brasil

Dedão - Cascavel (PR) O nome oficial da obra do escultor cascavelense Dirceu Rosa. de 1997, é "Um por Todos, Todos por Um". A obra é formada por centenas de dedos entrelaçados. Ganhou o apelido de "Dedão". Disco Voador - Varginha (MG) Em 2001, cinco anos depois que...

Ursinho Pooh aluga sua casinha

Ursinho Pooh aluga sua casinha

A casa do Ursinho Pooh no Bosque dos Cem Acres já pode ser alugada pelo Airbnb (ou, melhor, pelo Bearbnb, um trocadilho com a palavra "urso" em inglês). A ideia foi de Kim Raymond, ilustrador das aventuras de Pooh nos últimos 30 anos, em comemoração aos 95 anos do...

7 Comentários

7 Comentários

  1. Sérgio Rossa

    Olá Marcelo.
    no site oficial london 2012, entre as delegaçOes existe uma de atletas independentes?
    Sào 6 atletas: uma iatista holandesa e alguns do kwait e de curaçao. Curiosidades. Curaçao junto com Bonaire eram as antilhas holandesas e neste ano nada das antilhas. Qual o motivo?
    Existe outra holandesa na laser radial (será algum recurso jurídico?). E os do Kwait?. Porque estáo como independentes se o Kwait tem uma delegação. É comum delegação de atletas independentes?
    Desculpe a curiosidade!
    Abço.

    Responder
  2. eunice souza

    lost my daughter lost a purse with this page from London and prepare in various games consoles and one a ninternd 3ds at the one wih rose please find it himself to inform is very sad thanks to me

    Responder
  3. Ana

    Olá!! Sei que este post é bem antigo. Mas, recentemente tive a infelicidade de perder meu celular no trem na parada da estação Gatwick no aeroporto em Londres. O que devo fazer? Pode me ajudar?
    thanks,
    Ana

    Responder
  4. Bruno Miguel da costa Martins

    Perdi o cartão de cidadão…Meu número é 07784326503

    Responder
  5. José Roberto Do Nascimento Dias

    Boa noite eu perdi minha carteira dobrável na cor marrom com todos os meus documentos brasileiros. Entrar em contato se alguém achar por favor. José Roberto Do Nascimento Dias. Fone +44 7763088338.

    Responder
  6. Gerry Adriano

    Percebo que este Post não e de agora. Mesmo assim,venho aqui,perdi ajuda, porque ontem ao sair do metro em warren streete, esqueci minha carteira com todos meus documentos e cartão. Peço ajuda a vcs, para ajudar a encontrar.+4407383381821

    Responder
    • Wellington Thomazolli Alves

      Ola perdi meu meu passaporte italiano por favor se alguém encontrou ficarei grato , peço ajuda caso tenha encontrado meu whatsapp 07395216013 obrigado.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This